O fim da fase regular da Nascar ocorria em Indianápolis. Em 2022 passou a ocorrer em Daytona. E esta prova, tradicional, que geralmente ocorre no mesmo fim de semana do GP de Mônaco de F1 e a Indy 500, agora marca o fim da fase regular e última chance de se classificar para o playoff. O tempo esteve fechado, choveu e tinha ameaça de mais chuva. A Nascar optou por tirar Kurt Busch (o piloto) do playoff já que ele não conseguiria voltar, ainda afastado por concussão. Mas o carro 45 continuou classificado para o playoff de "construtores".
E quem largou na frente foi a dupla da Hendrick: Larson e Elliott. Mas Larson teve problemas e abandonou com 16 voltas da prova. Com menos de 10 voltas para terminar o primeiro segmento começou uma confusão que tirou Christopher Bell da prova e complicou a situação de Blaney, Keselowski, Hamlin, Reddic e Truex. Muitos aproveitaram para parar, com estratégias diferentes de pneus. E quem conseguiu sobressair na relargada, para as voltas finais do segmento foi Logano, com Elliott em segundo. A situação de Blaney ficou bem complicada, já que ficou algumas voltas atrás e não estava com a classificação para o playoff assegurada. Caso algum piloto diferente dos que já estão classificados ganhasse a prova, dependeria de pontos em relação ao Truex para se classificar.
Para o segundo segmento, conseguiram largar melhor aqueles que pararam na bandeira amarela e não precisaram parar no fim do segmento. E Bubba Wallace aproveitou esta vantagem. A maior parte deste segmento também teve 3 pelotões alinhados, com constantes trocas de liderança. Com o segmento mais longo que o primeiro, os que vieram de trás tiveram chance de avançar e Hamlin assumiu a frente. Foi necessário realizar parada em bandeira verde, e comum neste tipo de prova, os carros se agruparam por fabricante, tanto como possível, com alguma desvantagem para os Toyotas. Nos momentos finais os Toyotas fizeram movimentos coordenados e o segmento terminou sem confusão com Kyle Busch, Hamlin, Truex, Logano e Wallace nas primeiras posições (não exatamente nesta ordem, mas algo assim).
Para o terceiro segmento, praticamente todo mundo parou só McDowell que arriscou não trocar pneus e melhorar a posição na pista, mas não durou muito. Hamlin e Logano controlavam os dois pelotões. Mas no empurra-empurra McDowell acabou no muro faltando 59 voltas para o final, e carregou com ele ainda William Byron e Ross Chastain. Truex, Buescher e Lajoie continuaram na prova com danos e Blaney alimentou a chance de se classificar. Na relargada a disputa ficou com Reddick e Logano. Numa sequência de movimentos ariscos a liderança foi mudando, mas felizmente sem nenhuma ocorrência. Com 36 voltas para o final outra confusão na frente, Bowman e Briscoe se desequilibraram com os empurrões de Stenhouse, mas só Briscoe abandonou. A maioria parou nesta bandeira amarela, mas alguns acreditaram que a chuva ia chegar e ficaram na pista. Na relargada Haley bloqueou muito bem Erik Jones que acabou coletando Logano para fora da pista. Haley manteve a frente na relargada, mas com 24 voltas para o final teve uma grande confusão que só um carro escapou da confusão Austin Dillon. E a chuva chegou. A prova foi paralisada com bandeira vermelha e muitos carros abandonaram a prova, não tinha muito o que fazer. Como muitos dos que estavam na pista tinham pelo menos uma volta de atraso a disputa permaneceu entre Austin Dillon, Cindric, Reddick e Grasgson. Truex e Cassil acompanhavam mais atrás. Quando Cindric relatou problema e os carros se espalharam na pista, Dillon tomou a frente e tentou abrir enquanto os outros se organizavam. Na última volta estavam todos agrupados, mas ninguém queria ajudar ninguém enquanto Reddick protegia Dillon que conseguiu evitar a investida de Cindric e ganhou a prova.
Truex conseguiu uma boa posição de chegada, mas não conseguiu ficar à frente em pontos de Blaney. Dillon é um piloto bem mediano, com um carro bom, e que eventualmente consegue uma vitória. Ele vai para o playoff, mas provavelmente para ser eliminado na primeira etapa, a não ser que tenha muita sorte. Para Truex e Keselowski, a não classificação pode ser um prenúncio para o fim da carreira em tempo integral na Nascar. Felizmente eles têm outros interesses de vida. Mas a classificação trouxe alguns elementos interessantes.
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