quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Quinta Semana 2020

 Enfim uma semana um pouco melhor, nada como voltar à nossa antiga rotina. De novo muitos livros infantis e outras boas leituras que estavam em andamento. Foram muito boas leituras entre 4 e 10 de novembro.

O Parque dos Dinossauros. Eu sei que o livro rendeu bons filmes, mas eu não consegui assistir os filmes. Mesmo o livro, não me sentia capaz de ler, mas o autor, Michael Crichton, escreveu outros livros que eu realmente gosto, me lembra um pouco Sidney Sheldon. Então, pelo pouco que eu conheço do filme, acredito que é a história deste livro e parece res razoavelmente o mesmo, mas não assisti o filme. Aparentemente, o plano de produzir o parque tinha tudo para dar errado, e deu. Contrataram profissionais muito bons, mas pouco experientes. São situações em que dificilmente poderia realizar em curto ou médio prazo, deveria ser um investimento para muito mais tempo de estudo. Mas agora que conheço a história, sinto que já posso considerar assistir o filme. Terminei de ler em 05 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Espírito Errante (Crônicas das Trevas Antigas #2). Neste volume Torak está vivendo no Clã dos Corvos e começa a ver o surgimento de uma doença e, pela primeira vez percebe o perigo de viver em comunidade. Ao mesmo tempo que é grato por ter sido acolhido, se vê como a pessoa mais indicada a partir para tentar conseguir a cura entre os outros clãs. E mais um pouquinho do passado de Torak vai sendo revelado. Terminei de ler em 07 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Susi, a Lagarta Insatisfeita. Outro livro infantil, acredito que este tenha sido um presente que a mais velha ganhou quando era mais nova. É um livro interativo, tem como se fosse um fantoche para por o dedo e interagir com a história. Também tem algumas perguntas para a criança interagir com os personagens. Fazia tempo que não líamos este livro, mas lemos em 08 de novembro e avaliei com 5 estrelas.

Os Reis do Bourbon. É o primeiro de uma nova série de J.R. Ward que eu me interessei muito por conta das leituras de Irmandade da Adaga Negra. Mas é diferente. Não percebi muito interesse do público por esta série, em termos de resenhas e opiniões publicadas. E outro ponto que me interessou foi porque já visitei o estado de Kentucky que é a terra do Derby e do Bourbon. Bom, Lane é um cara complicado, de uma família complicada, com uma mãe doente e um pai mau. Não consigo introduzir melhor que isso. Mas é difícil se apegar aos personagens com caráter tão duvidoso como são os desta história. Terminei de ler em 09 de novembro e avaliei com 3 estrelas. 

Não Vou Mais Usar Fralda. Foi mais um dos livros que eu escolhi para auxiliar no processo de desfralde. Tem seus pontos fortes, mas acabou sendo uma história cansativa de ler. Esperava um pouco mais de diálogo com a criança. Lemos algumas vezes, mas voltamos nele em 10 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Cadê o Xixi. Foi o último dos 4 livros que comprei para auxiliar no desfralde. Este foi desnecessário, acabei por ter informação suficiente com os outros 3, mas o livro em si não é ruim, só ficou repetitivo. Acredito ter sido usado para criar o texto de Não Vou Mais Usar Fralda (que é o mais novo). Mas para a criança, é como se fosse um novo livro. Lemos em 10 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

Perto da semana passada, foi muita coisa, mas na verdade, nem li tanto assim, foi mais porque as leituras estavam travadas e estas fluíram um pouco melhor. Continuo com algumas leituras que eu queria muito ler e pretendo terminar na próxima semana, assim como estou tentando mudar a rotina de leitura e ler coisas diferentes ao mesmo tempo. Por enquanto estou indo bem.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Os Sapatos de 2020

Depois da arrumação que eu fiz em 2019, o inventário, resolvi arrumar de novo no começo de 2020 exclusivamente para livrar uma gaveta. Acho que eu estou começando a me desapegar do que eu tenho em casa e me sinto mais segura de descartar o que me machuca, não me serve bem ou até mesmo está feio para uso.

O que Entrou:
Por tudo o que foi 2020, ficou fácil não comprar nada. Mas foram muitas as oportunidades de rever o que eu tenho.

O que estou colocando de novo, são os dois sapatos que escolhi usar neste fim de ano, e a partir de então, pelo próximo ano até acabar.
Como o que eu mais tenho são as rasteirinhas, uma das sandálias que separei, acho que eu já mostrei aqui, foi uma que ganhei de presente. Não é a sandália mais confortável do mundo, mas está funcionando, por enquanto. Parece muito com a que eu descartei no ano passado. Acho até que eu a tenho há mais tempo, mas combina com quase qualquer roupa, por isso tenho usado muito.


E como aconteceu por quase todo 2020, também separei uma sapatilha que eu imagino usar revezando com a sandália. Infelizmente esta sapatilha foi batizada de sapato de bruxa. Ela tem esta cobertura acamurçada que está saindo, então não sei se consigo usar por muito tempo. Também é mais velha do que a outra que eu vinha usando. Eu gosto por conta do bico fino. Tem uma aplicação de renda por dentro e acho que fica muito bom no pé. Apesar da cor, também consigo usar quase com qualquer roupa (já que as cores das roupas que eu uso são mais básicas).
Total: 0 (2)

O que Saiu:
No dia de natal de 2019 inventei de usar uma das sandálias que estava esquecida na gaveta e ela me fez uma ferida monstruosa. Só não descartei ela de cara porque era nova, de uma marca boa e valia uma segunda chance. Ainda tentei usar outras vezes, mas ela está no quase, tendo grande chance de ser descartada em breve.
Também tentei usar mais esta sapatilha que já estava no talvez há 2 anos e acabei por descartar também. Foi convenientemente usada durante os meses de quarentena nas poucas ocasiões em que era necessário sair. Como já havia comentado no balanço de 2019 a palmilha estava se desfazendo. Um pouco que eu usava já estava grudando no pé e precisava lavar de novo. Cheguei a conclusão que preferia usar outra coisa do que ficar a todo uso lavando a sapatilha. Posso garantir que o calçado é de ótima qualidade. Usei muito nos últimos 8 anos. Depois repensei que não era indispensável, seria melhor aproveitar só o tênis. E como o meu tênis ainda é bem novo, não preciso pensar em substituição. 
O outro sapato que estava no talvez e que acabei resolvendo descartar foi a sapatilha que eu escolhi usar mais intensamente. Apesar de ser de plástico e aparentemente durar bastante, o laço já vinha se soltando, a palmilha também e ela já perdeu a cor. Não posso negar que eu usei muito. Foi um presente muito querido e por isso fiz questão de usar bastante. A cor também é muito prática e por isso combinava com qualquer roupa que eu usasse, seja calça, seja saia. Não pretendo comprar nenhuma para substituir, mas já escolhi, dentre os sapatos que tenho, um para usar mais intensamente. Ainda tenho mais duas sapatilhas parecidas que eu uso às vezes e posso pegar para usar mais intensamente no futuro.

E o último que está no quase ainda é esta bota de cano médio. Não precisei usar este ano. Nos dias que fizeram frio e precisei sair com um sapato mais fechado, optei por uma botina que também tenho faz tempo e que uso pouco. Não quero tomar decisões precipitadas, então estou deixando calçados no talvez que eu poderia já ter descartado, mesmo sabendo que eu não uso. E veja que de uma forma ou de outra estou conseguindo diminuir entre os tipos de sapatos que eu tenho em maior quantidade.

Total: 2 (+2)


Balanço:
Como podem perceber, cansei dos meus sapatos, mesmo deixando muitos guardados para usar depois e não estou conseguindo usar o que eu já tenho. Vou tentar adiar o quanto puder comprar algo novo, mas está difícil escolher o que usar.
Também usei muito pouco calçado em boa parte do ano. Ficando direto em casa, acabei ficando descalça e vestia no máximo uma meia. Se precisasse sair de casa, elegi um par de sapato e um chinelo e só. Com isso, a maioria deles nem cheguei a usar. Não sei como será o novo normal, com que frequência precisarei de cada tipo de sapato, mas fico feliz de já estar reduzindo e poder fazer estas escolhas.

E um dos resultados que eu consegui foi mais este espaço vazio (que não está mais vazio!). Não foi fácil batalhar por mais este espaço. Esta gaveta da cama estava com sapatos que eu uso pouco. Agora estão na gaveta do guarda-roupa atrás da porta. Valeu muito a pena. E eu estou usando esta gaveta para as bolsas e sacolas que ficavam atrás da porta do quarto, que agora está só com casacos. Também consegui esvaziar outro nicho que eu tinha e pretendo reformar o móvel do quarto. Mas eu conto sobre isso depois. Meus espaços são muito preenchidos, por isso quero tanto reduzir as posses para ter um pouco de espaços vazios.
Total: -2

Reduzi bastante a quantidade de sapatos desde que eu comecei a fazer o balanço. Tenho certeza que ainda posso reduzir mais, mas estou bem perto de manter apenas os sapatos que atendem as minhas necessidades e descartar todos os que eu não pretendo usar. Eu comecei o ano com 31 calçados e pretendia diminuir para menos de 30. Consegui. Nos próximos anos, quero ter a chance de poder comprar sapatos novos, mas para isso terei que descartar mais coisas. Considero que ainda tenho muitos sapatos com a mesma função. A minha maior satisfação é sentir que o que estou fazendo está dando certo. Repetidamente reduzo em alguns por ano e tenho conseguido ficar sem comprar.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Quarta Semana 2020

Eis que nesta semana tivemos mais um feriado, mas que não nos afetou tanto assim. Acabamos por fazer uma curta viagem e, mesmo levando livros, não foi possível aproveitar como em casa. Entre 28 de outubro e 03 de novembro, continuei tentando terminar Espírito Errante mas ainda falta um pouquinho.

