sábado, 31 de dezembro de 2022

O que eu Pretendo Ler em Janeiro/23

 Ao invés de fazer somente o balanço de leituras, quero tentar fazer também a minha lista de leitura pretendida para cada mês. E como esta é a primeira lista, ainda estou com muitas coisas em aberto, não sei bem como fazer funcionar, então vou tentar colocar nas categorias que fazem sentido na minha cabeça hoje, com as metas que vim tentando cumprir nos últimos anos.

Clube de Leitura O Prazer de Ler: Em 2022 vim tentando realizar a leitura de todos os volumes que recebi do Clube o Prazer de Ler. Mas em Outubro dei uma desanimada com a leitura que estava fazendo e praticamente deixei de lado. Faltando pouco para acabar com o que eu tinha. Do que ainda não li restam 3 livros:  1. Camilo Mortágua (leitura iniciada: 103/451); 2. Marcas de Nascença e 3. Os Doze Trabalhos de Hércules. É provável que eu não consiga terminar os 3, mas quero tentar fazer estas leituras e finalizar com os livros do Clube. Como ele foi cancelado, ficou até fácil terminar de ler todas as edições que recebi.


Edições recebidas no Skeelo: Outro esquema que recebo livros todo mês, sem custo adicional apenas com o pacote de assinatura da operadora de celular. Tenho escolhido os livros todo mês, mas acabei não lendo desde outubro porque tive dificuldades de terminar o livro que escolhi para ler em setembro. E dá pra dizer que eu estou com um bloqueio nas leituras desde então, li muito pouco e acabei deixando várias edições paradas. Que estão no aplicativo para ler, de meses anteriores listo para Janeiro: 4. O escândalo do Petróleo, Georgismo e Comunismo (leitura iniciada: 50,45%); 5. Memórias de Carlota Joaquina; 6. Liberdade é Prosperidade e 7. Ninguém é F#dido por Acaso. Ainda tenho outras edições disponíveis, mas estas são as que eu escolhi para ler nos meses seguintes e não me dei ao trabalho de baixar para ler.

Listas de Leitura: Quero avançar, mesmo que pouco nas minhas listas e tentar terminar de ler as pastas mais vazias. Para Janeiro quero só terminar um pouco do que eu comecei. 8. Roseblood (leitura iniciada: 247/350) e 9. Stain. Não tenho grandes expectativas com estas leituras, deveriam ser fáceis e rápidas mas não tenho conseguido avançar.

Trilogias e séries: Eu tento não manter muitas séries de livros sem terminar de ler, mas no fim de 2022 deixei 2 trilogias em aberto que pretendo terminar em Janeiro antes de retomar outra série para leitura ou iniciar outra trilogia da lista. 10. Profundezas; 11. Almanegra e 12. Infinita. Nenhum deles eu me dei ao trabalho de iniciar a leitura, mas pretendo terminar em Janeiro.

Qualquer outra leitura que eu tentar realizar será pretenciosa com uma lista tão grande. Apenas lembrando que já tenho a lista de metas para 2023, as leituras que eu coloquei aqui vão contribuir para avançar nestas metas, mas estão bem mais direcionadas para o concluir o que ficou pendente em 2022. É provável que eu não resista e inclua alguma outra leitura em Janeiro, de fora desta lista, mas então devo arrastar alguma leitura para fevereiro.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Decisões Economicamente Acertadas

 Tempos atrás, quando começou a quarentena, tive que repensar os meus estoques de comida. Fazia um bom tempo que eu já não tinha estoque, apenas alguns produtos de reserva. Mas a obrigação de ter que sair de casa para comprar pão e leite a cada dois dias, e fazer compras de supermercado pelo menos uma vez na semana, me fizeram repensar se era uma boa escolha. 

Agora que tanto tempo se passou posso concluir que fizemos alguns ajustes mas o resultado foi positivo. Não precisei mudar nada drasticamente.

Vivendo num mundo de fake news, passei a observar muito os comportamentos para tentar antecipar tendências, sem que com isso tenha que arcar com custos de modernização.

Uma das decisões mais acertadas que eu tomei foi aceitar roupas usadas de outras crianças da família. Eu tenho pilhas enormes de roupas de vários tamanhos, e conforme as meninas vão crescendo, consigo aproveitar destas roupas que tenho em casa sem precisar comprar. Eu compro, mas muito pouco.

Desde o ano passado, quando precisei comprar outro computador, já fiquei de olho para ver quais os gastos maiores que eu poderia fazer para evitar complicações maiores. Desta forma começamos a monitorar preços de alguns eletrodomésticos para comprar numa promoção, antes de que os que estamos usando quebrar. A máquina de lavar roupa foi um deles. A minha já tinha mais de 10 anos e eu estava preocupada com os barulhos que ela vinha fazendo. A limpeza do tambor eu estava fazendo cada vez mais frequente e continuava juntando sujeira. Então compramos numa promoção como isenção de IPI. Foi uma melhoria porque peguei uma máquina que consome menos água e energia que a que eu tinha antes (de acordo com especificação do fabricante), o ciclo longo é mais curto, tem capacidade de carga maior e, por uma pequena diferença de preço peguei uma com tambor de inox. A limpeza também é mais fácil, o acesso ao filtro é bem mais prático. E considerando a inflação acumulada do período, não paguei tão mais caro do que quando comprei a outra anos atrás. Eu também poderia ter vendido a máquina velha, mas como ela já estava bem gasta preferi doar. Se fosse vender, seria mais por um preço simbólico. Apesar de ter gastado com a máquina nova, consegui economizar no consumo de água e energia. E diminuiu o tempo gasto com a máquina em operação, além do conforto por ser mais silenciosa. O aumento na carga foi suficiente para eu poder lavar edredom em casa ao invés de levar na lavanderia.

Outro eletrodoméstico que eu estive monitorando o preço para trocar foi a televisão. Também estava com cerca de 10 anos de uso, funcionava bem, era uma televisão para sinal digital, mas não era uma smartv. E um dos motivos que eu queria trocar era para poder cancelar a televisão por assinatura e trocar a operadora de internet. Quem consome mais televisão são as crianças, por isso precisava de uma solução que adequasse aos gostos delas. Com as mudanças recentes da operadora vínhamos usando cada vez menos a televisão a cabo, por isso, queria trocar por uma que aceitasse o serviço de streaming. A televisão antiga permite a conexão com serviço de streaming através do computador com cabo hdmi, mas quase que teria que deixar um computador exclusivo para isso já que a televisão também não tem conexão wi-fi. Nestes últimos 10 anos tanta coisa evoluiu que as soluções que usávamos pareciam ultrapassadas. E foi uma libertação não precisar mais pagar pelo serviço de televisão. E ainda estou vendendo a televisão velha que está em ótimo estado.

Existem muitas coisas que podem ser feitas para economizar. Uma delas é investir. Outra é ganhar mais. Mas a mais fácil de resolver é reduzir gastos. Como todo mundo reclama que odeia matemática, e fazer conta, geralmente não se esforça muito para reduzir gastos. Em alguns casos parece que o sacrifício não vale a pena. Por mais que para muitos neste momento a crise esteja passando, acho muito importante não comprometer imediatamente qualquer valor que tenha a mais por mês. Mesmo diante de uma sobrinha, se você imediatamente ajustar o padrão de vida para uma valor maior, não "sobra" nada.

Vale para qualquer um, mas principalmente para quem está endividado, pensar em meios de economizar. Às vezes (mas só às vezes, não é sempre) pode ser necessário gastar mais para economizar. O que vai te fazer economizar é comprar de forma inteligente. Pesquisar modelos de máquinas de lavar roupa por alguns meses e reservar dinheiro para fazer a troca numa promoção (uma black friday, semana do consumidor, primeira segunda feira do ano....) sai bem mais em conta do que comprar na pressa quando a máquina quebra e não dá pra consertar. No meu caso, ainda poderia ter vendido a máquina velha para abater no custo de aquisição de uma nova. E não fiquei um dia sequer sem máquina.  

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Coliseu Los Angeles

 Relutei em falar de automobilismo de novo, acho que não tem nada a ver com o conteúdo que eu coloco aqui. Mas pessoas são complexas e isso é outra parte de mim que existe e eu quero escrever sobre. Não vou criar outro blog. Só outro marcador.

Quando cancelei o plano de televisão a cabo fiquei apreensiva sobre como conseguiria acompanhar a Nascar sem assistir as corridas. Tentei contratar um plano específico para a Nascar, mas não achei que é melhor do que o que eu já tenho gratuitamente. Então estou tendo uma nova experiência com a Nascar este ano, acompanhando só com as câmeras instaladas nos carros e o placar atualizado em tempo real. E as provas, com narração, assisti algumas provas em reprises pelo youtube.

E vamos começar pelo começo. A temporada 2022 começou com a prova inaugural num estádio olímpico que sedia jogos de futebol americano. A cerimônia de apresentação foi mais grandiosa, acenderam a pira olímpica. Mas a pista é mais curta que as outras do calendário. Fiquei impressionada de terem conseguido deixar espaçosa. Mas só funcionou porque a quantidade de carros foi limitada, como sempre é em provas inaugurais. 

Para quem não conhece, essa prova inaugural não conta pontos, é só um show. Por isso, os destaques das temporadas anteriores fazem esta prova de apresentação. Então é uma prova que ninguém se preocupa muito em preservar o carro ou em garantir uma boa posição. Meio que é tudo ou nada. E geralmente começa grandes brigas nesta prova. São muitas bandeiras amarelas e vermelhas e um festival de batidas, já que todos se arriscam. E com a impossibilidade de realizar treinos regulares, a maioria dos pilotos e equipes estão destreinados. É um espetáculo.

Lembrando que, ainda por cima, neste ano a divisão principal está estreando um carro novo, relativamente diferente do modelo dos anos anteriores.

