domingo, 26 de abril de 2020

Limpeza Digital

Já faz um tempo que eu venho tentando reduzir muito das coisas que se acumulam. Por incrível que pareça, a parte digital também é importante e também leva tempo. Para algumas pessoas, não parece ser importante porque está na nuvem, tem uma cópia no email... Mas a verdade é que parte disso, quando você quer acessar, você não acha. E me incomoda fazer cadastro, monitorar conta, atualizar dados... São tantas coisas que assumimos responsabilidade que nem dá para gerenciar.

Eu copio aqui uma lista que eu peguei da Cristina do Destralhar:
1. Eliminar a subscrição de newsletters
2. Eliminar emails de notificação de redes sociais
3. Implementar uma caixa de email "zero" - ou seja, apenas com novos emails ou emails que não foram processados
4. Limpar listas de contactos
5. Reduzir as contas de email
6. Reduzir as páginas aditadas ao meu BlogLovin
7. Reduzir as páginas que podem aparecer no meu feed do Facebook
8. Organizar os meus documentos digitais
9. Limpar a biblioteca de ebooks
10. Apagar aplicações não utilizadas
11. Eliminar perfis, registos em páginas que não utilizo
12. Criar 2 ou 3 passwords fortes (de acordo com o tipo de acesso) e uniformizá-las. 

E também acrescento outros tantos mais:
13. Apagar conversas (gifs, fotos, vídeos e etc...)
14. Organizar fotos, apagar fotos duplicadas, salvar num formato imprimível (com montagens).
15. Atualizar os CDs, DVDs de backups.
16. Fazer novo backup no HD externo.
17. Salvar as lembranças de forma a não serem levadas com bens materiais.

Não vou dizer que a primeira vez que reparei neste problema foi quando fiz esta lista. Na verdade, eu já tinha listado como tarefas: 
46. Organizar contatos telefônicos e apagar todos os que não sei quem é.
67. Fazer backup do Notebook.
69. Cancelar todos os cadastros que me entopem de spam.
70. Limpar contas antigas de email e cancelar de vez as que eu não uso mais.
73. Limpar os aplicativos do Facebook.
74. Fazer backup das fotos que copiei online.

Apesar de não ter terminado quase nada destes itens, desde o ano passado cancelei vários newsletter de lojas que eu costumava fazer compras online e apaguei boa parte das mensagens antigas no meu email. Eu cheguei a ter uma caixa com quase 2000 novas mensagens (mensagens não lidas).
Outra coisa que fiz foi optar por não receber no emails as mensagens de grupos, para lê-las tenho que entrar no site do grupo, logar e ler como se fosse um fórum. E fiz o mesmo para as mensagens e postagens do Facebook e outras redes sociais. Só acesso no própria rede, seja o aplicativo ou o site. 
Ainda tenho infinitas mensagens na Caixa de Entrada e mais de 400 delas não lidas. Aos poucos estou classificando e arquivando. Mas confesso que se voltar e olhar a pasta, posso apagar muitas delas.
Já não tenho feito compras online e, por conta disso, não me sinto tão tentada quando recebo email anunciando promoção. Eu não cancelei o meu cadastro, só parei de receber a newsletter. Alguns é possível ajustar a periodicidade, mas percebi que não sinto falta de nenhuma delas. Algumas eu cancelei rapidamente, outras tive que esperar algumas levas de limpeza antes de chegar à conclusão que eu podia ficar sem.
Não cadastrei no BlogLovin, mas tenho apagado a minha lista de blogs da barra de favoritos.
Aos poucos tenho aceitado apagar os ebooks depois de ler. Antes eu achava que deveria guardar para reler. Mas eu acredito que já tenho arquivos duplicados demais para correr o risco de querer reler e não achar o ebook. O meu sistema de arquivamento de ebooks é péssimo, não funciona. Então tenho preferido ler e apagar ao invés de salvar e organizar. Assim gasto tempo apenas com o mais importante que é ler. Ainda não tive coragem de apagar um arquivo de um livro que eu ainda não li.
E a outra tarefa que eu já venho fazendo e avancei bastante é apagar conversas, fotos e vídeos. Estou bem longe de terminar, mas por enquanto tenho espaço no cartão de memória. Quando ele morrer, não terei mais nada.
Em 2020, uma das prioridades nestas tarefas será organizar as fotos. Das meninas principalmente. Não quero perder o pouco que tenho. Geralmente prefiro viver do que fotografar, então a escolha maior é feita antes de bater a foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.