Mrs. Dalloway. da Virginia Woolf foi outro livro que estava na minha lista de leitura faz tempo. Custei mas terminei de ler. Usei duas edições diferentes no kindle e aproveitei muito as informações adicionais comentadas desta obra. A estrutura do texto, que segue uma linha de fluxo de consciência, também utilizado em outros romances da autora, é um desafio à parte. A narração "viaja" entre os pensamentos de alguns personagens, entre lembranças e as ações que acontecem num intervalo de um dia. É bem interessante. Terminei de ler em 03 de novembro e avaliei com 4 estrelas.

E estou com outras leituras em andamento. Não foi tão produtiva como gostaria mas estou animada com o que consegui terminar em outubro e espero continuar bem em novembro. Vou precisar pegar um arquivo mais difícil de ler e por isso queria adiantar o que fosse possível em outubro. E as leituras da TBR continuam me atrasando. Uso como incentivo para continuar lendo os meus livros.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Terminados em Novembro

Estava com muita coisa perto de terminar, então era de se esperar que fosse um mês cheio. Continuo controlando as compras, mas entram e saem produtos todo mês.

Produtos Terminados:


Surpreendentemente, o primeiro produto que terminou foi o delineador de lábios que eu contava terminar no ano que vem. Fiquei bem satisfeita de ter terminado e inclusive me surpreendi.
E também terminei o shampoo que estava no quase no mês passado. 
Das meninas terminamos mais um sabonete líquido, antigo, que estava usado.
E eu ainda estou com muitos produtos perto de terminar que ficaram para o mês que vem. Sim, temos um fim de ano movimentado.

Andamento das Metas:

Bom, desisti de fazer um inventário confiável e estou ciente que deveria estar usando os produtos menores para esvaziar os meus espaço, mas se eu quiser o espaço, ajuda mais usar os produtos maiores. Enfim, estou usando muita coisa que tenho condições de terminar no fim do ano e, se eu realizar a contagem não devo estar pior que os últimos 2 anos. Considerarei a meta cumprida se conseguir colocar tudo no mesmo nicho que hoje está subutilizado.
Terminei o delineador de lábios e ainda estou usando o gloss da meta de 2018. Estou usando também o protetor labial e estou bem otimista com o avanço. Como foram 3 itens que eu terminei recentemente, sem reposição, comprei um batom.
A minha rotina de limpeza e hidratação do rosto está funcionando muito bem. O creme está muito perto de terminar. Acredito que consigo usar algumas miniaturas, mesmo que não todas, até o fim do ano.
Usei o gel de cabelo uma vez. Não vou conseguir terminar, mas foi bom ter voltado a usar.
Fiquei satisfeita ao rever os meus esmaltes e perceber o quanto que baixaram vários deles, mesmo que eu tenha usado cada um uma ou duas vezes no máximo. E estou achando que assim está funcionando muito bem e sempre consigo pintar as unhas. Estou pensando em fazer uma meta diferente e considerar o avanço em um grupo de esmaltes no próximo ano e então terminar estes juntos ao invés de focar em um só.
Ainda não achei uma forma de fazer o uso de perfume ocorrer na rotina. Já reduzi bastante com os meus perfumes mais velhos. Claro que quero terminar os que eu tenho e ficar com apenas dois, mas não me incomoda tanto o quanto eu tenho.
Sobre os 5 produtos listados para terminar, não estou contando em terminar mais nada. O desodorante não sei quanto demora para terminar, mas continuo usando todos os dias. O sabonete também venho usando e quase terminei este mês. O lápis de olho não usei. 
Dos produtos listados em anos anteriores, ainda tenho usado o creme hidratante das meninas e a base.

Produtos Novos:


Esse mês consegui segurar um pouco mais as compras considerando o tanto que comprei nos meses anteriores. E o black friday quase me derrubou. 
Acabei comprando apenas um batom, para repor os 3 produtos que terminei recentemente. 
Não sabia o que deveria procurar, mas também comprei o óleo de banana, para dissolver os esmaltes que já não estou conseguindo usar. 

Ainda tenho bastante coisa perto de terminar que ficou para dezembro. Alguns dos itens estão em uso desde o início do ano, outros ficaram meses esquecidos. Não vejo a hora de limpar os espaços e organizar o que restou para saber o tamanho do meu problema para os próximos anos.

domingo, 20 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Terceira Semana 2020

 Agora está acabando. Ainda que não pareça já falta bem pouco para o ano acabar. Mas as minhas leituras ainda estão bem acumuladas. Continuo tentando terminar todos os livros da pasta download e diminuir as minhas listas de leituras, mas está começando a faltar tempo para tanto. Entre 21 e 27 de outubro li bastante coisa, mas muitos livros infantis.

O Doador da Maldição. Não sei de onde eu arrumei este livro ou porque escolhi baixar, mas é uma história interessante. Demorei bastante nas primeiras 100 páginas, mas depois consegui engrenar. É um estilo de fantasia que me lembrou jogos de RPG. O casal não tem uma conexão tão forte, mas de uma forma ou de outra os dois acabando se entregando. Terminei de ler em 21 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Minha Vida Não Tão Perfeita. É mais um livro da Sophie Kinsella que eu tinha separado para ler. A Cat é uma menina do interior que conseguiu o sonhado emprego em Londres, mas sua vida não é tão perfeita como ela gostaria. Só que ela só mostra as partes boas. Até que ela se vê numa pequena confusão e é mandada embora num dos cortes da empresa. Mas então ela vê a oportunidade de apoiar o seu pai numa proposta de negócio que tem chance de dar certo, e ela passa a curtir a oportunidade no interior, sonhando num novo emprego que ela possa conseguir em Londres. Mas o pai não sabe que ela está desempregada, acredita que é apenas um período sabático. A leitura foi tão boa que eu li em dois dias. Terminei em 22 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Cocô no Trono. Eis que este foi um dos livros que eu folheei numa livraria muitos meses atrás e lembrei como uma opção para me auxiliar no desfralde. Comprei junto com outros livros e foi uma leitura quase imediata quando chegou. Mostra vários animais que já "aprenderam" a usar o trono. É uma alegria para as crianças. Lemos em 22 de outubro e avaliei com 5 estrelas.

Cocô, Xixi e Pum. Outro livro que procurei para auxiliar no desfralde e já estava na minha lista de livros desejados. Neste livro os versos além de rimados eles soam como se estivessem musicados (parece um rap). E as meninas curtiram a leitura. Lemos em 22 de outubro e avaliei com 5 estrelas.

A Pequena Sereia. Como sempre, na hora de guardar um livro, surgem uma pilha de outros livros para ler. E este foi um dos que já lemos muitas vezes e voltou para as minhas mãos no dia 22 de outubro. A versão tem algumas diferenças com a versão da Disney mas os versos são muito bons. Como quase todos os livros infantis, este também foi avaliado com 5 estrelas.

O Horror em Red Hook. Este livro é uma edição de 64 páginas e, mesmo assim, eu demorei semanas para conseguir passar da página 10. O problema não é ser um livro de terror, apesar de por ser de terror, eu tenho algumas ressalvas para ler e não conseguia avançar. Então precisei tirar um monte de coisa da frente para ter tempo para me dedicar e ler. O caso de Red Hook é um assassinato de imigrantes que me fez pensar em Crash. Terminei de ler em 24 de outubro e avaliei com 3 páginas.

O Fantasma da Ópera. Mais um clássico que eu vinha evitando e, esperando poder assistir o musical, queria poder já ter lido o livro. E o livro é relativamente diferente do que eu imaginava. Mas é uma história digna de fazer uma resenha. Tanta gente já escreveu sobre ele, que nem me considero apta a trazer algo novo, são muitas as opiniões disponíveis. Travei em alguns trechos mas terminei de ler em 27 de outubro. Avaliei com 4 estrelas.

Aparentemente foram muitas leituras, mas foram leituras curtas que eu devia ter feito faz tempo. Esse avanço me animou em tentar cumprir as minhas metas e é claro que eu não tenho como conseguir tudo. Mas voltei a ler com um ritmo bom. Mas o mês praticamente acabou e agora faltam poucas semanas para o ano acabar. Vamos ver o que eu consigo fazer até lá.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Finalizando a Faxina - Parte 11

Ainda que não tenha terminado a faxina, o ano está acabando e preciso me preparar para os desafios do ano que vem. Refletindo com o que foi feito, não posso negar que tivemos ótimos avanços, mas ainda preciso me dedicar ao escritório, à mesa da sala e a bancada da cozinha. E neste momento, não consigo pensar em outra coisa a não ser manter. Por fim, quero retomar a organização do meu guarda-roupa. Preciso tirar as peças que eu não uso mais e abrir o espaço para a minha mesa de trabalho que vai resolver outro dos meus projetos. Enquanto isso, vou tentando avançar com o que eu tenho e acabar com a organização do banheiro.

Bancada da Cozinha:
Sim, terminei com mais alguns produtos. Acabei com um chocolate para cobertura que eu deixei vencer e não consegui derreter.
Mudei de lugar os artigos de confeitaria e deixei junto com os brinquedos de cozinha. Agora consigo movimentar as vasilhas sem derrubar o que está na frente. 
Foi-se mais um copo e mais um pote. (E para descartar algumas folhas de rascunho e embalagens que eu passei a guardar para isso).

Mesa da Sala:
Depois da organização das embalagens, estou mais determinada e diminuir os livros que eu tenho em casa. Mas percebi que acabo comprando mais livros. Não tem sido fácil. Ao invés de diminuir, está piorando.
Por conta disso, tenho tentado ler um pouco mais e consegui enviar alguns livros. Fizemos muitas das atividades atrasadas e consegui guardar duas pilhas de materiais usados. Descartei alguns livros de atividades concluídos e voltamos para a pilha de livros para colorir. E tivemos outra rodada de apontar os lápis de cor, a maioria sem ponta.
E logo devemos terminar um curso e, com isso, outra caixa a ser armazenada longe da minha vista.

Banheiros:
Consegui bons avanços nos produtos que estão em uso e estou otimista com o uso dos esmaltes. Não vejo a hora de ter espaço para reorganizar os materiais e fazer caber tudo num espaço só. 
Abri alguns produtos antigos e consegui usar algumas miniaturas. Agora vou tentar usar um pouco mais da maquiagem que tenho guardada para poder finalizar esta faxina.

