domingo, 3 de abril de 2022

Resumo da Quadragésima Sexta Semana 2021

 Parece que eu estou sempre lendo sem sair do lugar, quer dizer, sem avançar nas minhas listas de leitura. Eu tento me convencer que o quanto eu li está bom, mas nunca é o suficiente para atingir as minhas metas. Sinto que leio em velocidade de tartaruga. De 12 a 18 de novembro não foi diferente. E que ansiedade estou de terminar as minhas entregas e ter mais tempo para ler nas minhas férias. Como o tempo está voando nestas últimas semanas.

Queimada. Mais um volume de House of Night. Desde que Zoey se despedaçou, Steve Ray e Afrodite estão mais presentes e influentes nas decisões para tentar impedir Neferet, seja lá de qual maldade ela quer fazer desta vez. Considerando que já passamos da metade, não está muito claro ainda o que devo esperar dos próximos volumes e qual outra tragédia será necessária antes de começar a ruína de Neferet que, por enquanto, só está ficando mais forte e ganhando mais adeptos. Terminei de ler em 13 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Vamos Comprar um Poeta. Esse livro foi um pedido da minha sogra. É um livro rápido de ler, de um autor português. Mas é um tipo de distopia, numa sociedade em que tudo deve ser útil e produtivo. E os artistas, são como animais de estimação que podem ser adquiridos, e cuidados, para fins de diversão (ainda que a diversão não seja útil, pode ser visto como um símbolo de status). Eu não sei muito o que comentar. Senti falta de um enredo mais longo, comum de uma distopia. Mas a proposta do autor foi trazer a reflexão através do humor, assim como A Revolução dos Bichos que não precisa de 100 páginas para entender o que pode estar desequilibrado naquela sociedade. Neste caso, a reflexão é sobre a visão extremamente racional da utilidade de cada membro da sociedade em que as artes podem ser descartadas. Li em 14 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Calcinhas no Espaço. Outro livro curto, desta vez de crônicas a respeito do programa espacial e como uma empresa de lingerie conseguiu a licitação para desenvolvimento do traje espacial, dentre outras curiosidades que as pessoas preferem ignorar. Eu tenho uma visão muito crítica sobre o programa espacial e isto não vem ao caso. Mas acho importante notar que nem sempre as soluções precisam ser tecnológicas, podem ser mais simples. E que a indústria está mais preparada para encontrar estas soluções do que a academia, embora não tenha incentivo nenhum para trabalhar com pesquisa. Vivo, e vivi isso em diversos momentos e gostaria que fosse mais aceito pela sociedade que insiste em patrocinar a instrução pelo caminho errado. Terminei de ler em 16 de novembro e avaliei com 3 estrelas.

Estou limpando os meus arquivos e terminando as minhas leituras empacadas. Queria ter lido um pouco mais, mas ainda tenho expectativa de terminar House of Night este ano e ler mais dois livros meus que estão na TBR. Infelizmente abandonei muitas das minhas metas e não conseguirei repor tudo nas férias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.