quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Resumo da Quarta Semana 2022

 Eu deveria estar fazendo 30 Dias de Tartaruga, mas pelo visto vai ficar para outra época. Continuo conseguindo ler e avançar em algumas leituras, mas não exatamente no que eu gostaria de estar avançando. Muita coisa ficou para terminar nesta última semana "completa". Entre 22 e 28 de janeiro consegui terminar algumas leituras.

A Seleção. Enfim eu iniciei outra série, antes mesmo de ter terminado a série anterior. Mas estou com bastante tempo, então estou preferindo intercalar uma leitura de cada série para me manter motivada. Ainda não cheguei ao ponto de ter que intercalar um capítulo de cada livro, mas pode ser o próximo passo. Finalmente comecei a entender o triângulo Aspen x América x Maxon. E eu achava que seria parecido com Gale x Katniss x Peeta. Mas eles são diferentes. E América é mais inocente e imatura que Katniss (embora Katniss tenha sido muito ingênua). O ritmo com que mostram as concorrentes a princesa e as primeiras eliminações foram esquisitas. Não tem uma razão sensata para as escolhas que foram feitas. Mas sinto que vou conseguir ler rápido os demais volumes desta série. Terminei de ler em 22 de janeiro e avaliei com 3 estrelas.

Diário de um Bárbaro Covarde. Este era um dos livros que foi para a pilha de doação da minha filha. É um exemplar de capa dura, baseado no jogo Clash of Clans. O personagem é aquele tipo de herói por acidente. Ainda por cima preguiçoso e covarde. E todo mundo pensa isso dele. Até que não sobre mais ninguém para salvar a vila. Aparentemente é só o primeiro volume, e os demais personagens principais do jogo também receberam suas homenagens nestes histórias curtas. Mas não encontrei nenhuma informação sobre o lançamento dos demais livros. Este mesmo, inclusive, eu comprei em um saldo de livros das Lojas Americanas. E também por isso foi escolhido para doação. Não tenho como manter todos os livros que tenho em casa, então todo ano separo alguns para doação. Li em 25 de janeiro e avaliei com 4 estrelas. Livros infantis em geral eu avalio um pouco melhor (ou sou menos exigente) porque considero as expectativas de uma criança e, na maioria das vezes, elas são mais fáceis de agradar.

Redimida. Foi difícil avançar neste último volume, me forcei a intercalar com outras leituras, mas consegui finalmente terminar. Os livros complementares fizeram toda diferença na minha percepção sobre esta série nesta leitura final. Continuo achando exagerada a quantidade de volumes (e o preço de cada um), mas a história só ficou completa agora e pouca coisa poderia ser cortado. 10 anos atrás, na época do furor desta série, eu já não era adolescente e, por isso, não consegui me conectar realmente. Gostei de ter terminado, mas não acho que valeu todo o furor que teve. E nem achei tão chata como tanta gente diz que foi. A proposta eram os volumes evoluírem como os personagens e a experiência de leitura passa de um livro adolescente para um jovem adulto. Mas acho que o momento e as transições foram mal calculados. O intervalo entre o lançamento dos livros fez com que os adolescentes que começaram a ler se tornaram adultos antes dos personagens. Por isso a série não deu tão certo. Terminei de ler em 27 de janeiro e avaliei com 4 estrelas. Provavelmente a maior nota de todos os volumes da série.

A Elite. E com o fim da leitura de House of Night, a continuação da leitura de A Seleção foi muito fácil. Eu li em praticamente um dia. E o livro é bem romance no sentido de história de amor, mas neste volume tentou-se colocar mais assuntos de política e intrigas. Boa parte do que aconteceu, além das rotinas no salão das mulheres, ocorreu nos alojamentos fugindo dos rebeldes. De novo, o que é mais estranho para mim é o esforço por fazer parecer que todas as candidatas são importantes, sendo que algumas mal aparecem em todos os contextos. Não existe nenhuma dificuldade em acreditar que América vai ser a escolhida. Mas fiquei presa na leitura e tive ímpeto de partir para o próximo imediatamente. Terminei de ler em 27 de janeiro.

Não foram tantas leituras como na semana anterior. E juntou eu ter menos tempo com leituras mais longas. Continuo tentando terminar de ler A Revolta do Atlas, que deveria ter lido em outubro, mas estou conseguindo avançar. Vou tentar terminar este mês, mas vou ter que abrir mão de outras leituras. Continuo animada. Terminei uma das metas atrasadas do ano passado. Só quero manter este ritmo por mais tempo e continuar com muitas leituras este ano. Minhas metas estão audaciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.