quinta-feira, 31 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Quarta Semana 2021

 Quando tenho estes períodos relativamente difíceis de avançar na leitura, ele vem devagar e me deixa travada até terminar. E quando acabo de ler o livro, destravo para as outras leituras. Uma coisa que geralmente me ajuda é intercalar os capítulos entre dois livros completamente diferentes. E a tentação é grande de pegar um só e terminar. E talvez tenha sido burrice não ter feito isso, porque entre 29 de outubro e 04 de novembro não terminei quase nada.

Peça-me o que Quiser. Esse livro também foi uma recomendação aleatória. A história segue uma receita típica de livro hot com chefe funcionária, tem algumas perversões, mas de um modo geral achei meio vazio. Eu ainda estou oscilando entre querer e não querer ler as continuações. Não tenho nada contra livro hot mas acho que peguei birra da protagonista. Terminei de ler em 1 de novembro e avaliei com 2 estrelas.

Acho que além das leituras que escolhi fazer, as atividades que preciso entregar em novembro também estão me sugando. E estou fazendo várias atividades presenciais além das horas que passo em casa trabalhando "depois do horário". Então posso tentar me desculpar pelo que eu não consigo fazer. De um modo geral, eu estou bem cansada precisando de férias. E tudo fica meio atrapalhado. Para diminuir o ritmo, tenho focado mais em assistir vídeos do que em ler, outra atividade que veio para competir com o meu tempo de leitura. Mas estou satisfeita de ter conseguido terminar pelo menos um livro por semana. Agora ainda tenho outras leituras travadas, mas acho que consigo terminar pelo menos mais uma série este ano.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Terceira Semana 2021

 E de novo as leituras começaram a se arrastar. E eu já passei muito tempo evitando determinadas leituras. Acho que este é o momento de insistir e terminar tudo aquilo que um dia eu comecei. E entre 22 e 28 de outubro consegui ler um pouco. 

Acorda pra Vida, Chloe Brown. Não sei se esse livro foi muito comentado quando foi lançado, mas vi uma resenha e quis conhecer. Chloe não é uma mocinha típica, ela requer cuidados que a impede de ter uma vida normal. Muitos pensam que ela é uma herdeira tentando provar que pode se virar sozinha, mas ela tem um emprego e é muito boa no que faz. Até que ela se apaixona pelo zelador do condomínio que mora e, ele vai aos poucos conhecendo todos os talentos ocultos de Chloe Brown que a fazem voltar a querer viver como nunca antes tinha sentido. Não é um livro que trata de depressão. Difícil explicar. Terminei de ler em 22 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Caçada. Mais um volume da série House of Night, e agora Zoey e seus amigos são obrigados a fugir da House of Night passam a conviver diretamente com os vampiros vermelhos. Neste volume a Zoey está ainda insegura de suas decisões e em cima do muro sobre o que deveria fazer. Em muitos momentos ela deixa Afrodite e Steve Ray resolverem seus problemas. Alguns personagens parecem ser esquecidos ou não terem motivo de existir, a não ser, serem mortos futuramente. Pretendo continuar a leitura desta série, mas dei uma desanimada. Terminei de ler em 24 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Olimpíada Animal. Outro livro da biblioteca da escola que veio para casa. Mostram animais em provas que fazem parte da olimpíada e a criança pode contar progressivamente algo que aparece na página e que tem a ver com a prática esportiva representada. As ilustrações são bem coloridas e pudemos ler muitas vezes no intervalo de uma semana que esteve conosco. Lemos dia 24 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Dez Pintinhos Brincalhões. Outro livro da biblioteca da escola, muito parecido com um livro que temos dos sapinhos, mas este são dez. O livro tem os pintinhos em relevo e recortes nas páginas. Conforme vamos virando as páginas os pintinhos vão sumindo. O livro parece ser antigo, mas bem feito. Também pudemos aproveitar algumas vezes, mas não foi um dos preferidos. Lemos dia 25 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Pode parecer muita coisa, mas na verdade parece mais por conta dos infantis. De novo já estou com muitos livros com a leitura iniciada, apenas tentando ler e tentando escolher um para terminar. E claro que com isso sempre leio pouco de cada um. Não vou conseguir muito mais das minhas metas, mas pretendia ter um bom ritmo de leitura para melhorar nas metas do ano que vem, pelo menos.

terça-feira, 29 de março de 2022

Terminados em Junho

Só pra organizar o conteúdo que eu tinha, de relato bastante vago e muita falta de informação relevante. Só tenho o registro dos terminados, mas é bem este o objetivo dos comentários, né?


Produtos Terminados:

E outro mês que desandei nos usos dos produtos e quase não consigo terminar nada. 
Terminei com uma miniatura de condicionador. Acho que foi o último que tinha em casa.
Era pra ter terminado pelo menos uma amostra de hidratante, mas agora estou usando embalagens um pouco maiores e não consegui acabar dentro do mês, mas falta muito pouco.
Estou terminando com o creme de hidratação para os cabelos e mais um dos sabonetes.
Dos produtos das meninas ainda tenho bastante coisa em uso e perto de terminar. Está terminando um sabonete e um gel para o cabelo.

Andamento das Metas:
------------------------------

Produtos Novos:
-----------------------------

Fico triste de não ter muito para contar, mas foi o que restou. Em outros meses consegui registrar mais coisas. Eu me lembro de ter realizado algumas compras, mas não fotografei nem guardei os cupons para me organizar. Então vou ficar devendo a atualização até o próximo inventário. Que deve sair logo.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Segunda Semana 2021

 Depois do sucesso da semana passada tive que começar um novo desafio. E escolhi retomar a leitura de uma série que deixei muito tempo parada e sei que cada volume é rápido de ler. Vamos ver se consigo avançar bem, mas por enquanto, não foi tão bom. Ainda tive muitos vídeos me distraindo entre 15 e 21 de outubro.

Indomada. Sim, ninguém mais esta lendo House of Night. Quase todo mundo abandonou no quinto volume, mas estou tentando terminar. E vou tentar ler os 12. Neste quarto volume, talvez o mais chato de todos, Zoey está lamentando a morte de Loren Blake, assustada com a capacidade para o mal de Neferet e insegura sobre a perda da confiança de seus amigos. E retomar esta confiança será a chave para ela conseguir se proteger e evitar as mortes que Afrodite previu. Achei que a leitura não foi tão rápida quanto eu esperava, tive dificuldade em me conectar com a história pois já fazia muito tempo que havia lido o volume anterior e fiquei com a sensação que as autoras não sabiam onde iriam chegar. Em alguns momentos parecia que tinham mudado a personalidade da Zoey. Terminei de ler em 18 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

A seguir de uma semana boa, era de se esperar uma semana não tão boa. Minha expectativa é continuar lendo pelo menos um volume desta série por semana e terminar até o final do ano. Mas se eu conseguir adiantar, ainda pretendo terminar de ler outra série para atingir pelo menos esta das minhas metas. E olha que deveria estar perto de terminar todas elas, mas tive alguns meses terríveis.

domingo, 27 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Primeira Semana 2021

 Agora que estou conseguindo ler um pouco mais, parece que vou conseguir terminar muita coisa. Mas só parece. O ano já está acabando. Mas entre 8 e 14 de outubro terminei mais algumas leituras importantes. E finalmente vou poder focar no livro do sorteio de TBR.

A Caminho do Altar. Finalmente o livro do Gregory, o último dos irmãos Bridgertons a se casar. E Julia Quinn fez uma narrativa diferente, em dois momentos da vida de Gregory, trazendo dúvidas de com quem ele vai se casar afinal, já que está acontecendo um casamento da mocinha, e não é com ele. Apesar das burrices de Gregory, me arrisco dizer que ele foi o mais apaixonado dos rapazes. Agora ainda tem o livro de contos e o romance dos pais Bridgerton. Terminei de ler em 09 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

História de um Grande Amor. Outro livro da Julia Quinn, mas de outra trilogia, não tem ligação com os Bridgertons. Eu li porque estava na mesma pasta e já posso apagar ela toda agora. A história de uma menina feia, de uma família que não liga muito para ela, mas a deixa estar por perto da família vizinha, que dá uma oportunidade de ela ser apresentada à sociedade e conseguir algum bom casamento. Mas a pequena Miranda já é apaixonada pelo irmão bem mais velho da sua amiga que acabou de enviuvar. É uma história bem bonita. Terminei de ler em 10 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

E Viveram Felizes para Sempre. O então último livro da série dos Bridgertons, com os contos e a história do encontro dos pais Bridgertons. A maior parte dos contos eu já tinha lido, apenas dois eram inéditos para mim. E, claro, a história dos pais Bridgertons. É curioso pela época que se passa que ambos tem a idade bem próxima. Mas isso também foi o que ajudou a história de amor que fez Lady Bridgerton não ter vontade de voltar a se casar. Terminei de ler em 11 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Alice no País das Maravilhas. Outro livro da biblioteca da escola. Eu tenho muito receio da adaptação para criança de Alice nos livros. Além de não ser uma história para criança, ela tem muitas nuances que podem ser destacadas. E quando o autor da adaptação tentar ser fiel ao enredo, a história perde o sentido. É mais inteligente focar num aspecto só e contar bem contado. E foi por esta crítica que avaliei esta edição da Ciranda Cultural com 2 estrelas. Lemos em 12 de outubro.

