quarta-feira, 26 de abril de 2023

Watkins Glen

 Circuito misto já é por si só um motivo para ver os pilotos fora de sua zona de conforto. Esta prova de Glen teve a largada com a pista molhada, outra situação desconfortável para muitos pilotos.

E quem largou na frente foi Elliott, o piloto com melhor desempenho em circuito misto em atuação na Nascar. Só que ele não teve sossego, já na primeira volta se destacou um pelotão da frente com Elliott, McDowell, Larson e Reddick. E estes 4 disputaram a primeira posição nas primeiras voltas, com vantagem para McDowell. Como a chuva já havia parado conforme a pista foi secando começaram a parar para trocar por pneus secos. Como a pista é longa, mesmo com a melhora de desempenho demorou um pouco para chegar nos líderes. E quando os líderes pararam, não conseguiram voltar na frente dos que pararam antes, quem criou a oportunidade e ganhou o primeiro segmento foi Chase Briscoe.

Com as estratégias diferentes de parada quem largou na frente foi Todd Gilliland com Logano. E Gilliland vinha bem, mas quebrou o eixo e ele foi sendo ultrapassado. Kyle Busch acompanhou de perto mas não chegou a ameaçar a liderança de Logano, que ganhou o segmento.

Com estratégias diferentes, poucos pararam no fim do segundo segmento, muitos optaram por parar com 3 voltas para o fim do segmento. Com poucos abandonos, os que tiveram problemas ficaram numa situação complicada. A largada do terceiro segmento foi mais violenta. Elliott tentou uma trajetória mais conservadora mas McDowell foi mais agressivo e conseguiu ficar à frente. Com mais confusão atrás, Chastain jogou Austin Dillon para fora na bus stop e no efeito rebote, um batendo no outro, Raikkonen foi parar na barreira de pneus, desta vez com bandeira amarela para recolher o carro. Na relargada McDowell vai melhor de novo e deixa Elliott para disputar a segunda posição com Bell. Na volta seguinte Elliott passa e começa a abrir. E começaram as paradas em bandeira verde, acreditando que seria a última parada para terminar a prova. E alguns optaram por não trocar pneus. Elliott parou "por último" e quase perdeu a liderança para Larson. Mas quem arriscou mais foram Cole Custer, Corey Lajoie e Austin Dillon que se mantiveram na pista esperando uma bandeira amarela, que não veio. Custer parou e Lajoie e Dillon foram ultrapassados. E a bandeira amarela chegou, um pouco atrasada, com a escapada de Joey Hand. Os líderes optaram por não parar. na relargada Elliott manteve a frente com Larson acompanhando. Mas atrás todos estavam mirando uma oportunidade única. Só que Hezemans escorregou e ficou preso na brita trazendo outra bandeira amarela. E na relargada seguinte, Larson preferiu deixar o carro escorregar para bloquear Elliott e assumiu a frente com 5 voltas para o fim. Elliott ainda lutou para ficar na frente, conseguiu algumas ultrapassagens e terminou em 4. Allmendinger ainda tentou perseguir Larson, mas não foi muito efetivo em sua busca.

Uma coisa legal desta prova é que além da participação de 2 pilotos da equipe europeia Hezeberg e do mexicano Daniel Suárez, regular na categoria, também contava com a participação de mais 2 estrangeiros: Raikkonen e Rockenfeller. E Elliott foi confirmado como campeão da fase regular. Nas poucas provas que faltam, ainda dá tempo de ter um novo campeão e mudar a classificação do playoff. Foi uma prova até que rápida. E a entrevista de Elliott no fim da prova virou meme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.