quinta-feira, 30 de março de 2023

Sonoma

 Enfim, mais uma rodada de provas em circuito misto. Sonoma é uma pista tradicional na Califórnia e costuma trazer surpresas. Provas em circuito misto são péssimas para acompanhar na transmissão ao vivo (livetiming) porque demora muito para atualizar e você perde muita coisa. Então fico ansiosa para poder assistir a reprise, independente do resultado. Outra coisa boa é a possibilidade de chuva. E como sempre, os aventureiros que são contratados para preencher a pista e acabar com a festa dos favoritos.

Quem largou na frente foi Kyle Larson, que já ganhou esta prova no ano passado. Ao seu lado estava Chase Elliott, que tem o maior número de vitórias em circuito misto entre os pilotos da atualidade, e surpreendentemente estavam Chris Buescher e Michael McDowell na segunda fila. Larson tomou a frente e sequer chegou a ser ameaçado. Com algumas voltas estourou o motor do carro de Bubba Wallace, alguns pilotos aproveitaram para fazer uma parada enquanto limpava a pista. Mas o resto do segmento foi tranquilo, sem muitas trocas de posições. Quem mais avançou no pelotão foi Ryan Blaney que está com muita fome de vitória. Com 3 voltas para o final boa parte dos carros optaram por parar no box e tentar uma melhor posição de relargada. Mas com 2 voltas pra o final do segmento mais alguns pararam. Larson ficou na pista e ganhou o primeiro segmento.

Por ter antecipado a parada, Elliott largou na frente para o segundo segmento e conseguiu abrir um pouco. Com exceção de uma escapada de Erik Jones, não aconteceu nada até 3 voltas para o final, quando a posição para relargada no início do terceiro segmento é muito importante e muita gente preferiu parar, inclusive o líder. E Elliott avançou um pouco na área de pit e precisou recuar o carro para fazer a troca, perdeu bastante tempo e várias posições. Chris Buescher que estava em segundo também foi punido, e Tyler Reddick também foi punido. Quem ficou na pista para garantir os pontos foi Joey Logano que ganhou o segundo segmento.

Depois das paradas de quem ficou na pista, Chris Buescher conseguiu reverter a punição e assumiu a frente, mas Daniel Suárez o passou. Com a punição, Elliott foi para último, mas Kyle Busch e Kyle Larson ainda tentavam avançar. Reddick teve problema no carro e precisou fazer nova parada, mas sem bandeira amarela. Então começaram as paradas em bandeira verde e os carros da Joe Gibbs foram os que vieram primeiro. Só que a pista é longa, mesmo com a vantagem da pista mais vazia, eles não conseguiram avançar muito. Quem também vinha ameaçando a liderança de Suárez era Harvick, mas um problema no pit o deixou para trás. O mesmo aconteceu com Chastain. E Suárez conseguiu fazer a parada e voltar numa posição para retomar a liderança no fim do ciclo das paradas. A bandeira amarela chegou um pouco antes, Larson perdeu uma roda na saída dos boxes. Na relargada foi Kyle Busch quem espalhou e não conseguiu fazer a curva. Depois teve mais uma rodada. Buescher marcou em cima e não deu descanso para Suárez, mas não conseguiu passar. Os carros da Joe Gibbs tentaram antecipar uma bandeira amarela com prorrogação parando com 8 a 6 voltas para o final, mas não foi desta vez.

Foi bem triste quando a Gibbs liberou o Suárez do contrato, depois ele foi recebido pela Stewart-Haas, mas depois de mais duas temporadas também foi liberado do contrato. Apesar de ele não ter conseguido uma vitória dava para perceber algum progresso. E depois de uma campanha miserável numa equipe que não tinha nada e ele precisava lutar para manter uma colocação perto da posição 30, a Trackhouse colocou-o numa equipe competitiva. Nos treinos da pré-temporada para o carro novo já dava para ver que os tempos do Suárez eram muito bons. Não acho que terá uma carreira maravilhosa com título da Nascar, mas olhando em retrospecto os pilotos da atualidade, não são muitos os que chegam com muitas vitórias e títulos. 

E a situação do playoff está bem complicada para Harvick, Reddick e Austin Dillon. Mesmo Christopher Bell está longe de estar garantido, apesar de ser bem provável.

Uma pena que não teve a participação do Tarso Marques. Estava previsto, mas depois não se falou mais no assunto e provavelmente os planos foram adiados (ou cancelados). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.