O Coração do Leão. Receio que este livro estava começando a ficar muito amassado de tanto tempo que eu demorei para ler. E, apesar de eu ter amado a história do rei Ricardo Coração de Leão, ele não foi tão bom rei, apesar de tentar ser justo em seus princípios e excelente guerreiro. Não quero falar muito, porque tira a emoção da leitura, mesmo para quem já conhece os fatos históricos. E eu pesquisei genealogia e fatos históricos durante a leitura. Estou ansiosa para chegar no momento que esta ficção de encontrar com a Série Os Reis Malditos, contado a partir do ponto de vista dos franceses. Terminei de ler em 14 de outubro e avaliei com 4 estrelas. 

Quando eu consigo cumprir a meta de leitura da semana, fica mais fácil priorizar a leitura do livro físico no fim de semana. E foi um pouco assim que consegui avançar com O Coração do Leão e começar a ler Príncipe das Trevas. Outra coisa que eu queria comemorar foi que terminei de ler a série dos Bridgertons e estou muito ansiosa com a próxima temporada da série Bridgerton que só estreia em março do ano que vem. Enfim, estou assistindo muita coisa. Por isso não leio mais. Mas avancei bem nas leituras nesta semana.

sábado, 26 de março de 2022

Roupa Íntima em 2021

Sempre enrolo muito para conseguir fazer estes inventários, porque me dá trabalho. Eu gostaria que fosse mais fácil, e mais rápido... Mas isso vai acontecer quando eu tiver menos objetos em casa. O meu grau de tolerância está diminuindo, por isso estou descartando com mais rapidez.

O que entrou:
Estou razoavelmente satisfeita com as opções que tenho para não sentir vontade de comprar nada.
Resolvi costurar uma peça e retornar para uso então tem uma a mais que não é uma peça nova.
Total: + 1

O que saiu: 
Novamente, as peças que uso com frequência são sempre as mesmas e estão gastas. Mesmo que tenha substituído e separado mais 3 para uso no ano passado, as últimas que estavam em uso de muitos anos anteriores estavam bem gastas. E acabei com mais quatro.
Saindo um pouco mais de casa, minha filha cismou que queria um luva para usar no frio e acabou pegando as duas que eu tinha.
Também precisou de uma meia-calça preta e eu dei uma para ela que já estava pequena em mim.
Total: 4 + 2

Balanço:
Dá muito trabalho contar, tirar do armário, do cesto de roupa suja e do varal e contar tudo. Mas com os grupos que eu criei está mais fácil de contar sem esquecer nada. Meus totais atualizados continuam melhorando, ou diminuindo, só que mais devagar. Estou com 84 em uma gaveta e 89 na outra. Estou longe de chegar num valor razoável. Mas por incrível que pareça, percebo alguma diferença no volume da gaveta que já não fica pulando para fora. 
Estou com mais alguns itens no talvez e muita coisa que eu não tenho a menor perspectiva de voltar a usar. Então, o que seria melhor do que isso era tomar coragem para tirar mais peças e usar tudo o que tenho e não teria mais necessidade de fazer inventários. Ainda acredito que posso reduzir de pouco por ano até chegar numa quantidade razoável.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Semana 2021

O tempo está voando, mais um mês se passou e logo termina o ano. Como sempre, pretendia já ter terminado mais coisa nesta época do ano, mas ter ficado sem conseguir ler desde maio me deixou numa situação bem complicada. Entre 1 e 7 de outubro minha prioridade tem sido terminar de ler Os Bridgertons para assistir a série. E também estou aproveitando para terminar de assistir 13 Porquês, com as reviravoltas que os autores da série fizeram depois da primeira temporada.

Virginia Woolf. Desde que terminei de ler Orlando estava com 3 leituras da Virginia Woolf para fazer: esta biografia, Um Teto todo Seu e Rumo ao Farol. Ela era totalmente mal resolvida. Lutava contra os preconceitos do pai, idolatrava a mãe, queria ser o próprio irmão, amava e competia com sua irmã mais próxima. É muita coisa e muitas obras para alguém que viveu pouco. Eu não defendo ninguém que tenha cometido suicídio, mas sei que a situação dela era complicada. Algumas obras dela são geniais, mas a maioria é difícil dizer. Nesta biografia, assim como nos livros de Virgínia, os assuntos não são compartimentados, segue mais ou menos uma sequência temporal, que avança e retorna para concluir os assuntos e também segue uma sequência de assuntos que também vão e voltam de acordo com o contexto da narrativa. Gostaria de ler sua biografia mais famosa, mas é difícil achar edição brasileira dela. Terminei de ler em 02 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

O Conde Enfeitiçado. Já no terceiro volume sabemos que Francesca se casou e enviuvou mas nada se conta dela nos bailes, em seu namoro e escolha para o casamento. Francesca também parece sempre ser uma pessoa distante, mesmo numa família tão grande e unida, como se estivesse sobrando. Neste volume, depois de muitos anos sozinha e sem a pretensão de casar novamente, Francesca percebe o chamado de seu relógio biológico e resolve aceitar a possibilidade de um novo matrimônio, ao mesmo tempo que Michael retorna da Índia com a mesma intenção. Por terem sido muito próximos, acabam optando por ir aos mesmos eventos e passarem tempo juntos. Michael é um retrato do rapaz apaixonado (mesmo não sendo mais um rapaz). E ambos entram para um relacionamento de forma menos impulsiva e mais madura (se comparado com os outros casais da série). Terminei de ler em 05 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Um Beijo Inesquecível. Está terminando com a série dos Bridgertons. Novamente com a ajuda de Lady Danbury (acho que neste momento Mrs. Bridgerton já está cansada de tantas temporadas) Hyacinth conhece um jovem de índole duvidosa a quem resolve ajudar com a tradução de um diário, que a leva a um possível mistério. E mais uma vez surge uma paixão impulsiva e um casamento às pressas. É curiosa a história de filho rejeitado, novamente, mas Gareth, contra a expectativa da época, é um nobre trabalhador e realmente acredita em salvar o nome da família. Terminei de ler em 07 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Li um pouco menos que semana passada e não o suficiente para terminar esta série. Mas na próxima semana já devo começar um novo desafio. E está passando muito mais rápido do que eu gostaria.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Resumo da Trigésima Nona Semana 2021

 E mais um mês está chegando ao fim e eu ainda estou com muita coisa atrasada. Praticamente desisti das minhas metas e já estou pensando nas de 2022. Será que eu finalmente vou conseguir focar no que eu deveria para organizar as minhas leituras e deixar de ter metas bizarras? Claro que ainda não. Mas estou firme tentando focar em 3, mas trabalhar em 6 a 8 metas e ir diminuindo uma por ano. Qualquer dia conto sobre o que eu fui tirando de um ano para outro que me permitiu voltar para as metas anteriores e concluir elas também. Quando eu tiver concluído tudo de preferência. E desde semana passada eu estou tentando ler e terminar a série de livros dos Bridgertons. São muitos volumes, mas a leitura é rápida. Então entre 24 e 30 de setembro consegui ler mais alguns.

Um Perfeito Cavalheiro. Neste volume eu estranhei a autora ter feito uma releitura da história da Cinderela já que nos outros volumes ela não usa contos de fadas como referências. Apesar de ser só o terceiro volume, acredito que este foi o melhor até agora. O Benedict também tem os seus traumas de infância, mas lutou por uma paixão a primeira vista e abriu mão de uma vida social para ter uma vida familiar sem atrapalhar sua família. E a pessoa que tem mais garra nesta família é a viúva, Sra. Bridgerton. Li em 24 de setembro e avaliei com 4 estrelas. 

Os Segredos de Colin Bridgerton. Colin é o rapaz alegre e despojado que encanta todas as moças por onde passa e tem aversão a relacionamento. Mas nada explica o porquê desta aversão. Quem observa os jovens e percebe que Colin já encontrou sua cara metade é Lady Danbury. Uma coisa que eu não gostei desde o começo é que se passa alguns anos depois de Um Perfeito Cavalheiro, que por sua vez é um tempo depois de O Visconde que me Amava. Como a diferença de idade entre os rapazes é pequena, os garotos Bridgertons estão se casando bem mais velhos, 37 - 39 anos. Sendo que por volta dos 32 - 35 já era considerado normal para a época. Enfim, a autora poderia ter feito outra combinação de idades dos personagens e acredita que esta foi a melhor combinação. Mas do jeito que está indo, os volumes finais da série vão ser um pouco atropelados. Li em 25 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Arqueiro do Rei. Neste volume 12, Will está sofrendo por solidão e já não acha maneiras de se vingar de sua sorte e voltar a viver. Seus amigos já não sabem mais o que fazer para tentar trazer ele de volta como um dos melhores arqueiros que Araluen já teve, quando surge a ideia de enviar um aprendiz para ele. E novamente, depois de mostrar que Araluen pode ter uma monarca e seu consorte que também é um bravo guerreiro, o autor desafia Will a desenvolver na prática um programa de qualificação para meninas se tornarem arqueiros. E de desafios que vencemos as maiores barreiras. Cassandra e Horace não hesitam em enviar a única filha e herdeira do trono para passar por este aprendizado com o melhor amigo que eles já tiveram. Terminei de ler em 27 de setembro e avaliei com 3 estrelas. Acho que eu já comentei que a minha maior frustração desta série é que o autor até coloca romances nas histórias, mas os personagens não tem filhos. E, por mais que ter filhos não seja sinônimo de felicidade e ainda complique a vida profissional, a ambientação da história parece ser de um período em que ter filhos era a prioridade de todo adulto. E mais uma série concluída.

