sexta-feira, 1 de maio de 2020

Quarentena Dia 39

Uma das coisas que mais me preocupa é a volta às aulas. Eu sei que não serão aulas presenciais tão cedo, mas voltando às aulas, as meninas precisarão de uma assistência que eu não sei se poderei dar. Acho que ainda não é o caso de tirar férias para estar com elas, mesmo porque, as minhas férias, ainda que possar ser parceladas, canceladas, reagendadas... É um processo trabalhoso que nem sempre dá certo. Mas vamos ver o que a escola decide e o que vamos ter que fazer de casa. Não me preocupo com a perda do ano escolar porque eu passei muito por isso quando estudava em escola pública que vivia entrando em greve. Lembro de quando criança, ter que cumprir horário estendido, chegando mais cedo ou saindo mais tarde, tendo aula no período de férias, até quase o natal, e lembro de ter de repor aulas aos sábados.
Este tem sido um momento para renegociar os contratos com a escola. Por enquanto, foi-nos abonado o valor referente a alimentação. A taxa de material não tem porque fazer desconto, porque recebemos o material. Mas o valor da mensalidade, geralmente é um valor fixo que tem muito a ver com o custo da estrutura e principalmente dos profissionais. O problema é que quem paga pelo integral, paga para que fiquem mais horas com as crianças e permitam que elas estejam cuidadas e entretidas. E esse serviço não está sendo entregue. Eles estão se desdobrando para propor as atividades, que eu já reclamei de estarem repetidas, mas estas atividades não são suficientes para suprir a necessidade de estarem com as crianças no período de férias para os pais trabalharem. E é por esse motivo que eu penso que talvez este serviço deixe de existir daqui pra frente. Dificilmente as escolas vão conseguir manter a oferta deste serviço.
O resto do mundo está vivendo os mesmos problemas e dilemas, mas a situação política daqui está muito mais instável. Hoje publica as substituições do ministro e seus secretários que saíram e a partir de então começa o processo de cai-não-cai do próximo ministro. Acredito que na semana que vem já será a vez dele, provavelmente colado com o feriado, para não perder o costume.
Ainda havia roupa para dobrar e guardar, aproveitei a organização para já lavar algumas peças que estavam esperando a vez delas para receber um tratamento especial (lavar na mão) e estou com o escritório um pouco mais vazio. Não vejo a hora de começar a mexer com as fotos. 
Continuo tentando acabar com as inúmeras listas de leitura. No fim de semana li bastante Saindo do Éden, passei da metade e pretendo terminar até amanhã. Não é impossível, é bastante provável. E já escolhi retomar a série Deixados para Trás em seguida. Ainda tenho muita coisa parada para terminar.
As meninas estão sofrendo muito por não poder sair de casa. Tenho permitido que elas saiam um pouco toda semana, mas não tem sido suficiente. Começam a ficar apreensivas, estressadas. A mais velha, tentei deixar focada nas coisas que gosta de fazer, mas ela tem resistido. Por conta disso que andei aumentando a carga de atividades que deve cumprir. Em geral está indo bem. Tem conseguido avançar em suas leituras, tem feito as suas atividades, brincado e jogado no tablet. Mas continua estressada. Ontem pedi para escolher mais uma coisa para fazer e ela voltou a pedir para pintar. Estamos avançando bem, para variar pegou outro livro, o da Fada dos Biscoitos, e acabou aproveitando bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.