segunda-feira, 22 de maio de 2023

As Leituras em 2022

 Apesar de pouco escrever, tentei ler muito do que eu tenho guardado e quase esquecido.

E foi um bom ano de leituras. Consegui atingir um total de quase 200 livros, sendo que havia me programado para tentar ler novamente 120. E com isso, menos uma meta e já consegui superar o quantitativo que fiquei devendo em anos anteriores.

Das séries que pretendia terminar, foi com muito custo que terminei House of Night, ainda em janeiro. Também terminei Coração Maligno, Dexter e It Girl. Gostaria de ter terminado mais séries, mas foi o que eu consegui. Aproveitei para começar e terminar A Seleção, a trilogia do Verão, Faeriwalker Sociedade Secreta, Confissões de Georgia Nicholson, etc.

Da minha lista de espera não consegui reduzir muito, dentro do esperado. E finalmente estou com apenas uma lista com tudo junto. Mas esta lista ainda está monstruosa, mais de 300 livros.

Outra meta importante que eu resolvi colocar em 2022 foi ler 30 livros da minha estante. E em fevereiro me dei conta que era absurdamente muito perto da minha média de leituras por ano, menos de 20 deste grupo. Optei por priorizar a leitura dos livros do clube de assinatura e avancei bem na pilha; restou um em andamento e mais três aguardando ser lido que eu pretendia terminar em janeiro.

Em anos anteriores estava tentando reduzir a lista de vou ler mas não tenho, desta vez foquei em fazer chegar em 100. E consegui em julho. Foi mais fácil do que eu imaginava. Aproveitei para excluir várias leituras que já não eram tão importantes ou que eu tinha arquivos duplicados de péssima qualidade.

Outra meta de anos anteriores foram os livros comprados em 2011. Acredite, a lista tinha cerca de 10 livros e mais a coleção guerra (40 volumes). Também não entendo porque adiei tanto e consegui atingir esta meta em agosto, mas sem a coleção guerra. 

E com tantas metas antigas sendo atingidas, resolvi focar também em terminar a pasta anteriores. E eu não me empolgava para terminar as poucas leituras que faltam, mas consegui reduzir mais um pouco. Falta bem pouco. Comparado ao que deixei para trás em anos anteriores, esta foi um sucesso. Faltaram 9 livros apenas, sendo que 2 estão iniciados mas requerem dedicação e estudo para terminar.

E com isso, consegui atualizar algumas das listas de metas de anos anteriores que estava perto de atingir. Das 21 que estavam listadas, recontando e com as metas que atingi em 2022, reduzi para 16, o que foi um avanço e tanto. E espero que possa atingir mais algumas delas com folga em 2023.

Por fim, apesar de não ter conseguido trocar muitos livros, consegui renovar os livros que tenho para trocas, troquei alguns antigos e acrescentei outros. Longe de atingir a minha meta, mas foram boas trocas.

O que me abriu espaço para mais metas em 2023. Voltando a falar de metas bizarras, eu preciso voltar a focar nas edições kindle que vim acumulando nos últimos anos, e principalmente finalizar as leituras que estão no kindle antigo e formatar o dispositivo para usar só o kindle novo. E eu até consegui ler duas edições kindle, não foi muito. Mas falta muito pouco, só mais quatro, para eu poder passar para o outro.

E as revistas, a quantidade que eu tenho preciso de pouco tempo para terminar. Novamente, só li duas o ano todo. Mas acho que eu consigo terminar as que faltam em 2023.

Por fim, outro avanço pouco significativo das pré-metas foram as leituras de livros infantis ou infanto-juvenis. Pretendo cadastrar e ler todos os livros que eu tenho em casa, e em seguida separar mais um pouco para doação. Consegui manter em dia algumas edições que recebemos, mas confesso que li muito pouco.

Os livros de colorir e atividades eu vou falar separado. O maior foco são os livros das meninas, mas devo focar um pouco nos meus livros também. E uma das metas que eu retomei foram as atividades do livro de Educação Artística. Será necessária dedicação para avançar e terminar, mas era uma atividade que estava parada e consegui retomar. Terminando com as edições da revista devo conseguir focar um pouco mais nesta atividade. Também voltei a me dedicar com o livro de ligue os pontos e fiz 4 desenhos, de 20. Não estou perto de acabar, mas se continuar fazendo um por mês posso tentar terminar e partir para o próximo.

Acabei lendo muito no primeiro semestre e depois de outubro praticamente não li nada. Fiz leituras até que boas, mas não me dediquei o suficiente em nenhuma meta nos meses finais. E eu quis me dar esses meses de folga, para tentar começar 2023 com fôlego renovado. Estou renovando metas, renovando listas e deixando muita coisa riscada para trás. Poderia ter riscado mais coisa, focado nas metas do ano que deixei faltando pouco para terminar, mas na verdade eu fiz muita coisa.

E as metas de 2023 estão bastante diferentes do que eu vinha fazendo e pretendo terminar mais coisa ainda. Talvez nem tantas leituras, mas mais atingimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.