quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

 Este é outro livro que representa mais do que um passatempo, um esforço para tentar me apegar às coisas realmente importantes e me afastar de todo o ruído que me atrapalha. Eu comecei lendo sobre minimalismo, mas os materiais sobre o assunto se debruçam sobre os aspectos tangíveis. Objetos, coisas que obstruem sua vida. Mas hoje sinto a necessidade (e já comentei aqui sobre algumas obrigações que ocupam a minha mente quando discuto sobre metas) de também me libertar de sentimentos e obrigações que competem pelo meu tempo e limitam a minha felicidade. É uma jornada mais complicada, mas percebo que tenho avançado neste sentido nos últimos anos. 

Logo no começo do livro tem uma lista do que se espera do livro e coincide em grande parte com as minhas expectativas. Que a leitura seja proveitosa e me traga pontos de vista não explorados. E no final tem muitos estudos de caso para reforçar o aprendizado com um ponto de vista mais prático. Didaticamente bem construído. Também como instrução para a leitura, e livros traz 9 passos para completar o aprendizado e mudar sua vida, e uma das coisas que cita é a releitura do livro todo mês. Não penso em fazer isso, mas com certeza terei maior compreensão numa segunda ou terceira leitura do que na primeira, quando não estou preparada para aplicar conceitos "totalmente" novos.

A primeira lição trata de exemplos de superação focando no tempo presente. É importante se preparar para o futuro, mas ele não deve inquietar a ponto de atrapalhar o presente. Desta forma, muitas vezes resolvendo uma coisa de cada vez, conforme se consegue ir resolvendo, a tendência é diminuir as preocupações. E é o que eu venho tentando fazer, sem muito sucesso.
No capítulo seguinte, reforça que muitas doenças, principalmente doenças "mentais" tem por trás preocupações. E conseguir isolar estas preocupações não há o que ser tratado. E a maior parte da população está direta ou indiretamente afetada por algum tipo de doença em decorrência de preocupações.
A partir do capítulo 4, o autor começa a exemplificar técnicas de solução de problemas, assunto com vasta literatura e momento "shame on me" já que boa parte do meu trabalho é utilizar destas técnicas para apoio na tomada de decisão. E a sugestão do autor é usar isso para qualquer preocupação, de qualquer natureza. Desde que alivie a pressão e permita eliminar a preocupação, é melhor do que perder o sono. Para quem não tem formação na área, e não atua com isso de forma profissional, as informações e os exemplos são suficientemente superficiais para serem adotados para leigos. Mas se realmente gosta do assunto, existem literaturas mais técnicas que incluem análise de custo, de risco e a medição de impactos através de indicadores quantitativos. Não é o objetivo deste livro entrar nestes aspectos, mas acho importante ressaltar que são técnicas antigas, testadas e muito aplicadas, com um nível de confiabilidade excelente.
E uma das alternativas para evitar preocupações é manter-se ocupado, focar em algum tipo de trabalho ou projeto. Cita como exemplo os cientistas que vivem envolvidos com suas pesquisas e não percebem nada a sua volta que possa os preocupar. Mas no meu caso, é o contrário, eu quero eliminar o ruído que fica em volta me tirando do foco. E a esperança era ter menos coisa com que me preocupar para passar mais tempo fazendo o que quero, ou o que eu gosto. Não sei como isso pode me ajudar.
Outra forma de se livrar de preocupações é avaliar estatisticamente. Quem não está acostumado pode ter dificuldade de se sentir confiante diante da baixa probabilidade. Mas mesmo quem entende bem de estatística pode ter dificuldade de lidar com o aceitável. É um processo de se acostumar e aceitar alguns limites. Desta forma você consegue afastar os mosquitinhos que incomodam, aquelas coisas irrelevantes.
Também oferece como opção aceitar o que é inevitável e não perder tempo com preocupações que não pode resolver, deixando-as se resolverem sozinhas.

É curioso como a leitura isolada deste livro traz mais complexidade do que uma leitura organizada em passos, considerando o conhecimento e experiência pregressa à leitura. O que eu me preocupava era a parte das preocupações, e as técnicas para lidar com elas, conteúdo da parte anterior. A parte seguinte é sobre as atitudes que podem contribuir para evitar preocupações. Um dos que me marcou é a ingratidão. Não esperar gratidão é uma forma de não se preocupar (assim como a culpa e a obrigação de retribuir, compensar ou pagar de volta). Outro princípio que me marcou foi ocupar-se dos outros para não ficar preocupando-se com si. É um pouco como manter-se ocupado para não ficar criando problemas.

Não vou me estender nos próximos capítulos, primeiro porque não consegui absorver muito sobre eles e pretendo ler de novo ano que vem, mas também porque é importante não resumir todo o livro.
Enfim, a parte seguinte continua falando sobre evitar preocupações e coloca o exemplo da fé. E tem mais uma parte, que fala um pouco de autoconhecimento, que permite que você não tenha preocupações. Acho que funciona dentro de um conjunto de aprendizados e que pode me acrescentar mais depois de ter realizado outras leituras.

A parte final são breve relatos de pessoas que se beneficiaram de alguns destes princípios e tiveram a vida salva de um mal iminente aprendendo a evitar preocupações. Nunca um título de livro pareceu tão literal.

Espero que aproveitem a leitura e procurem outros materiais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.