Escritório:
Inventei de começar vários projetos e coloquei o escritório numa grande bagunça. Como as meninas voltaram a assistir as aulas na escola, mandei muitos materiais embora. Replantei as sementes de uma das atividades das meninas e pude descartar mais um pacote de materiais.
Das roupas, separei mais um pouco, mas estou atrasando muito em costurar e marcar. Que venham as minhas férias.

Estou longe de terminar o que está em andamento e não vejo a hora de ter mais tempo. Continuo tentando priorizar uma ou duas metas para terminar e depois voltar a focar nas demais, mas essa parte dos papéis, livros e materiais tem sido bem difícil.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Segunda Semana 2020

O tanto que eu planejei para 2020 e tudo contribuiu a favor mas mesmo assim não deu tão certo. Com mais tempo em casa, eu deveria ter tido chances de terminar mais leituras que nos anos anteriores e cumprir as minhas metas, mas está ficando cada vez mais difícil. Mas a vida é o que é. Continuei lendo na medida do possível, tive alguns avanços muito bons, mas essa semana em particular, de 14 a 20 de outubro terminei pouca coisa.

Pássaros no Céu. E mais livros infantis que eu tenho em casa e tive a oportunidade de cadastrar e atualizar com as minhas listas de leitura. Esse livro traz vários pássaros em Pop-up de seus bicos, mostrando os diferentes tamanhos e formatos. Mas é só isso. Li me 15 de outubro e avaliei com 5 estrelas.

O que Einstein Disse a seu Cozinheiro 2. E não é que tinha mais um volume? Alguns assuntos abordados são parecidos com o volume anterior, mas são complementares. Continua interessante, arrisco dizer que o segundo é mais intrigante que o primeiro, que é mais básico. Mas acredito que tenha um grande público que ganharia mais em ler este livro do que os livros de culinária ou de dieta, que vão até certo ponto e depois de perdem. E tem tanta coisa boa para se ler, que este livro acaba ficando esquecido. Terminei de ler em 18 de outubro e avaliei com 4 estrelas.

Como no mês passado eu não consegui atingir a cota de livros restantes da pasta download, estou tentando recuperar o atraso este mês e, com isso, evito as outras leituras que não sejam as desta pasta. Também estou perto de terminar algumas tarefas e acabo priorizando elas a passar mais tempo lendo, e diminuí o tanto que termino na semana. Mas ainda tenho tempo para tentar recuperar com as leituras que faltam.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Os Livros que Eu Dei/Troquei em 2020 - Parte 2

Agora que oficialmente estamos no segundo semestre me sinto mais à vontade para contar sobre a segunda parte das trocas que realizei em 2020.
Ainda no final de junho, tão logo terminei de ler, recebi solicitação por Deuses Americanos. Este era o último volume dos livros do Neil Gaiman que eu tinha. Demorei quase 4 meses para ler, já que por algum motivo não consigo fazer render as leituras dele. Como sabia que este é um livro muito elogiado, imaginava que a troca ocorreria de forma rápida. E a decisão por disponibilizar para troca eu já tinha.
Apesar da quarentena não ter terminado, aos poucos o comércio e serviços estão voltando ao normal e me senti confiante para voltar a enviar os livros. Então, vendo as trocas que consegui fazer em junho, animei em voltar a ler os meus livros. E aos poucos novas trocas foram aparecendo.
No começo de julho solicitaram Sou Louco por Você, outro livro que li recentemente e que sei que seria fácil de trocar. Outra coisa que ajudou foi terem lançado uma série de 3 Metros Acima do Céu, baseado no livro do qual Sou Louco por Você é a continuação. A escolha por trocar este livro também é porque eu sabia que seria fácil e dificilmente eu leria de novo.
Na mesma semana recebi solicitação por Lua Nova da saga Crepúsculo. Este livro está para troca quase desde quando eu comprei. Eu adorei a leitura até que acabei de ler Amanhecer e comecei a repensar. Não paguei caro, existem muitos exemplares disponíveis para troca. Fui questionada sobre o estado dos meus livros várias vezes, mas acredito que, tendo outras opções, e sendo procurados como objetos afetivos, os meus exemplares não funcionam. Eles estão com o meu nome na folha de rosto e Amanhecer está com a lombada amassada de uma queda. Mas é a edição mais antiga, da capa preta. A usuária concordou e eu enviei mais este exemplar.
Dois dias depois recebi solicitação por Mil Dias na Toscana. Apesar de ter gostado de Mil Dias em Veneza, quando terminei Mil Dias na Toscana cheguei à conclusão que não leria de novo e coloquei os dois para trocas. Mil Dias em Veneza já não tenho mais, mas tenho outros dois volumes da autora que ainda não li e depois pretendo disponibilizar para trocas. 
Estou precisando atualizar a minha estante de trocas para não acabar enviando errado. Mas isso também tem me animado a ler os meus livros para disponibilizar para trocas.
Em agosto consegui trocar mais um livro que estava parado na minha estante. Peguei para ler Montenegro e já no segundo capítulo percebi que não era nem uma biografia nem um livro de história. Pouco depois de ter passado da metade já coloquei para troca e recebi a solicitação menos de uma hora depois. Negociei o envio e dois dias depois já havia enviado.
A greve dos correios não tardou a voltar e por isso parei a estante de novo. Só que com os últimos livros que li e os que me foram devolvidos, estou com muitos livros disponíveis para trocas e sei que tenho expectativa de trocar com alguma facilidade.
Em outubro recebi uma pilha de livros de desapego e um deles veio repetido, então disponibilizei para troca e recebi a solicitação no mesmo dia. Outra edição de tirinhas, desta vez de Calvin, Deu Tilt no Progresso Científico. Não li a edição, mas não havia porque ficar com duas edições iguais. 
Por coincidência, atualizei a minha lista de livros para troca neste dia e no dia seguinte também recebi uma solicitação por Contos da Mamãe Gansa. Este foi um livro meu de leitura rápida que eu separei para fazer nos intervalos do trabalho, quando estou auxiliando as meninas com as aulas. Gosto muito da forma como o conteúdo é organizado nestas edições, contando um pouco de como a edição foi construída entre editor e autor. E Perrault tinha uma preocupação para posicionar sua obra para um público específico. Também foi a primeira vez que li poesia e não fiquei com a sensação que não estou entendendo.
No fim do mês ainda recebi solicitação por Radiante, o primeiro volume da série Riley Bloom. Depois que eu terminei de ler Imortais, li também esta série e coloquei todos para trocas. Acabei doando os volumes que eu tinha de Imortais, mas os da série Riley Bloom eu consegui trocar alguns volumes, já enviei o quarto e agora o primeiro. É uma série boa, nada excepcional, mas aproveitei e terminei de ler.
Em novembro, voltei a receber solicitações, desta vez por Amanhecer. E os meus livros de Crepúsculo enfim estão indo embora. Em julho enviei Lua Nova e agora Amanhecer. Sinceramente, este livro me deixou um pouco decepcionada, por isso preferi colocar para troca. Eu estava gostando muito até chegar em Amanhecer. Não assisti os filmes, não vou entrar na discussão dos fãs, mas acho que não vou ler de novo e prefiro disponibilizar para alguém que goste de verdade.
Mais um livro que foi embora em novembro foi O que Não me Contaram sobre Casamento... Esse livro eu ganhei de casamento em 2011 e só fui ler este ano. Achei tão oportuno que pedi para o cônjuge ler. Mas quando ele terminou de ler, cheguei à conclusão que não pretendia manter e ler de novo. Com certeza irá ajudar algum outro jovem casal. E o pior é que fiquei com vontade de ler outros livros do autor.
Em seguida, foram mais solicitações, recebi para Amor & Amizade, um livro que eu comprei e esqueci, depois acabei lendo digital e achei na estante. Quando li o digital já percebi que não queria relê-lo, no máximo se eu sentir falta quando tiver lido Lady Susan. E espero que em 2021 finalmente chegue a vez de eu terminar de ler os livros de Jane Austen. Falta muito pouco. A capa de Amor & Amizade faz referência a um filme ou série lançado que foi inspirado em Lady Susan. 
Também recebi para Laços Inseparáveis, este li faz um pouco mais de tempo, apesar de gostar cai naquela categoria dos livros que eu não voltaria a ler. É um livro da Emily Giffin e já troquei alguns livros dela. 
Ainda em novembro recebi solicitação para Mini Becky Bloom. Não sei se deu para perceber pelo meu resumo, mas achei este livro o mais fraco da série até agora. Mas mesmo os que eu gostei bastante da Sophie Kinsella eu acabei trocando. Ainda tenho alguns listados para ler, mas nenhum que eu pretenda guardar. 

Não nego que de uma forma ou de outra continuo comprando livros, nem que seja para as crianças. E a quantidade de livros também aumenta. Os espaços na estante foram remanejados várias e várias vezes para tentar organizar. E continuo com muitos livros. 
Agora é um bom momento para organizar os livros para doação. Em breve....
2020 li muito mais livros digitais do que livros físicos do que em anos anteriores. Então fico satisfeita com a quantidade de livros que consegui diminuir.
A minha meta de trocas foi cumprida no primeiro semestre, por isso acredito que já é momento de eu aumentar a minha meta e tentar superar as minhas expectativas. Mas a quantidade total de livros lidos foi bem surpreendente.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Primeira Semana 2020

 Foram semanas e semanas de leituras, algumas melhores, outras nem tão boas. E já está acabando o ano, já passa um tanto de outubro e as metas não foram tão bem atingidas até o momento, sinal que não estou sabendo fazer um bom planejamento. Entre 07 e 13 de outubro, mesmo tentando não consegui avançar muito nas leituras e só terminei uma.

