segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Os Sapatos de 2020

Depois da arrumação que eu fiz em 2019, o inventário, resolvi arrumar de novo no começo de 2020 exclusivamente para livrar uma gaveta. Acho que eu estou começando a me desapegar do que eu tenho em casa e me sinto mais segura de descartar o que me machuca, não me serve bem ou até mesmo está feio para uso.

O que Entrou:
Por tudo o que foi 2020, ficou fácil não comprar nada. Mas foram muitas as oportunidades de rever o que eu tenho.

O que estou colocando de novo, são os dois sapatos que escolhi usar neste fim de ano, e a partir de então, pelo próximo ano até acabar.
Como o que eu mais tenho são as rasteirinhas, uma das sandálias que separei, acho que eu já mostrei aqui, foi uma que ganhei de presente. Não é a sandália mais confortável do mundo, mas está funcionando, por enquanto. Parece muito com a que eu descartei no ano passado. Acho até que eu a tenho há mais tempo, mas combina com quase qualquer roupa, por isso tenho usado muito.


E como aconteceu por quase todo 2020, também separei uma sapatilha que eu imagino usar revezando com a sandália. Infelizmente esta sapatilha foi batizada de sapato de bruxa. Ela tem esta cobertura acamurçada que está saindo, então não sei se consigo usar por muito tempo. Também é mais velha do que a outra que eu vinha usando. Eu gosto por conta do bico fino. Tem uma aplicação de renda por dentro e acho que fica muito bom no pé. Apesar da cor, também consigo usar quase com qualquer roupa (já que as cores das roupas que eu uso são mais básicas).
Total: 0 (2)

O que Saiu:
No dia de natal de 2019 inventei de usar uma das sandálias que estava esquecida na gaveta e ela me fez uma ferida monstruosa. Só não descartei ela de cara porque era nova, de uma marca boa e valia uma segunda chance. Ainda tentei usar outras vezes, mas ela está no quase, tendo grande chance de ser descartada em breve.
Também tentei usar mais esta sapatilha que já estava no talvez há 2 anos e acabei por descartar também. Foi convenientemente usada durante os meses de quarentena nas poucas ocasiões em que era necessário sair. Como já havia comentado no balanço de 2019 a palmilha estava se desfazendo. Um pouco que eu usava já estava grudando no pé e precisava lavar de novo. Cheguei a conclusão que preferia usar outra coisa do que ficar a todo uso lavando a sapatilha. Posso garantir que o calçado é de ótima qualidade. Usei muito nos últimos 8 anos. Depois repensei que não era indispensável, seria melhor aproveitar só o tênis. E como o meu tênis ainda é bem novo, não preciso pensar em substituição. 
O outro sapato que estava no talvez e que acabei resolvendo descartar foi a sapatilha que eu escolhi usar mais intensamente. Apesar de ser de plástico e aparentemente durar bastante, o laço já vinha se soltando, a palmilha também e ela já perdeu a cor. Não posso negar que eu usei muito. Foi um presente muito querido e por isso fiz questão de usar bastante. A cor também é muito prática e por isso combinava com qualquer roupa que eu usasse, seja calça, seja saia. Não pretendo comprar nenhuma para substituir, mas já escolhi, dentre os sapatos que tenho, um para usar mais intensamente. Ainda tenho mais duas sapatilhas parecidas que eu uso às vezes e posso pegar para usar mais intensamente no futuro.

E o último que está no quase ainda é esta bota de cano médio. Não precisei usar este ano. Nos dias que fizeram frio e precisei sair com um sapato mais fechado, optei por uma botina que também tenho faz tempo e que uso pouco. Não quero tomar decisões precipitadas, então estou deixando calçados no talvez que eu poderia já ter descartado, mesmo sabendo que eu não uso. E veja que de uma forma ou de outra estou conseguindo diminuir entre os tipos de sapatos que eu tenho em maior quantidade.

Total: 2 (+2)


Balanço:
Como podem perceber, cansei dos meus sapatos, mesmo deixando muitos guardados para usar depois e não estou conseguindo usar o que eu já tenho. Vou tentar adiar o quanto puder comprar algo novo, mas está difícil escolher o que usar.
Também usei muito pouco calçado em boa parte do ano. Ficando direto em casa, acabei ficando descalça e vestia no máximo uma meia. Se precisasse sair de casa, elegi um par de sapato e um chinelo e só. Com isso, a maioria deles nem cheguei a usar. Não sei como será o novo normal, com que frequência precisarei de cada tipo de sapato, mas fico feliz de já estar reduzindo e poder fazer estas escolhas.

E um dos resultados que eu consegui foi mais este espaço vazio (que não está mais vazio!). Não foi fácil batalhar por mais este espaço. Esta gaveta da cama estava com sapatos que eu uso pouco. Agora estão na gaveta do guarda-roupa atrás da porta. Valeu muito a pena. E eu estou usando esta gaveta para as bolsas e sacolas que ficavam atrás da porta do quarto, que agora está só com casacos. Também consegui esvaziar outro nicho que eu tinha e pretendo reformar o móvel do quarto. Mas eu conto sobre isso depois. Meus espaços são muito preenchidos, por isso quero tanto reduzir as posses para ter um pouco de espaços vazios.
Total: -2

Reduzi bastante a quantidade de sapatos desde que eu comecei a fazer o balanço. Tenho certeza que ainda posso reduzir mais, mas estou bem perto de manter apenas os sapatos que atendem as minhas necessidades e descartar todos os que eu não pretendo usar. Eu comecei o ano com 31 calçados e pretendia diminuir para menos de 30. Consegui. Nos próximos anos, quero ter a chance de poder comprar sapatos novos, mas para isso terei que descartar mais coisas. Considero que ainda tenho muitos sapatos com a mesma função. A minha maior satisfação é sentir que o que estou fazendo está dando certo. Repetidamente reduzo em alguns por ano e tenho conseguido ficar sem comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.