Rever os principais momentos desta final mostrou outras coisas que eu não tinha notado antes. E refletindo sobre os resultados dos últimos anos não consigo evitar pensar em algumas teorias do que devia ou não devia ter acontecido, ou se houve interferência da Nascar no resultado, de alguma forma não tão intencional.
Mas voltando à emoção, a final da Nascar, nos últimos anos, tem acontecido na pista de Phoenix que tem por particularidade uma pista de rolagem (dog leg) em uma das curvas que os pilotos podem escolher utilizar para fazer a ultrapassagem. A linha de largada inclusive mudou de lugar para variar a forma de corrida com o uso da dog leg.
Os 4 pilotos que estão elegíveis ao título são Chastain, Logano, Bell e Elliott. Dois deles já possuem um título, mas os outros dois estão na primeira oportunidade. E provavelmente nenhum deles entra como favorito, apesar da experiência do Logano ser um diferencial e o incrível campeonato que o Elliott fez também contar. Mas nas últimas provas, Bell conseguiu vitórias impressionantes e improváveis e Chastain, com suas controvérsias, merece atenção e destaque.
No primeiro segmento, quem largou bem e manteve a frente foi Logano. Por incrível que pareça foi um segmento tranquilo, sem muitas trocas de posição. Chastain esteve na situação mais complicada, largando de trás e precisando ganhar posições, mas historicamente isso é bom.
No início do segundo segmento Chastain já estava em décimo e avançando enquanto Elliott vinha regredindo. Mas uma bandeira amarela do enrosco de Cassill com Stenhouse interrompeu a jornada. Todos pararam, menos Custer. Jones trocou apenas 2 pneus e conseguiu uma boa posição de largada. Mas logo foram sendo engolidos pelos demais, com a ajuda da dog leg. Bell perdei posições enquanto que Chastain avançou. E então Logano logo voltou a liderar e abrir vantagem para os demais. Com 30 voltas para o fim do segmento, Elliott tentou antecipar a parada para recuperar a volta antes de uma bandeira amarela. E na estratégia para economizar combustível e não parar, Blaney passou Logano. Mas Elliott conseguiu recuperar a volta na pista. E na loucura para economizar combustível, Blaney quase foi no muro, mas conseguiu completar o segundo segmento na frente, com Logano em segundo, Bell em sexto, Chastain em 11 e Elliott em 13.
E nas paradas de fim de segmento, Elliott ainda ganhou mais 6 posições, uma situação muito boa para a relargada. Mas Logano ainda estava na posição de vitória. E pouco depois da relargada, uma confusão de Reddick e McDowell causou uma bandeira amarela. Na nova relargada, Chastain jogou Elliott para o muro. A nova relargada foi limpa. Elliott ficou uma volta para trás e a posição de vitória continuava com Logano. E dessa vez foi Bell quem antecipou a parada para tentar ultrapassar na pista, sem tráfego. Mas Chastain conseguiu entrar na mesma volta e Logano em seguida. E quando todos já tinham parado, McDowell atropelou o carro de Bowman, com nova bandeira amarela e Logano a frente de Bell e Chastain. E todo mundo parou com 40 voltas para o final nesta bandeira amarela. O carro de Keselowski pegou fogo na pista e prorrogou ainda mais algumas voltas e bandeira amarela para evacuar o carro e limpar a pista. Logano, ainda na posição preferencial, conseguiu largar bem e passar Blaney e Briscoe, assumindo a promeira posição. E Chastain teve dificuldade nas ultrapassagens enquanto Bell estava muitas posições para trás, em 15. Chastain conseguiu avançar para terceiro e foi diminuindo a distância para Logano, mas restavam poucas voltas e o Blaney que continuava entre eles.
Falando da prova, tudo ficou em torno dos 4, ninguém fez nenhum movimento surpreendente. E nenhum dos 4 abandonou a prova. Mesmo o movimento questionável do Chastain, não teve retaliação ou confusão no fim da prova.
Sobre o campeonato, Truex ganhou no ano em que merecia e era o melhor, Kyle Busch e Logano ganharam em momentos em que estavam bem, 2020 era o ano de Hamlin, não do Elliott. E 2022 era o ano do Elliott. Digamos que foi justo ele não ter ganhado agora porque ganhou quando ele não "merecia". Opinião controversa, concordo, mas não acho que Logano fez seu melhor campeonato, mas a verdade é que o campeonato se decide na última prova. Estar classificado até a final é o resumo do seu desempenho, mas a última prova, é uma prova de tudo ou nada, em que um carro bom e sorte fazem bastante diferença para o resultado. E vamos para as surpresas da próxima temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.