O que Einstein Disse a seu Cozinheiro. Outro livro que baixei por curiosidade, não sei se eu compraria, mas tem vários elementos interessantes. Inclusive, tem vários aspectos que eu não sei se concordo, já que o autor é químico, não engenheiro de alimentos. Então apesar de desvendar parte da química através das mágicas que permitem transformar coisas esquisitas em alimentos palatáveis, de seguir o método científico de experimentação, tenho dúvidas a respeito de alguns conceitos. Mas é muito interessante. Terminei de ler em 13/10 e avaliei com 4 estrelas. E tem mais um volume que também pretendo ler.

Bem pouco, mas pelo menos não ficou sem nada para contar. Já peguei para ler o volume seguinte do  Einstein com seu Cozinheiro e pretendo voltar para os livro que estava lendo, mas não está rendendo, nem Red Hook nem Espírito Errante eu avancei como pretendia.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Balanço Mensal - Novembro

Leituras de Novembro


Lidos 1745; Quero Ler 498; Tenho 490; Meta 165.
Foram muitas ótimas leituras em novembro. Adorei Parque dos Dinossauros, Mrs. Dalloway e Orlando. Restam apenas mais 2 livros da Virginia Woolf que eu não li e pretendo ler.
Para um mês inteiro, 14 livros são pouco considerando os livros infantis que eu li com as meninas, mas também encarei alguns desafios que ocuparam meu tempo e diminuíram o tempo de leitura. Também tentei modificar a minha rotina e passar mais tempo em outras leituras. E ainda peguei um livro com mais de 1000 páginas que me deixou travada.
Continuo tentando ler os meus livros com os sorteios de TBR, mas as opções que estou em andamento não são leituras tão rápidas, então estou evitando pegar outra antes de acabar o que está em andamento e também não estou conseguindo terminar. Venho lendo O Poderoso Chefão e estou preferindo ir devagar.
Depois de um tempo consegui avançar nas leituras do kindle, além de ler Mrs. Dalloway e Orlando no kindle, retomei O Homem mais Inteligente da História que eu estava para terminar. 
Não consegui ler nenhuma revista, que é uma das metas do mês, mas pretendo esvaziar a minha fila de leitura para ter espaço para elas em 2021. É o que eu posso fazer. E realmente preciso de pouco esforço para terminar.
Não tenho olhado muito para a minha Lista de Espera mas consegui tirar alguns livros que estavam parados faz tempo e, em breve, quero reorganizar a lista para ficar com ima lista só.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. CUMPRIDA
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 255
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 52
5) Terminar pasta download. faltam 7
6) Trocar 12 livros. CUMPRIDA
7) Quero ler menor que tenho. faltam 8
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

Agora é um pouco tarde para buscar atingir uma meta com exceção do que já estava sendo buscado. Estou bem perto de atingir a meta 5 e foi a que eu mais busquei. Consegui um pequeno avanço na meta 2 e na 4 e estou bem perto também da meta 7. E de novo, vou ter que me conformar em atingir apenas metade das minhas metas.

Lista de Próximas Leituras

Novamente fui trollada pelo sorteio de TBR, saiu o Perjuro, que é o volume 5 das Crônicas das Trevas Antigas e agora preciso ler o volume 3 e 4. Também estou lendo O Poderoso Chefão para atender o livro anterior do sorteio da TBR. Os sorteios não estão me ajudando, mas eu quero fazer desde o começo do ano em 2021. Desta vez listei todos os livros que estão ao alcance da minha mão e, ou estou lendo, ou pretendo ler em breve para terminar antes do fim do mês. Geralmente não consigo, mas está mais próximo das minhas expectativas.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Devorador de Almas
5. O Possuído
6. O Poderoso Chefão 22%
7. Os Miseráveis 46%
8. Os Romanov
9. Pegasus e a Batalha pelo Olimpo
10. Por que o Brasil é um País Atrasado
11. Pousada de Inverno
12. Rainha de Copas
13. Antes do Baile Verde

Entradas e Saídas

Saídas: Primeiro a parte boa, consegui apagar 7 livros que eu terminei de ler. Desta vez não tenho nenhum novo livro entregue por empréstimo. Enviei 6 livros para trocas e devolvi um que peguei emprestado.
Entradas: Comecei o mês bem, não fomos à banca e só encomendei as figurinhas faltantes pela internet, mas não foi uma compra de livro. E desde então não iniciamos outro álbum. Mas participei de uma transmissão da Editora Record e ganhei um cupom de desconto, com o qual comprei 2 livros e ganhei 5 ebooks. Recebi um livro de assinatura mensal e comprei 2 livros nas Lojas Americanas no Black Friday. Até que não foi muito. Só que baixei 14 livros, um deles até já li. E recebi um livro solicitado por troca. Estou com muitos créditos, mas sem muitas opções para receber os livros.


Percebi que todo mundo gosta de fotos de livros novos. E que eu estou comprando mais do que antes, mesmo controlando as compras e os arquivos que eu baixo. Ano que vem pretendo fazer alguns projetos além das metas. E novamente, metas conservadoras que eu consiga atingir a maior parte.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Resumo da Quadragésima Semana 2020

 Gosto de escrever por extenso porque faz parecer maior a grandiosidade de ter algo a se resumir todas as semanas do ano. Até agora, foram várias semanas com um titulo só, muitos livros infantis, mas não cheguei a ficar com uma semana sem terminar nada. Mas mais um mês terminou e as listas estão se acumulando. Entre 30 de setembro e 06 de outubro, avancei mais um pouco com a Irmandade da Adaga Negra e agora os demais só no ano que vem. E que venham mais boas leituras da lista que me resta. 

O Rei. Só para se ter uma ideia, este é volume 12 da série. A partir do 5, todos com 700 páginas. Tem sido demorado de avançar. Mas este volume é uma quebra para introduzir novas histórias. O foco se volta para Wrath e Beth, que foi o casal do primeiro volume: Amante Sombrio. Mas também traz histórias sobre outros personagens e lembranças do Wrath anterior com sua Anha. Terminei de ler em 01 de outubro e avaliei com 3 estrelas.

Guia Rápido para Simplificar a Vida. Assim como outros blogs sobre minimalismo, a experiência adquirida evoluiu para uma publicação, a maioria delas, gratuita. E a Rita trouxe de forma reduzida o passo a passo que realizou para tornar sua vida mais simples. Uma coisa que eu considero o ponto forte dela é o planejamento financeiro. São várias as publicações sobre o assunto, mas a forma adotada por ela é simples o suficiente. Li no dia 02 de outubro e avaliei com 3 estrelas. E acho que este é o último livro de minimalismo que eu tinha na pasta. 

Os Sombras. Mais um volume da Irmandade da Adaga Negra. Sacrifiquei outras tarefas para tentar encerrar estas histórias ainda esta semana e poder partir para a próxima. Trez e iAm não vivem entre os seus. Assim com Rehv, são aceitos na sociedade mas deixaram uma outra vida para trás e vêm sendo chamados para retornar ao seu lugar de direito. Trez é o Consagrado dos Sombras, é quem fugiu e tem mais a perder, mas a paixão por Selena evoluiu de uma forma como ninguém poderia imaginar. Mas surpreendentemente iAm também tem sua oportunidade de descobrir o amor. Achei a fórmula meio repetida, os personagens são gêmeos estereotipados com as mesmas características comportamentais de Z e Phury. Terminei de ler em 06 de outubro e avaliei com 4 estrelas. 

Além destes que terminei venho avançando em mais um e as leituras dos meus livros. Vinha sendo displicente para tentar terminar estes mas agora me sinto livre para avançar. Aos poucos estou retomando um bom ritmo de leitura e espero avançar este mês o suficiente para compensar o atraso do mês passado, o que não será fácil.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Calendário do Advento 2020

 Para muitos já é tarde para começar a pensar no calendário do advento, mas para nós tem sido muito importante este tipo de atividade em família, ainda que seja em cima da hora (sorry!). E as tarefas já tinham que ser feitas de qualquer jeito. Foi apenas mais um incentivo.
Para este ano, resisti em fazer uma árvore com cartões, como nos anos anteriores, mas acabei voltando para a fórmula já conhecida. A ideia já estava definida mas faltava tempo para conseguir colocar em prática. Ao invés dos peixinhos no aquário que formaram a árvore, fiz flores que se abrem para revelar as atividades. 



O que deu mais trabalho foi achar um modelo de flor para servir de gabarito. Depois de definido, usei algumas revistas que temos em casa, que estavam com as folhas cortadas, para modelar a flor e fiz pequenos cartões com a descrição das tarefas que foram coladas dentro da flor. Não está tão colorido. Talvez fosse divertido colorir com tinta antes de modelar as flores, mas eu consegui que não ficasse com uma cor só já que tem as sombras das imagens das publicidades. As revistas que eu usei tinham poucas propagandas e fotos e bastante texto nas páginas que sobraram.
As meninas ajudaram a confeccionar as flores principalmente e a montar a árvore no quarto. Mesmo com a definição dos modelos, elas ajudaram bastante. Já a escolha das tarefas eu não deixo elas escolherem muito. 
As tarefas são mais ou menos as mesmas de anos anteriores: separar o que não precisamos mais (materiais de escola, roupas que não cabem, brinquedos e livros) para doação; brincadeiras em casa em família (colorir, andar de bicicleta, brincar de bebê, montar lego) e as atividades de natal (decoração, filmes, músicas, histórias, cartões postais, a carta do papai noel, escolher presentes, fazer biscoitos). E as tarefas sempre funcionam, mesmo que tenham que ser terminadas em janeiro.
Por usar folhas de revistas, depois descarto sem dó. E diminuiu um pouco do que tínhamos e não estávamos usando. Ainda tenho estoque de revistas para outros projetos e as atividades da escola.
Se quiser procurar outros modelos de calendário para fazer em casa pode ver as outras versões que já fiz em anos anteriores com o marcador natal.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Resumo da Trigésima Nona Semana 2020

 Queria contar que li bastante esta semana, mas mesmo diminuindo o trabalho que eu tinha atrasado e tentando passar mais tempo lendo, não consegui avançar tanto assim. Entre 23 e 29 de setembro terminei apenas mais um. E foram várias as tentativas e motivações para tentar terminar um pouco do que está em andamento. A minha expectativa, nesta época do ano era já estar terminando pelo menos mais uma meta. Só que o que eu tenho conseguido com isso, é ficar ansiosa e ler cada vez menos.