Dudu cara de Feliz, Dudu cara de Triste. Outro livro que a mais nova trouxe da biblioteca. Este pelo menos tinha todas as páginas completas, na ordem certa e foi possível algum entretenimento. Mas não chega a ter uma história. Penso que já não é a melhor opção para a idade dela, mas está dentro do aceitável. Li no dia 28 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Para Sir Phillip, com Amor. Mais um volume da série dos Bridgertons, contando sobre o romance e Eloise. O casamento de sua melhor amiga, Penelope, a despertou para aceitar uma vida de casada. E sem nem mesmo esperar a permissão da família, viaja escondida para se encontrar com o viúvo com quem vem trocando cartas e a convidou para visitar. Muita gente critica Sir Phillip, por não demonstrar sentimentos nem com os filhos, nem com Eloise. Mas nas primeiras páginas somos pegos pelo choque da narrativa da morte de sua esposa e da tormenta que foi viver estes 10 anos com uma mulher com um quadro forte de depressão num clima frio e adverso na maior parte do tempo. Seus filhos também são os típicos pestinhas com as babás. E Phillip é um acadêmico forçado a aceitar uma vida doméstica para a qual não foi preparado. Então são muitos porém para fazer dar tudo errado. Qualquer outra, teria ido embora em pouco tempo. Terminei de ler em 29 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Estou feliz que li bastante e terminei uma série. Pretendia já ter terminado Os Bridgertons, mas não está tão fácil assim. Faltam mais 4 volumes: 3 filhos e o livro de contos. E antes de passar para a próxima série quero terminar de ler Coração de Leão antes que a minha filha estrague. 

quarta-feira, 23 de março de 2022

Terminados em Maio

A partir daqui meus relatos estão faltando partes. A partir de maio eu resolvi que não queria gastar meu tempo escrevendo. Então tenho alguns registros e muita falta de informação. Não me cobrem. O que eu tenho certeza foi que terminei algumas coisas e comprei algumas coisas. Sobre as metas, praticamente me abstenho de falar.

Produtos Terminados:


Agora que estou usando as amostras de creme hidratante, e tenho muitas, consigo terminar um pouco por mês. Usei estas duas que são maiores mas já estou com outras em uso.
Enfim também terminei com este condicionador e terei algumas amostras para usar antes de passar para o próximo. Também tenho usado a máscara de tratamento junto com o condicionador, então não uso tanto condicionador.
E tenho em uso o creme para as mãos e o creme de hidratação para os cabelos ainda não terminaram, mas falta pouco. 
Dos produtos das meninas ainda tenho bastante coisa em uso e perto de terminar. Minha filha está usando mais o perfume e o protetor labial. Também tem um creme para os cabelos e um creme hidratante para o corpo perto de terminar.

Andamento das Metas:
Eu praticamente abandonei as minhas metas. Pela minha lista, não terminei nenhum item das metas depois de abril.

Produtos Novos:
Eu sempre acabava comprando alguma coisa, mas não fiz mais registro da compra de produtos novos. Atualização agora, só com o inventário.

Eu acho que, com algumas exceções, baixei bastante a quantidade de estoque. Agora tenho apenas alguns produtos para reposição. Mas cremes, sabonetes, esmaltes, perfumes e maquiagem, eu ainda tenho sobrando em diversos aspectos. Espero poder parar com o terminados em mais um ano ou dois. O espaço que uso para armazenar produtos já está cada vez menor.

terça-feira, 22 de março de 2022

Resumo da Trigésima Oitava Semana 2021

Só porque eu melhorei não quer dizer que esteja lendo muito. Ainda acontece de ter semanas praticamente sem leituras e outras que até canso de escrever. Perto de 2020, 2021 terá menos leitura porque não mais terá tantos livros infantis, mas devo tentar ler um pouco mais os livros da mais velha. Mas eu finalmente terminei de ler Rangers e comecei a ler uma série nova nesta semana de 17 a 23 de setembro. E fiquei com as leituras previstas todas emboladas, de novo.

Histórias Perdidas. Este é o volume 11 da série da Ordem dos Arqueiros. Tem passagens de períodos entre os volumes, contando um pouco mais. Conta mais da vida de Gilan, que é um personagem que fez falta. Conta da juventude de Halt e seu período de aprendiz. E conta sobre o que foi encontrado em escavações sobre onde ficava Araluen, séculos depois de quando se passou a história de Will Treaty. Foi uma boa leitura. Seria perfeito como o fim da saga, mas o autor resolveu começar outra saga e fez mais um volume de encerramento desta série. Logo leio o volume 12. Terminei de ler em 18 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

O Safado do 105. Acho que já passou o furor deste livro, que começou no Wattpad e depois foi publicado. Mas foi uma das indicações que recebi com as leituras que eu fiz anteriormente. Eu acho que esperava uma história mais mal escrita, ou menos enredo e mais descrição. Mas não foi bem assim. Ainda tem muito esteriótipo para este tipo de história, mas é a fórmula razoavelmente desenvolvida. Essa parte de ter um vizinho interessante, charmoso e que te dá bola seria o sonho de qualquer garota. Só algo para se pensar sobre. Terminei de ler em 20 de setembro e avaliei com 2 estrelas.

O Duque e Eu. Depois de tanto incentivo, por conta da série Bridgertons na Netflix resolvi ler os livros para assistir a série antes que seja tarde. E eu gostei deste primeiro volume. Achei estranho a mãe tentar casar primeiro a quarta filha (a primeira mulher) antes de casar pelo menos um dos filhos, mas gosto da dinâmica familiar dos irmãos. Também achei a Daphne pouco convencional mas ao mesmo tempo inocente demais. Mas seria difícil pensar em tantos personagens relacionados e ao mesmo tempo diferentes o suficiente. Li em 22 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

O Visconde que me Amava. É o segundo volume da série Bridgertons, conta a história do Anthony. É estranho pensar no jovem responsável financeiramente pela família, com todo um drama depressivo que age feito um cafajeste na maior parte do tempo. Se a ideia era mostrar sua redenção e com a Kate transformou o seu modo de ser, ficou inverossímil. Mas quando Anthony começa a acreditar que pode ser feliz e se entrega a seus sentimentos passa a ser cativante. Quiséramos, todas nós, receber a atenção e carinho que ele dedica. Li em 23 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Parece que estou lendo muito, não. Pena que nada destas leituras estavam nas minhas metas. Agora que comecei quero terminar de esvaziar uma das pastas e focar em terminar algumas das metas que estão em condições de serem cumpridas (terminar séries?!). Mas não tem jeito. Quando eu perco o foco assim, preciso ir até o fim para depois retomar o que deveria estar lendo.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Resumo da Trigésima Sétima Semana 2021

Nada como leituras aleatórias para destravar as leituras empacadas. E, agora que travei de novo, e falta tão pouco para terminar Rangers, voltei para leituras aleatórias. E entre 10 e 16 de setembro até que consegui ler bastante. E voltei a organizar os meus arquivos, achei mais alguns repetidos que estou escolhendo e apagando. Não vejo a hora de começar um novo projeto.

Imperador de Nihon-Ja. Mais um volume da série dos Arqueiros. Desta vez começa com Horace visitando a muralha do reino de Nihon-Ja, seguido de uma tentativa de golpe de estado. E enquanto a preocupação do imperador é garantir que Horace deixe o território de Nihon-Ja, Horace quer dar um jeito de proteger o imperador e garantir a sua permanência no trono. É uma história cheia de batalhas e muita honra em jogo. Pro meu gosto, passou um pouquinho esta parte de luta. Mas um final do jeito que já se esperava para o fim desta saga. Terminei de ler em 12 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Dudu no Jardim, Dudu no Quintal. Este foi um livro da biblioteca da escola. Como sempre tivemos muitos livros infantis em casa, nunca dependi da escola para apresentar bons livros. Mas esta foi uma experiência que me decepcionou. Além do livro ser insignificante em termos de conteúdo: os gráficos não são nada demais, a história não constrói enredo, não tem personagens conhecidos, nem apresenta algum tipo de moral da história.... A edição que a escola tem foi impressa errada. Tem duas vezes a página 5 e não tem a 8. Eu tentei de todas as formas chutar o que está faltando, mas a imagem e o texto das páginas que estão certas são muito pouco para criar uma história para a criança. Eu tentei algumas vezes, mas nem a criança conseguiu entender nada. E olha que ela narra o que está vendo nas imagens e cria a história do jeito dela. Péssima experiência. Enviei um recado para a bibliotecária mas não tive retorno. Isso aconteceu no dia 13 de setembro e avaliei com 1 estrela (ruim). A experiência de leitura que eu prefiro não ter.

