quinta-feira, 2 de março de 2023

Kansas

 E mais uma pista de uma milha e meia, só que não em sequência. E quem largou na frente foi Christopher Bell, que tem vindo forte mas até agora ainda não venceu na temporada. E já na sexta volta teve uma bandeira amarela e Reddick assumiu a frente, outro que está prometendo e ainda não venceu. Cerca de 20 voltas depois, Larson que teve que abandonar a prova passada por problema de motor assumiu a frente, mas B.J. McLoed rodou na pista e todos resolveram aproveitar a bandeira amarela para fazer uma parada e Christopher Bell voltou à frente. E muita gente foi punida nesta parada. Outra bagunçada para a relargada. Como se a bagunça não fosse suficiente, Daniel Suárez rodou sozinho, enquanto estava em quarto e Bell teve o pneu furado na mesma volta, levando todos para novas paradas. E o primeiro segmento não terminou. Na relargada, faltando 13 para terminar o segmento, 5 carros optaram por não parar e foram progressivamente engolidos pelo pelotão e quem tomou a frente e venceu o segmento foi Kyle Busch.

No segundo segmento, Byron fez uma bela ultrapassagem e tomou a liderança, mas algumas voltas depois teve um furo de pneu e teve que parar sem bandeira amarela. Em seguida Reddick também tece que parar por conta do pneu, mas ele raspou no muro algumas vezes. E ambos ficaram voltas atrás. Quando começou o ciclo de paradas em bandeira verde, Harvick rodou na saída do box e teve bandeira amarela. Depois das paradas nesta bandeira a corrida ficou meio morna, com algumas ultrapassagens progressivas, mas depois foi parando até que na última volta do segmento Truex também teve um furo de pneu e não conseguiu parar porque o box estava fechado e o segmento terminou com vitória do Kurt Busch. 

Foi um pouco impactante as tentativas de remoção da roda traseira direita do carro do Erik Jones. Estava travada de tal forma que os mecânicos usaram todas as ferramentas possíveis, inclusive uma série de marretas para tentar tirar a roda e não saía. Mas Erik Jones conseguiu voltar para a prova, com muita comemoração da equipe, com 7 voltas atrás.

E o terceiro segmento estava bem morno também. Kurt Busch conseguiu manter a frente. Kyle Larson ameaçou passar, mas se desequilibrou, balançou e acabou perdendo a liderança. Um pouco antes do que eles esperavam fazer as paradas Elliott perdeu o carro, girou e perdeu um pneu, ficou atolado na grama e mesmo depois das paradas só conseguiu voltar para a prova 3 voltas atrás dos líderes. Na parada Bubba Wallace também teve um pneu descontrolado e foi para o fim do pelotão. E apenas Bell e Larson tentaram tirar a liderança de Kurt Busch em alguns momentos. Harvick teve um problema desconhecido, bandeira amarela e os carros da Toyota puderam ir para frente, dominando a maior parte da prova a partir de então, com exceção da liderança que era de Larson. Com 10 voltas para o final, Kurt Busch resolver atacar Larson e conseguiu que o outro errasse raspando no muro e tomou a liderança. Ainda lutou para se manter na pista e terminar em segunda posição. Mas enfim chegou a vitória da 23XI tão esperada nesta temporada.

Falando de bastidores, eventos off-track, foi curioso como tantos outros pilotos e equipes fizeram questão de cumprimentar o vencedor, mostrando o quanto ele é querido e respeitado. A maioria foram ex-companheiros de equipe já que Kurt Busch é um dos que passou por mais equipes, desde que eu me lembro. E não parecia forçado, parecia sincero. Só que na mesma semana de sua vitória saiu oportunamente uma matéria falando sobre o divórcio litigioso com a esposa. Apesar da assessoria de imprensa do piloto não ter se pronunciado sobre o assunto, a notícia, exagerada ou não, era um tanto sensacionalista. Desagradável de ler. Cabe separar o ídolo da pessoa, mas mostra um pouco das humanidades destas pessoas.

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