E já nas provas classificatórias a disputa foi grande. Assistindo com a narração americana, o pivô das batidas na segunda prova, última chance, foi Ty Dillon que saiu tocando em todo mundo e tentando passar por cima. Independente do resultado desta prova, e da temporada como um todo, Ty Dillon não participou da temporada 2021, apenas de algumas provas. E pegou um carro novo. Então, por melhor que ele fosse, o fato é que ele está sem ritmo, não tem muito o que possamos esperar que ele faça. Daniel Suárez e Bubba Wallace também sentiram esta perda de ritmo quando tiveram que ficar afastados de parte das provas da temporada.

Na prova principal foi meio frustrante que muitos pilotos que estavam bem tiveram que abandonar a prova por problemas no carro: mecânicos, elétricos, quebra, mas sem necessariamente ser por batida. Foi o caso do Denny Hamlin e do Tyler Reddick que eu estava com a impressão que fariam uma boa temporada.

Mas não surgiu nenhum gênio. Logano ganhou jogando quem podia para fora. Dedicou ao filho que estava para nascer (o terceiro!). E nenhuma briga começou nesta prova, embora o Kyle Larson tenha jogado o Justin Hailey no muro interno. 

Vai ser outra temporada agitada. 

domingo, 15 de maio de 2022

Crianças Aprendem o que elas Vivenciam

 Como muitos dos livros que eu leio não guardo para ler de novo, principalmente os livros de não ficção, em especial os de auto-ajuda, sinto a necessidade de guardar anotações sobre o que eu penso deles enquanto estou lendo. 

Este tipo de leitura também requer um tempo de reflexão entre um capítulo e outro. Então mesmo que seja pouco mais de 100 páginas, acho importante ler um pouco por dia e demorar 20 a 30 dias para finalizar a leitura. 

Geralmente fazia as anotações em um caderno, mas pouco tenho utilizado disso, mais para anotar citações que gostaria de ler de novo. Então vou fazer estas anotações aqui, parecido com as que faço para as revistas que leio.

Este não é um blog de maternidade, mas a maternidade me abriu uma série de sentimentos novos. Vejo comentários sobre alguns livros que as pessoas não conseguem se ver no lugar da mãe, não se apegam aos personagens. E isso é tipicamente o comportamento de pessoas que não tem filhos, adolescentes ou jovens adultos que optaram conscientemente por não ter filhos. Essa capacidade de se colocar no lugar da mãe e da criança numa obra de ficção e tentar entender os sentimentos de cada um dos personagens, você só consegue entender depois de viver a experiência da maternidade/paternidade (o que não quer dizer colocar um filho no mundo, tá?! Tem muita mãe e pai por aí que não viveu a experiência).

Felizmente sempre fomos adeptos de buscar a felicidades dos filhos sem entregar tudo para eles. Garantindo que saibam tomar as melhores decisões, tenham uma boa compreensão do mundo e se sintam livres para serem o que são. Então, a minha expectativa com este livro estava apenas nas situações que ainda não achamos uma maneira boa de lidar.

Resumindo o livro, a autora divulgou um poema que escreveu cujo título do poema se tornou o título deste livro. Ao longo do tempo, algumas pessoas, ávidas a disseminar o que é bom, distorceram o que a autora trabalha nos cursos de pais que oferecem (o tipo de coisa deveria estar associado a serviço social, mas que no Brasil só existe em algumas igrejas dentro da escola dominical, focado apenas na moral). E cada capítulo do livro trabalha com um verso deste poema, explicando melhor o que a autora gostaria de passar com cada verso.

Acho que um dos conceitos principais é o respeito à criança. Não precisa tratar a criança como um adulto, mas é importante fazer com que ela se sinta notada e participe das decisões que a afetam (mesmo que seja decidir o que vai comer).
Outro aspecto que não damos importância é o nosso medo. Mesmo que seja o medo racional de perder a vida, perder as pessoas queridas, perder a criança, quanto menos a criança perceber esse medo, menor a chance de ela ter seus próprios medos. E não ser ridicularizada por seus medos, mas encontrar meios que ela se sinta segura diante das situações amedrontadoras. Tenho vivência de um pai medroso e uma filha medrosa. Então pude exercitar os dois lados. O pior é que a mesma filha medrosa, também é tímida. Então requer um cuidado muito grande para fazer ela se socializar. Ela precisa de muita ajuda para se adaptar à vida em sociedade.
Também debatemos um aspecto relevante que temos em casa sobre a gratidão. Meu marido sente a necessidade de ser valorizado por seu esforço para a família e sente que as crianças não reconhecem e não são gratas. Estamos tentando uma nova abordagem, sugerida pelo livro de sempre reforçar na entrega que ela representa um esforço para tentar tocar o coração delas.
Outro aspecto que precisamos trabalhar com a mais velha é a questão da culpa. Ela sente muita necessidade de pedir desculpas quando alguém a corrige, e sofre com isso. Mas não percebemos nela o esforço para tentar não errar. E isso não é bom. Estamos tentando entender como podemos aliviar essa "culpa" e de onde ela vem para encontrar outra maneira de lidar com as correções, já que ela precisa ser orientada e corrigida diante de suas falhas.
Em seguida tem capítulos sobre medo, sobre paciência, confiança, elogio, aceitação. O grande medo da maioria dos pais, é tornar as crianças mimadas, ao tentar ensinar a ter amor próprio. Criança é muito dependente de carinho. E dar carinho não quer dizer fazer todas as vontades. Achar este equilíbrio tem sido o grande dilema dos pais. Mas em muitos casos, o que precisa é ouvir e orientar, dar atenção, incentivar para que as crianças encontrem a melhor solução. E sintam a importância do seu papel na família, fazendo parte das decisões tomadas.
Os capítulos finais, talvez sejam voltados para sentimentos que não costumamos nos preocupar muito, mas refletindo um pouco, acredito que seja possível garantir também mais este aprendizado. Falam sobre bondade, segurança, generosidade, reconhecimento, sinceridade e senso de justiça. O problema da mentira é um ponto bem polêmico. Acho que não tem criança que não passe por esta fase de mentir ou omitir para não levar bronca. E a postura dos pais é determinante para desenvolver um mentiroso compulsivo e a quebra de confiança. No dia que você perde a confiança, também perde a capacidade de educar e influenciar positivamente esta criança. Tivemos alguns problemas com o senso de justiça. Cada vez que "as regras" mudavam ao longo do jogo, a criança se sentia traída e se recusava a participar. Foi expulsa de jogos, brincadeiras e até colocada para fora da sala por contestar a autoridade que agia injustamente. E mesmo entendendo o lado da criança e do adulto, não foi fácil que ela entendesse que às vezes a justiça não está em cumprir "as regras", mas em fazer o que será melhor para o grupo. Para eles só existe o certo e o errado, então descumprir um combinado é errado.
Outra coisa que eu me esforço bastante para ensinar é a empatia. Boa parte dos conflitos que as crianças passam, principalmente fora de casa, onde os pais não estão por perto para resolver, ou não podem se intrometer, podem ser resolvidos com a empatia. Procuro sempre pedir para tentar entender o outro lado do conflito e estimular que se posicione diante da situação dentro do contexto da personalidade do outro. E desta forma é mais fácil aceitar o resultado do conflito e imaginar outras soluções. Mesmo que nem tudo fique resolvido, em muitos casos melhora a convivência.
O livro é bem curto e tem muitos exemplos de meia página. Ninguém largaria uma situação para correr para ler e depois resolver o que fazer. Acho que a leitura pode ser uma inspiração para tentar ter o discernimento para tomar a melhor atitude, quando necessário. Intuitivamente sei que escolhi atitudes que inclusive me surpreendem. E este tipo de livro é uma forma de você ter algum "conhecimento" que te ajude a ter a melhor atitude "intuitivamente" quando necessário.

sábado, 14 de maio de 2022

Os Sapatos de 2021

Quando peguei o inventário para fazer em 2022 e refleti por como foi em 2021, fiquei surpresa por estar na mesma. Mas pegando o texto que publiquei com os Sapatos de 2020, praticamente fiquei na mesma também. Não sei como vai ser em 2022. Só tenho a certeza que não vou voltar a trabalhar presencial e dirigir todos os dias, então não preciso mais usar sapatos na mesma frequência de antes. Então preciso ainda mais diminuir a quantidade que tenho e dificilmente irei precisar comprar mais alguma coisa. O que pode acontecer é minha filha pegar algum sapato meu para usar e resolver ficar para ela, mas não acredito que vai acontecer com a quantidade e variedade que eu tenho.

O que Entrou:
Mal precisei usar os meus sapatos. Quanto mais desgastá-los a ponto de precisar substituir.
Eu comprei sapatos para as meninas. Foram 2 tênis para uma e um tênis e uma sandália para a outra. Pensando friamente, poderia ter deixado passar e não comprar nada. mas a necessidade das crianças é diferente da nossa e, algumas vezes é emergencial. Então acabo comprando um pouco antes de precisar e vou prorrogando o uso o quanto posso.
Total: 0 (4)

O que Saiu:
Não cheguei a descartar nenhum calçado. Meu total do inventário está exatamente igual. 
Só que, presença constante por aqui, esta bota de cano médio está cada vez mais gasta, podendo rasgar a qualquer momento. Forte candidata a não resistir mais um ano e ter que ser descartada.
Outro porém desta resistente bota é o assédio da minha filha por usar. Acho que de todos os calçados que tenho, este seria o único que eu deixaria que ela usasse sem culpa. Não só porque já está gasto e não tenho medo dela estragar e eu ficar sem, como pelo modelo que eu acredito que seja confortável para a idade dela, mesmo que eu insista em usar de preferência tênis.


E o outro calçado que eu vou colocar no quase, mas na verdade não estou pensando em descartar é a sandália que eu escolhi para usar em 2021.
Ele não está tão gasto assim, mas o solado está começando a manchar e ficar deformado pelo uso. Confesso que usei pouco. Se eu tivesse usado mais, não teria durado o ano todo. Tem grande chance de não persistir por todo 2022. É só uma antecipação dos próximos capítulos.