Leilão da Viúva. Curiosa que sou, peguei outro livro da mesma autora que li semanas atrás. É um romance, curtinho, e gostei. Foi mais para passar o tempo. Imagina ser uma jovem viúva herdeira e ter a chance de participar de um leilão para a caridade, com um encontro às escuras. Porque a viúva verá quem a arrematou, mas ele não saberá quem ela é. Argumento interessante. Li em 14 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Filled. Eu experimentei esta leitura porque era um livro curto e a autora é bastante elogiada. A personagem aceita um trabalho para ajudar o irmão a pagar uma dívida, mas o irmão é um grande vigarista, junto com as pessoas para quem ele deve e "os amigos" que estão tentando ajudar, mas na verdade só querem prostituir a moça. É uma história um pouco pesada, mas felizmente é curta. Também li em 14 de setembro e avaliei com 2 estrelas. Também não foi um dos meus preferidos.

Considero que li bastante, mas foi uma sequência de livros para preencher a semana já que não foram as melhores avaliações. Ainda estou me arrastando com a leitura de Coração de Leão que gostaria de terminar em breve. E também estou lendo mais uma biografia, da Virgínia Woolf que estou lendo aos poucos. Mas a prioridade é terminar a série dos Arqueiros. E agora falta bem pouco.

domingo, 20 de março de 2022

Material da Vez 2021

E não é que eu mais compro do que sou capaz de usar... Mas não desanime, os itens que eu tenho no meu estojo estou usando e em algum momento vou equilibrar as minhas compras com o que eu uso. Já falei que venho reduzindo o meu volume de itens comprados e também tenho descartado muitos produtos que já não estão em condições de uso. 


Repetindo a foto que usei no começo deste ano, sempre divido em 4 grupos: lápis, borracha, caneta colorida e caneta de uso comum. No começo do ano eu tinha a caneta preta quase acabando, dois lápis pequenos e duas borrachas pequenas. E boa parte das canetas que estavam de reserva não são confiáveis que não estavam funcionando muito bem. Então a expectativa estava muito alta em terminar muita coisa, ou ao menos descartar muita coisa. Esta caneta preta me acompanha faz 2 anos no estojo e estava na hora de terminar mesmo. Os lápis eu uso muito pouco, então não tinha tanta expectativa. Mas as borrachas eu sabia que poderia acabar com uma e diminuir bastante a outra pequena. E sim, também tinha a expectativa de pegar uma nova borracha. Já a caneta colorida, uso bem pouco, então não tinha nenhuma expectativa em terminar.
E a agenda, que não venho mostrando, estava com duas: uma com 26 páginas e outra com 90. A de 26 já não tive muito para atualizar e esperava que terminasse antes do fim do ano. Aos poucos tenho passado as informações para a outra que pretendo gastar nos próximos anos. Ainda é muito cedo para ter que pegar uma nova agenda para usar como caderno de anotações. 

Agora, resumindo tudo o que foi o ano em relação aos meus usos, comparando os itens mostrados na primeira foto com esta, a caneta preta que eu sabia que estava acabando eu terminei em março. Passei a usar uma azul que estava guardada, da Moranguinho. Acabei raspando a estampa da moranguinho, parece lisa. E usei bastante. Claro que não o suficiente para acabar em um ano. Das demais que mostrei, não voltei a usar a não ser a laranja, mas estou economizando. As outras não sei o que esperar e tirei do estojo. Não, não joguei fora. Talvez em outro momento.
Das canetas coloridas, ainda estou usando esta roxa e mantenho as demais no estojo. Sei que deveria descartar, mas tenho dificuldade em aceitar a derrota. Consigo lidar com canetas que acabam, mas não com canetas que param de funcionar. Acabei pegando mais uma vermelha que eu tinha guardado, já bem gasta, que está agora também no estojo, mas que uso bem menos que a roxa.
No começo do ano acabei esquecendo de incluir na foto esta lapiseira. É que eu não chego a usar de fato, mas carrego no estojo. E nem tenho grafite reserva para ela. Mas o que eu mais tentei usar foi este lápis verde que está menor, e já estava no ano passado. Eu tenho uma crítica muito grande com os lápis que usam esta madeira ecológica que, por ser levemente plástica, deixa o grafite mais maleável e escorrega no papel. É menos pigmentado e a sensação do uso não é agradável. Só uso porque tenho em casa, mas não pretendo comprar nunca mais. Este lápis amarelo também tem plástico, é flexível e por isso pouco uso. Mas o lápis cinza está como em anos anteriores, quase não usei. E o outro branco, eu tirei do estojo, está guardado na gaveta de materiais reserva.
Fico feliz que as borrachas estejam diferentes. Como contei antes, a borracha rosa que estava usando já não está comigo no estojo, então não mostrei o tamanho. Ainda não acabou, está em uso. Das pequenas, terminei a pititica em abril, só que ganhei outra igualmente pequena e estou usando desde então e deve acabar logo. Mas a outra que estava pequena, está um pouco menor. Pode não parecer, mas usei até que bastante.
Sobre os cadernos, a agenda que estava menor continuei usando até o fim do ano e, com o que sobrou, não sei se aguenta mais um ano. Já vinha passando boa parte das informações que acompanho (tracking) para a outra e, finalizando as retrospectivas e inventários, pode ser que eu tenha que abandoná-la. Mas a agenda de cupcake ainda deve durar alguns anos. Ainda é cedo para escolher a próxima, mas tenho a expectativa de que esta vai durar pouco tempo.

Estou me adaptando a este novo formato de acompanhamento. Acho que ficou melhor que o de 2019, mas não gostei muito de como ficou em 2020. Realmente preciso manter o registro fotográfico mais frequente que duas vezes ao ano. Estou pegando o jeito.

sábado, 19 de março de 2022

Resumo da Trigésima Sexta Semana 2021

 Está passando rápido, né? Agora que estou conseguindo ler com mais regularidade já estou me sentindo bem melhor em termos de satisfação com estes resumos. Entre 3 e 9 de setembro tivemos um feriado e a oportunidade de passar um pouco mais de tempo lendo.

Halt em Perigo. E a série dos Arqueiros está quase acabando. Depois de se infiltrarem em Clonmel Halt foi atingido por uma flecha envenenada e não está muito bem. Mais do que manter vivo Halt, Will e Horace também precisam dar um jeito de capturar os genoveses e proteger Araluen de um ataque dos pictos. Fácil, fácil! E neste momento eu já estou me preparando para um final feliz. Terminei de ler em 05 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Pelos e Penas. Mais um dos livros infantis que eu tenho em casa. Este também veio do Leiturinha. O livro tem uns recortes na página que oculta ou revela o formato de um animal, dependendo de se está ou não virada a página. Não chega a ter uma história, é mais a adivinhação de quais animais de pelos ou penas que está oculto na imagem. É bem colorido. Sempre folheamos mas em 06 de setembro foi um dos escolhidos para serem lidos e avaliei com 5 estrelas.

Estrelas Além do Tempo. Este livro encontrei recomendação de um youtuber gringo, por conta do filme e não conhecia a história. Só que um colega de trabalho já havia me indicado outros 2 livros sobre a presença das mulheres computadoras no desenvolvimento do projeto espacial da NASA e que foram tão importantes para o desenvolvimento da aviação. Veja que tem conexão com muitos assuntos que tenho interesse. Consegui o livro em uma troca, mas o mais interessante é que não fala apenas da presença de mulheres no programa espacial, mas em mulheres negras e toda a questão da segregação que ainda era muito forte no estado da Virginia onde ficava a sede de desenvolvimento da NASA. E o livro foi escrito de uma forma saudável, um ponto de vista imersivo com entrevistas às personalidades que narraram e forneceram importante material de referência para esta história. Não assisti o filme, mas considero lição de vida reconhecer a força destas bravas mulheres que enfrentaram tantas barreiras para simplesmente viver a vida delas com os dons que têm/tinham. Terminei de ler em 07 de setembro e avaliei com 4 estrelas. Tenho dúvidas se coloco para troca para ter chance de mais gente ler, ou se guardo para ler de novo.

Ainda não estou confortável com as minhas leituras porque sinto que deixei muita coisa para trás, principalmente das metas. Estou tentando retomar, mas com esses meses de atraso só conseguirei chegar na metade do que eu esperava. É uma pena, mas que me faça tentar ser mais realista e aceitar que vou ter estes períodos de pouca leitura pelo menos uma vez por ano, e não esperar que consiga manter o ritmo o ano todo. Acho que o pior passou e agora vou conseguir manter um ritmo bom de leitura nos meses que faltam.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Resumo da Trigésima Quinta Semana 2021

 Continuo atrasada com os resumos e muitas leituras para comentar. E entre 27 de agosto e 2 de setembro, consegui avançar um pouco mais nas leituras, mas pouco nas metas.

Reis de Clonmel. Mais um volume da série Rangers. E, se você estava curioso para descobrir de onde veio Halt, finalmente agora vão contar. Aparecem alguns personagens novos, mas também conseguimos rever alguns que estavam sumidos. A partir de agora, já não temos conflitos em Araluen e os Arqueiros voltam seus olhos para os territórios vizinhos, em trabalho de espionagem, para tentar evitar problemas futuros. Terminei de ler em 30 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

A Pequena Sereia. Eu não pretendia pegar mais livros infantis para comentar, mas a escola retomou o projeto da biblioteca e eu tenho que ler para a mais nova. Esta é uma edição simples, com as páginas grossas, e um tamanho bom. Mas para economizar no número de páginas e não forçar muitas imagens juntas, a história fica corrida. Lemos em 31 de agosto e avaliei com 2 estrelas e meia.

