terça-feira, 30 de maio de 2023

Resumo da Terceira Semana 2023

 O potencial das minhas leituras continua enorme. Mas o avanço está dentro do esperado. E acabei colocando algumas leituras que não estavam listadas na lista do mês, mas que estavam em outras listas, dentro das metas do ano. Mas fui bem entre 15 e 21 de janeiro.

Sobre Histórias de Fadas. Esta é uma edição de Tolkien com um ensaio sobre os contos de fadas (e algumas verdades sobre as histórias de Perrault e Grimm) e mais um conto infantil. É bastante vasta a produção literária de Tolkien, mas não dá para esquecer que ele também era professor universitário de anglo-saxão. Um dos poucos estudiosos que questionava a origem de algumas palavras da língua inglesa, sua grafia certa e o significado ideal para o seu uso. E ele entra nesta discussão de o que seria a fada e outras figuras imaginárias semelhantes, citadas em diferentes culturas e a correlação desta figura mitológica com as histórias contadas que são "atribuídas" a fadas. Perto de todas as outras leituras que eu vinha fazendo, este foi um dos melhores livros que li, dei 4 estrelas. Consegui terminar a leitura em 15 de janeiro.

Bem na Foto. Este foi uma leitura aleatória, para reduzir uma das minhas listas. É um romance leve, que não é tão novo, mas é bem atual, sobre a vida em redes sociais. A personagem trabalha com fotografia e teve um rompimento recente, mas pretende refazer a sua carreira, sem depender de outra pessoa para a suportar. É fofo. Terminei de ler em 16 de janeiro e avaliei com 3 estrelas.

Almanegra. A continuação da trilogia Incarnate. Apesar de ter gostado muito do primeiro livro, não me senti motivada em pegar esta continuação. Ana está passando por uma batalha para ser aceita e fazer com que o conselho aceite e proteja as almanovas que venham a aparecer. Ninguém entende porque as almas reencarnam, mas esta é a situação "normal". Os cidadãos começam a se dividir entre os que aceitam Ana e os que odeiam a presença de Ana. E ninguém tem certeza de quais almas vão reencarnar depois do apagão do templo. Eu imagino que por ser uma alma nova, de apenas 18 anos, mesmo que tenha vivido intensamente em aprendizado de toda uma nova cultura, não é possível que ela possa estar mais certa que as outras almas de pelo menos 5000 anos. E é confuso como ela quer tomar a frente e liderar um movimento e ninguém saber nada que possa ajudar. Terminei de ler em 18 de janeiro e avaliei com 3 estrelas.

Ainda estou com leituras em andamento que pretendo terminar na próxima semana. Gostaria de ter lido mais dos meus livros, mas parece que vou atrasar com esta meta já no primeiro mês. Mas ainda bem que terei tempo para compensar o atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.