O terceiro calçado que eu usei muito em 2021 mas não está perto de descarte é o tênis que eu já mostrei antes.
O solado já está um pouco gasto e a parte colada está começando a soltar. Mas não a ponto de precisar colar. 
Eu meio que me arrependo de ter comprado este tênis. Depois me dei conta que não precisava ter comprado e podia ter esperado um tempo. Então acabei usando dois sapatos com proposta semelhante.
E quando eu tiver que descartar, eu consideraria comprar outro. Desde que eu esteja usando bastante e não tenha nenhum outro em condições de substituir.
Total: 0 (+2)


Balanço:
Está caindo a ficha que eu não deveria ter mais sapatos com algum tipo de salto que eu não consiga mais usar. E a realidade é que antes eu usava pouco, mas agora, provavelmente eu nem consigo ficar com eles no pé. Então tem grande chance de eu tirar muita coisa no próximo ano.
Por enquanto eu mantive o meu total igual, 29, mas estou com espaço suficiente em todos os nichos. Se eu tirar mais alguns, posso pensar em esvaziar mais uma gaveta.
E o espaço que eu esvaziei em 2020 ainda está do mesmo jeito. Consegui colocar mais um item em uso, mas realmente uso muito pouco. Poderia aproveitar melhor o espaço.
Total: 0

Não sei se continuarei fazendo inventário dos meus calçados, mas provavelmente ainda farei até conseguir esvaziar mais uma gaveta. 
Ficarei mais feliz quando tiver por volta de 18 calçados, mas isso ainda leva tempo.

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Resumo da Primeira Semana 2022

 Atrasei bastante em começar com os resumos, mas é que eu estava lendo. Novamente comecei o ano muito motivada e consegui ler bastante coisa. Os balanços mensais que ainda estão atrasados logo vão expor as minhas conquistas. De acordo com a minha lista de leituras e as minhas metas, deixei muita coisa das metas passadas atrasadas e quero terminar este ano. Então retomei a leitura das séries que estão listadas, continuo com os livros de sorteio de TBR, tentando ler mais dos livros da minha estante e acabar com os comprados em 2011 e tentando ler os livros da Lista de Espera. Entre 1 e 7 de janeiro não foi muito o que terminei, mas consegui ler bastante.

O Príncipe das Trevas. Desde que retomei a saga dos Plantagenetas estou gostando bastante e quero tentar terminar de uma vez. Este quarto livro estava nos sorteados de TBR e demorei bastante para ler (Só não mais do que o Coração de Leão). O foco deste volume é o reinado de João, o filho mais novo de Henrique II, que conquistou o trono quase que por golpe após a morte do irmão Ricardo. A história de João é bem bizarra, ele era muito dissimulado, um péssimo gestor, e perdeu a maior parte das possessões inglesas no continente. Eu não conseguia deixar de pensar em João como o personagem da animação de Robin Wood, ainda que o responsável pela criação da lei das florestas tenha sido o seu pai e o maior coletor de impostos tenha sido seu filho. João era covarde e sanguinário. Enfim, a Inglaterra viveu tempos de Trevas com João. Terminei de ler em 03 de janeiro e avaliei com 3 estrelas.

Dr. Delicia. Este foi um livro mais leve que resolvi ler para me deixar mais motivada. É uma trilogia de garotas plus size. Não me sinto confortável em comentar com o tema. É como alguém hétero comentar sobre um romance homo, por melhor que tente se colocar nos personagens, não é a mesma coisa e jamais terá a mesma experiência de quem vive situação semelhante. Enfim, atendo apenas ao romance a protagonista tem problemas de autoestima e sob esta realidade achei bem interessante a forma como o romance se desenvolve. O início é bem polêmico, mas a forma como os personagens reagem ao assunto tornou um pouco mais leve. Li em 04 de janeiro e avaliei com 3 estrelas.

Estou relendo as edições extras de House of Night porque os arquivos que eu tinha não estavam bons. Tentei achar versões usadas para troca ou compra, mas o preço era impraticável. Então vai ficar por isso mesmo. A outra leitura que eu tenho em andamento é o segundo volume d'A Revolta de Atlas, e não está rendendo muito. Preciso passar mais do que meia hora lendo para me conectar com a história e avançar. De modo geral, acho bem interessante esta abordagem da autora. Então espero terminar algum volume de House of Night e terminar esta série este mês. Se mantiver uma série por mês, cumpro uma meta já em março e posso focar nas outras.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Balanço Mensal - Setembro

Agora tentando resgatar as memórias. Pelo menos os resumos já estão ajudando mais. 

Leituras de Setembro


Parece que eu li bastante, né? Mas foram três edições digitais de história curta, 2 livros infantis e 5 romances de época que foram devorados. 
Estive com um ritmo bom da leitura da série dos Arqueiros e finalmente terminei. Acabei atropelando e passando na frente a leitura dos Bridgertons. Estou doida para assistir a primeira temporada da série. Mas quero terminar logo para retomar a próxima série.
Consegui terminar de ler um livro meu que não é infantil e estou avançando mais no seguinte. Não serão muitos, mas espero continuar com pelo menos um por mês.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. 99/100
2) Trocar 20 livros. 16/20
3) Terminar 5 séries da lista. 4/5
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. --/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 148/506 = 29%
6)  Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 45/65

Dependendo da contagem pode até parecer que consegui atingir a meta 1, mas faltou realmente muito pouco. Já queria ter terminado a meta 3, mas acabei passando outra série na frente e não sei se vai dar tempo de terminar a que falta. Não li nada que estava na meta 4. A leitura que eu fiz de livros meus não foi suficiente para melhorar a porcentagem, a variação ficou nos décimos (ou milésimos, depende de como você lê o número).

Lista de Próximas Leituras

Ainda só terminei um livro que estava nesta lista, preferi não acrescentar nenhum.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. O Coração do Leão
7. O Messias de Duna
8. Os Filhos de Duna
9. O Imperador-Deus de Duna
10. Um Dia

Pelas minhas leituras recentes, desisti de retomar a série Duna por enquanto. Acho que vou preferir reler o primeiro volume, por isso estou priorizando ler as séries que são mais rápidas de terminar. Também estou adiando as outras leituras do clube do livro para ler as que estavam nos sorteios de TBR. Então vai demorar para eu tirar os títulos que sobraram desta lista. Em algum momento de 2022 devo retomar estas metas de próximas leituras.

terça-feira, 12 de abril de 2022

Resumo da Quinquagésima Segunda Semana 2021

E o ano chegou ao fim. Essa quinquagésima segunda semana na verdade, é mais de uma semana já que o ano não tem exatos 364 dias. Mas entre 24 e 31 de dezembro tentei ler de tudo o que eu tinha em andamento e terminei pouca coisa. Acabei abandonando a expectativa de atingir a meta que estava próxima, de terminar mais uma série e optei por ler o que me desse algum tipo de satisfação e deixar estas preocupações para 2022. E com isso, passei mais tempo assistindo séries do que lendo. 

A Revolta de Atlas vol. 1 - Não Contradição. Sei que posso ofender alguém mas o sentimento que eu tive lendo este livro é que é totalmente maluco. Os personagens repetem frases do tipo: "Você não está sendo prático"; "não adianta usar de lógica".... E eu ficava pensando: Oi? Como que numa conversa a argumentação não utiliza lógica? Baseado em que o interlocutor está mantendo a conversa? Não está usando a lógica? Está bem, não é a mesma lógica dos industriais, ricos que só pensam em seus lucros e não ligam para o aspecto social da economia.... E o resto da população foi doutrinada para ignorar a capacidade intelectual e aceitar cegamente o que lhe é imposto. Outra coisa bizarra é a banalidade com que se vê as mortes e tantas desgraças acontecendo. Mas existe um motivo por trás. É uma tentativa de mostrar até que ponto chegaria uma sociedade em que os aspectos sociais são muito mais importantes do que os aspectos econômicos, uma crítica forte ao comunismo, de onde a autora fugiu. Também faz uma grande crítica à democracia e todas as organizações democráticas. Foi uma leitura lenta, em grande parte por opção, para aproveitar melhor a familiarização com os personagens. Terminei de ler em 24 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

De um modo geral, posso considerar um ano bom. Mas foi muito frustrante ver que nem as metas que deveriam ser fáceis eu consegui atingir. Em grande parte porque me perdi nas leituras em Maio e só voltei ao normal em outubro, quando já não dava mais tempo para colocar as metas em dia. Minha esperança é conseguir fazer melhor em 2022, mas com menos metas. Especialmente nesta última semana, já sabia que não iria terminar muita coisa e meio que larguei as leituras mesmo. Mas poderia ter tentado me preparar melhor para as leituras de 2022, que mal consegui fazer a meta. Mas logo venho falar disso. Consegui resumir todas as leituras, ainda que nem todas eu tenho uma lembrança clara e tenha recorrido a ajudas eventuais. E pretendo continuar fazendo estes resumos das minhas leituras para registrar o que não consigo registrar através de resenha.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Resumo da Quinquagésima Primeira Semana 2021

 Não é porque estou de férias que consigo ler tudo o que eu tenho para ler. Muita coisa foi sendo deixada de lado e agora quero colocar em ordem. E ainda estou procurando mais vídeos do que leituras. Mas tudo precisa ser cuidado. Entre 17 e 23 de dezembro corri atrás do que estava na lista redentora de leituras para o fim do ano.

