terça-feira, 18 de abril de 2023

O Problema do Destralhe

 Para quem já cansou de ler eu falando sobre as faxinas que venho fazendo, para reduzir o que tenho vou contar qual é o grande problema. O problema é que todo mundo acha e diz para começar pelo destralhe. Se você quer reduzir o que você tem, e tirar preocupações, não adianta separar e jogar fora. Primeiro, porque jogar fora, ou dar para alguém, você só passa o problema para outra pessoa. E segundo, porque se você não estiver consciente com o que você pretende fazer, vai continuar comprando, com a sensação de que precisa repor, ou que pode comprar mais porque tem espaço... É inconsciente, você nem percebe.

Então tenha em mente, que quando você se propõe a reorganizar a sua vida, precisa saber o porquê você quer e onde quer chegar. 

A parte de destralhe eu nunca terminei. E não pretendo terminar.

O consumo consciente, para controlar o que eu compro, e comprar só o que eu preciso, realmente vou usar, e tem algum significado para mim; estou avançando bastante. E me perdoo fazer algumas compras desnecessárias de tempos em tempos. Para cada compra dessas que eu faço, tem mais de 100 oportunidades que eu digo não.

E o que eu mais gasto tempo é reduzindo o que eu tenho. Não através do descarte, porque começo a me preocupar com o lixo que eu gero, e a falsa percepção de mercado para os produtos que não são meu padrão de consumo. Quer dizer, se eu compro algo que eu não preciso, aquela venda informa ao fabricante do produto que este produto é procurado naquela localidade. Se eu não preciso e não vou usar, isso não é verdade. E quando eu doo este produto para outra pessoa, mesmo que ela aproveite o produto, ela já é outra demanda. 

Voltando a falar do lixo, tudo o que eu compro e não uso, está estragando. Mesmo o que não é consumível, ou perecível, também deteriora. E estes produtos vão acabar virando lixo. Então tudo o que eu não preciso e compro, é como se eu estivesse comprando lixo. Parece extremista, mas não é. Pense sobre isso para melhorar o consumo consciente.

E finalizando sobre o destralhe, separar o que você não quer mais, não precisa, é muito importante. Arrumar a destinação adequada para cada item, é um trabalho gigantesco e, por isso, demora muito. Não é motivo para você desanimar e desistir. Faça aos poucos, e controle tudo o que entra de novo na sua vida. Se conseguir não substituir impulsivamente, estará reduzindo aos poucos. Algumas coisas, emocionalmente, você vai conseguir se desfazer. Mas muitas você vai conseguir usar até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.