sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Produtos de Limpeza

Já faz tempo que eu não conto sobre o que eu venho conseguindo reduzir. Quando resolvi dispensar a pessoa que fazia a faxina em casa e assumimos a limpeza do apartamento resolvemos limitar os produtos de limpeza ao que preferimos usar e terminamos com os demais que tinha em casa. Alguns deles eu comprava em grandes quantidades e demorou muito para acabar. 

E a escolha pelos produtos que eu queria eliminar levou em muito em conta a saúde. E isso é polêmico. Porque no Brasil, ninguém limpa um banheiro sem usar água sanitária. E é tanto exagero, como se eu morasse em um hospital ou alguém em casa tivesse problema de imunidade, que o costume era usar um galão de 2 litros por faxina. E eu não tenho animal de estimação ou varanda em casa que justifique. Sequer tenho sacada no apartamento. Eu sei que é controverso, mas eu já não compro água sanitária em casa. Eu compro desinfetante sem perfume, também de galão e em grande quantidade. Mas não é água sanitária.

Outro produto que eliminei foi o amaciante de roupas. Eu já usava bem pouco desde que tive problemas com roupas manchadas. Mas conversando com outras pessoas, percebi que o amaciante também poderia ter impacto em alergias de pele. Fora que o cheiro forte faz mal. Não é só o cheiro ruim que incomoda, qualquer cheiro forte pode dar dor de cabeça e até tosse. Então parei de comprar e demorei quase 6 meses para terminar. Quando finalmente terminou, já vinha testando usar vinagre de álcool na máquina, em pequena quantidade. E isso de que a roupa fica dura é mito. Pode não ficar tão macia, mas se exagerar no amaciante também não fica macia. E é claro que fica sem cheiro, mas é um cheiro agradável.

Outro produto que terminei de usar foi um alvejante de pré lavagem. Eu usava tão pouco que esquecia que tinha. E o tira-manchas que eu uso é suficiente. Quer dizer, ele não elimina todas as manchas, mas tira mais manchas do que o de pré-lavagem, então realizo uma etapa a menos. Em alguns poucos casos eu faço a pasta e deixo sobre a mancha antes e colocar para lavar e é suficiente. Então depois que o produto finalmente terminou eu não usei mais.

Para a limpeza geral eu uso apenas o desinfetante e o limpador multi-uso. Para a louça tenho o detergente e, quando necessário, o sabão em barra, que usamos muito pouco. Se precisar de sabão, uso o em pó para roupa. E o desengordurante em creme que tinha em casa, depois que acabou não usei mais. Para o resto da casa, muitas vezes só um pano úmido é suficiente. Precisei comprar mais panos de limpeza e de chão, mas tenho 3 de cada.

Meu marido gosta de usar limpa-vidros, mas confesso que eu quase não uso. O álcool de limpeza demora muito tempo para gastar. O desinfetante com bico para o sanitário também gasto bem pouco. Palha de aço eu tenho só para necessidade eventual, quase não uso. 

E os outros produtos de limpeza que eu tenho em casa e ainda não falei sobre são os da máquina de lavar louça.

Não acho que eu consiga reduzir ainda mais. Como compramos em embalagens grandes ou em atacado sempre temos muitos potes de um mesmo produto. E isso eu gostaria de reduzir. Mas a vantagem é que consigo passar mais de um mês sem precisar comprar produtos de limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.