Escondida. O décimo volume de House of Night. Com a morte de Heath achei que sumiria o triângulo amoroso de Zoey, mas agora apareceu Aurox e Stark está cheio de ciúmes. E a confusão de Neferet é uma verdadeira confusão. Parece que não vai chegar a lugar nenhum e ela já está cega em sua ambição. Afinal, qual o sentido de se aliar aos humanos se seu objetivo é acabar com a raça humana? Terminei de ler em 17 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

O Juramento de Dragon. Esse é um dos livros extras da série House of Night, que eu havia separado para ler junto. Ele conta sobre a vida egressa de Dragon e quando ele conheceu Anastasia. Nos volumes que vinha lendo da série, Dragon está amargo e entregue à raiva e à dor. Ler um pouco sobre a vida dele jovem me fez entender melhor sua redenção e por que Anastasia era tão importante para ele a ponto de só pensar em vingança. E consegui ler em 17 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

Loren Blake, House of Night Extras. Eu não me convenci com a leitura desse conto. Achei que era oficial, mas me pareceu mais uma fanfic. Parecia uma tentativa para justificar o fato de Loren Blake ter preferido obedecer Neferet, humanizando um sentimento que ele já tinha e ocultava. Outra coisa obscura, que não sei se se explica de alguma forma nos outros livros é Neferet ter sacrificado Loren Blake para conseguir ferir Zoey justamente numa forma que não deveria ser suficiente para feri-la. É bem curtinho. Li em 17 de dezembro e avaliei com 2 estrelas.

Não tem sido fácil terminar tudo o que eu já comecei a ler até o fim do ano. Ainda tenho a expectativa de terminar mais um, mas não vou conseguir terminar House of Night porque faltam 2 livros e pouco mais de uma semana. Ler estes livros em menos tempo tem sido muito exaustivo. Eu pretendia ter terminado A Revolta de Atlas, mas só consegui começar o primeiro. Pretendo ao menos terminar o primeiro e começar o segundo, mas já não sei se o tempo que tenho será suficiente.

domingo, 10 de abril de 2022

Terminados em Agosto

Apesar de serem poucos registros, novamente tenho algo a mostrar para este mês. E mesmo tendo largado as metas, o que eu estou usando é o que estava listado.

Produtos Terminados:

A foto ficou muito escura, mas não queria deixar de registrar.
Consegui usar 3 amostras de hidratante, uma que veio e brinde de um hotel que alguém esteve hospedado e me deu, e outras duas que vieram de brinde em uma das revistas que recebi. 
E mais uma cortesia de hotel que usei, outro condicionador. Vou procurar se tenho outros, mas acredito que só mais um último.
E o que estou em uso, tentando acabar que deve aparecer em breve tenho um sabonete e o creme de hidratação para os cabelos. Como os sabonetes são pequenos, acabo quase que um por mês, mas a embalagem são 6, então ainda tenho mais um.
O creme de tratamento para os cabelos estou intercalando com o condicionador, então logo termino também.
E das meninas descartei sem fotografar um sabonete.

Andamento das Metas:
------------------------------

Produtos Novos:
-----------------------------


As amostras de hidratante estão quase acabando. Não vejo a hora de pegar os potes maiores, mas ainda quero acabar o que eu tenho parado. E além dos hidratantes, o outro tormento são os sabonetes. De resto, tudo está sob controle.

sábado, 9 de abril de 2022

Resumo da Quinquagésima Semana 2021

 Sim, o tempo continua voando e eu estou com muitas leituras para terminar em pouco tempo. Das minhas metas, ainda quero tentar terminar House of Night, mas preciso terminar de ler  os volumes que faltam mesmo que não tendo ânimo. Não está sendo fácil, mas continuo lendo. E entre 10 e 16 de dezembro, consegui terminar pouca coisa, ainda que esteja tentando ler sempre um pouco.

Destinada. Cada vez mais perto de terminar a série House of Night. Este é o volume 9 e cada vez mais desagradável a necessidade de xingar e reclamar dos adolescentes. Por mais que a tentativa seja de mostrar adolescentes reais, eles continuam sendo insuportáveis. Não sei se adolescentes gostam de ler e se ver representados desta forma, mas sim, eles são chatos. É muito mimimi e briga. Os adultos agem com uma quase devoção a estes adolescentes. Enfim, a ambição de Neferet não tem fim e ela acaba cometendo erros ao menosprezar a instruções. Só que ela consegue se safar das situações adversas porque os adolescentes tontos também cometem muitos erros. Terminei de ler em 10 de dezembro e avaliei com 3 estrelas.

Outra semana de leituras que não foi muito boa. O cansaço que estou sentindo está dificultando demais a minha disposição para ler. Algumas vezes chego a ficar com a tela aberta e cada vez que eu começo a ler, volto várias páginas. Estou tentando terminar esta série para conseguir concluir pelo menos uma meta. Mas está difícil. E foram tantas expectativas quando comecei a organizar estas metas, que fico chateada em ver os resultados. Mas isso vem em outro momento.



sexta-feira, 8 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Nona Semana 2021

 Eu disse que estou cansada? Pois é. Eu achei que não fosse acontecer, mas aconteceu de novo entre 3 e 9 de dezembro. Eu acabei não terminando nenhuma leitura. As coisa estão acontecendo, a escola também está me demandando. Tive o aniversário de uma das minhas filhas e fiquei ocupada com os preparativos e os posparativos (não existe esta palavra, mas são as ações decorrentes dos eventos... pré x pós).

Ainda estou focando em terminar os livros de House of Night, continuo não sabendo onde vai chegar. E estou lendo A Revolta de Atlas, o primeiro volume. E também está demorada esta leitura. E mais uma semana e poderei aproveitar as férias ainda que tenha deixado muita coisa atrasada para concluir quando tiver tempo. E são muitas coisas. 

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Balanço Mensal - Agosto

 A atualização é pequena pela falta de informações (li pouco) e porque perdi um pouco das informações que eu tinha.

Leituras de Agosto



Foi um bom mês, consegui retomar as leituras e avancei em algumas metas. Também fiz leituras aleatórias. 
Estou avançando na série dos Arqueiros, voltei a ler a saga dos plantagenetas entre os meus livros.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. 83/100
2) Trocar 20 livros. 16/20
3) Terminar 5 séries da lista. 4/5
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. --/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 148/506 = 29%
6)  Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 45/65

Novamente um pequeno avanço na meta 1 e outro na meta 4, não tenho certeza em quantos estavam, mas consegui ler mais 3.

Lista de Próximas Leituras

Consegui uma pequena mudança na lista do mês anterior, sem comentários sobre avanço.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. O Coração do Leão
7. O Messias de Duna
8. Os Filhos de Duna
9. O Imperador-Deus de Duna
10. Um Dia
11. Estrelas Além do Tempo

Como só li um dos meus livros e não foquei nas leituras que estavam listadas, mudando um pouco entre as opções que tinha, praticamente não mudou. Mas de forma geral estou feliz apenas por estar conseguindo ler de novo depois da bagunça dos meses anteriores.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Oitava Semana 2021

 Último momento para realizar algumas entregas e, por conta disso, ainda tive pouco tempo para ler, um pouco antes de dormir e no fim de semana. Ainda estou assistindo muito vídeo então passei menos tempo lendo entre 26 de novembro e 2 de dezembro. E com isso, pouca coisa terminei neste período.

O Buraco de Beatriz. Este livro me foi passado pela mesma pessoa que me passou Calcinhas no Espaço. É do mesmo autor e também crônicas, mas aborda vários aspectos escondidos da história, comenta sobre as mulheres que participaram do programa espacial e outras tantas passagens ignoradas da segunda guerra e guerra fria principalmente. Outra leitura rápida, também tem bastante fotos. E menos um arquivo que estava parado muitos anos no computador. Sinto falta de ler mais livros assim, ao mesmo tempo que não me sinto tão animada em fazer leituras de livros de não-ficção em geral. Terminei de ler em 29 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Confesso que não estou muito empolgada com as leituras que estou fazendo, mas estou tentando manter um bom ritmo de leitura nestas últimas leituras do ano. E o ano está voando e eu estou muito cansada. Ainda pretendo continuar lendo pelo menos um livro por semana de House of Night, mas já atrasei mais uma semana. Acredito que consigo terminar, mas sem a leitura dos livros extras.

terça-feira, 5 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Sétima Semana 2021

 Confesso que dei uma desanimada e já não consegui ler tanto entre 19 e 25 de novembro. Desta vez foi por conta do volume de entregas que tenho que fazer. Foi bem difícil avançar nas leituras que estive fazendo, mas pelo menos consegui terminar alguma coisa.

Despertada. Mais um volume da House of Night, finalmente está acabando e ainda não sei onde vai chegar. E o foco não está tanto na Zoey, mas ela está completamente dependente de Stark. E o mais confuso é que Stark passou a ser ciumento agora que não tem mais concorrência. Não estou muito empolgada com estas leituras, mas quero tirá-las da minha lista o quanto antes. E olha que ainda vão faltar os livros extras. Terminei de ler em 19 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Tenho tido semanas bem agitadas, fazendo muita coisa. Infelizmente não dá pra ficar aguardando a calmaria, então consegui ler um pouco. Queria ter lido mais, mas também queria ter feito zilhões de outras coisas. A leitura que estou fazendo é suficientemente densa para eu ter que escolher não ler em alguns dias. Então vou tentar priorizar estas leituras quando estiver de férias. E enquanto isso, aproveito os momentos de ligeira folga para assistir vídeos.


segunda-feira, 4 de abril de 2022

Terminados em Julho

Continuo com pouca informação que tenho dos meses. Apenas para registro do que sobrou. No caso, os terminados.

Produtos Terminados:

Como terminei pouca coisa no mês passado, neste mês estava com um creme hidratante perto de terminar. Foi uma amostra que ganhei numa campanha de divulgação do trabalho. A porção era bem pequena, mas mesmo assim consegui usar duas vezes.
Dos produtos que estavam terminando, também acabei com este sabonete íntimo que durou bastante. Já tinha outro guardado para usar, então ficou fácil.
Ainda estou terminando com o creme de hidratação para os cabelos e mais um dos sabonetes.
Dos produtos das meninas elas estão usando junto sabonetes, shampoo e condicionador, então está acabando mais rápido. Preferi descartar sem fotografar, então não tenho uma ideia exata de o que terminou quando.

