segunda-feira, 27 de março de 2023

Resumo da Trigésima Semana 2022

 Agora que terminei de ler os livros comprados em 2011, pretendo focar em terminar de ler os livros que recebi pelo clube O Prazer de Ler, que não são muitos, e os livros da minha filha para tentar ganhar a competição que fiz com ela. Mas não posso ter pressa, o mais importante é estar sempre lendo alguma coisa, colocando livros para trocas. O que quer dizer que, entre os dias 23 e 29 de julho, consegui terminar muitas leituras aleatórias, que não faziam parte de lista nenhuma.

Filthy Gods. Apesar de ter escolhido como uma leitura aleatória, esta foi um pouco difícil, assim como "Deuses Americanos". Mesmo sendo apenas um prelúdio, apresenta um grupo seleto de alunos de faculdade, com um elo grande, como o de uma sociedade secreta, em que todos se protegem. Não é algo que você, reles mortal possa passar por uma iniciação e ser aceito nesta sociedade. Simplesmente se nasce nesta condição. Mas assim como os deuses têm diferentes personalidades e se apaixonam por mortais, talvez nem todos sejam tão perigosos. Li em 27 de julho e avaliei com 3 estrelas.

Contos Inacabados. E voltando para as leituras de Tolkien, que eu havia parado anos atrás, Contos Inacabados eu esperava algo como Simarillion. Mas felizmente foi uma leitura bem mais fácil de fazer. Claro que eu demorei, é um livro grande, mas são poucos contos longos (e diferentes versões para alguns contos que o autor não tinha ainda definido qual rumo preferia tomar). É uma pena que tantos trabalhos "inacabados" do autor na verdade sejam diferentes versões de uma mesma história que ele vinha retrabalhando. Fico pensando na quantidade de vezes que ele releu e reescreveu determinados trechos, mesmo que numa máquina de escrever, deve ter sido um trabalho bem demorado. Vim lendo por algumas semanas, terminei de ler em 27 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Mestre Gil de Ham. Empolgada por ter terminado mais um livro, peguei este livro infantil de Tolkien para ler. Apesar da semelhança no nome, o personagem não é um hobbit de O Senhor dos Anéis. Como em outros livros do autor, o herói tem um perfil mais atrapalhado, estilo Dom Quixote ou Pedro Malasartes. Também nesta edição tem mais de uma versão da história e algumas ilustrações. Leitura relativamente rápida que fiz em 28 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Nietzsche no Paraguai. Fiquei muito curiosa por ler um livro de um autor europeu sobre algo que aconteceu no Paraguai. Ao que tudo indica, a irmã do pensador e filósofo Nietzsche veio para o Paraguai com o marido para estabelecer uma vila modelo autossustentável (como depois eram os campos de concentração nazistas). Todo o acordo foi negociado, havia financiamento alemão e autorização do governo de Assunção. Mas a região ocupada era em meio às matas, com tribos de índios nada amigáveis. Existe uma narrativa usando por base registros de viagens de expedicionários em busca de um prisioneiro de guerra, mas também tem a narração de um dos personagens que se vê "capturado" por esta sociedade e "coagido" a atuar pela sobrevivência do grupo. Eu também fiz resenha sobre este livro. É bem interessante e a leitura não foi tão difícil como imaginava. Terminei de ler em 29 de julho e avaliei com 4 estrelas.

De novo, não muitas leituras, mas sigo avançando com as minhas listas. Sei que tenho alguns desafios pela frente, mas estou tentando focar na meta de livros da pasta anteriores. Se conseguir ler pelo menos 3 por mês posso conseguir terminar com os livros desta pasta e focar nas constituições. Mas estas leituras eu gosto de fazer com calma e devo deixar para depois. Enfim, vou ler o que eu conseguir. Se necessário, pego outras destas leituras aleatórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.