Amante Finalmente. Mais um volume da série Irmandade da Adaga Negra, agora contando a história de Blay e Qhuinn. Com tantos machos fortes e viris, faltou fêmea para acompanhar todos eles a ponto de formarem uma par não convencional. Mas a relação dos dois começou como uma amizade ainda muito novos. E Blay foi tudo o que havia para impedir que Qhuinn fizesse uma besteira maior. Arriscar a vida é o que ele mais faz, sempre para proteger os outros já que se considera descartável e insignificante. Mas as coisas estão para mudar com a reforma das leis antigas idealizada por Wrath. Terminei de ler em 27 de setembro e avaliei com 3 estrelas. Ainda tenho mais dois desta série que pretendo ler este ano, e mais três para 2021, se tudo der certo.

Estou bem chateada com o andamento das minhas leituras. Têm várias coisas que eu pretendia estar fazendo e acabo presa insistindo nas metas que não consigo cumprir. Coloquei na lista que pretendia trabalhar em 3 metas por vez e reduzir pelo menos uma por ano, mas tem sido difícil atingir qualquer uma delas. Para 2021 o foco principal será reduzir a lista de espera a menos de 100 livros, mas tem se mostrado impossível. Por enquanto, quero acabar com esta pasta e diminuir os livros repetidos do computador. E vamos ver onde consigo chegar ao todo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

As Metas de Novembro

Atrasei mais do que gostaria nas atualizações. Já estou cansada de ter avanço nenhum. Fui ambiciosa de investir em muitas frentes a acabo não avançando em nada. Pelo menos não permito que a lista cresça. Então dos 14 itens listados, consegui concluir 2 das tarefas repetitivas.

Organização
Aos poucos estou voltando a mexer nas sacolas de roupas. Terminei com uma das pilhas e pude me voltar para mais uma sacola. Ainda quero tentar acabar com mas sacolas que ficam no chão.
De novo, precisei mexer em alguns materiais, desta vez os meus, e tirei mais algumas coisas que estavam guardadas. Parte do que deveria estar no escritório voltou para lá. 
Consegui ler um pouco mais, continuo reorganizando a estante para fazer caber todos os livros, mas para conseguir trocar mais livros, primeiro preciso ler mais livros e disponibilizar para trocas. Acabei por perceber que a quantidade de livros disponíveis diminuiu bastante apesar de ter novamente 2 livros repetidos. 

Leituras
Ainda não dei a atenção devida às revistas. Estou retomando alguns projetos para entregar e tirar as coisas de casa.
Voltei a ler livros meus e tive menos oportunidade para ler os meus livros no kindle.

Produtos
Minha rotina tem funcionado e estou usando muitos produtos que estavam parados.
O higiapele reduziu bastante que devo conseguir terminar no próximo mês, quem diria?

Receitas
Não sei se eu devia me dar ao trabalho de listar o pãozinho da escola se eu acabo não fazendo.
Precisei fazer docinhos e descobri que o nesquick estava estragado.

Outros
Voltei a trabalhar na redução das apostilas e tirei mais uma. Gostaria de ter feito mais, mas neste momento, estou focando em tirar uma meta da minha vida antes de focar em outra.
Dos livrinhos de atividades, fizemos muito pouco.
De novo, assisti filmes infantis e bastante vídeo no youtube.

Apesar do ano atípico, já começamos com as tarefas de natal e os presentes. E o desespero para terminar o que pode ser terminado. Queria ter terminado algumas das minhas metas maiores, mas fico satisfeita de ter conseguido avançar. Durante o mês de Dezembro, vou começar a fazer a retrospectiva por tipo de meta e logo introduzo as novas metas para 2021.

sábado, 28 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Oitava Semana 2020

Achei que o pior tinha passado, mas ao buscar a próxima leitura da pasta entrei na situação que deixei atrasar duas leituras que me impedem de prosseguir. E na busca pelos livros que faltam, achei alguns arquivos impossíveis de se ler. Fiquei feliz pelos que precisei apagar e de ter conseguido pelo menos um arquivo em condições de ler, mas me atrasei nas leituras do mês, e ele está quase acabando. Entre 16 a 22 de setembro, mal cheguei perto dos livros que estão parados pela casa e pouco avancei na leitura da vez.

Amante Renascido. Quase desisti da série Irmandade da Adaga Negra. Porque ela nunca acaba. Quando eu acho que está acabando, aparece um novo personagem. E este volume ainda tinha um agravante, Tohr já encontrou um grande amor, mas ela foi assassinada. E será que é possível se reconstruir e encontrar um novo amor? É um ponto polêmico para estes fortões românticos. Os livros estão cada vez maiores, trazendo passagens sobre outros tantos personagens, o que também dificultou a leitura em alguns momentos. E que bom, porque este também era um livro da lista de espera. Consegui terminar de ler em 16 de setembro e avaliei com 4 estrelas.

Como disse, não tem sido um período bom para leituras. Já estou com um livro insistentemente lendo algumas semanas e não consigo passar da página 10. Falta só mais uma semana para terminar o mês, continuo lendo mais um volume da Irmandade da Adaga Negra e espero conseguir terminar em algum momento próximo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A Limpa das Roupas de Cama, Mesa e Banho

Não consigo jogar fora algo que ainda tem condições de uso. E sempre vi as toalhas de banho e os lençóis serem eternos. Então tenho todos os lençóis de solteiro de infância. O que foi muito bom para aproveitar os lençóis de flanela que eu tinha e hoje acho difícil de encontrar. Também tenho travesseiros, mantas e cobertores dessa época. E algumas vezes eu uso. Nem preciso me preocupar com produtos para reposição que sempre tenho opções.
Como foi difícil encarar esta organização. Comecei no início de 2017 e parei várias vezes. Pensei que conseguiria fazer, mas sempre desistia.
Eu fiz uma primeira organização com as toalhas de banho, separei o que estava ok para uso e o que precisava de algum ajuste. Em seguida, os que achei que valia a pena costurar, eu separei numa pilha para passar na máquina. Não tive coragem de tirar nada de uso. E só mexi nelas porque precisava tentar mudar de lugar para guardar. Já contei sobre alguns reaproveitamentos. Um deles foi de toalhas de banho. Também acabei separando um jogo de lavabo que vou aproveitar para fazer artesanato. De resto, estou tentando usar sempre os mesmos jogos para depois descartar e pegar outros para uso. O descartar aqui, muitas vezes é aproveitar para outros fins, já que tenho alguns produtos novos guardados que nunca usei.
Já as toalhas de mesa e os panos da cozinha simplesmente cansei da maioria deles. Sério, se eu perdesse, ou queimasse, ou levasse para algum lugar e a pessoa não me devolvesse, eu não sentiria a menor falta. Claro que ainda tenho panos que nunca usei, bem como algumas toalhas de pouco uso. Mas as do dia a dia estão me enjoando de eu não querer mais ver. Só descartei uma luva que estava se desmanchando por dentro. Mudei a dobra e a forma de organizar para abrir mais espaço na gaveta e ter mais facilidade de encontrar o que eu preciso.
Quando troquei a mesa da sala, precisei me desfazer das toalhas de mesa que não me serviam mais. Acabei tirando 4 toalhas e comprei apenas 2 de tamanho maior. Nisso, também precisei rever os meus outros panos de cozinha e também descartei alguns poucos.
Agora posso dizer que tenho mais do que eu preciso, mas posso dar por terminada a separação de panos de cozinha.
Os lençóis, principalmente os de solteiro, também precisava organizar. Têm alguns que estão muito gastos. Separei um que estava com um furo e renovei as capas de colchão impermeáveis. Percebi que com o tempo elas vão deformando e já não vestem direito o colchão. Um tempo depois, precisei separar duas fronhas que estavam desgastadas e rasgando sem ter como costurar. E separar não doeu. Acabei usando estes tecidos para substituir o forro do sofá que estava rasgando. Ainda usei mais alguns retalhos para outros projetos. E sinceramente, ainda continuo tendo muitos lençóis a mais do que eu preciso mesmo.
E quando pude me desfazer dos lençóis e mantas de bebês consegui tirar muita coisa e reorganizar as demais que eu tenho. Coloquei todos os cobertores no baú da cama e já não tenho problemas de espaço.
Como tem sido difícil separar e conter. Foram mais de 3 anos, aos poucos tirando uma coisa aqui e outra ali, mas estou dando por terminado. Precisei descartar um dos cobertores de casal que rasgou e agora já não tenho mais produtos guardados novos sem que tenha sido usados uma vez sequer.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Sétima Semana 2020

 E lá vou de novo carregando leituras difíceis. Sabia que teria pelo menos mais uma, mas olhando com cuidado a pasta, devo ter mais duas até o fim do ano. E não vou conseguir fazer todas elas em setembro. Entre 9 e 15 de setembro consegui terminar mais uma leitura difícil, mas que eu adoro ler, e avancei um pouco mais nas outras leituras que pretendia fazer no mês. Por algum motivo sinto como se eu estivesse lendo menos. Mas também tenho aproveitado para estudar. E alguns materiais requerem bastante atenção.

O que não Contaram sobre Casamento mas que Você Precisa Saber. Esta semana eu completei 9 anos de casada. E não havia lido este livro que eu ganhei no dia do meu casamento. Ainda que os anos mais difíceis possam ter passado, ainda que a quarentena tenha posto à prova nossa capacidade de convivência harmoniosa, me impressiona como que eu não havia pensado sobre determinados aspectos que poderiam melhorar o relacionamento. Fiz questão de ler um capítulo apenas por dia para ter mais tempo de reflexão. Mas é uma leitura rápida e concisa. Terminei em 11 de setembro e avaliei com 3 estrelas.

