segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Os Livros que Eu Dei/Troquei em 2020 - Parte 2

Agora que oficialmente estamos no segundo semestre me sinto mais à vontade para contar sobre a segunda parte das trocas que realizei em 2020.
Ainda no final de junho, tão logo terminei de ler, recebi solicitação por Deuses Americanos. Este era o último volume dos livros do Neil Gaiman que eu tinha. Demorei quase 4 meses para ler, já que por algum motivo não consigo fazer render as leituras dele. Como sabia que este é um livro muito elogiado, imaginava que a troca ocorreria de forma rápida. E a decisão por disponibilizar para troca eu já tinha.
Apesar da quarentena não ter terminado, aos poucos o comércio e serviços estão voltando ao normal e me senti confiante para voltar a enviar os livros. Então, vendo as trocas que consegui fazer em junho, animei em voltar a ler os meus livros. E aos poucos novas trocas foram aparecendo.
No começo de julho solicitaram Sou Louco por Você, outro livro que li recentemente e que sei que seria fácil de trocar. Outra coisa que ajudou foi terem lançado uma série de 3 Metros Acima do Céu, baseado no livro do qual Sou Louco por Você é a continuação. A escolha por trocar este livro também é porque eu sabia que seria fácil e dificilmente eu leria de novo.
Na mesma semana recebi solicitação por Lua Nova da saga Crepúsculo. Este livro está para troca quase desde quando eu comprei. Eu adorei a leitura até que acabei de ler Amanhecer e comecei a repensar. Não paguei caro, existem muitos exemplares disponíveis para troca. Fui questionada sobre o estado dos meus livros várias vezes, mas acredito que, tendo outras opções, e sendo procurados como objetos afetivos, os meus exemplares não funcionam. Eles estão com o meu nome na folha de rosto e Amanhecer está com a lombada amassada de uma queda. Mas é a edição mais antiga, da capa preta. A usuária concordou e eu enviei mais este exemplar.
Dois dias depois recebi solicitação por Mil Dias na Toscana. Apesar de ter gostado de Mil Dias em Veneza, quando terminei Mil Dias na Toscana cheguei à conclusão que não leria de novo e coloquei os dois para trocas. Mil Dias em Veneza já não tenho mais, mas tenho outros dois volumes da autora que ainda não li e depois pretendo disponibilizar para trocas. 
Estou precisando atualizar a minha estante de trocas para não acabar enviando errado. Mas isso também tem me animado a ler os meus livros para disponibilizar para trocas.
Em agosto consegui trocar mais um livro que estava parado na minha estante. Peguei para ler Montenegro e já no segundo capítulo percebi que não era nem uma biografia nem um livro de história. Pouco depois de ter passado da metade já coloquei para troca e recebi a solicitação menos de uma hora depois. Negociei o envio e dois dias depois já havia enviado.
A greve dos correios não tardou a voltar e por isso parei a estante de novo. Só que com os últimos livros que li e os que me foram devolvidos, estou com muitos livros disponíveis para trocas e sei que tenho expectativa de trocar com alguma facilidade.
Em outubro recebi uma pilha de livros de desapego e um deles veio repetido, então disponibilizei para troca e recebi a solicitação no mesmo dia. Outra edição de tirinhas, desta vez de Calvin, Deu Tilt no Progresso Científico. Não li a edição, mas não havia porque ficar com duas edições iguais. 
Por coincidência, atualizei a minha lista de livros para troca neste dia e no dia seguinte também recebi uma solicitação por Contos da Mamãe Gansa. Este foi um livro meu de leitura rápida que eu separei para fazer nos intervalos do trabalho, quando estou auxiliando as meninas com as aulas. Gosto muito da forma como o conteúdo é organizado nestas edições, contando um pouco de como a edição foi construída entre editor e autor. E Perrault tinha uma preocupação para posicionar sua obra para um público específico. Também foi a primeira vez que li poesia e não fiquei com a sensação que não estou entendendo.
No fim do mês ainda recebi solicitação por Radiante, o primeiro volume da série Riley Bloom. Depois que eu terminei de ler Imortais, li também esta série e coloquei todos para trocas. Acabei doando os volumes que eu tinha de Imortais, mas os da série Riley Bloom eu consegui trocar alguns volumes, já enviei o quarto e agora o primeiro. É uma série boa, nada excepcional, mas aproveitei e terminei de ler.
Em novembro, voltei a receber solicitações, desta vez por Amanhecer. E os meus livros de Crepúsculo enfim estão indo embora. Em julho enviei Lua Nova e agora Amanhecer. Sinceramente, este livro me deixou um pouco decepcionada, por isso preferi colocar para troca. Eu estava gostando muito até chegar em Amanhecer. Não assisti os filmes, não vou entrar na discussão dos fãs, mas acho que não vou ler de novo e prefiro disponibilizar para alguém que goste de verdade.
Mais um livro que foi embora em novembro foi O que Não me Contaram sobre Casamento... Esse livro eu ganhei de casamento em 2011 e só fui ler este ano. Achei tão oportuno que pedi para o cônjuge ler. Mas quando ele terminou de ler, cheguei à conclusão que não pretendia manter e ler de novo. Com certeza irá ajudar algum outro jovem casal. E o pior é que fiquei com vontade de ler outros livros do autor.
Em seguida, foram mais solicitações, recebi para Amor & Amizade, um livro que eu comprei e esqueci, depois acabei lendo digital e achei na estante. Quando li o digital já percebi que não queria relê-lo, no máximo se eu sentir falta quando tiver lido Lady Susan. E espero que em 2021 finalmente chegue a vez de eu terminar de ler os livros de Jane Austen. Falta muito pouco. A capa de Amor & Amizade faz referência a um filme ou série lançado que foi inspirado em Lady Susan. 
Também recebi para Laços Inseparáveis, este li faz um pouco mais de tempo, apesar de gostar cai naquela categoria dos livros que eu não voltaria a ler. É um livro da Emily Giffin e já troquei alguns livros dela. 
Ainda em novembro recebi solicitação para Mini Becky Bloom. Não sei se deu para perceber pelo meu resumo, mas achei este livro o mais fraco da série até agora. Mas mesmo os que eu gostei bastante da Sophie Kinsella eu acabei trocando. Ainda tenho alguns listados para ler, mas nenhum que eu pretenda guardar. 

Não nego que de uma forma ou de outra continuo comprando livros, nem que seja para as crianças. E a quantidade de livros também aumenta. Os espaços na estante foram remanejados várias e várias vezes para tentar organizar. E continuo com muitos livros. 
Agora é um bom momento para organizar os livros para doação. Em breve....
2020 li muito mais livros digitais do que livros físicos do que em anos anteriores. Então fico satisfeita com a quantidade de livros que consegui diminuir.
A minha meta de trocas foi cumprida no primeiro semestre, por isso acredito que já é momento de eu aumentar a minha meta e tentar superar as minhas expectativas. Mas a quantidade total de livros lidos foi bem surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.