sábado, 21 de janeiro de 2023

Os Livros de Atividades em 2021

Eu tinha muitas expectativas positivas para 2020 mas não fomos tão bem no cumprimento da meta. Em 2021 de certa forma foi melhor. Não passamos mais tempo com estas atividades, mas aos pouquinhos fomos fazendo um livro aqui e outro ali e estou conseguindo reorganizar o espaçador. Comprei mais materiais e exploramos coisas diferentes. Mas não foi isso o maior incentivo.

Na virada de 2020 para 2021 coloquei para experimentar colorir com canetinhas. Dá mais trabalho, mas foi algo que fez com prazer. No fim, separamos uma parte para guardar e boa parte foi descartado. Eram 12 fichas de papel grosso com tema das princesas que estavam no espaçador. 

Dos livros que estiveram nas metas de 2020, terminou com o do Pônei em fevereiro. Para 2021 realmente esperava terminar, faltavam cerca de 20 páginas. 
O outro livro de 2020 que estava separado é este da Turma da Mônica Jovem. Não havia pretensão de terminar, ainda faltavam 25 páginas e costumamos fazer menos de 10 em um ano. Então fizemos mais alguns e agora faltam apenas 16. Esse tem sido o foco desde que terminou o do pônei, mas é um livro que não avança muito. Tem grande chance de conseguirmos terminar em 2022, mas não estou olhando desta forma.
O outro que não atingiu a meta em 2020 e pretendia terminar em 2021 foi o da Fada dos Biscoitos. Faltavam 39 páginas, mas é rápido de colorir. Fazemos sempre dois por vez em giz de cera. Mas com a desanimada e eu parando de cobrar, acabou ficando esquecido. Avançamos pouco e talvez não termine em 2022.
 
E dos da meta 2019, pegamos o das Princesas com Caligrafia que faltam 37 paginas. Não estava com grandes pretensões de terminar então só avançamos algumas páginas. Mas este também é um dos que devem terminar em 2022.

Dos menores que dá para terminar em pouco tempo, não avançamos em nenhum. Também pegamos o de Contos que é com tinta aquarela e fizemos duas páginas. 

Dos livros de atividades, terminamos com os de caligrafia que faltavam. E iniciamos vários outros.
Um que inclusive terminou, foi um dos que apareceu entre algumas das minhas compras em 2020, de caligrafia com números. Por algum motivo não dei importância e acabamos não treinando. Com tempo de corrigir, comprei e já coloquei em uso. São poucas páginas, mas acredito que seja suficiente. Foram 32 páginas e terminamos em março.
E depois que descobri as opções de atividades focadas em matemática, comprei muitos em 2020.
Teve um que já tinha em casa de Tabuada que começou ano passado. São várias páginas, faltavam cerca de 20 e terminou em maio.
Também de matemática, estamos com dois livros de Sudoku. Um deles já vinha fazendo em 2020 e conseguimos terminar em dezembro. São cerca de 100 diagramas de diferentes formatos. Estavam feitos em 2020 menos de 10. Então a grande maioria foi feita em 2021.
E tem outro livro de Matemática Divertida. São atividades de matemática que combina com atividades de contar, colorir, representar e alguns jogos de lógica com cerca de 30 páginas. Terminamos em julho.
E para não deixar parado, também terminou um de Probleminhas, com cerca de 24 páginas.
Já as atividades de escrita, além do de Caligrafia de Números também fizemos um de 365 Caça Palavras de Geografia que avançou bastante, mas demora para terminar.
E finalmente começamos com as atividades do livro de alfabetização.

A mais nova também teve a sua cota de livrinhos. Sem tanta cobrança, o que vinha utilizando é um livro do cachorro que veio com um fantoche, um livro da Dra. Brinquedos que estamos pintando com guache. Tem mais um da Patrulha Canina que está colorindo com giz. E um com filhotes que já vem sendo colorido desde o ano passado e veio perdendo o interesse.
E das compras que eu fiz em 2021, comecei com ela um livro que ensina as letras do alfabeto com músicas e um livro de atividades para Jardim de Infância. Ainda é foco em associação e coordenação motora. 

Dos livros novos, tenho tentado não comprar. Foram mais livros de leitura que comprei ou recebi por troca. Acho que estes são os mais recentes que está usando. Eles são cartões postais que podem ser destacados e enviados. O do Reino Animal está sendo colorido com canetinha e lápis de cor. Já o Jardim Silvestre vem com uma caneta de madeira para raspar o preto e expor a pintura debaixo. Esse não está funcionando muito bem.


Dos livros que estão no espaçador, agora consegui juntar apenas os que estão trabalhando e finalmente cabem todos.

E a tarefa do calendário do advento foi retirar todos os desenhos que não poderiam mais serem aproveitados. Não foram muitos, alguns geraram recortes para o caderno.

Agora, falando de materiais novos. No começo do ano, junto com o material escolar, comprei giz de cera com cor neon, giz de cera que vem com um corpo, tipo uma caneta que sobe a ponta, e um giz pequeno que troca de cor. Tudo para a mais nova que trabalha mais com giz de cera. Achei que acabaria com bastante giz do pote com as atividades da escola mas até que nem tanto agora que está usando cada vez menos.
Também comprei lápis de cor para ficar em casa, um conjunto de lápis com tons de pele e um conjunto de lápis coloridos que inclui neon e metálico. Mas não usamos muito.
Acho que em 2021 a coleção mais cresceu do que diminuiu. Mas às vezes demora mesmo para ajustar com a demanda. Preciso controlar para não exagerar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.