Andamento das Metas:
------------------------------

Produtos Novos:
-----------------------------


Não foi muito o que terminei, mas tudo o que terminei tinha reserva. E animada que estou conseguindo gastar as amostras de hidratante. Agora vamos ver se consigo reduzir este estoque bem o suficiente.

domingo, 3 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Sexta Semana 2021

 Parece que eu estou sempre lendo sem sair do lugar, quer dizer, sem avançar nas minhas listas de leitura. Eu tento me convencer que o quanto eu li está bom, mas nunca é o suficiente para atingir as minhas metas. Sinto que leio em velocidade de tartaruga. De 12 a 18 de novembro não foi diferente. E que ansiedade estou de terminar as minhas entregas e ter mais tempo para ler nas minhas férias. Como o tempo está voando nestas últimas semanas.

Queimada. Mais um volume de House of Night. Desde que Zoey se despedaçou, Steve Ray e Afrodite estão mais presentes e influentes nas decisões para tentar impedir Neferet, seja lá de qual maldade ela quer fazer desta vez. Considerando que já passamos da metade, não está muito claro ainda o que devo esperar dos próximos volumes e qual outra tragédia será necessária antes de começar a ruína de Neferet que, por enquanto, só está ficando mais forte e ganhando mais adeptos. Terminei de ler em 13 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Vamos Comprar um Poeta. Esse livro foi um pedido da minha sogra. É um livro rápido de ler, de um autor português. Mas é um tipo de distopia, numa sociedade em que tudo deve ser útil e produtivo. E os artistas, são como animais de estimação que podem ser adquiridos, e cuidados, para fins de diversão (ainda que a diversão não seja útil, pode ser visto como um símbolo de status). Eu não sei muito o que comentar. Senti falta de um enredo mais longo, comum de uma distopia. Mas a proposta do autor foi trazer a reflexão através do humor, assim como A Revolução dos Bichos que não precisa de 100 páginas para entender o que pode estar desequilibrado naquela sociedade. Neste caso, a reflexão é sobre a visão extremamente racional da utilidade de cada membro da sociedade em que as artes podem ser descartadas. Li em 14 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Calcinhas no Espaço. Outro livro curto, desta vez de crônicas a respeito do programa espacial e como uma empresa de lingerie conseguiu a licitação para desenvolvimento do traje espacial, dentre outras curiosidades que as pessoas preferem ignorar. Eu tenho uma visão muito crítica sobre o programa espacial e isto não vem ao caso. Mas acho importante notar que nem sempre as soluções precisam ser tecnológicas, podem ser mais simples. E que a indústria está mais preparada para encontrar estas soluções do que a academia, embora não tenha incentivo nenhum para trabalhar com pesquisa. Vivo, e vivi isso em diversos momentos e gostaria que fosse mais aceito pela sociedade que insiste em patrocinar a instrução pelo caminho errado. Terminei de ler em 16 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Estou limpando os meus arquivos e terminando as minhas leituras empacadas. Queria ter lido um pouco mais, mas ainda tenho expectativa de terminar House of Night este ano e ler mais dois livros meus que estão na TBR. Infelizmente abandonei muitas das minhas metas e não conseguirei repor tudo nas férias. 

sábado, 2 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Quinta Semana 2021

Num esforço redentório estou tentando terminar mais um pouco do que eu comecei sem a pressa de terminar. E entre 5 e 11 de novembro consegui ler um pouco mais do que na semana passada. Quase não encostei mais na minha pilha de leitura e estou me entregando a preencher a minha lista ao invés de esvaziar. Não sei se irei aliviar na blackfriday.

Tentada. Então cheguei no sexto volume, a metade, da série House of Night, e atrasei pela primeira vez uma semana nas leituras desta série. A verdadeira índole de Neferet se revela na House of Night de Tulsa, mas parece que ninguém mais é capaz de ver que ela abandonou Nyx. Terminei de ler 08 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Girafinha Flor faz uma Descoberta. Mais um livro da biblioteca. Pelo visto um que já foi recorrente nas atividades da escola. Mas ela ficou interessada e manteve a atenção, perguntando o que estava acontecendo com a girafinha. Gostei mais da reação da criança em relação á leitura do que do livro em si, mas não tenho motivo para criticar o livro. Por isso, avaliei com 3 estrelas. Lemos em 08 de novembro.

Os Amores de Angélica. E tentando me concentrar na leitura, peguei uma série nova e gigantesca para começar a ler. Pretendo ler devagar, sem pressa, talvez no próximo ano priorize. Como são muitos livros não esperava que este volume contasse desde a infância até o casamento de Angélica. Mas foi isso que foi entregue. Não sei o que esperar dos próximos. Terminei de ler em 09 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Não foi nenhum grande avanço, mas foquei em terminar um pouco do que eu comecei. Não estou muito empolgada com as leituras que estou fazendo, mas acredito que ainda consigo terminar muitas coisas. 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Balanço Mensal - Julho

A atualização é pequena pela falta de informações (li pouco) e porque perdi um pouco das informações que eu tinha.

Leituras de Julho



Ainda menos leituras que no mês passado, mas terminei uma das séries que comecei este ano.
E todos estavam na lista de espera.
Também não é uma série que estava na lista, mas estou me dedicando para terminar esta série dos Arqueiros. Com os volumes que li, espero terminar em mais 2 meses.
Dos meus livros, sem comentários.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. 69/100
2) Trocar 20 livros. 16/20
3) Terminar 5 séries da lista. 4/5
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. --/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 148/506 = 29%
6)  Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 45/65

Novamente um pequeno avanço na meta 1 e outro na meta 4, mas que eu não confio muito na somatória. Acho que está em 23.
As demais estão exatamente iguais.

Lista de Próximas Leituras

Para não ser repetitivo, mantive a mesma lista do mês anterior, sem comentários sobre avanço.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. Crepúsculo da Águia 
6. O Coração do Leão
7. O Messias de Duna
8. Os Filhos de Duna
9. O Imperador-Deus de Duna
10. Um Dia
11. Estrelas Além do Tempo

Acho que a pior coisa neste momento é ficar contando. Eu parei de contar a minha pilha de livros e a minha pasta de arquivos. Continua por ali, perto de 20. E paciência, a estratégia de me pressionar desta forma não está dando certo. Mas ano que vem será outro ano e posso tentar de novo.

quinta-feira, 31 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Quarta Semana 2021

 Quando tenho estes períodos relativamente difíceis de avançar na leitura, ele vem devagar e me deixa travada até terminar. E quando acabo de ler o livro, destravo para as outras leituras. Uma coisa que geralmente me ajuda é intercalar os capítulos entre dois livros completamente diferentes. E a tentação é grande de pegar um só e terminar. E talvez tenha sido burrice não ter feito isso, porque entre 29 de outubro e 04 de novembro não terminei quase nada.

Peça-me o que Quiser. Esse livro também foi uma recomendação aleatória. A história segue uma receita típica de livro hot com chefe funcionária, tem algumas perversões, mas de um modo geral achei meio vazio. Eu ainda estou oscilando entre querer e não querer ler as continuações. Não tenho nada contra livro hot mas acho que peguei birra da protagonista. Terminei de ler em 1 de novembro e avaliei com 2 estrelas.

Acho que além das leituras que escolhi fazer, as atividades que preciso entregar em novembro também estão me sugando. E estou fazendo várias atividades presenciais além das horas que passo em casa trabalhando "depois do horário". Então posso tentar me desculpar pelo que eu não consigo fazer. De um modo geral, eu estou bem cansada precisando de férias. E tudo fica meio atrapalhado. Para diminuir o ritmo, tenho focado mais em assistir vídeos do que em ler, outra atividade que veio para competir com o meu tempo de leitura. Mas estou satisfeita de ter conseguido terminar pelo menos um livro por semana. Agora ainda tenho outras leituras travadas, mas acho que consigo terminar pelo menos mais uma série este ano.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Terceira Semana 2021

 E de novo as leituras começaram a se arrastar. E eu já passei muito tempo evitando determinadas leituras. Acho que este é o momento de insistir e terminar tudo aquilo que um dia eu comecei. E entre 22 e 28 de outubro consegui ler um pouco. 

Acorda pra Vida, Chloe Brown. Não sei se esse livro foi muito comentado quando foi lançado, mas vi uma resenha e quis conhecer. Chloe não é uma mocinha típica, ela requer cuidados que a impede de ter uma vida normal. Muitos pensam que ela é uma herdeira tentando provar que pode se virar sozinha, mas ela tem um emprego e é muito boa no que faz. Até que ela se apaixona pelo zelador do condomínio que mora e, ele vai aos poucos conhecendo todos os talentos ocultos de Chloe Brown que a fazem voltar a querer viver como nunca antes tinha sentido. Não é um livro que trata de depressão. Difícil explicar. Terminei de ler em 22 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Caçada. Mais um volume da série House of Night, e agora Zoey e seus amigos são obrigados a fugir da House of Night passam a conviver diretamente com os vampiros vermelhos. Neste volume a Zoey está ainda insegura de suas decisões e em cima do muro sobre o que deveria fazer. Em muitos momentos ela deixa Afrodite e Steve Ray resolverem seus problemas. Alguns personagens parecem ser esquecidos ou não terem motivo de existir, a não ser, serem mortos futuramente. Pretendo continuar a leitura desta série, mas dei uma desanimada. Terminei de ler em 24 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Olimpíada Animal. Outro livro da biblioteca da escola que veio para casa. Mostram animais em provas que fazem parte da olimpíada e a criança pode contar progressivamente algo que aparece na página e que tem a ver com a prática esportiva representada. As ilustrações são bem coloridas e pudemos ler muitas vezes no intervalo de uma semana que esteve conosco. Lemos dia 24 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Dez Pintinhos Brincalhões. Outro livro da biblioteca da escola, muito parecido com um livro que temos dos sapinhos, mas este são dez. O livro tem os pintinhos em relevo e recortes nas páginas. Conforme vamos virando as páginas os pintinhos vão sumindo. O livro parece ser antigo, mas bem feito. Também pudemos aproveitar algumas vezes, mas não foi um dos preferidos. Lemos dia 25 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Pode parecer muita coisa, mas na verdade parece mais por conta dos infantis. De novo já estou com muitos livros com a leitura iniciada, apenas tentando ler e tentando escolher um para terminar. E claro que com isso sempre leio pouco de cada um. Não vou conseguir muito mais das minhas metas, mas pretendia ter um bom ritmo de leitura para melhorar nas metas do ano que vem, pelo menos.

terça-feira, 29 de março de 2022

Terminados em Junho

Só pra organizar o conteúdo que eu tinha, de relato bastante vago e muita falta de informação relevante. Só tenho o registro dos terminados, mas é bem este o objetivo dos comentários, né?


