Eu me "arrependo" bastante de ter demorado para começar a acompanhar a Nascar porque reconheço que conheço muito pouco da categoria, mesmo estando acompanhando desde 2015.
Outra tradição na abertura do campeonato, mas que também não conta pontos para o campeonatos são as provas de Duels. A prova de 500 milhas Daytona, a primeira a contar pontos para o campeonato, requer pilotos experientes. Costuma ter mais inscritos do que a capacidade do grid, limitado a 40 carros. Então eles fazem estas provas de Duels para definir a posição de largada. Os treinos classificatórios definem a ordem de largada dos Duels, posição ímpar na prova 1 e posição par na prova 2. Independente da posição de chegada nos duelos a primeira fila não se altera, mas as demais posições são definidas pela posição de chegada. De mesma forma, todos que participaram da prova 1 vão largar na fila interna e os que participaram da prova 2 largam da fila externa.
Pelas provas que assisti (acho que foi só este ano e ano passado), cada duelo tem então entre 18 e 22 carros, mas no máximo 40 participam da prova oficial de Daytona. Então tem gente que fica de fora. E se estragar o carro e pegar o reserva, tem que largar de trás, independente da posição de chegada.
O duelo 1 foi relativamente parado. Eram 60 voltas e seria necessário realizar uma parada, já que o carro não tem autonomia para terminar a prova com um tanque cheio. E depois de mais de 40 voltas, quando foram fazer as paradas em bandeira verde, os Ford optaram por trocar só dois pneus e tiveram vantagem parando depois. A partir de então os carros ficaram divididos em 2 pelotões e meio que com pouca chance do segundo pelotão chegar no primeiro, já que os grupos eram quase que do mesmo tamanho.
Quem esteve na frente no pelotão dos Ford a maior parte do tempo foi o Ryan Blainey, mas de forma bastante agressiva o Brad Keselowski passou e deixou os outros brigando. Praticamente passaram juntos, lado a lado, Blainey, Briscoe e Cindric.
Na prova 2 havia um grupo mais consistente de Toyotas, mas novamente os Ford conseguiram se organizar para dividir o pelotão durante as paradas. As paradas foram mais atrapalhadas com gente rodando na pista e tal, teve mais bandeiras amarelas e bastante gente ficou uma volta atrás. Mas tudo dava a crer que quem iria ganhar era o Logano de novo, que chegou muito agressivo, como em todas as provas de superspeedway e, na última volta, tentou bloquear o Chris Buescher mas houve um toque e ele foi jogado no muro, enquanto que o Buescher estava na frente.
A melhor parte desta prova de Duels foi ver os dois pilotos da mesma equipe terem ganhado cada uma das provas, apesar de não serem os favoritos e estarem muito tempo sem uma vitória. Parece que a chegada do Keselowski trouxe uma nova potência para o campeonato. Mas vou adiantar que (fofoca de bastidor se você preferir) a Nascar recolheu as rodas utilizadas pelos Ford e depois descobriu que estavam modificadas. Keselowski apresentou defesa e algumas provas depois foi penalizado por uma infração (entendi que não pelas rodas em si...) com uma multa alta e perda de pontos que compromete fortemente a possibilidade de se classificar para o playoff e disputar o título do campeonato. Enfim, fiquei com a sensação que estas vitórias podem não terem sido justas, ainda que não tenha sido alterado o resultado da prova, aparentemente considerado legítimo.
As provas dos duels acontecem numa quinta, enquanto que a Daytona 500 acontece no domingo. Então só dá tempo de tomar uma decisão rápida.
Estou tentando usar apenas palavras em português para mais fácil compreensão, vou tentar não usar termos muito técnicos, mas estou resumindo a prova e comentando (minha opinião principalmente) junto com outras notícias que li na mídia, principalmente as originais do site da Nascar. Então considerem ter a sua própria versão e trazer opiniões de forma saudável. Não sou especialista no assunto, só entusiasta.
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