Getúlio 1930-1945. São várias as séries que eu não consegui terminar de ler. Mas esta biografia de Getúlio, que havia lido o primeiro volume em 2017 não estava na minha lista de prioridades. É uma pena que não tenho o terceiro volume para concluir, mas a trajetória do Getúlio descreve políticas que estamos vendo se repetirem. Período bem representativo da história do Brasil, recomendo fortemente a leitura. Este período da vida de Getúlio é o que está melhor documentado em termos de vida pública e familiar. Terminei em 14 de setembro e avaliei com 5 estrelas.

Não foram muitas as leituras desta semana. Pretendia ler mais, mas estou tempo menos tempo para isso, e mais estudos para me dedicar. Retomando mais alguns volumes da Série Irmandade da Adaga Negra deve me fazer avançar. Também estou lendo o segundo livro das Crônicas das Trevas Antigas e devo fazer novo sorteio da TBR. O mês está passando rápido e parece que estou lendo pouco. Vamos ver quanto consigo avançar nas leituras nas próximas semanas.

domingo, 22 de novembro de 2020

O que Eu Aprendi Com a Quarentena 1

 Se tem uma coisa que foi inevitável nesta quarentena foi aprender. Eu percebi determinadas coisas sobre mim, minha família e meus hábitos que não tinham importância antes e então passaram a ter com a quarentena.

E a primeira lição digna de nota é que você nunca está preparado e deve estar sempre pronto ou disposto para mudar. Tivemos a sorte de não ter uma diminuição significativa de renda. Junto com a diminuição da renda foi possível fazer a redução dos gastos: a escola deu desconto, diminuição dos gastos comendo fora e as compras. Como sempre temos muitas roupas tamanho maior guardadas para as meninas, fui separando e aproveitando entre o que eu tinha. Se a vida estivesse normal, teria comprado uma coisa ou outra, mas em casa, me vi obrigada a evitar. Assim como quase toda e qualquer compra que eu faria pela internet passei a evitar com medo de ter cartão clonado e ficar sem cartão, mas aqui vale um tópico a parte.

E o meu grande dilema foi se eu tinha coisas demais guardadas para se eu precisasse ou se eu conseguiria ficar sem sair de casa para fazer compras. O instinto de sair fazendo estoque é muito forte. O mais crítico são os perecíveis, comidas de supermercado. Todos os demais itens, eu consegui viver sem reposição por alguns meses.

Sobre estoque, tenho dois pontos. Por conta do minimalismo, alguns estoques meus são realmente muito baixos. Mas eu não vi necessidade de aumentar nenhum deles. O que eu acabei preferindo fazer foi manter os preparos apenas das receitas "preferidas" e tendo os ingredientes para elas na quantidade a ser usada para aquela semana ou quinzena. E então comecei a achar vários produtos, principalmente temperos, que eu tinha, usava eventualmente e não precisava ter em estoque, poderia comprar quantidade pequena, usar até acabar e ficar um tempo sem comprar. Numa vida normal, seriam alimentos que eu consumiria quando como fora. Quem acompanha a evolução da faxina, comento sobre vários dos produtos que eu nem lembrava que tinha e me esforcei em terminar.

O outro ponto são os estoques que eu não me esforcei realmente em diminuir e preciso continuar trabalhando. Passar 6 meses sem precisar comprar sabonete, pasta de dente ou shampoo, que são produtos de uso diário demonstra que eu tenho muita coisa em estoque. E foi onde eu continuo determinada em reduzir. Ficar mais tempo em casa me permitiu ver estes excessos o tempo todo e tentar tirar eles da vista. Mas daí entra o outro ponto, jogar fora não é a melhor solução e o correto descarte é um pouco mais complicado. Nos primeiros meses sequer havia a possibilidade de entregar itens para doação. Mas aos poucos, as sacolas foram se acumulando, os destinos foram aparecendo e pudemos dar um jeito de entregar.

O que eu aprendi é que não é preciso deixar de ser minimalista por conta da quarentena, só rever o tamanho dos meus estoques. E a outra lição que eu tirei, foi que eu ainda não deveria me chamar de minimalista se eu posso me dar ao luxo de ficar tanto tempo sem fazer nenhum tipo de compra a não ser alimento.

Apenas uma última ressalva, eu não precisei fazer compras de itens de reposição, mas sim, eu comprei coisas para a casa. Comprei móveis, comprei ferramentas, comprei materiais e comprei roupas. Mas eu tirei muita coisa, a mais nova saiu do berço, doei coisas de bebês, doei brinquedos, doei móveis e doei livros.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Sexta Semana 2020

 Olhando de outra perspectiva, considerando o tanto de atrasado que os resumos são publicados, este ano passou voando. Não tem sido fácil se manter motivado e perseguir uma meta. Por mais que se mantenha a rotina, estamos sendo todos atropelados. Vivemos uma situação temporária que não se sabe quando vai acabar ou se vai se tornar definitiva. Mas tenho tentado ler, tanto quanto possível, nos meus tempos livres que são cada vez menores, mesmo que eu levante cedo e durma tarde, mesmo que eu deixe de lado outras tarefas e me atenha ao mínimo indispensável das atividades profissionais. Mas não é esse o ponto, é só que passo a ter menos para contar a partir desta semana de 02 a 08 de setembro.

Memórias Gastronômicas de Todos os Tempos. A lista de obras publicadas por Dumas é impressionante. Ainda que nem todos sejam brilhantes, escreveu obras dignas de serem únicas de um autor. Esta não é uma delas, mas demonstra os múltiplos interesses do autor, o trabalho de pesquisa e a vasta cultura do artista. É uma obra curta, pretendia ler em um dia, mas demorei um pouco e terminei em 04 de setembro. Avaliei com 4 estrelas.

Irmão Lobo. Não lembro porque comprei esta coleção, é sobre um garoto da idade das trevas antigas, não necessariamente de um mundo conhecido. Neste mundo da autora, tudo o que Torak quer é sobreviver, mas agora que está sozinho, não é tão fácil. Se juntar a uma tribo não é o que seu pai o ensinou, mas é uma forma de obter a segurança que tinha quando vivia com seu pai. E no contato com outros humanos, descobre que existe muito mais histórias sobre as tribos do que o que seu pai vinha lhe contando. É uma série infantil, creio que logo colocarei para a mais velha ler, quando a pilha dela estiver menor. Mas fui lendo aos poucos e terminei em 08 de setembro. Avaliei com 4 estrelas.

Entrei em mais leituras difíceis e não tenho conseguido avançar. Só não está pior por conta das leituras rápidas de livros da minha estante que tenho feito ao mesmo tempo. Minha perspectiva é ler muita coisa da lista em setembro e voltar para as séries a partir de outubro. Ainda faltam duas para terminar este ano, mas está ficando difícil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Alimentação em 2019-2020

2019 foi um ano de altos e baixos na minha alimentação. Em novembro, comecei a olhar em retrospectiva e me senti péssima, de novo, com relação à aparência. A alimentação é apenas uma parte, e nem a mais significativa. Mas é a parte que eu consigo mudar mais facilmente. 
Nos últimos 5 anos, fui bem rigorosa com os meus hábitos alimentares. E não pense que tenho anorexia ou algo do tipo. Sempre estive dentro do IMC. Quem me vê diz que eu sou magra. Eu pareço uma pessoa magra, meus braços e pernas são finos e meu rosto é alongado. Mas eu, como muitas mulheres, senão todas, tenho bastante gordura acumulada no quadril, coxas e barriga. Parece aqueles bonequinhos de batata com os palitinhos de dente espetados, sabe? Exagero à parte, dependendo do modelo de roupa que eu uso, pareço grávida. E não é legal. Uma coisa é parecer grávida e estar grávida. Não é o caso.
Nos primeiros meses depois que a minha filha nasceu eu usei cinta e tinha verdadeira esperança que meu corpo fosse voltar ao normal. Apesar de não fazer exercícios físicos regulares, sou bastante ativa, faço muita coisa a pé, subo e desço de escadas e vivo carregando as coisas para cima e para baixo. Também continuei controlando a alimentação, evitando gorduras, comendo bastante salada e reduzi as porções de alimentos nas refeições.
O problema é que a criança fez um ano e nada! Eu praticamente perdi o peso que eu estava a mais. Meu peso tem variado entre 51 e 53. Na última semana que me pesei, alcancei praticamente 55. Foi um descontrole. Excesso de abuso, mas principalmente um descontrole. Eu chutei o balde e me entreguei aos excessos como se isso fosse me livrar de ter vontade em outros momentos e eu pudesse voltar a ser controlada. Eu gosto de ser controlada, mas neste momento é tudo o que eu não sou.
Comecei a sentir que exagerei porque parte das minhas roupas que estavam largas, ou me vestiam de forma confortável estão cada vez mais desconfortáveis. E não pense que eu sou neurótica com isso, boa parte das roupas que estão desconfortáveis eu tenho separado e tirado do guarda roupa. Não vou procurar um ideal que me deixa tensa. Só guardo as que não me servem tão bem mas que eu gosto muito. E essas são bem poucas. Acho que as minhas roupas de uma forma geral eu tenho diminuído neste processo de me acostumar com o meu corpo.
Eis que em 2020 vem a quarentena logo após o carnaval e resolve passar o ano todo com a gente. Nos primeiros meses, além de comer a comida feita em casa, fazíamos uso do delivery, ou buscava marmita do restaurante em frente. Mas muitos estabelecimentos fecharam. E a comida nunca é realmente saudável, mesmo quando vem escrito que é comida caseira. Mas evitar alimentos processados e cozinhar todas as refeições em casa é muito desgastante. Acabamos por aceitar alguma quantidade de processados mas abrimos mão do delivery e da marmita. Muita fruta e poucos doces. 
O problema passou a ser controlar a quantidade de comida. Sem sair de casa, mesmo andando de um lado para outro o dia inteiro, nem se compara à quantidade de atividade que eu fazia antes. então sim, emagreci um pouco e depois recuperei o peso e passei quase todo o ano com 55 quilos. Não é o ideal, realmente não consigo usar a maioria das minhas roupas, mas pelo menos tenho conseguido não engordar mais. 
Gostaria de reduzir a quantidade de comida e voltar a jejuar, mas acabo vencida pela rotina da família que exige algum tipo de exemplo para as crianças.
Já a atividade física, tenho tentado aumentar as descidas e subidas de escada e as caminhadas. Nos primeiros meses era algo impensável, mas atualmente não tem sido um grande problema. 
Outra coisa que atrapalha é o tempo. O tempo para poder cozinhar e o tempo para sair para fazer exercício. Por enquanto, ainda estou com muitas atividades que ocupam os meus dias.
Enfim, estou tentando retomar o controle da minha vida no que diz respeito a alimentação, mas os últimos dois anos foi terrível. E que venham bons resultados em 2021, seja lá o que vier.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Quinta Semana 2020

 E sem perceber mais uma semana passou e o mês terminou. E é sempre um pouco tenso tentar terminar as leituras do mês, nunca atinjo todos os marcos esperados e este mês não foi diferente. Acabei priorizando uma das leituras, que é mais complicada e deixei de lado as outras. A esperança é ter facilidade em terminar a meta da pasta download daqui pra frente e voltar a me dedicar às outras metas. Não foi a melhor das escolhas, mas é o que posso fazer depois desta decisão tomada em junho. Entre 26 de agosto e 1 de setembro terminei pouca coisa.