Produtos Terminados:

E outro mês que desandei nos usos dos produtos e quase não consigo terminar nada. 
Terminei com uma miniatura de condicionador. Acho que foi o último que tinha em casa.
Era pra ter terminado pelo menos uma amostra de hidratante, mas agora estou usando embalagens um pouco maiores e não consegui acabar dentro do mês, mas falta muito pouco.
Estou terminando com o creme de hidratação para os cabelos e mais um dos sabonetes.
Dos produtos das meninas ainda tenho bastante coisa em uso e perto de terminar. Está terminando um sabonete e um gel para o cabelo.

Andamento das Metas:
------------------------------

Produtos Novos:
-----------------------------

Fico triste de não ter muito para contar, mas foi o que restou. Em outros meses consegui registrar mais coisas. Eu me lembro de ter realizado algumas compras, mas não fotografei nem guardei os cupons para me organizar. Então vou ficar devendo a atualização até o próximo inventário. Que deve sair logo.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Segunda Semana 2021

 Depois do sucesso da semana passada tive que começar um novo desafio. E escolhi retomar a leitura de uma série que deixei muito tempo parada e sei que cada volume é rápido de ler. Vamos ver se consigo avançar bem, mas por enquanto, não foi tão bom. Ainda tive muitos vídeos me distraindo entre 15 e 21 de outubro.

Indomada. Sim, ninguém mais esta lendo House of Night. Quase todo mundo abandonou no quinto volume, mas estou tentando terminar. E vou tentar ler os 12. Neste quarto volume, talvez o mais chato de todos, Zoey está lamentando a morte de Loren Blake, assustada com a capacidade para o mal de Neferet e insegura sobre a perda da confiança de seus amigos. E retomar esta confiança será a chave para ela conseguir se proteger e evitar as mortes que Afrodite previu. Achei que a leitura não foi tão rápida quanto eu esperava, tive dificuldade em me conectar com a história pois já fazia muito tempo que havia lido o volume anterior e fiquei com a sensação que as autoras não sabiam onde iriam chegar. Em alguns momentos parecia que tinham mudado a personalidade da Zoey. Terminei de ler em 18 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

A seguir de uma semana boa, era de se esperar uma semana não tão boa. Minha expectativa é continuar lendo pelo menos um volume desta série por semana e terminar até o final do ano. Mas se eu conseguir adiantar, ainda pretendo terminar de ler outra série para atingir pelo menos esta das minhas metas. E olha que deveria estar perto de terminar todas elas, mas tive alguns meses terríveis.

domingo, 27 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Primeira Semana 2021

 Agora que estou conseguindo ler um pouco mais, parece que vou conseguir terminar muita coisa. Mas só parece. O ano já está acabando. Mas entre 8 e 14 de outubro terminei mais algumas leituras importantes. E finalmente vou poder focar no livro do sorteio de TBR.

A Caminho do Altar. Finalmente o livro do Gregory, o último dos irmãos Bridgertons a se casar. E Julia Quinn fez uma narrativa diferente, em dois momentos da vida de Gregory, trazendo dúvidas de com quem ele vai se casar afinal, já que está acontecendo um casamento da mocinha, e não é com ele. Apesar das burrices de Gregory, me arrisco dizer que ele foi o mais apaixonado dos rapazes. Agora ainda tem o livro de contos e o romance dos pais Bridgerton. Terminei de ler em 09 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

História de um Grande Amor. Outro livro da Julia Quinn, mas de outra trilogia, não tem ligação com os Bridgertons. Eu li porque estava na mesma pasta e já posso apagar ela toda agora. A história de uma menina feia, de uma família que não liga muito para ela, mas a deixa estar por perto da família vizinha, que dá uma oportunidade de ela ser apresentada à sociedade e conseguir algum bom casamento. Mas a pequena Miranda já é apaixonada pelo irmão bem mais velho da sua amiga que acabou de enviuvar. É uma história bem bonita. Terminei de ler em 10 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

E Viveram Felizes para Sempre. O então último livro da série dos Bridgertons, com os contos e a história do encontro dos pais Bridgertons. A maior parte dos contos eu já tinha lido, apenas dois eram inéditos para mim. E, claro, a história dos pais Bridgertons. É curioso pela época que se passa que ambos tem a idade bem próxima. Mas isso também foi o que ajudou a história de amor que fez Lady Bridgerton não ter vontade de voltar a se casar. Terminei de ler em 11 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Alice no País das Maravilhas. Outro livro da biblioteca da escola. Eu tenho muito receio da adaptação para criança de Alice nos livros. Além de não ser uma história para criança, ela tem muitas nuances que podem ser destacadas. E quando o autor da adaptação tentar ser fiel ao enredo, a história perde o sentido. É mais inteligente focar num aspecto só e contar bem contado. E foi por esta crítica que avaliei esta edição da Ciranda Cultural com 2 estrelas. Lemos em 12 de outubro.

O Coração do Leão. Receio que este livro estava começando a ficar muito amassado de tanto tempo que eu demorei para ler. E, apesar de eu ter amado a história do rei Ricardo Coração de Leão, ele não foi tão bom rei, apesar de tentar ser justo em seus princípios e excelente guerreiro. Não quero falar muito, porque tira a emoção da leitura, mesmo para quem já conhece os fatos históricos. E eu pesquisei genealogia e fatos históricos durante a leitura. Estou ansiosa para chegar no momento que esta ficção de encontrar com a Série Os Reis Malditos, contado a partir do ponto de vista dos franceses. Terminei de ler em 14 de outubro e avaliei com 4 estrelas. 

Quando eu consigo cumprir a meta de leitura da semana, fica mais fácil priorizar a leitura do livro físico no fim de semana. E foi um pouco assim que consegui avançar com O Coração do Leão e começar a ler Príncipe das Trevas. Outra coisa que eu queria comemorar foi que terminei de ler a série dos Bridgertons e estou muito ansiosa com a próxima temporada da série Bridgerton que só estreia em março do ano que vem. Enfim, estou assistindo muita coisa. Por isso não leio mais. Mas avancei bem nas leituras nesta semana.

sábado, 26 de março de 2022

Roupa Íntima em 2021

Sempre enrolo muito para conseguir fazer estes inventários, porque me dá trabalho. Eu gostaria que fosse mais fácil, e mais rápido... Mas isso vai acontecer quando eu tiver menos objetos em casa. O meu grau de tolerância está diminuindo, por isso estou descartando com mais rapidez.

O que entrou:
Estou razoavelmente satisfeita com as opções que tenho para não sentir vontade de comprar nada.
Resolvi costurar uma peça e retornar para uso então tem uma a mais que não é uma peça nova.
Total: + 1

O que saiu: 
Novamente, as peças que uso com frequência são sempre as mesmas e estão gastas. Mesmo que tenha substituído e separado mais 3 para uso no ano passado, as últimas que estavam em uso de muitos anos anteriores estavam bem gastas. E acabei com mais quatro.
Saindo um pouco mais de casa, minha filha cismou que queria um luva para usar no frio e acabou pegando as duas que eu tinha.
Também precisou de uma meia-calça preta e eu dei uma para ela que já estava pequena em mim.
Total: 4 + 2

Balanço:
Dá muito trabalho contar, tirar do armário, do cesto de roupa suja e do varal e contar tudo. Mas com os grupos que eu criei está mais fácil de contar sem esquecer nada. Meus totais atualizados continuam melhorando, ou diminuindo, só que mais devagar. Estou com 84 em uma gaveta e 89 na outra. Estou longe de chegar num valor razoável. Mas por incrível que pareça, percebo alguma diferença no volume da gaveta que já não fica pulando para fora. 
Estou com mais alguns itens no talvez e muita coisa que eu não tenho a menor perspectiva de voltar a usar. Então, o que seria melhor do que isso era tomar coragem para tirar mais peças e usar tudo o que tenho e não teria mais necessidade de fazer inventários. Ainda acredito que posso reduzir de pouco por ano até chegar numa quantidade razoável.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Resumo da Quadragésima Semana 2021

O tempo está voando, mais um mês se passou e logo termina o ano. Como sempre, pretendia já ter terminado mais coisa nesta época do ano, mas ter ficado sem conseguir ler desde maio me deixou numa situação bem complicada. Entre 1 e 7 de outubro minha prioridade tem sido terminar de ler Os Bridgertons para assistir a série. E também estou aproveitando para terminar de assistir 13 Porquês, com as reviravoltas que os autores da série fizeram depois da primeira temporada.