A Babá do Vizinho Milionário. E mais uma leitura despretensiosa do Wattpad. A jovem tem o mesmo nome da neta de um senhor que ela atende no bar. E quando o idoso passa mal e é levado para o hospital, ele está no bar e ela o acompanha. Claro que a tragédia não para por aí, ela perde o emprego e o idoso vai a óbito. Dias depois o advogado procura por ela e a coloca "no lugar" da neta para receber uma herança e ela fica morando num prédio de rico e resolve trabalhar de babá no apartamento vizinho. Isso de se passar por outra pessoa, ou fingir um relacionamento é muito bom por uns dias ou se você não for mais voltar no lugar, mas costuma dar errado depois de um tempo. E a verdadeira neta é uma verdadeira megera. Terminei de ler em 02 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Acho que finalmente vou conseguir terminar de ler mais uma série este mês, que por sinal está voando. Continuo tendo dificuldade em focar nas leituras da meta, mas estou tentando terminar tudo o que eu comecei quando não estava conseguindo ler e ir fechando as abas do Wattpad que estavam abertas.


quinta-feira, 17 de março de 2022

Resumo da Trigésima Quarta Semana 2021

 Aos poucos estou conseguindo ler um pouco mais, ainda que bem aleatória. Anotar diariamente quantas páginas eu leio de cada livro também está ajudando. E tenho algumas coisas para comentar sobre a semana de 20 a 26 de agosto.

Projeto Duquesa. Porque eu achei o conto gratuito para kindle, acabei pegando este romance para ler. Uma viúva resolve usar uma moça como seu "projeto" para ocupar o tempo e não ficar remoendo sobre a ausência do falecido marido. Mas por mais que pareça difícil preparar esta mocinha para o casamento, a viúva não estava preparada para que ela fosse se aproximar tão facilmente, sem querer, de um duque jovem e solteiro da família. Sinto saudades de fazer leituras assim para me prender melhor. E foi uma leitura rápida. Terminei dia 20 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Crepúsculo da Águia. É o segundo volume da Saga Plantagenentas. E eu finalmente retomei a leitura desta série. Eu gosto muito deste tipo de ficção histórica. A autora escreve muito bem. Este volume conta sobre o segundo Plantageneta, Henrique II. E em muitos momentos quem ganha mais expressão é sua esposa, a polêmica Eleanor da Aquitânia, ex-mulher do Rei Luís, da França. E Henrique teve muitos filhos, a ponto de um deles ser conhecido com João-sem-Terra já que não havia mais posses da família que pudesse ser indicada como herança para o mais novo, todas já estavam prometidas para os outros filhos. Foi uma leitura lenta. Que eu optei por avançar sem pressa. Mas que com isso, só terminei em 22 de agosto. Avaliei com 4 estrelas.

Um Marido de Mentirinha. Este foi uma recomendação do Wattpad, já que eu queria uma leitura rápida só para me motivar a avançar nas leituras em andamento. Não aproveitei muito, acho que foi a pior avaliação que fiz, com 2 estrelas. Mas não é um livro tão problemático que eu diria para não ler. Apenas não tenho muito para contar. Terminei de ler em 23 de agosto.

Resgate de Erak. Mais um volume da série de Rangers, a Ordem dos Arqueiros. Que os escandinavos eram meio a toa e se colocavam em confusão, já tinha dado para perceber. Mas a forma como Erak se deixou ser capturado chega a ser cômico. E esta série não tem muito de comédia. Mas então Evanlyn é nomeada pelo pai para negociar como intermediária e tentar obter a liberdade do líder dos scandians. Achei curioso este volume ter ocorrido num período anterior aos volumes 5 e 6, mas eu estava com saudade de Erak. Estou começando a ter uma percepção um pouco confusa sobre esta série. Mas não vejo motivo para criticar como um todo. Terminei de ler em 26 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Não tenho dúvidas que estou conseguindo ler num ritmo melhor, mas deixei muitas metas atrasadas e peguei leituras aleatórias. Já desisti de esvaziar a pasta de 2021 e não vou mais me cobrar por ler os meus livros, já que aproveitei muito mais fazer esta leitura lenta de Crepúsculo da Águia. Só vou tentar intercalar livros de bolso com edições normais, para terminar a prateleira de livros de bolso primeiro.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Balanço Mensal - Junho

 A partir de agora terei um pouco menos de anotações do que eu gostaria, então aguardem que quando for possível eu retorno com elas.

Leituras de Junho



Aos poucos estou tentando ler um pouco mais, mas continua difícil. Só um pouco melhor que no mês passado.
Dos 7, 6 estavam na lista de espera.
Ainda que não contem como séries da lista, avancei em duas que comecei este ano: a saga do tigre e mais um volume das Fronteiras do Universo. Ambas pretendo terminar no próximo mês.
Dos meus livros eu me esforcei muito pouco para avançar.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. 65/100
2) Trocar 20 livros. 16/20
3) Terminar 5 séries da lista. 4/5
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. --/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 148/506 = 29%
6)  Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 45/65

Como fugi das metas, a única que eu tive avanço foi a 4, mas não confio na soma que eu vinha usando.
A meta 1 eu também sempre consigo algum avanço, mas está devagar.
E as demais estão exatamente iguais.

Lista de Próximas Leituras

Das leituras pendentes da TBR continuo atrasada nos volumes anteriores e ainda não cheguei no volume 4: O Príncipe das Trevas. Também não comecei na leitura de A Revolta do Atlas, então sem chance de novo sorteio. A partir de agora vou apenas atualizar a lista retirando as leituras concluídas. E novamente fugi de tudo o que estava planejado.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. Crepúsculo da Águia 2%
6. O Coração do Leão
7. O Messias de Duna
8. Os Filhos de Duna
9. O Imperador-Deus de Duna
10. Um Dia
11. Estrelas Além do Tempo

Como as leituras foram fracas, não avancei muito no aspecto geral. A pilha de livros ainda está com 21 livros e a pasta está com 43 arquivos. E a partir de agora não tenho mais como escapar das pilhas.

terça-feira, 15 de março de 2022

Resumo da Trigésima Terceira Semana 2021

 Então voltei para a leitura da série Rangers e consegui terminar alguns volumes entre 13 e 19 de agosto. Ainda não estou lendo como eu gostaria, mas estou anotando as páginas lidas e consegui ficar menos dias sem conseguir ler. Ainda tenho meus dias de preguiça, mas tenho lido melhor.

Folha de Carvalho. É o quarto volume da série. A folha de carvalho é o símbolo que Horace usa como cavalheiro enquanto viaja disfarçado para tentar resgatar Will e Evanlyn. Neste volume a história está dividida em 2 núcleos até que se encontram já no fim do volume. A passagem de tempo é bem curta entre um volume e outro até agora, quase que em sequência ininterrupta. Terminei de ler em 14 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Feiticeiro do Norte. Neste quinto volume tem um salto no tempo, Will já concluiu os 3 anos de treinamento, foi nomeado Arqueiro e designado para uma Vila próxima ao mar. E em seguida convocado par ir, como um espião, tentar uma investigação na parte norte do reino. Will está mais maduro, mas continua inseguro. A fama o precede e todos esperam muito mais do jovem arqueiro devido a sua fama. E os conflitos amorosos começam a surgir na vida de Will. Terminei de ler em 17 de agosto e avaliei com 4 estrelas. Até agora, todos os volumes são igualmente bons.

Cerco a Macindaw. O volume anterior acabou antes que a missão tenha sido concluída. Will continua no norte tentando evitar uma invasão dos pictos. Horace chega para ajudar e Aliss está presa como refém na torre do castelo. Mas Will sabe como pode fazer aliados e se aproveitar de sua genialidade para usar outras armas e superar o desequilíbrio do combate. E novamente, uma estratégia brilhante conclui mais esta aventura. Terminei de ler em 19 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Foi uma boa semana. Consegui focar bem e ler bastante da série da vez. Cheguei na metade. Tenho certeza que não consigo terminar neste mês, mas vou conseguir um bom total mensal de leituras. 

segunda-feira, 14 de março de 2022

Resumo da Trigésima Segunda Semana 2021

 Apesar de estar destravando nas leituras, precisa voltar para terminar as leituras que eu vim fazendo e não conseguia terminar. Então voltei a ler devagar. Mas terminando a pilha das leituras iniciadas devo conseguir fazer fluir melhor as seguintes. E entre 6 e 12 de agosto consegui terminar algumas leituras que estavam travadas.