Lendas Brasileiras: Uirapuru. Este foi mais um dos livros que comprei nas feiras de livros infantis que costumavam ter. Esta coleção da Turma da Mônica é uma forma interessante de apresentar as lendas, geralmente assustadoras, com ilustrações serenas e amigáveis, mesmo que contando tragédias. Como tivemos a semana do folclore e só tinha dois dos livros da coleção, contei o outro antes e agora foi a vez deste. Uirapuru é um pássaro, "comum" no Brasil. Este nome é de origem indígena, e a lenda conta a história de como foi escolhido este nome para este pássaro. É bem parecido com a lenda do Rouxinol, também é um pássaro de canto único. Lemos em 27 de agosto e avaliei com 5 estrelas.

Catecismo da Igreja Católica. Este foi a leitura difícil que travou a minha lista de leitura e resolvi colocar um ponto final. Trata de vários aspectos da doutrina católica. É justamente neste documento que entram as diversas controvérsias da igreja pelas interpretações que não são literais na bíblia. Mas a ideia não é entrar em polêmicas. Esperava um livro para leigos, mas não é, por isso a leitura foi mais complicava. Esperava um método para abordar o Catecismo, mas também não é. Então restou uma leitura de instrução e, em outro momento, continuarei a procurar um método para evangelização. Vinha lendo este livro Há vários meses e finalmente terminei em 28 de agosto. Avaliei com 3 estrelas. Não é um tipo de leitura habitual e não é uma leitura para leigos. 

Continuo fazendo leituras de livros infantis, algumas semanas mais, outras menos. Esta última leitura foi bem cansativa, a partir de então não tenho conseguido avançar muito nas outras leituras. Tive bons sorteio da TBR mas estou adiando terminar as leituras.

sábado, 14 de novembro de 2020

Finalizando a Faxina Parte 10

Como vinha anunciando, está na hora desta faxina acabar. Ao longo do ano fiz muita coisa e pouco ao mesmo tempo. Queria terminar tudo, mas devo repensar como fazer um balanço mais pra frente. Em outubro estou dando por terminado o quarto das meninas. E logo termino o banheiro também.

Bancada da Cozinha:
E não é que continuo achando produtos que eu já devia ter terminado? Conseguimos esvaziar o freezer e posso dizer que terminamos com os potes de mantimentos pelo menos uma vez (inclusive o bicarbonato de sódio).
Mas a despensa eu pretendia que estivesse menos lotada. Porque sei que tem produtos velhos lá. Não tem jeito, meu padrão de consumo está mudando.
Ultimamente alguns copos andaram se quebrando. E outros foram colocados em uso. O mesmo para os potes.

Mesa da Sala:
Li pouco, mas estou tentando terminar com os livros que estavam nas metas. Gastamos alguns papéis de rascunho e mais alguns materiais que estão no escritório. Conseguimos avançar em alguns livros de atividades e retirar um pouco de papel da pilha da mesa. Aos poucos estamos terminando com as atividades dos livros deste ano que não haviam sido realizadas.
Separei todas as embalagens de plástico e papel que eu guardo para enviar livros. Algumas estão em melhor estado, outras estão bem gastas mas em condições de uso. Gastei muito tempo, e tirei uma pequena parte que não tem serventia alguma. Agora não tenho mais nada guardado embaixo da estante.

Banheiros:
Abriu um espaço na prateleira e eu não tinha um produto para ocupar. Percebi que estou conseguindo diminuir um pouco dos meus excessos. 
Não me sinto pronta para dar por concluído porque ainda não consegui colocar tudo num lugar só e ainda tenho itens duplicados, mas entendo que estou avançando bem e tenho a intenção de concluir em breve.

Escritório:
Eu diria que passei em branco pelo escritório. Mesmo o que era necessário, adiei fazer ao máximo. Mas consegui terminar com mais um pote de guache.
Das roupas, pouco mexi nas sacolas, de novo. Mas consegui separar e diminuir a pilha que se acumula no sofá.

Quarto das Meninas:
Com a campanha de doação de brinquedos, tivemos a oportunidade de tirar muitas coisas do quarto das meninas, e guardar boa parte dos brinquedos que estavam pela sala. Ainda não terminei, mas estou dando por encerrada a faxina porque o quarto em si tem se mantido em ordem. Tenho conseguido separar as roupas sem lotar as gavetas e tenho conseguido tirar brinquedos todo ano, em maior proporção do que os novos que entram. O mesmo não acontece com os livros, mas não pretendo mexer neles por enquanto.

E assim, avanço um pouco e empaco um pouco. Estou chegando num ponto de equilíbrio, o que eu terminei não preciso revisitar e o que eu não terminei estou longe de acabar. Mas são os meus focos de bagunça que eu preciso trabalhar de dentro para fora. Eu pretendia domar a pilha de roupas este ano, acho que avancei bem, mas não acabei. E o outro problema, da mesa da sala, vou resolver quando tiver mesa de trabalho no quarto.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Quarta Semana 2020

Com os livros que eu terminei semana anterior, não estava com muita coisa em andamento em condições de terminar na semana de 19 a 25 de agosto. Mas continuo procurando algumas leituras curtas que sejam rápidas para ter avanço em todas as semanas. Os livros infantis e os quadrinhos eu tenho lido menos mesmo, mas a quantidade de leituras do ano já atingiu a minha meta.

Amor Fora de Hora. Eu comprei porque gostei da capa, num período que sempre que tinha promoção eu comprava livros (quase todo mês). A história é curta, fala sobre o encontro de duas almas sozinhas, que se encontraram numa fase mais madura, em que as personalidade já estão bem estabelecidas e menos abertas a se prender. E um relacionamento é doar e receber. Não foi o tipo de leitura que eu esperava, mas tem os seus pontos. Terminei de ler em 24 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Lendas Brasileiras: Vitória Régia. Fui surpreendida pela escola trabalhar as lendas do folclore durante todo a semana por conta do dia do folclore. Só que, eu não tinha opções dos livros com as lendas mais populares, porque receei acabar com vários livros iguais. Acontece que eu li para as meninas este que tínhamos da Vitória Régia algumas vezes, assistimos vídeos com as histórias narradas, e não fui suficiente. Para minha sorte, esta seleção de livros com os personagens da turma da Mônica é barata e ainda estava em promoção na editora por conta do dia do folclore. Então comprei os demais. Por serem lendas, possuem pequenas diferenças entre as versões, mas para as crianças, ainda não é um problema. Não tem uma versão certa. Também lemos no dia 24 e avaliei com 5 estrelas.

Tem sido muito difícil avançar nas leituras e ainda tentar terminar os livros mais problemáticos. Por conta disso, Catecismo da Igreja Católica tem travado a minha lista de leitura. Também não tenho conseguido ler no kindle, e o livro da vez estou tentando aproveitar aos poucos. Ainda pretendia terminar mais um para a cota de leituras do mês, mas não sei se será possível.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Terminados em Outubro

Vinha bem animada com o andamento dos itens que terminei no mês passado, e estou satisfeita com o avanço que tenho feito nos itens que estou usando. As metas até que não me dediquei muito, mas em geral, os meus espaços estão um pouco mais vazios.

Produtos Terminados:



Nem sei direito por onde começar. Uma das primeiras coisas que eu terminei no mês foi esta loção hidratante. Achei que terminaria em setembro, mas não consegui usar na frequência esperada. E escolhi para usar em substituição um creme que vou demorar para conseguir terminar.
Das meninas, terminou o sabonete da mais nova e agora voltamos para os sabonetes líquidos que temos para ela e são vários potes usados, então devo terminar relativamente rápido.
Em seguida foi este frasco do shampoo que também estava adaptado para outro pote maior que eu usava.
Estou com vários produtos no fim que devem terminar nos próximos meses, como todos os fins de ano.

Andamento das Metas:

Dos itens que eu sei que deveria acabar, deveria estar usar as miniaturas que restam, mas pelo que organizei do gabinete, percebi que posso terminar com muita coisa rapidamente. A maioria dos produtos são embalagens pequenas. A maior vitória foi não ter conseguido preencher um nicho que ficou vago.
Comecei a anotar o progresso do gloss da Natura que estou usando e muito provavelmente termino este ano. Já o delineador de lábios não sei se sobra para colocar na meta do ano que vem. E o outro item para lábios que estou usando é um protetor labial. E acabei descobrindo que tenho muitos. Mesmo que use com frequência, vai demorar para acabar com o tanto que tenho. Também será um desafio para o ano que vem.
Usando diariamente, estou perto de acabar o creme para o rosto. E o próximo que eu tenho para usar foi o que comprei um mês passado. Se tiver tempo de terminar este em 2020 poderei voltar para as amostras que deveriam ser a meta do ano.
O item que eu pretendo eliminar, desta vez o gel de cabelo, eu sei que não vou conseguir. E para o ano que vem, é provável que não tenha nada tão perto de terminar a ponto de listar que já não esteja em alguma lista.
Com os esmaltes tenho conseguido usar a cada duas semanas, no domingo. Ainda não consegui usar pelo menos uma vez cada um dos que eu tenho e tentei avançar um pouco mais no que estava perto de terminar. Vou acabar dando por terminado sem estar vazio. 
O perfume também não venho usando já que o hidratante tem o cheiro mais forte. Cheguei a marcar o frasco e pretendia usar mais. Foram pouco mais de 5 vezes.
Sobre os 5 produtos listados para terminar, não avancei muito bem. O desodorante não sei quanto demora para terminar, mas continuo usando todos os dias. O sabonete também venho usando e consigo terminar até o fim do ano. O lápis de olho não usei. 
Dos produtos listados em anos anteriores, além do gloss da meta de 2018, tenho usado o creme hidratante das meninas e a base.