Virginia Woolf. Desde que terminei de ler Orlando estava com 3 leituras da Virginia Woolf para fazer: esta biografia, Um Teto todo Seu e Rumo ao Farol. Ela era totalmente mal resolvida. Lutava contra os preconceitos do pai, idolatrava a mãe, queria ser o próprio irmão, amava e competia com sua irmã mais próxima. É muita coisa e muitas obras para alguém que viveu pouco. Eu não defendo ninguém que tenha cometido suicídio, mas sei que a situação dela era complicada. Algumas obras dela são geniais, mas a maioria é difícil dizer. Nesta biografia, assim como nos livros de Virgínia, os assuntos não são compartimentados, segue mais ou menos uma sequência temporal, que avança e retorna para concluir os assuntos e também segue uma sequência de assuntos que também vão e voltam de acordo com o contexto da narrativa. Gostaria de ler sua biografia mais famosa, mas é difícil achar edição brasileira dela. Terminei de ler em 02 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

O Conde Enfeitiçado. Já no terceiro volume sabemos que Francesca se casou e enviuvou mas nada se conta dela nos bailes, em seu namoro e escolha para o casamento. Francesca também parece sempre ser uma pessoa distante, mesmo numa família tão grande e unida, como se estivesse sobrando. Neste volume, depois de muitos anos sozinha e sem a pretensão de casar novamente, Francesca percebe o chamado de seu relógio biológico e resolve aceitar a possibilidade de um novo matrimônio, ao mesmo tempo que Michael retorna da Índia com a mesma intenção. Por terem sido muito próximos, acabam optando por ir aos mesmos eventos e passarem tempo juntos. Michael é um retrato do rapaz apaixonado (mesmo não sendo mais um rapaz). E ambos entram para um relacionamento de forma menos impulsiva e mais madura (se comparado com os outros casais da série). Terminei de ler em 05 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Um Beijo Inesquecível. Está terminando com a série dos Bridgertons. Novamente com a ajuda de Lady Danbury (acho que neste momento Mrs. Bridgerton já está cansada de tantas temporadas) Hyacinth conhece um jovem de índole duvidosa a quem resolve ajudar com a tradução de um diário, que a leva a um possível mistério. E mais uma vez surge uma paixão impulsiva e um casamento às pressas. É curiosa a história de filho rejeitado, novamente, mas Gareth, contra a expectativa da época, é um nobre trabalhador e realmente acredita em salvar o nome da família. Terminei de ler em 07 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Li um pouco menos que semana passada e não o suficiente para terminar esta série. Mas na próxima semana já devo começar um novo desafio. E está passando muito mais rápido do que eu gostaria.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Resumo da Trigésima Nona Semana 2021

 E mais um mês está chegando ao fim e eu ainda estou com muita coisa atrasada. Praticamente desisti das minhas metas e já estou pensando nas de 2022. Será que eu finalmente vou conseguir focar no que eu deveria para organizar as minhas leituras e deixar de ter metas bizarras? Claro que ainda não. Mas estou firme tentando focar em 3, mas trabalhar em 6 a 8 metas e ir diminuindo uma por ano. Qualquer dia conto sobre o que eu fui tirando de um ano para outro que me permitiu voltar para as metas anteriores e concluir elas também. Quando eu tiver concluído tudo de preferência. E desde semana passada eu estou tentando ler e terminar a série de livros dos Bridgertons. São muitos volumes, mas a leitura é rápida. Então entre 24 e 30 de setembro consegui ler mais alguns.

Um Perfeito Cavalheiro. Neste volume eu estranhei a autora ter feito uma releitura da história da Cinderela já que nos outros volumes ela não usa contos de fadas como referências. Apesar de ser só o terceiro volume, acredito que este foi o melhor até agora. O Benedict também tem os seus traumas de infância, mas lutou por uma paixão a primeira vista e abriu mão de uma vida social para ter uma vida familiar sem atrapalhar sua família. E a pessoa que tem mais garra nesta família é a viúva, Sra. Bridgerton. Li em 24 de setembro e avaliei com 4 estrelas. 

Os Segredos de Colin Bridgerton. Colin é o rapaz alegre e despojado que encanta todas as moças por onde passa e tem aversão a relacionamento. Mas nada explica o porquê desta aversão. Quem observa os jovens e percebe que Colin já encontrou sua cara metade é Lady Danbury. Uma coisa que eu não gostei desde o começo é que se passa alguns anos depois de Um Perfeito Cavalheiro, que por sua vez é um tempo depois de O Visconde que me Amava. Como a diferença de idade entre os rapazes é pequena, os garotos Bridgertons estão se casando bem mais velhos, 37 - 39 anos. Sendo que por volta dos 32 - 35 já era considerado normal para a época. Enfim, a autora poderia ter feito outra combinação de idades dos personagens e acredita que esta foi a melhor combinação. Mas do jeito que está indo, os volumes finais da série vão ser um pouco atropelados. Li em 25 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Arqueiro do Rei. Neste volume 12, Will está sofrendo por solidão e já não acha maneiras de se vingar de sua sorte e voltar a viver. Seus amigos já não sabem mais o que fazer para tentar trazer ele de volta como um dos melhores arqueiros que Araluen já teve, quando surge a ideia de enviar um aprendiz para ele. E novamente, depois de mostrar que Araluen pode ter uma monarca e seu consorte que também é um bravo guerreiro, o autor desafia Will a desenvolver na prática um programa de qualificação para meninas se tornarem arqueiros. E de desafios que vencemos as maiores barreiras. Cassandra e Horace não hesitam em enviar a única filha e herdeira do trono para passar por este aprendizado com o melhor amigo que eles já tiveram. Terminei de ler em 27 de setembro e avaliei com 3 estrelas. Acho que eu já comentei que a minha maior frustração desta série é que o autor até coloca romances nas histórias, mas os personagens não tem filhos. E, por mais que ter filhos não seja sinônimo de felicidade e ainda complique a vida profissional, a ambientação da história parece ser de um período em que ter filhos era a prioridade de todo adulto. E mais uma série concluída.

Dudu cara de Feliz, Dudu cara de Triste. Outro livro que a mais nova trouxe da biblioteca. Este pelo menos tinha todas as páginas completas, na ordem certa e foi possível algum entretenimento. Mas não chega a ter uma história. Penso que já não é a melhor opção para a idade dela, mas está dentro do aceitável. Li no dia 28 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Para Sir Phillip, com Amor. Mais um volume da série dos Bridgertons, contando sobre o romance e Eloise. O casamento de sua melhor amiga, Penelope, a despertou para aceitar uma vida de casada. E sem nem mesmo esperar a permissão da família, viaja escondida para se encontrar com o viúvo com quem vem trocando cartas e a convidou para visitar. Muita gente critica Sir Phillip, por não demonstrar sentimentos nem com os filhos, nem com Eloise. Mas nas primeiras páginas somos pegos pelo choque da narrativa da morte de sua esposa e da tormenta que foi viver estes 10 anos com uma mulher com um quadro forte de depressão num clima frio e adverso na maior parte do tempo. Seus filhos também são os típicos pestinhas com as babás. E Phillip é um acadêmico forçado a aceitar uma vida doméstica para a qual não foi preparado. Então são muitos porém para fazer dar tudo errado. Qualquer outra, teria ido embora em pouco tempo. Terminei de ler em 29 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Estou feliz que li bastante e terminei uma série. Pretendia já ter terminado Os Bridgertons, mas não está tão fácil assim. Faltam mais 4 volumes: 3 filhos e o livro de contos. E antes de passar para a próxima série quero terminar de ler Coração de Leão antes que a minha filha estrague. 

quarta-feira, 23 de março de 2022

Terminados em Maio

A partir daqui meus relatos estão faltando partes. A partir de maio eu resolvi que não queria gastar meu tempo escrevendo. Então tenho alguns registros e muita falta de informação. Não me cobrem. O que eu tenho certeza foi que terminei algumas coisas e comprei algumas coisas. Sobre as metas, praticamente me abstenho de falar.

Produtos Terminados:


Agora que estou usando as amostras de creme hidratante, e tenho muitas, consigo terminar um pouco por mês. Usei estas duas que são maiores mas já estou com outras em uso.
Enfim também terminei com este condicionador e terei algumas amostras para usar antes de passar para o próximo. Também tenho usado a máscara de tratamento junto com o condicionador, então não uso tanto condicionador.
E tenho em uso o creme para as mãos e o creme de hidratação para os cabelos ainda não terminaram, mas falta pouco. 
Dos produtos das meninas ainda tenho bastante coisa em uso e perto de terminar. Minha filha está usando mais o perfume e o protetor labial. Também tem um creme para os cabelos e um creme hidratante para o corpo perto de terminar.

Andamento das Metas:
Eu praticamente abandonei as minhas metas. Pela minha lista, não terminei nenhum item das metas depois de abril.

Produtos Novos:
Eu sempre acabava comprando alguma coisa, mas não fiz mais registro da compra de produtos novos. Atualização agora, só com o inventário.

Eu acho que, com algumas exceções, baixei bastante a quantidade de estoque. Agora tenho apenas alguns produtos para reposição. Mas cremes, sabonetes, esmaltes, perfumes e maquiagem, eu ainda tenho sobrando em diversos aspectos. Espero poder parar com o terminados em mais um ano ou dois. O espaço que uso para armazenar produtos já está cada vez menor.

terça-feira, 22 de março de 2022

Resumo da Trigésima Oitava Semana 2021

Só porque eu melhorei não quer dizer que esteja lendo muito. Ainda acontece de ter semanas praticamente sem leituras e outras que até canso de escrever. Perto de 2020, 2021 terá menos leitura porque não mais terá tantos livros infantis, mas devo tentar ler um pouco mais os livros da mais velha. Mas eu finalmente terminei de ler Rangers e comecei a ler uma série nova nesta semana de 17 a 23 de setembro. E fiquei com as leituras previstas todas emboladas, de novo.

