Sempre achei esta pista de Phoenix diferente, principalmente pela geografia. Mas desde que ela passou a ser o palco da final da temporada, não empolgo com a primeira prova, na fase regular. Gera-se muita expectativa de que haverá manobras impressionantes, mas o mais provável é uma grande confusão na Dogleg em uma das relargadas.
Para quem não está familiarizado com o termo, geralmente os carros são obrigados a respeitar o limite da pista além da faixa amarela dupla. Mas nas pistas que há uma faixa simples é aceitável exceder alguns limites na pista. Mas em Phoenix existe um trecho, a "dogleg", que pode ser utilizado como atalho com o dobro da largura da pista. É um trecho curto e sem inclinação, então obviamente não proporciona o mesmo desempenho do que quando o carro trafega na pista regular. Com esse carro novo, que é mais baixo, é provável que a vantagem da dogleg seja ainda menor, mas precisamos observar. O carro ainda está muito recente.
É difícil dizer quem serão os favoritos da prova neste início do campeonato (ainda estamos no início sim...) mas Blaney esteve soberano no primeiro segmento e consistente até então no campeonato. Mesmo sendo punido por excesso de velocidade nos boxes, conseguiu avançar muitas posições e terminou o segmento na posição 13. O segundo segmento também foi todo com ele, liderou o maior número de voltas e terminou em primeiro. Mas no terceiro segmento foi mais agitado, outros pilotos entraram na disputa.
Elliott esteve competitivo, assim como Harvick e Tyler Reddick. Mas quem surpreendeu os favoritos e conseguiu a vitória foi ... Uma bandeira amarela por conta de uma forte batida de Truex bagunçou o grid para a relargada. Blaney teve um problema na parada e perdeu muitas posições. Larson teve um problema de motor e precisou fazer uma parada não programada em bandeira verde e também ficou fora da disputa. Elliott rodou, depois Erik Jones também rodou e deixou a relargada para 4 voltas para o final.
Tenho que confessar que esta prova acabou sendo do jeito que eu mais gosto, não muito travada com bandeiras amarelas, sem grandes quebras entre os favoritos e algumas disputas interessantes. Sobre a vitória de Briscoe, eu não esperava. Não foi nada excepcional, mas dos pilotos que ainda não possuem vitória, ele era o mais promissor.
Eu não entendo o que acontece, achei que o ano passado quem ganharia o campeonato seria o Denny Hamlin. E este ano ele viria consistente, mas aparentemente está tendo uma das piores temporadas que já teve. Outro que não está muito bem e deve estar cogitando se aposentar é Martin Truex Jr. Conseguiu alguns bons resultados, mas nunca aquela liderança consistente como era habitual em circuitos e 1,5 milhas.
E antecipando o que não precisa ser dito, estou com uma forte impressão que esta será a última temporada de Harvick. Não acho que ele esteja menos competitivo em geral, mas vem cometendo erros que já não cometia. Parece que já está cansado desta rotina. Qual será o movimento mais surpreendente da Silly Season 2023?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.