segunda-feira, 15 de maio de 2023

Charlotte Roval

 Para quem não está acostumado, Roval é a forma que eles chamam o circuito misto (road course) que utiliza parte de um oval, incluindo a parte de curvas inclinadas. Acho que a primeira prova em roval que assisti foi a deste circuito de Charlotte. É desafiador mesmo para os pilotos que são bons de circuito misto, porque tem que ter consistência e, o melhor ponto de ultrapassagem é na reta do oval. Tem vários momentos memoráveis neste circuito, a vitória sem querer de Blaney porque o Jimmy Johnson jogou o Truex para fora na última curva. Elliott esqueceu da curva na relargada e foi direto na barreira de pneus, Larson conseguindo a classificação com o carro caindo aos pedaços só porque conseguiu cruzar a linha de chegada e outro carro parou na pista na última volta, sem completar...

E quem veio para ganhar foi Suárez que largou em segundo. Mas a largada também foi boa para o pole, Logano. O primeiro segmento foi limpo, algumas rodadas, mas sem grandes danos, sem bandeiras amarelas e apenas algumas posições perdidas. Com 3 voltas para o fim do segmento muitos pararam, mas outros estavam desesperados por acumular pontos, como Briscoe e Cindric e se mantiveram na pista. Logano ganhou o segmento, mas perdeu a posição para relargada do segundo segmento.

A relargada teve Reddick na frente, mas logo superado por Allmendinger que estava inspirado pela vitória na prova da Xfinity. Outro segmento tranquilo, sem bandeira amarela. E com 3 voltas para o fim do segmento começaram as paradas e, um grupo grande que vinha à frente optou por parar e a chance da vitória do segmento foi para Chastain. A última volta já foi um pouco mais tensa mas felizmente sem ocorrências.

Novamente a relargada foi com Reddick e Allmendinger, com vantagem para Reddick. Esta relargada foi mais disputada, em vários trechos, e logo começaram a aparecer as consequências destas disputas. Suárez começou a ter problemas com o carro e foi ficando para trás. Quando começaram as paradas em bandeira verde, cada um escolheu a estratégia mais conveniente, com muitas trocas de posições. Chastain também precisou ir para a garagem trocar peças de suspensão. Um pouco depois Larson também precisou fazer uma parada longa para ajustes. Mas a situação de Larson era mais tranquila para a classificação, mesmo com estes problemas. Com 6 voltas para o final a Nascar acionou a bandeira amarela porque uma das placas de publicidade foi arrastada para a pista. E poucos optaram por parar, mas foi a opção de Bell e Hamlin. A relargada foi em ritmo de prorrogação, com muita gente desesperada. Allmendinger abriu demais a curva para jogar Elliott para fora e não conseguiu se recuperar. Então Harvick assumiu a frente, mas Reddick entrou muito forte na traseira de Elliott e o jogou para fora. Enquanto isso, mais atrás, Gragson já estava na barreira de pneus, Burton ficou preso nas tartarugas, Logano rodou na frente de Jones, Byron e Briscoe perderam a shincane, mas alguém arrancou um pedaço da tartaruga que rasgou o pneu de Ty Dillon e então nova bandeira amarela, com bandeira vermelha para consertar a pista. No retorno em movimento muitos que estavam da metade para trás preferiram parar e trocar pneus, para alguns ajustes foram necessários por conta da batalha. Na relargada Bell teve a tranquilidade de escolher o ponto mais propício para ultrapassar Harvick e foi favorecido pela confusão que Custer fez na curva segurando vários carros. Novamente na shincane ninguém deu espaço para ninguém e teve quem passasse reto e Cindric rodou. Briscoe ainda conseguiu algumas ultrapassagens, Bell venceu a prova e Larson acabou eliminado desta fase do playoff.

A prova foi esquisita, esperava-se mais bandeiras amarelas, esperavam-se surgirem pilotos que costumam ser menos competitivos a disputar a liderança, esperava-se uma vitória certa de um dos especialistas em circuito misto. Mas ninguém esperava que uma placa de publicidade parasse a prova e que a troca de pneus do Bell permitisse que ele ganhasse tantas posições em poucas curvas. A verdade é que o verdadeiro espírito da Nascar veio com força na relargada e todo mundo empurrava todo mundo.

A classificação de Briscoe para o playoff, eliminando Larson foi bem surpreendente. A eliminação de Bowman, Cindric e Suárez já eram mais prováveis.


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