The Unhoneymooners. Uma comédia muito engraçada em que é servido no jantar da festa de casamento frutos do mar e todos os convidados passam mal, inclusive os recém-casados. Mas a exceção é a irmã da noiva e o melhor amigo do noivo, que, seja por frescura ou por alergia, não experimentaram os frutos do mar e, com a benção do casal, partem na viagem tudo pago de lua de mel no lugar do casal. Só o que precisam é levemente fingir que são o casal recém casado. Os livros da Christina e da Lauren são muito divertidos. Assim como os outros que li na semana anterior, passar um tempo juntos faz o casal se sentir mais próximo, se conhecerem melhor e, se apaixonar, como já era de se imaginar. Terminei e ler em 07 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Seis Coisas Impossíveis. Foi outra leitura despretensiosa. O personagem principal é bem jovem, está inseguro tentando passar pelo recém divórcio dos pais e conciliar com os sentimentos que nutre pela nova vizinha que parece ser areia demais para seu caminhão. Acho que o personagem não me cativou. Sequer me convenceu que estava apaixonado. E apesar de ter listado 6 coisas impossíveis, meio que ele não precisou lutar tanto assim para que as coisas passassem a ser possíveis, se é que você me entende. É claro que ele amadureceu para mudar seu ponto de vista. Mas foi um período curto. O argumento principal é interessante, mas acho que eu não esperava que fossem personagens tão jovens. Terminei de ler em 11 de agosto e avaliei com 2 estrelas.

Nem conto quanto tempo demorei para terminar este último livro. Ainda estou arrastando a leitura de O Crepúsculo da Águia (confia que eu termino em algum momento em breve). E voltei para os próximos volumes de Rangers. Eu pretendia terminar todos em agosto mas não vai dar tempo. E continuo tentando finalizar a pasta de arquivos que organizei para as leituras de 2021.

domingo, 13 de março de 2022

Resumo da Trigésima Primeira Semana 2021

 Ainda estou longe do que eu gostaria mas continuo tentando sempre ler um pouco. Acho que o cansaço mental também está alto com as outras atividades que realizo. Entre 30 de julho e 5 de agosto consegui avançar um pouco mais nas minhas leituras.

Terra de Gelo. É o terceiro volume de Rangers. Will e Evanlyn foram levados como reféns dos Escandinavos para serem entregues como escravos e o senhor de Araluen não autorizou Halt partir em busca de uma criada e um aprendiz quando ainda é importante eliminar todos os partidários e apoiadores de Molgarath. E os Araluenses descobrem uma facilidade de fazer amigos e encontrar inimigos. Neste volume também conhecemos um pouco mais de Erak e seus escandinavos. Terminei de ler 30 de julho e avaliei com 3 estrelas. 

Os 13 Porquês. Eu tinha muito medo de ler este livro, mas consegui avançar na expectativa de assistir a série (que por sinal é bem diferente em muitos aspectos). Mas é muito triste acompanhar Clay, tentando descobrir quando falhou com Hannah para fazer parte de uma das 13 fitas em que ela narra porque optou pelo suicídio. E como este tem sido um ano de leituras fortes, esta também foi uma leitura que me deixou impressionada e tive dificuldade em voltar para as minhas leituras planejadas. É um tema muito polêmico mas ao mesmo tempo muito real. Terminei de ler dia 11 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Acordei Noiva do Meu Chefe. Porque às vezes preciso ler uma obra despretensiosa, com este título sugestivo fui conhecer como a mocinha se entrega a uma bebedeira e acaba noiva de um desconhecido, que ela encontrou na festa da empresa e na verdade é o dono. Neste livro também segue a mesma fórmula de outros que a mocinha inexperiente, bonita e muito dedicada à carreira, num dia ruim toma uma atitude impensada que no fim parece que dá tudo certo. Por que os caras que encontram assim num bar, mesmo quando tem a fama de playboy, na verdade eles só estão num dia ruim porque querem mudar de vida mas continuam seguindo velhos hábitos para não se sentirem sozinhos. Enfim, a autora escolheu uma fórmula que funciona. Li dia 04 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Namorado de Aluguel. Este já é um livro mais juvenil sobre uma garota que é dispensada pelo namorado no estacionamento antes de entrar para o baile da escola e resolve contratar um desconhecido que está no estacionamento e assistiu à briga para ser seu namorado apenas neste baile. Eu acho divertido como que os personagens precisam encontrar uma intimidade que não existe para representar os papéis de namorados. E também gosto de como passar um tempo juntos para se conhecer melhor e tornar os papéis mais realistas na verdade fazem eles se apaixonarem. E o personagem masculino é encantador. Terminei de ler dia 05 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Nada mal, não? Resolvi pegar umas leituras mais aleatórias e rápidas para me motivar e estou conseguindo ler um pouco mais. Mas na verdade já comecei outro tanto de livros que não consegui terminar. Acredito que a próxima semana também vá ser extensa.

sábado, 12 de março de 2022

A Ordem na Casa 2021 - Partes finais

Os últimos meses foram bem difíceis no aspecto organização. Comecei a atrasar tarefas e deixar de lado a faxina e a organização. Sim, eu acomodei. Juntando vários meses consegui ter algum progresso.

Mesa da Sala. Consegui enviar mais alguns livros e organizar o que estava por cima na estante. Também pude usar uma parte das embalagens que já não estão tão entulhadas. E voltei a separar os materiais de anos anteriores.
Esvaziei completamente a mesa para as festas de fim de ano, mas mantive pilhas de coisas, materiais e brinquedos em outros dois móveis da sala que eu ainda preciso esvaziar. A bagunça apenas mudou de lugar. E do que deveria ter saído, tirei muito pouco.

Balcão da Cozinha. De novo, continuando a saga por espantar os bichos, fizemos uma grande limpeza na cozinha. E tirando uma coisa de cada divisória e de umas poucas das gavetas, tirei coisa o suficiente para aliviar os espaços. Tirei mais duas panelas e três tampas, mais e talheres de cozinhar, servir e utensílios de cozinha. Depois dei mais alguns itens para minha mãe, as garrafas de vidro, levei alguns para o escritório e estou diminuindo os estoques.
Se teve um produto que estava parado e voltei a usar foi o chá. Consegui terminar com mais um pacote e voltei a usar a caixa de chá mate. Dos temperos, enfim terminei com o ajinomoto e o vinagre balsâmico. E também terminei com a farinha de milho.
Ainda tive que descartar 3 garrafinhas de água das meninas que quebraram no bico. 
Dos artigos de festa também consegui gastar alguns e comprei pouco nos últimos eventos que tenha sobrado.

Escritório. Ainda estou com o pesadelo das roupas. Consegui tirar mais um tanto de roupas do armário das meninas que não cabem mais.
A mochila que a mais nova vinha usando arrebentou e pude mudar para outra que eu tinha em casa. Ainda tenho produtos reserva guardados, principalmente lancheiras, mas é a vida. Ao menos não estou precisando comprar mais nada às pressas.
Mas das pilhas gigantescas, consegui terminar com os uniformes e estou conseguindo terminar com as roupas para a mais velha.
Uma das fitas grossas que eu uso está quase acabando a ponto de eu ter que pensar na substituição. Descartei mais uma massinha que ressecou e terminamos com mais uma cola branca. A escola solicitou materiais que eu tinha em casa e já não precisei comprar. Dos materiais escolares comprei pouco a mais que o necessário. 
De resto, gastei papéis de rascunho apenas. E estou bem perto de terminar mais um caderninho de anotações.

Queria ter feito muito mais e já ter conseguido diminuir um dos pontos de controle para voltar a focar nas minhas roupas, por exemplo. Mas vou ficar mais um ano nisso. Conseguimos nos desfazer de alguns móveis que eu tinha a mais, ainda faltam os pés de mesa de jantar e ainda preciso das caixas com rodízio para os brinquedos que estão na sala. Depois disso, só preciso conseguir aproveitar os espaços de armazenamento que eles já estão o melhor possível. E a área que mais melhorou, sem dúvida, foi a sala. Em 2022 espero conseguir finalizar a bagunça da sala e acabar com as pilhas de livros e revistas no meio dos brinquedos. E vamos ver o quanto consigo avançar.

sexta-feira, 11 de março de 2022

Resumo da Trigésima Semana 2021

 Ainda não sei o quanto sou capaz de ler, aos poucos focando nos livros que deixei separado para este ano. E até que consegui avançar bem entre 23 e 29 de julho. 

Ruínas de Gorlan. É o primeiro livro da série Ranger, a Ordem dos Arqueiros. E conta a história de Will, sem sobrenome, órfão criado no castelo, prestes a ingressar como aprendiz de algum mestre, se é que alguém vai aceitá-lo. Esta primeira aventura Will ainda é criança para seus 15 anos. Está numa fase de muito aprendizado e é muito curioso e dedicado. É uma leitura relativamente rápida que terminei em 23 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Ponte em Chamas. Este é o segundo volume da série Rangers. Agora Will é colocado à prova sem a presença de seu mentor Halt e precisa tomar decisões importantes. Mas aos poucos já está ficando conhecido por seus atos de bravura. Neste volume aparece um novo personagem, Evanlyn, que é surpreendentemente importante para o enredo. Mas as coisas acabam dando errado e Will é sequestrado pelos escandinavos. Terminei de ler em 26 de julho e avaliei com 4 estrelas.

Para o tamanho dos livros ainda acho que estou lendo muito devagar, gostaria de estar lendo mais rápido. Mas pelo tempo que eu demorei para ler o livro anterior posso considerar que estou indo muito bem. E sinto que vou conseguir retomar as minhas leituras a partir de agora.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Resumo da Vigésima Nona Semana 2021

 Estou ficando preocupada com o atraso destes resumos. Depois de duas semanas em branco, nesta semana de 16 a 22 de julho finalmente consegui terminar alguma coisa. E o mais frustrante foi ter passado 2/3 do mês antes de conseguir terminar alguma coisa. 

