sábado, 30 de maio de 2020

Quarentena Dia 61

E ontem batemos mais um recorde. Sinal que devemos estar atingindo o pico. O que as pessoas não entendem é que a quantidade de mortes alta não representa o pico. A curva vai continuar crescendo ou se mantendo em um platô enquanto a quantidade de novos casos diários estiver alta ou aumentando. É esse o primeiro número que precisa diminuir para controlar a doença. Depois é esperado que a taxa de ocupação dos hospitais diminua e só depois a taxa de mortos vai diminuir. Mas esse conceito é muito complicado para a maioria da população. Não precisa acreditar no que eu digo.
A outra coisa que as pessoas não entendem é que esta é uma doença invisível. Nem todos os contaminados ficam debilitados, e mesmo os que ficam, só apresentar os sintomas alguns dias depois. Então no momento do contágio ainda é uma pessoa como outra qualquer, não é um doente. Não é como na peste negra que a residência que tem alguém contaminado fica marcada. Você não sabe se o seu vizinho está em quarentena ou em isolamento social. Em condomínio, seja casa ou seja apartamentos, todos compartilhamos o mesmo espaço, seja de entrada e saída, para jogar o lixo, a circulação, corrente de ar, o elevador, seja o que for. Então não, você não vê sinal nestas pessoas e uma delas pode estar contaminada. Talvez você não fique doente, mas alguma outra pessoa com quem você teve contato pode pegar por você. Já pensou se aquela sua tosse alérgica, o resfriadinho, ou mesmo a dor de cabeça pela manhã não são os sintomas e você está bem mas contaminando os outros? Ninguém pensa nisso.
Já falei e canso de explicar para as crianças. Essa pandemia veio para a população repensar seus hábitos. Refletir sobre a origem das coisas. Você compra porque precisa ou porque gosta? Você come porque gosta ou porque te faz bem? Ninguém mais se preocupa em tomar remédio. Quer dizer, na maioria dos casos, fazer uso contínuo de medicamento não pode ser considerado normal. Você precisa aprender a lidar com a situação fazendo terapia para não precisar depender do seu antidepressivo. Você precisa corrigir a alimentação, exercício, repouso para ser saudável sem tomar o medicamento para os sintomas. E você fica doente, toma remédio e se cura. Não existe isso de tomar remédio preventivo. Complexo vitamínico suplementar também é só para casos especiais e por tempo limitado. Depois você volta a controlar a alimentação. Mas ninguém quer abrir mão do que gosta. Ninguém que se esforça para se manter vivo. Só quer as fórmulas fáceis.
Bom, mais um momento que eu me excedi. Não vou apagar agora, mas provavelmente vou acabar apagando em breve. Depois de escrever isso tudo, preferi ficar uns dias sem publicar e acabei ficando sem escrever. Gastei todo o tempo extra que eu tinha para ler os livros que estão parados em casa. Não tenho mais lido as notícias, nem acompanhado o noticiário do rádio. Estou me fechando no meu mundo para esperar esta loucura passar.
Sei que a tendência a partir de agora é piorar. Não será fácil, mas tudo vai passar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.