Se eu não perdi a conta, já está na vez de voltar para Atlanta na segunda prova. E como todo autódromo que é reformado precisa repetir no calendário para pagar a obra. Mas o curioso é que os pilotos ficaram bem animados por ter mais uma prova de superspeedway.
Só que não foi possível realizar o treino classificatório, então as posições de largada seguiram o algoritmo da nascar que é muito perto da posição do campeonato. Então Elliott largou na frente, do lado de Chastain que estava doido para vencer nesta pista. E desde a primeira curva a prova foi disputada. Com várias trocas na liderança, mas principalmente com Chastain na frente. Larson quase perdeu o carro e bagunçou o pelotão, mas quando conseguiram se organizar a ofensiva foi forte. O ritmo da prova foi quebrado com uma bandeira amarela de competição por que não teve treino. Elliott assumiu a primeira posição e liderou pelo resto do segmento. Tiveram tentativas de ultrapassar, tanto Hamlin, Blaney e Kyle Busch, mas ele não deu muita chance e bloqueou. Além de Larson, Cindric e Bubba Wallace tiveram problemas e não conseguiram acompanhar os líderes. Larson até que teve uma boa recuperação e escalou o pelotão.
No segundo segmento, com uma boa estratégia de parada, Truex e Reddick conseguiram largar na frente de Chastain e Elliott, e a disputa continuou acirrada, até uma confusão mais pra trás no pelotão ter chamado nova bandeira amarela. Na relargada novamente muitas disputas, mas Elliott toma a frente e faz um bom controle dos avanços. Só que Chastain começa a se desesperar, força muito com Truex e a linha de fora desmorona, jogando vários carros no muro. Mas foi fim de prova só para Austin Dillon. E a lista de carros com problemas subiu vertiginosamente. Na relargada, Stenhouse assumiu a ponta porque não parou nos boxes, mas Byron fez um ótimo movimento pela liderança, disputando com Harrison Burton. E outra bandeira amarela com Chris Buescher. Byron se mantém na frente os movimentos passam a ser mais cuidadosos. Briscoe chama nova bandeira amarela neste segmento infinito e mais alguns param para troca de pneus. Byron mantém a frente por algumas voltas, é superado por Reddick já nas últimas voltas do segmento, mas num movimento lentamente orquestrado Elliott consegue a frente nas voltas finais e o segundo segmento é encerrado com uma volta de antecedência com um furo de pneu de Bowman.
No terceiro segmento Almirola e Cindric dividiram a frente, não fizeram parada. E nova confusão para trás no pelotão e problemas para Byron e Reddick que estavam bem, mas neste momento mais para trás. Na relargada os líderes duram pouco na frente e Chastain assume a frente com a ajuda de Elliott e Lajoie, Christopher Bell quase perde o carro estando na quarta posição e poucas voltas depois nova bandeira amarela com o carro todo remendado de Kyle Busch que não aguentou a pressão de ser empurrado por Landon Cassill e Cody Ware. Lajoie não trocou pneus para relargar na frente e foi protegido por Elliott e Chastain na relargada. Então Chastain começou a atacar e Elliott também fez suas tentativas, trocando posições entre os 3. Mas Elliott assumiu a frente com 50 voltas para o final e controlou as tentativas de avanços. Bell chamou mais uma bandeira amarela. Os líderes não pararam, mas alguns arriscaram uma tática diferente, mas acabaram largando muito para trás. A disputa entre Elliott e Truex foi melhor para Truex que tinha o apoio de Chastain. Com pouco mais de 10 voltas para o final, Hamlin rodou na pista com um empurrão de Chastain, e a desavença dos dois é antiga. Na relargada nova confusão de Hamlin com Logano e nova bandeira amarela. Com 3 voltas para o final Lajoie largou na frente com Truex e conseguiu jogá-lo para trás. Mas Elliott que estava logo atrás assumiu a frente e frustrou todas as tentativas de ultrapassagem de Lajoie que acabou no muro, terminando em 21, com Chastain em segundo.
Em provas de superspeedways são comuns abandonos e carros remendados. A lista de quem não terminou a prova ficou até que ok, mas a de quais não sofreram danos, ou não foram envolvidos em nenhuma confusão é pequena. A quase vitória de Lajoie, assim como a quase vitória do DiBenedetto anos atrás foi mais exaltada do que o campeão da prova. E é bom que seja assim.
Foi curioso, após o fim da prova, Lajoie convidou Elliott para seu podcast Stacking Pennies e a primeira pergunta foi se numa próxima situação parecida o Elliott deixaria o Lajoie passar para ganhar. Sem graça, Elliott respondeu que não. O papel dele como piloto é sempre buscar a vitória, se ele tivesse a chance clara de vencer, sem prejudicar ninguém (provavelmente a melhor tradução seria ferir), ele vai lutar pela vitória.
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