segunda-feira, 20 de abril de 2020

Balanço 2019 - Leituras

De novo, vou mudar um pouco o formato, mas o foco continua sendo o cumprimento das metas.
Em 2019, anotei mês a mês, sempre no começo, alguns valores para controle além dos das metas.
Janeiro: 1477 Lidos, 493 Quero Ler, 458 Tenho, 35 Meta.
Apesar de ter sido um mês bom em leituras, ainda é muito cedo para atingir alguma meta. Mudei pouco os totais.
Fevereiro: 1487 Lidos, 491 Quero Ler, 458 Tenho, 45 Meta.
Como é um mês curto, geralmente não consigo avançar bem e preciso ficar o resto do ano compensando este atraso. Desta vez, consegui ler mais do que em anos anteriores. Achei que fiz um bom trabalho nos totais, mas continuo distante das metas. 
Março: 1499 Lidos, 493 Quero Ler, 459 Tenho, 57 Meta.
Já não consegui ler como nos meses anteriores, mas está ok. Consegui trocar mais alguns livros e gastei bastante tempo arrumando a estante. Ainda não estou tão perto como eu gostaria de atingir as minhas metas.
Abril: 1510 Lidos, 497 Quero Ler, 453 Tenho, 67 Meta.
Uma das coisas que estava na meta do ano passado, reduzir a lista de livros em vou ler mas não tenho, tive uma diminuição significativa este ano e finalmente está perto de 150. Nas metas de 2019 acabo controlando esta diminuição pela meta 7 que não estou tão bem, mas sei que consigo atingir logo. Se conseguir diminuir mais um pouco já posso pensar na meta menor para 2020.
Maio: 1524 Lidos, 495 Quero Ler, 451 Tenho, 81 Meta.
As leituras não ocorreram da forma como eu previa. Continuei diminuindo a lista que já estava menor e não consegui avançar muito no que deveria ser a minha lista de espera oficial. Espero compensar até o fim do ano.
Diferentemente do ano passado que foi ruim para trocas, consegui atingir a meta 6 em maio. E foi logo a primeira do ano. Com isso, pela primeira vez baixei de 450 livros. Ainda quero diminuir este total e ver em quanto consigo chegar.
Apesar da quantidade na meta estar aumentando, a porcentagem de lidos na meta também está subindo, o que quer dizer que está diminuindo a quantidade dos que estão esperando.
Junho: 1537 Lidos, 496 Quero Ler, 449 Tenho, 94 Meta.
Ultimamente, estar conseguindo ler já é uma vitória. O maior avanço tem sido com os meus livros, o que contribui para a meta 4.
Finalmente avancei na meta 3 que pretendo terminar em breve.
E a meta 1 eu também estou perto de atingir com folga este ano.
Julho: 1543 Lidos, 494 Quero Ler, 449 Tenho, 101 Meta.
Avancei na meta 3 e diminuí bastante o que falta para a meta 1. Acho que consigo atingir mais da metade das minhas metas neste ano. Gostaria de atingir todas.
Atualizei os cadastros dos livros então aumentei todos os meus totais. Ate o final do ano preciso fazer outra limpa e doar alguns livros para equilibrar.
Agosto: 1554 Lidos, 502 Quero Ler, 461 Tenho, 111 Meta.
Tive um pouco de sorte para conseguir organizar as leituras e terminar 5 séries em 2019. Terminei uma em janeiro, a segunda e a terceira em junho, a quarta em julho e finalmente a quinta em agosto e concluí a meta 3.
Outra que está perto de atingir é a 1. Agora, preciso voltar a focar nos livros meus, mesmo que não chegue a trocar, para melhorar as metas 4 e 7.
Setembro: 1562 Lidos, 503 Quero Ler, 463 Tenho, 120 Meta.
Então em setembro consegui atingir a meta 1 de ler 100 livros. Em 2018 foi tão difícil que eu nem esperava chegar aos 100. Felizmente, encontrei uma dinâmica boa de leitura e atingi esta meta com alguma sobra antes do ano terminar.
Recebi livros em trocas pelos créditos que tinha e aumentei a lista do quero ler.
Outubro: 1575 Lidos, 504 Quero Ler, 465 Tenho, 131 Meta.
Oportunidades sempre aparecem. E neste mês, retirei uma pilha de 7 livros para o bazar da escola. Por isso, reduzi a lista de livros que está em tenho. Para as metas 3 e 7 não foi muito bom.  
Novembro: 1587 Lidos, 504 Quero Ler, 459 Tenho, 145 Meta.
Não atingi mais nenhuma meta. Na mesma proporção que eu avancei na meta 2 eu piorei a meta 7.
Dezembro: 1595 Lidos, 504 Quero Ler, 459 Tenho, 152 Meta.
Fiquei bem perto de atingir a meta 2 e reduzir a 250 livros na minha lista de espera. Fiquei com 267. Na minha segunda lista, que eu tinha reduzido mais no ano passado, eu já tinha atingido antes, em abril. Mas a minha lista principal tinha cerca de 300 no começo do ano e só agora que eu consegui reduzir.
A meta 7 eu achei que seria rápida e por isso não me esforcei o suficiente. Ao organizar a estante ainda achei vários livros que eu tenho mas não estavam cadastrados, por isso ao invés de reduzir, aumentou.
Juro que eu achei que conseguiria atingir a meta 5 de terminar com a pasta anteriores. Gastei muito tempo nas outras metas e sobrou pouco tempo para esta. 
Outra meta que eu não atingi, embora parecesse fácil foi a 4 de reduzir os meus livros não lidos a 300. As constante organizações e trocas acabaram trazendo muitos livros não lidos em troca dos lidos. Mas houve algum avanço e pretendo me esforçar mais em 2020.
A meta 8 era mesmo impossível, as minhas listas de metas de anos anteriores eu sabia que não iria encerrar. Felizmente, vim atualizando e sei que em algumas falta bem pouco. A quantidade que excedeu o total de 2019 já cobriu o déficit de 2015, agora faltam o de 2016, 2017 e 2018...

Voltando aos dados gerais, apesar de não ser objeto da meta 2019, tanto a quantidade de livros em quero ler como em tenho oscilaram bastante. A meta cadastrada que eu sempre tento chegar aos 100% só cumpri 84%. Já é melhor que eu outros anos, mas já teve ano que cheguei aos 100%.
Além destas metas, sejam as que atendi e as que não, consegui diminuir algumas listas de leitura, passei a limpo uma delas que está bem perto de 150 livros. Agora vou começar a trabalhar para ter uma única lista e voltar a olhar para as metas de anos anteriores que ficaram pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.