domingo, 12 de março de 2023

A Claridade Lá Fora

 Eis que durante a quarentena eu achei que deveria me arriscar a assinar um clube de leitura. A oferta mais barata que apareceu foi da editora L&PM por 39,90 mais 10,00 de frete, só lançamentos da editora e 35% de desconto em outros livros do catálogo. Como demorei muito para ler e contar, não preciso me preocupar com ser propaganda ou não porque o clube foi extinto. A editora preferiu descontinuar o serviço e encerrou a cobrança dos assinantes.


O primeiro título que recebi foi A Claridade Lá Fora, da Martha Medeiros. Não sou muito entusiasta de ler coletânea de contos ou de crônicas que é o que a Martha Medeiros geralmente publica, mas este é um romance.

Eu demorei um pouco para entender o enredo. A personagem principal é uma pessoa difícil, cheia de hábitos e que não gosta muito de conviver socialmente. Trabalha de casa com tradução de materiais em francês principalmente, mora com o marido com quem tem uma rotina bem restritiva e o único desequilíbrio é a presença eventual do neto e a presença constante da ajudante de limpeza que é uma pessoa barulhenta.

Eis que uma necessidade de tratamento de saúde obriga o casal a passar um tempo no apartamento de Porto Alegre e a viagem da filha faz com que esta senhora tenha que receber o neto para uma temporada em Porto Alegre durante o período letivo. E entre lembranças da juventude e a convivência forçada com outras pessoas, inclusive uma nova vizinha, vão mudando o jeito de ser desta senhora. 

Foi uma leitura bem rápida. A escrita da Martha Medeiros é bem estruturada e vamos compreendendo os personagens aos poucos. A autora coloca alguns pontos bem interessantes no dia a dia desta família: bullying, astrologia, maternidade solo, entre outros.

Sobre a escolha deste título para o primeiro do clube, eu estava decepcionada. Jamais escolheria este tipo de livro para ler, se visse numa livraria sequer me daria ao trabalho de ler a sinopse. Quase me arrependi da escolha. Por ser uma editora de Porto Alegre, Martha Medeiros é uma autora conhecida do público local então deve ter parecido uma escolha segura.

Do meu ponto de vista ainda cabem algumas considerações. Sendo o clube uma escolha surpresa para leitura, certamente eu fui surpreendida e não teria lido se fosse de outra forma. E como eu gostei razoavelmente, entendo que foi uma ótima opção. Mas como disse, o clube foi descontinuado, tanto faz dizer se a escolha foi acertada ou não.

Para quem não gosta muito de crônicas e está sendo um pouco preconceituoso, como eu estava sobre este livro, aviso que foi uma leitura interessante e surpreendente. E sim, eu gostei. Não chega a ser uma leitura que eu pretendo refazer daqui a algum tempo, mas me fez ficar pregada no livro do começo ao fim e li de um dia para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.