segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Os Perfumes de 2022

Tem pelo menos 3 anos que eu tento vir contar como estão os meus perfumes, se estou comprando mais do que estou usando, se eles estão diminuindo para o meu quantitativo ideal e acabo adiando por conta da foto. Queria que a foto repetisse exatamente como estava a anterior para poder comparar bem.
Apenas retomando então a foto de 2018, eu estava terminando o perfume número 2 da foto e eventualmente usava o de número 4. Não vou contar muito sobre eles, mas são os que eu tinha. Contei quando terminei com o 2 e quando o 4 se quebrou. Pois é, eu terminei com um só desde então. Mas o 4, pela foto dá pra ver que eu tinha usado pouco. Quando quebrou estava quase na metade, o que eu considero um avanço e tanto.
E desde então eu estou usando os dois perfumes mais antigos que eu tenho: este rosa grande de número 6 e o 212, de número 10, deitado na parte central da foto. Ainda falando sobre o uso, não tive muito avanço neste perfume rosa grande. Comparado com a foto anterior, reduziu 2 dedos. Para algumas pessoas esse é o uso de um mês. Mas considerando que não tem borrifador, acho que está bom. O cheiro não dura muito tempo e eu não consigo passar muito. Então o que geralmente acontece é eu ficar muitos dias sem usar. E estou tranquila com isso. Tem pelo menos 2 anos que pouco uso de todos os meus produtos, não apenas perfumes. E o perfume de número 10 eu optei por usar quando tenho algum compromisso, que preciso me arrumar mais, nos fins de semana. E como ele tem jato spray já reduziu um pouco do conteúdo, embora pelas fotos eu não perceba nenhuma diferença.

Agora comentando sobre a famigerada foto. Além de ter usado pouco, adquiri muito mais. O perfume 17 e todas as amostras novas eu ganhei, não paguei nada por elas. Mas o 18 e o 19 eu escolhi comprar.
Pensando em minimalismo, parece que eu perdi a mão: ao invés de reduzir, estou aumentando. Concordo, estou aumentando. Mas tem uma coisa importante que precisa ser falada. Eu estou usando pouco perfume agora e leva um tempo até eu mudar a rotina e equilibrar a quantidade que eu tenho com o que eu uso. Comprar 3 perfumes em 3 anos não é tanto assim, já que é praticamente um por ano. E eu tive o cuidado de escolher apenas as versões menores, mesmo não sendo as mais baratas, para ficar adequado ao tanto que eu uso em 1 ano. E mesmo assim, só comprei quando entrou em promoção com pelo menos 30% de desconto.
Outro aspecto controverso do minimalismo que pouca gente entende o que é o correto (não tem certo nem errado, só o que funciona melhor para cada um) é a questão de acabar com os excessos. Na maioria das vezes, as pessoas reduzem o que têm com o descarte. Sim, jogar fora sem usar. Esse discurso de que passa para outra pessoa é muito bom, mas a verdade é que esses são só uma pequena parte. E mesmo assim, muitas pessoas que aceitam estes objetos usados acabam por descartar. Nada contra quem faça desta forma, tem sua relevância, mas é importante entender que este desapego dificulta que você dê a devida importância em adquirir. O consumo consciente. Então seria muito fácil eu simplesmente descartar o que eu não estou usando e não comprar nada, mesmo quando eu tenho vontade. Mas eu pretendo usar todos estes em algum momento da minha vida. E mesmo mudando um pouco o cheiro, nem todos chegam a ficar ruins para uso. Se ficar, eu jogo fora. 

Vou fazer pequeno adendo com os produtos das crianças. Por que eu achava que a quantidade de produtos delas era irrisório, apenas 2. Mas ao longo do ano, apesar de ter usado um pouco de um deles, que já é um produto antigo, eu não esperava que acabasse nada. Só que ganhou dois novos frascos em 2019 e depois eu resolvi comprar mais um. Não cobro nem tenho expectativas de que elas terminem algum produto, mas vou colocar para meu controle pessoal, principalmente quando estiver com vontade de comprar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.