Histórias Perdidas. Este é o volume 11 da série da Ordem dos Arqueiros. Tem passagens de períodos entre os volumes, contando um pouco mais. Conta mais da vida de Gilan, que é um personagem que fez falta. Conta da juventude de Halt e seu período de aprendiz. E conta sobre o que foi encontrado em escavações sobre onde ficava Araluen, séculos depois de quando se passou a história de Will Treaty. Foi uma boa leitura. Seria perfeito como o fim da saga, mas o autor resolveu começar outra saga e fez mais um volume de encerramento desta série. Logo leio o volume 12. Terminei de ler em 18 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

O Safado do 105. Acho que já passou o furor deste livro, que começou no Wattpad e depois foi publicado. Mas foi uma das indicações que recebi com as leituras que eu fiz anteriormente. Eu acho que esperava uma história mais mal escrita, ou menos enredo e mais descrição. Mas não foi bem assim. Ainda tem muito esteriótipo para este tipo de história, mas é a fórmula razoavelmente desenvolvida. Essa parte de ter um vizinho interessante, charmoso e que te dá bola seria o sonho de qualquer garota. Só algo para se pensar sobre. Terminei de ler em 20 de setembro e avaliei com 2 estrelas.

O Duque e Eu. Depois de tanto incentivo, por conta da série Bridgertons na Netflix resolvi ler os livros para assistir a série antes que seja tarde. E eu gostei deste primeiro volume. Achei estranho a mãe tentar casar primeiro a quarta filha (a primeira mulher) antes de casar pelo menos um dos filhos, mas gosto da dinâmica familiar dos irmãos. Também achei a Daphne pouco convencional mas ao mesmo tempo inocente demais. Mas seria difícil pensar em tantos personagens relacionados e ao mesmo tempo diferentes o suficiente. Li em 22 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

O Visconde que me Amava. É o segundo volume da série Bridgertons, conta a história do Anthony. É estranho pensar no jovem responsável financeiramente pela família, com todo um drama depressivo que age feito um cafajeste na maior parte do tempo. Se a ideia era mostrar sua redenção e com a Kate transformou o seu modo de ser, ficou inverossímil. Mas quando Anthony começa a acreditar que pode ser feliz e se entrega a seus sentimentos passa a ser cativante. Quiséramos, todas nós, receber a atenção e carinho que ele dedica. Li em 23 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Parece que estou lendo muito, não. Pena que nada destas leituras estavam nas minhas metas. Agora que comecei quero terminar de esvaziar uma das pastas e focar em terminar algumas das metas que estão em condições de serem cumpridas (terminar séries?!). Mas não tem jeito. Quando eu perco o foco assim, preciso ir até o fim para depois retomar o que deveria estar lendo.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Resumo da Trigésima Sétima Semana 2021

Nada como leituras aleatórias para destravar as leituras empacadas. E, agora que travei de novo, e falta tão pouco para terminar Rangers, voltei para leituras aleatórias. E entre 10 e 16 de setembro até que consegui ler bastante. E voltei a organizar os meus arquivos, achei mais alguns repetidos que estou escolhendo e apagando. Não vejo a hora de começar um novo projeto.

Imperador de Nihon-Ja. Mais um volume da série dos Arqueiros. Desta vez começa com Horace visitando a muralha do reino de Nihon-Ja, seguido de uma tentativa de golpe de estado. E enquanto a preocupação do imperador é garantir que Horace deixe o território de Nihon-Ja, Horace quer dar um jeito de proteger o imperador e garantir a sua permanência no trono. É uma história cheia de batalhas e muita honra em jogo. Pro meu gosto, passou um pouquinho esta parte de luta. Mas um final do jeito que já se esperava para o fim desta saga. Terminei de ler em 12 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Dudu no Jardim, Dudu no Quintal. Este foi um livro da biblioteca da escola. Como sempre tivemos muitos livros infantis em casa, nunca dependi da escola para apresentar bons livros. Mas esta foi uma experiência que me decepcionou. Além do livro ser insignificante em termos de conteúdo: os gráficos não são nada demais, a história não constrói enredo, não tem personagens conhecidos, nem apresenta algum tipo de moral da história.... A edição que a escola tem foi impressa errada. Tem duas vezes a página 5 e não tem a 8. Eu tentei de todas as formas chutar o que está faltando, mas a imagem e o texto das páginas que estão certas são muito pouco para criar uma história para a criança. Eu tentei algumas vezes, mas nem a criança conseguiu entender nada. E olha que ela narra o que está vendo nas imagens e cria a história do jeito dela. Péssima experiência. Enviei um recado para a bibliotecária mas não tive retorno. Isso aconteceu no dia 13 de setembro e avaliei com 1 estrela (ruim). A experiência de leitura que eu prefiro não ter.

Leilão da Viúva. Curiosa que sou, peguei outro livro da mesma autora que li semanas atrás. É um romance, curtinho, e gostei. Foi mais para passar o tempo. Imagina ser uma jovem viúva herdeira e ter a chance de participar de um leilão para a caridade, com um encontro às escuras. Porque a viúva verá quem a arrematou, mas ele não saberá quem ela é. Argumento interessante. Li em 14 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Filled. Eu experimentei esta leitura porque era um livro curto e a autora é bastante elogiada. A personagem aceita um trabalho para ajudar o irmão a pagar uma dívida, mas o irmão é um grande vigarista, junto com as pessoas para quem ele deve e "os amigos" que estão tentando ajudar, mas na verdade só querem prostituir a moça. É uma história um pouco pesada, mas felizmente é curta. Também li em 14 de setembro e avaliei com 2 estrelas. Também não foi um dos meus preferidos.

Considero que li bastante, mas foi uma sequência de livros para preencher a semana já que não foram as melhores avaliações. Ainda estou me arrastando com a leitura de Coração de Leão que gostaria de terminar em breve. E também estou lendo mais uma biografia, da Virgínia Woolf que estou lendo aos poucos. Mas a prioridade é terminar a série dos Arqueiros. E agora falta bem pouco.

domingo, 20 de março de 2022

Material da Vez 2021

E não é que eu mais compro do que sou capaz de usar... Mas não desanime, os itens que eu tenho no meu estojo estou usando e em algum momento vou equilibrar as minhas compras com o que eu uso. Já falei que venho reduzindo o meu volume de itens comprados e também tenho descartado muitos produtos que já não estão em condições de uso. 


Repetindo a foto que usei no começo deste ano, sempre divido em 4 grupos: lápis, borracha, caneta colorida e caneta de uso comum. No começo do ano eu tinha a caneta preta quase acabando, dois lápis pequenos e duas borrachas pequenas. E boa parte das canetas que estavam de reserva não são confiáveis que não estavam funcionando muito bem. Então a expectativa estava muito alta em terminar muita coisa, ou ao menos descartar muita coisa. Esta caneta preta me acompanha faz 2 anos no estojo e estava na hora de terminar mesmo. Os lápis eu uso muito pouco, então não tinha tanta expectativa. Mas as borrachas eu sabia que poderia acabar com uma e diminuir bastante a outra pequena. E sim, também tinha a expectativa de pegar uma nova borracha. Já a caneta colorida, uso bem pouco, então não tinha nenhuma expectativa em terminar.
E a agenda, que não venho mostrando, estava com duas: uma com 26 páginas e outra com 90. A de 26 já não tive muito para atualizar e esperava que terminasse antes do fim do ano. Aos poucos tenho passado as informações para a outra que pretendo gastar nos próximos anos. Ainda é muito cedo para ter que pegar uma nova agenda para usar como caderno de anotações. 

Agora, resumindo tudo o que foi o ano em relação aos meus usos, comparando os itens mostrados na primeira foto com esta, a caneta preta que eu sabia que estava acabando eu terminei em março. Passei a usar uma azul que estava guardada, da Moranguinho. Acabei raspando a estampa da moranguinho, parece lisa. E usei bastante. Claro que não o suficiente para acabar em um ano. Das demais que mostrei, não voltei a usar a não ser a laranja, mas estou economizando. As outras não sei o que esperar e tirei do estojo. Não, não joguei fora. Talvez em outro momento.
Das canetas coloridas, ainda estou usando esta roxa e mantenho as demais no estojo. Sei que deveria descartar, mas tenho dificuldade em aceitar a derrota. Consigo lidar com canetas que acabam, mas não com canetas que param de funcionar. Acabei pegando mais uma vermelha que eu tinha guardado, já bem gasta, que está agora também no estojo, mas que uso bem menos que a roxa.
No começo do ano acabei esquecendo de incluir na foto esta lapiseira. É que eu não chego a usar de fato, mas carrego no estojo. E nem tenho grafite reserva para ela. Mas o que eu mais tentei usar foi este lápis verde que está menor, e já estava no ano passado. Eu tenho uma crítica muito grande com os lápis que usam esta madeira ecológica que, por ser levemente plástica, deixa o grafite mais maleável e escorrega no papel. É menos pigmentado e a sensação do uso não é agradável. Só uso porque tenho em casa, mas não pretendo comprar nunca mais. Este lápis amarelo também tem plástico, é flexível e por isso pouco uso. Mas o lápis cinza está como em anos anteriores, quase não usei. E o outro branco, eu tirei do estojo, está guardado na gaveta de materiais reserva.
Fico feliz que as borrachas estejam diferentes. Como contei antes, a borracha rosa que estava usando já não está comigo no estojo, então não mostrei o tamanho. Ainda não acabou, está em uso. Das pequenas, terminei a pititica em abril, só que ganhei outra igualmente pequena e estou usando desde então e deve acabar logo. Mas a outra que estava pequena, está um pouco menor. Pode não parecer, mas usei até que bastante.
Sobre os cadernos, a agenda que estava menor continuei usando até o fim do ano e, com o que sobrou, não sei se aguenta mais um ano. Já vinha passando boa parte das informações que acompanho (tracking) para a outra e, finalizando as retrospectivas e inventários, pode ser que eu tenha que abandoná-la. Mas a agenda de cupcake ainda deve durar alguns anos. Ainda é cedo para escolher a próxima, mas tenho a expectativa de que esta vai durar pouco tempo.

Estou me adaptando a este novo formato de acompanhamento. Acho que ficou melhor que o de 2019, mas não gostei muito de como ficou em 2020. Realmente preciso manter o registro fotográfico mais frequente que duas vezes ao ano. Estou pegando o jeito.