Produtos Novos:
Acho que o item que seria mais crítico para terminar, o esmalte, deveria ser o último a comprar. Mas tem sido difícil adiar a compra. Acho que todos que eu tenho estão vencidos, então estou tentando me motivar a renovar. Agora preciso ficar mais um ano sem comprar nenhum.
Da lista de coisas que pretendia comprar mesmo não precisando, comprei um sabonete íntimo e um sabonete facial. Se eu for tentar mudar a minha rotina, também pretendo experimentar estas rodelas de algodão.

Já não terminei tanta coisa, mas continuo otimista que estou avançando melhor que no começo do ano. Continuo comprando uma coisa ou outra que não preciso, mas em menor proporção do que eu termino. Mas a melhor parte é estar conseguindo usar produtos que estavam esquecidos.

domingo, 8 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Terceira Semana 2020

 Dei outra travada nas leituras por conta de um livro muito denso que peguei para ler e quero terminar este mês sem falta. Por conta disso, em alguns dias só li ele e em outros li um pouco de cada. Felizmente eram leituras rápida que consegui juntar o término nesta semana de 12 a 18 de agosto. E o mês já passou da metade e ainda não estou perto das minhas cotas de leituras para o mês.

Hani Hamrita. Eu recebi um livro do mesmo autor deste livro, mas era uma fantasia. Fiquei curiosa em saber como ele construiria uma história (ainda que de ficção) com personagens contemporâneos. Mas este livro não é exatamente uma ficção, o autor preenche uma história que lhe foi narrada por alguém que ele conheceu, justamente o tipo de leitura que eu gosto. É sobre um artista plástico americano que se apaixona por uma muçulmana afegã, só que ela é deportada. Impressionante o que ele conseguiu construir. Terminei de ler em 12 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Contos da Mamãe Gansa. Fiquei curiosa sobre este livro quando um colega passou a me chamar de Mamãe Gansa quando estive grávida. É uma coletânea de histórias de C. Perrault e a edição traz uma série de informações a respeito do livro idealizado por Perrault baseado em contos populares da época. Ele foi cuidadoso em enfatizar de cada história o que ele colocaria como Moral. É interessante. São poucos contos e contos curtos. Leitura fácil. Terminei de ler em 13 de agosto e avaliei com 4 estrelas.

Felicidade Clandestina. Já havia lido outro livro da Clarice, mas a minha preferência era por Lygia Fagundes Teles. As duas escreveram vários livros de contos e poucos romances. Ainda quero ler um romance da Clarice, mas gostei deste livro de contos. Terminei de ler em 16 de agosto e avaliei em 4 estrelas.

Laços de Família. Mais um livro de contos da Clarice que eu tinha. Não sei porque não caiu no vestibular no ano que eu prestei. É um pouco menor que Felicidade Clandestina. Alguns contos deram um pouco de trabalho para ler, mas em geral foi uma leitura fácil. Terminei de ler 18 de agosto e avaliei em 4 estrelas.

Morando Sozinha. Este é um livro de uma blogger, o que não quer dizer muita coisa, mas eu tinha naquele pacote de livros sobre organização. Tem algumas dicas de planejamento financeiro, nada que eu não soubesse, mas é muito mais simples e pé no chão do que a maioria das pessoas está disposta a ler. Procurei pelos materiais no blog, mas ele se tornou a plataforma de trabalho da autora, mas dá para acompanhar pelo Instagram. O livro eu li em 18 de agosto e avaliei com 3 estrelas.

Casimiro Montenegro Filho. Este foi mais um livro sobre história da Aviação e seus pioneiros que veio parar em casa. A minha intenção era ler e devolver. Não foi um livro que tenha me acrescentado alguma coisa, mas foi interessante saber um pouco mais sobre a criação da Força Aérea e o movimento que posteriormente deu origem à Embraer. Fica no meio tempo entre um livro histórico e um livro biográfico. Terminei em 18 de agosto e avaliei com 2 estrelas.

Continuo avançando na leitura dos meus livros, sorteei mais um na TBR mas dei uma desanimada com a outra leitura do momento: Catecismo da Igreja Católica que eu pretendo terminar este mês. Mas não tem sido fácil. Em geral eu tenho ido bem, mas pelo tempo que falta para o ano acabar, não vou conseguir ler tudo o que eu tinha listado.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Balanço Mensal - Outubro

 Leituras de Outubro



Lidos 1731; Quero Ler 493; Tenho 488; Meta 153.
Fico satisfeita de voltar a aumentar o meu total, estava bem baixo. De novo, alguns livros infantis e tomando coragem para atualizar as estantes para valer. Todo mês encontro mais livros não cadastrados para atualizar e a lista de tenho só cresce.
Finalmente terminei de ler mais um livro meu, mas não consegui ler as edições kindle.
Com os livros da irmandade da Adaga Negra que li, terminei com uma lista de livros de anos anteriores, mas sequer representa um item da lista. E vamos indo.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. CUMPRIDA
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 255
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 51
5) Terminar pasta download. faltam 12
6) Trocar 12 livros. CUMPRIDA
7) Quero ler menor que tenho. faltam 5
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

Consegui recuperar o atraso na meta 5 e algum avanço na 8, que eu sei que não vou cumprir. Entrando em desespero para terminar com a meta 3 e 7 que falta tão pouco.

Lista de Próximas Leituras

Algum avanço é avanço. Consegui terminar um dos listados e fiz um novo sorteio da TBR, mas saiu outro livro que é uma continuação e eu travei de novo. Não vejo a hora de voltar para as minhas outras listas.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Espírito Errante 67%
5. O Possuído

Entradas e Saídas

Saídas: Dos livros no computador, foram 8 arquivos apagados, leituras realizadas. Ainda menos do que eu pretendia. Tiramos alguns para empréstimos, mas sei que vão voltar. E enviei 3 livros pelos correios.
Entradas: Dei uma segurada nas idas à banca, mas em uma delas voltamos com 2 edições. Fiz uma compra expressiva de livros infantis, foram 4 para a mais nova e um pra mais velha. A ideia é ajudar no desfralde e mantê-las interessadas nas leituras. Também chegou o meu primeiro livro da assinatura e recebi um pacote de 13 livros de desapego. 
Como fui super controlada no mês passado, me dei o direito de aproveitar um pouco mais e baixei 5 livros. Também recebi três livros de trocas.

Enfim, um dia de cada vez, um mês de cada jeito. Melhor que no mês passado, em tudo fiz mais: mais lidos, mais livros comprados... E assim vai.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Resumo da Trigésima Segunda Semana 2020

 Não foi uma semana de todo ruim, mas ainda o que me salvam são os livros infantis. Estou conseguindo fazer muitas coisas mas não estou priorizando as leituras como gostaria. Nesta semana entre 05 e 11 de agosto não foi diferente, continuei com as leituras que estavam em andamento, mas está faltando a minha noite de insônia para conseguir terminar mais alguma leitura.

O Pacto. Em geral eu gosto muito dos livros do Joe Hill. Este é o segundo ou terceiro que leio. Eles não são exatamente livros de terror, guardam alguma similaridade com os livros do Stephen King, mas são diferentes. Num primeiro momento Ig parece ser o Diabo em pessoa. Entre as narrativas no presente e suas lembranças desde que conheceu Merrin até ela ter sido assassinada, muito vai se revelando sobre os personagens que, sob os efeitos do chifre, não são capazes de mentir e têm muita coisa para contar. Eu diria que ele fala muito sobre a natureza humana, e como se é bom e mau ao mesmo tempo. Evitei ler de uma vez, adiei o término várias vezes, mas terminei em 10 de agosto e avaliei com 4 estrelas. 

A Canção dos Pássaros. Este é um dos livros que o Itaú liberou na campanha Leia para Uma Criança (já falei sobre isso) por conta da quarentena. É uma história bem construída por Zeca Baleiro para os menores. Lemos no dia 11 de agosto e avaliei com 5 estrelas.

As Cores de Mateus. Este livro é uma edição em português de Portugal e trás um questionamento sobre cor de pele e adoção. É bem interessante a forma como a criança se enxerga no mundo. Recomendo a leitura. Lemos em 11 de agosto e avaliei com 5 estrelas.

Até as Princesas Soltam Pum. Se eu imaginasse que o autor era brasileiro já teria lido para as meninas faz tempo. Gostei demais da história. É de um pai explicando para a filha as passagens das histórias das princesas em que elas na verdade soltaram pum e a menina nem percebeu. É divertidíssimo. Lemos em 11 de agosto e avaliei com 5 estrelas.

Quando me Sinto... Assustado. Já falei sobre outro dos livros desta série Quando me Sinto que eu comprei para a mais nova. Achei que foi uma boa forma de abordar os sentimentos ruins, que a criança nem percebe que a deixa alterada. O outro tinha mais a ver com a personalidade dela, mas ela também é medrosa (já melhorou muito) então não é leitura perdida. Lemos em 11 de agosto e avaliei com 5 estrelas.

Com a lembrança de cada livro, aumento a lista de livros que eu gostaria de ter. Não consegui avançar tanto nas demais leituras que vinha fazendo. Apesar de ser uma leitura relativamente fácil Hani Hamrita ainda não consegui terminar. Mas também separei outras leituras mais fáceis que devo terminar semana que vem.