A Luneta Âmbar. Tenho até medo de ofender alguém dando a entender que este livro não é bom já que foi tão difícil para mim terminá-lo. Mas a história não é bem essa. Neste terceiro volume finalmente os personagens do primeiro livro coincidiram com os personagens do segundo livro. E aqui apareceu um elemento novo já que Lyra está com a ideia de visitar o mundo dos mortos. Este volume também é bem menos alegórico, talvez difícil para a leitura de uma criança, mas não deveria ter sido esse o meu caso. Terminei de ler dia 22 de julho e avaliei com 3 estrelas. Ainda tem outros livros do autor com alguns dos personagens que eu pretendo ler, mas por enquanto quero dar um tempo.

E ainda que não tenha terminado de ler mais nada, estou conseguindo ler outras coisas, iniciei uma série nova, mais infanto-juvenil que eu espero conseguir ler rápido, apesar de serem 12 volumes. E as minhas leituras empacadas ainda estão empacadas. E as metas deste mês, se eu não conseguir retomar no próximo mês, vou deixando para quando estiver me sentindo melhor para ler.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Resumo da Vigésima Oitava Semana 2021

 Acho que eu mereço um voto de confiança porque estou me esforçando. Mas eu não me lembro em nenhum outro momento da minha vida que tenha sido tão difícil ler. E olha que eu nem sempre tive tempo e opção para simplesmente pegar um livro e ler até o final. Uma parte das verdades é que eu comecei a tirar coisas da minha vida, a atualização das minhas listas foi uma delas, e as postagens foi outra. Também tive problemas com o computador e a bagunça infinita desta casa.

E mesmo com o feriado, entre 9 e 15 de julho não terminei de ler nada. Eu costumava conseguir terminar pelo menos um livro, mas não tem sido fácil avançar. 

As leituras do momento continuam as mesmas da semana passada, A Luneta Âmbar, principalmente, e para quebrar a rotina O Crepúsculo da Águia. Cheguei a ter esperanças de terminar A Luneta Âmbar e até iniciei outras leituras mas mal avancei uns poucos capítulos ou umas poucas páginas.

Acho que neste momento eu deveria ter mais paciência e passar mais tempo fazendo outras coisas, mas sinto que não preenchi este tempo com nada. Mas o meu "eu" do presente pode afirmar que a partir de agora vou conseguir melhorar.


terça-feira, 8 de março de 2022

As Metas de 2021 - Outros

 Eu comecei com outros porque eram itens muito aleatórios que eu entendia que não iriam se repetir com frequência. Mas no fim, em mais de dois anos, acabei mantendo para as minhas metas bizarras que não de leituras.

Uma das tarefas infinitas que eu sempre tento avançar são os livros de atividades. A mais velha está usando uma lousa para organizar a rotina e tem separado tarefas diárias que incluem os livros de Sudoku, atividades, colorir e as leituras. Então posso dizer que teve algum avanço. Mas ela é preguiçosa para só fazer o suficiente para a mãe não pegar no pé e faz tão pouco de cada vez que a mesma atividade demora semanas para terminar. Então a pilha não diminuiu. Depois venho contar como está o balanço, mas provavelmente comprei na mesma proporção que terminou. O que está diferente é que não estou jogando fora, mas deixando para recortar nas tarefas da escola, que sempre pede alguma coisa.

Depois que eu mudei de escritório nem encostei na pilha de apostilas. Cheguei a deixar algumas no chão para começar a me incomodar e me fazer estudar e descartar, mas acabei guardando no alto e um dia eu retomo. Não sei porque não consigo me esforçar para terminar com elas. Assim como as revistas, esta é uma tarefa que tem um fim. Não deveria me assustar tanto.

Eu consegui terminar com os vídeos de alguns canais que seguia e depois listei mais alguns para terminar. Confesso que a lista ainda é grande, mas pelo menos os que eu terminei não tive vontade de voltar a assistir. Tive uma perda de interesse pelo conteúdo oferecido. Por outro lado, estou usando cada vez mais a Netflix e consegui terminar várias das séries que eu estava assistindo, bem como assistir a muitos dos filmes que eu tinha anotado. Só que eu fiquei muito frustrada que algumas outras séries e filmes saíram do catálogo sem que eu tenha terminado de assistir. E não devem voltar, infelizmente. Não quero ficar assinando vários serviços, então vou ter que deixar por isso mesmo por enquanto.

E o outro item de projetos e fichas de Educação Artística eu não fiz nada. Gastei algumas tintas com as meninas, colorimos umas peças de massa, alguns livros de aquarela, mas ainda estamos com mais materiais do que dou conta de usar. Quando eu resolver pegar o livro de Educação Artística vou ter que começar de novo que já nem sei o que eu tenho de material.

Acho que o mais frustrante é saber que esta parte da lista poderia estar terminada e eu nunca me dedico o suficiente para avançar.

Este foi o último para comentar das minhas metas. Logo vou começar a atualizar das metas em 2022. Em breve vou ter anotações na página e o balanço não tão mensal assim já que comecei atrasado.

segunda-feira, 7 de março de 2022

Resumo da Vigésima Sétima Semana 2021

 Como eu tinha anotações mas estou finalizando o texto perto da publicação, posso corrigir meu "eu" do passado que este foi o pior período do ano para as leituras. Não sei explicar o que ocorreu, provavelmente foi quando começou o meu cansaço, juntou com a ressaca de leituras e peguei para ler um livro que foi muito para mim. Entre 2 e 8 de julho eu li muito pouco e fiquei o tempo todo brigando com o mesmo livro: A Luneta Âmbar. Não sei se eu tenho muito que possa falar sobre ele antes de falar do resumo. 

E o outro livro que eu deveria estar lendo e não estou avançando é O Crepúsculo da Águia, segundo livro da saga Plantagenetas. Tem sido difícil retomar, mas eu quero avançar. Ainda é o meu tipo preferido de leitura, ficção histórica.

Enfim, tenham paciência. Depois do fundo do poço eu vou voltar a ler. São só mais algumas semanas tenebrosas.

domingo, 6 de março de 2022

Resumo da Vigésima Sexta Semana 2021

Estou quase desacreditando que vou conseguir terminar de publicar todos os resumos de 2021. Principalmente porque eu tenho coisa para contar em quase todas as semanas. Mas continuei insistindo na saga do Tigre entre 25 de junho e 1 de julho. E depois dela estou com muitas opções atrasadas para tentar a leitura.

O Destino do Tigre. Então temos o fim da saga do Tigre. Finalmente a relação de Kellsey com a Deusa é melhor explicada e o destino dos irmãos permite que Kellsey escolha entre Ren e Kishan. E confesso que fiquei levemente surpresa com o destino deles. Esperava algo mais dramático. E novamente muitas referências à mitologia indiana. Terminei de ler em 25 de junho e avaliei com 4 estrelas. Aparentemente só o terceiro volume que era um pouco mais fraco mesmo.

A Faca Sutil. Outra vez aproveitando para terminar mais uma série que comecei recentemente e aproveitando para ler junto com outros para poder discutir a leitura. E eu percebi que tinha a mesma visão sobre o livro, assim como não parecia ser a continuação de A Bússola de Ouro. A Lyra parece outra pessoa, não mais aquela danada e pequena mentirosa. Muitas vezes age como porto seguro para Will. E outra coisa que me deixou confusa foi o período que o autor escreveu estas obras. Parecia ser uma obra antiga, mas pelas referências da edição pareceu ser bem mais recente, o que me gerou muitas dúvidas sobre o que achar. É difícil explicar porque isso deu nó na minha cabeça. Terminei de ler em 28 de junho e avaliei com 3 estrelas. Com certeza este não foi a melhor experiência da trilogia e abriu muito mais dúvidas do que permitiu esclarecer. A maior parte da aventura parece não ter conexão com o livro anterior.

Chega a ser curioso como que eu fui programando as minhas leituras para o ano todo e ter me perdido em maio. Acho que foi a primeira vez que eu fiz isso e já vi que não deu certo. Enfim, ainda tenho uma lista das leituras que eu pretendo focar, mas como opção estou recorrendo ao que eu acho mais fácil no começo e quem sabe depois foco para atingir as metas. Do contrário, não quero falar de metas. E vamos ver se eu consigo terminar mais uma série no mesmo ano que inicio.

sábado, 5 de março de 2022

Resumo da Vigésima Quinta Semana 2021

Continuo publicando atrasado e lendo pouco. O que não quer dizer que eu não tenho lido nada. Pelo menos, no que li até agora, estou gostando da saga do Tigre e terminando um volume já engatei no próximo entre 18 a 24 de junho.

A Viagem do Tigre. Este é o terceiro volume da série e nem de longe foi o melhor. Nesta etapa entram em cena alguns traumas e joguinhos, com vários conflitos amorosos. A parte das batalhas também achei muito extensa para o meu gosto. Mas agora a história se encaminha para o final e os irmãos podem finalmente voltar a viver como humanos sem se transformar em tigres. Terminei de ler em 21 de junho e avaliei com 3 estrelas.

