sexta-feira, 24 de março de 2023

St. Louis

 Esta foi mais uma prova nova no calendário da Nascar. Não tinha ouvido falar deste oval, mas é mais um oval assimétrico com inclinação que permite traçar diferentes linhas e por isso se espera uma prova com muitas ultrapassagens.

Quem largou na frente foi Chase Briscoe, mas foram muitos avanços e recuos durante as primeiras voltas até os carros começarem a estabilizar o desempenho e encontrar uma posição correspondente. E até Harrison Burton conseguiu uma boa posição de largada, reflexo da boa posição e favorecimento dos pilotos mais novos. Por volta da metade do primeiro segmento, Briscoe teve um furo de pneu e conseguiu chegar ao box para a troca sem bandeira amarela. Cindric assumiu a frente e Briscoe ficou 1 volta para trás. E Cindric ganhou o primeiro segmento.

Apesar de ter conseguido manter a frente durante as paradas de fim de segmento, na relargada Cindric não conseguiu segurar Blaney que vem fazendo uma temporada muito competitiva. Com mais algumas voltas, Kyle Busch já estava pressionando pela liderança também. Mas a bandeira amarela chegou antes, Chastain jogou Hamlin no muro e todos aproveitaram para fazer novas paradas. Essa parada foi mais turbulenta, teve atropelamento, carro no muro e até trombada na saída. Mas as posições não sofreram grandes alterações. E Hamlin ficou 3 voltas atrás. Nem todos pararam, Kyle Busch ficou na pista e conseguiu a liderança. Mesmo tendo parado, depois de algumas voltas Blaney teve um furo de pneu e nova bandeira amarela foi acionada. Novamente nem todos optaram por fazer parada, mas os que não pararam antes preferiram parar agora. E na relargada, na ânsia de conseguir saltar muitas posições, Chastain se jogou no carro do Elliott, bem no meio do pelotão com 3 carros lado a lado e, ainda que não tenha havido muitos danos, vários carros se tocaram, Bubba Wallace também rodou tentando evitar a confusão e precisou de mais uma parada. E o clima ficou meio pesado. Elliott e Hamlin não esqueceram e fizeram questão e retribuir as gentilezas que receberam. E quem assumiu a frente foi Michael McDowell. Reddick e Kyle Busch até tentaram chegar, mas acabaram ficando para trás. Faltando 12 voltas para terminar o segmento, Bubba Wallace foi jogado no muro por Stenhouse. Desta vez poucos pararam para tentar garantir os pontos de segmento e Kurt Busch conseguiu cruzar na frente no segundo segmento.

Depois das confusões, parecia que o terceiro segmento seria rápido. Tyler Reddick estava na frente quando teve um furo de pneu e precisou parar em bandeira verde. E Martin Truex Jr conseguiu liderar uma boa quantidade de voltas. Faltando 20 voltas para o final foi a vez de Stenhouse escapar na pista e precisar trocar pneus, mas desta vez com bandeira amarela. E a melhor estratégia para a maioria dos pilotos foi fazer uma parada também. Poucas voltas depois da relargada foi a vez de Cole Custer escapar, tocar o muro e precisar fazer uma parada. Nas relargadas desde então, a liderança vinha sendo dividida por Kyle Busch e Joey Logano. Mas na última relargada quem pulou na frente foi Kyle Busch e Logano ficou na perseguição. Com 4 voltas para o final foi a vez de Harvick escapar e bater no muro. Ninguém mais arriscou parar e a relargada foi em prorrogação. Foram dois X entre Kyle Busch e Logano, mas quem conseguiu mais impulsão foi Logano que cruzou a frente.

Das notícias de bastidores, já deu para perceber que o grande alvo de comentários e críticas foi Ross Chastain. Ele já havia mostrado seu estilo agressivo de disputar. Provocou a raiva de Bowman na vitória do Circuito das Américas e agora conseguiu brigar e ter que escapar de Hamlin e Elliott. Aprendi a aceitar o bump and go, uma batidinha que desequilibra o adversário para fazer a ultrapassagem. Mas esta pancada para tirar o adversário da prova ainda é algo que não consigo ver com bons olhos. E isso não é consenso entre os pilotos. A maioria aceita a disputa acirrada a qualquer custo, mas vejo que alguns se ressentem desta atitude. Hamlin justificou a retaliação como uma espécie de batismo pelo qual todos passaram na Nascar. Mas Justin Marks, um dos donos da equipe Trackhouse disse que está pronto para a briga. Espero que os ânimos esfriem nas próximas semanas e que Chastain modere a agressividade excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.