Como não tenho conseguido empolgar com outras leituras que eu pretendia estar fazendo, estou firme na leitura dos livros desta saga do Tigre. Encontrei outra leitora que empolgou com esta história e me fez curtir a leitura. Ao menos por enquanto. E vamos ver o quanto eu consigo continuar lendo.

sexta-feira, 4 de março de 2022

As Metas de 2021 - Receitas

 Ao mesmo tempo que eu me considero uma negação na cozinha eu também me arrisco demais aproveitando os ingredientes que eu tenho em casa. Minha mãe que o diga todas as vezes que eu pedi ajuda para fazer uma receita e ao invés de fazer exatamente como ela disse eu avisei que ia alterar e fui corrigindo. Coitada dela. Cozinhar comigo é tenso.

Não vou dizer que nenhuma receita nova entrou para as receitas comuns do dia-a-dia. Algumas eu eventualmente vou fazer de novo.

Sopa Paraguaia é uma receita tradicional da minha família que eu sempre comi na casa dos outros. E em 2021 eu me arrisquei a tentar fazer sozinha seguindo a receita. Não ficou do jeito que eu queria, mas é uma receita que eu vou tentar fazer de novo em breve.

Yakisoba é um prato bem comum na culinária brasileira, que teoricamente é fácil, e que é bem completo porque tem muitos legumes, carne e o macarrão. Até que eu resolvi fazer e fui ajustando os ingredientes e me sinto capaz de fazer muitas vezes. E tenho feito bastante desde então.

Mousse de Maracujá foi outra receita que eu testei para gastar a gelatina em folha que eu tenho em casa e deu bem certo, mesmo não seguindo nenhuma receita.

Pastel de Massinha eu achei que era só fritar a massa de pastel mas não ficou exatamente como eu queria. Acabei resolvendo fazer pastel tradicional de carne ou de queijo. Mas por ser uma fritura também é uma das coisas que eu vou fazer uma vez por ano.

Geleia de Damasco, que quando eu fiz virou um doce em calda, foi uma tentativa de aproveitar o damasco que eu tinha em casa. Descobri que eu não sei fazer geleia e que não é tão simples como a receita faz parecer. Não é um plano para repetir tão cedo, mas pretendo tentar novamente em outro momento.

Cogumelos Paris é um ingrediente que eu gosto muito e acabo não tendo coragem de usar. E comprei muitas vezes ao longo do ano. Usei para preparar strogonoff, experimentei no yakisoba, preparei só com temperos na frigideira e também usamos muito em risotos. Seja risoto de cogumelos, risoto de legumes ou arroz piamontese. Se tiver chance experimente. É muito mais saboroso que shimeji.

E falando em risoto, esse foi outro prato que entrou na nossa rotina por ser tão fácil de comer para quem usa aparelho.

Provavelmente testei ainda mais receitas que só essas, e repetimos ainda um monte daquelas que eu fico um tempo sem fazer e depois fazemos muito.

Eu já contei quando fiz o resumo das metas de 2021 para produtos que nos esforçamos para acabar com todos os ingredientes da casa. Eu não tenho certeza de quais foram os ingredientes que eu consegui terminar em 2021, mas posso dizer que aos poucos acabei com muita coisa que tinha em casa como os temperos de salada.

E cada vez que eu me viro para terminar meia dúzia de ingredientes que eu tenho em casa eu resolvo voltar a comprar para repetir as receitas e descubro outros ingredientes que estão parados em casa e eu deveria já ter terminado.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Diário da Maratona de Carnaval - Dia 6

E então, como foram?

Formalmente o último dia, mas voltei para a rotina e deixei as tarefas de lado. 

Mas vamos finalizar a lista com minhas metas da Maratona:

Organização

1) Guardar todas as sacolas de roupa que já estão costuradas.
2) Terminar de separar as roupas da Ágata. Faltou pouco, quase terminei.
3) Separar roupas e brinquedos para o sobrinho que está chegando. Também fiz o que era mais importante, mas não terminei. Faltam os brinquedos.
4) Arquivar os cadernos de anos anteriores e colocar o que sobrou na pilha de reserva. 
5) Terminar um livro de atividades de cada criança. 

Leituras

1) Terminar uma série (A Seleção ou Faeriewalker). 
2) Terminar Problemas Interessantes de Matemática e Lógica. Cheguei no desafio 5.
3) Terminar A Revolta de Atlas. 

Produtos/ Receitas

1) Fazer pudim de chocolate. 
2) Fazer risoto de Funghi.
 
Outros

1) Terminar Tempo entre Costuras.
2) Fazer inventários.
3) Fazer um projeto (minions, árvore de macacos ou tiaras).

Sei que foi pouco, mas também fiz muitas outras coisas com as meninas. Tivemos um grande avanço na organização do escritório e da estante da sala. Limpei algumas pastas e terminei um livro da estante. E passei um tempo com as meninas fazendo atividades com elas (pintar as unhas, colorindo livros, dançando no videogame...). Das tarefas que ficaram faltando, parte eu devo fazer no próximo fim de semana. E dificilmente não terei terminado tudo até o fim de março. Mas continuo com as publicações atrasadas.

Para uma primeira maratona estou feliz. Realmente tentei fazer mais coisa do que seria capaz. Podia ter tirado pelo menos 3 destas metas e talvez tivesse me esforçado para cumprir as restantes. Enfim, aprendizado. No próximo feriado tentarei novamente.

quarta-feira, 2 de março de 2022

Diário da Maratona de Carnaval - Dia 5

Ainda terei um pouco de chance de fazer algumas coisas nesta quarta, mas não espere muitos avanços. Praticamente termino com o avanço de hoje.

Eu foquei mais em terminar uma das leituras e comecei a me organizar para a semana. Fiz algumas atividades com as meninas.

Mas vamos nas minhas metas da Maratona:

Organização

1) Guardar todas as sacolas de roupa que já estão costuradas.
2) Terminar de separar as roupas da Ágata. Separamos mais um pouco, mas acho que ainda tem mais uma sacola. E por pouco não acabo a separação. 
3) Separar roupas e brinquedos para o sobrinho que está chegando. Não vai ser desta vez, mas talvez já faça no fim de semana.
4) Arquivar os cadernos de anos anteriores e colocar o que sobrou na pilha de reserva. 
5) Terminar um livro de atividades de cada criança. 

Leituras

1) Terminar uma série (A Seleção ou Faeriewalker). 
2) Terminar Problemas Interessantes de Matemática e Lógica. Hoje não fiz nenhum.
3) Terminar A Revolta de Atlas. Questão de honra terminar este livro, mas ficou para leitura do mês de março. Já adiantei o próximo mesmo não estando nas metas.

Produtos/ Receitas

1) Fazer pudim de chocolate. 
2) Fazer risoto de Funghi.
 
Outros

1) Terminar Tempo entre Costuras.
2) Fazer inventários.
3) Fazer um projeto (minions, árvore de macacos ou tiaras).

Como ontem, fiz pouca coisa, mas muito mais do que teria feito se não tivesse o compromisso de me dedicar a umas poucas tarefas. 

E provavelmente uma delas eu devo tentar fazer pela manhã e as demais ficam para o próximo fim de semana.

terça-feira, 1 de março de 2022

Diário da Maratona de Carnaval - Dia 4

E quase que eu me esqueço de novo. Nem de longe consegui fazer tanta coisa como ontem, mas variei mais tarefas que precisava fazer.

Não sei se foco na organização ou se tento terminar as leituras. Acho que são as tarefas mais importantes que eu coloquei na lista.

Mas vamos nas minhas metas da Maratona:

Organização

1) Guardar todas as sacolas de roupa que já estão costuradas.
2) Terminar de separar as roupas da Ágata. A ideia era separar as roupas para o sobrinho, mas achei uma sacola de roupas para a mais velha e comecei a organizar. Pena que não acabei. 
3) Separar roupas e brinquedos para o sobrinho que está chegando. Não sei se conta como terminado, as coisas estão no carro. Mas não separei os brinquedos que devo enviar depois.
4) Arquivar os cadernos de anos anteriores e colocar o que sobrou na pilha de reserva. Arrumei algumas pilhas de livros e apostilas, arrumei o espaço para colocar os cadernos, mas ainda não separei as folhas gastas para guardar o que sobrou.
5) Terminar um livro de atividades de cada criança. Dificilmente vou terminar porque ao invés de continuar no mesmo estamos pegando a cada dia um livro diferente. Mas vamos indo.

Leituras

1) Terminar uma série (A Seleção ou Faeriewalker). 
2) Terminar Problemas Interessantes de Matemática e Lógica. Hoje não fiz nenhum.
3) Terminar A Revolta de Atlas. Cheguei na parte mais difícil desta leitura. Faltam pouco mais de 100 páginas para terminar. Uma pena que ficou para o mês de março. Terei que ler dois livros da TBR em março.

Produtos/ Receitas

1) Fazer pudim de chocolate. 
2) Fazer risoto de Funghi.
 
Outros

1) Terminar Tempo entre Costuras.
2) Fazer inventários.
3) Fazer um projeto (minions, árvore de macacos ou tiaras).

Essas do final estão mais para abandonadas. É que não me pareceram tão relevantes que precise terminar logo.

De novo não dá pra pensar neste avanço como bom para uma maratona, mas para um feriado, posso dizer que estou conseguindo fazer mais do que normalmente faço. Quero terminar A Revolta de Atlas, fazer os inventários e separar os cadernos. Já as outras, sem expectativas de terminar, só retomar mesmo.