sábado, 5 de dezembro de 2020

Calendário do Advento 2020

 Para muitos já é tarde para começar a pensar no calendário do advento, mas para nós tem sido muito importante este tipo de atividade em família, ainda que seja em cima da hora (sorry!). E as tarefas já tinham que ser feitas de qualquer jeito. Foi apenas mais um incentivo.
Para este ano, resisti em fazer uma árvore com cartões, como nos anos anteriores, mas acabei voltando para a fórmula já conhecida. A ideia já estava definida mas faltava tempo para conseguir colocar em prática. Ao invés dos peixinhos no aquário que formaram a árvore, fiz flores que se abrem para revelar as atividades. 



O que deu mais trabalho foi achar um modelo de flor para servir de gabarito. Depois de definido, usei algumas revistas que temos em casa, que estavam com as folhas cortadas, para modelar a flor e fiz pequenos cartões com a descrição das tarefas que foram coladas dentro da flor. Não está tão colorido. Talvez fosse divertido colorir com tinta antes de modelar as flores, mas eu consegui que não ficasse com uma cor só já que tem as sombras das imagens das publicidades. As revistas que eu usei tinham poucas propagandas e fotos e bastante texto nas páginas que sobraram.
As meninas ajudaram a confeccionar as flores principalmente e a montar a árvore no quarto. Mesmo com a definição dos modelos, elas ajudaram bastante. Já a escolha das tarefas eu não deixo elas escolherem muito. 
As tarefas são mais ou menos as mesmas de anos anteriores: separar o que não precisamos mais (materiais de escola, roupas que não cabem, brinquedos e livros) para doação; brincadeiras em casa em família (colorir, andar de bicicleta, brincar de bebê, montar lego) e as atividades de natal (decoração, filmes, músicas, histórias, cartões postais, a carta do papai noel, escolher presentes, fazer biscoitos). E as tarefas sempre funcionam, mesmo que tenham que ser terminadas em janeiro.
Por usar folhas de revistas, depois descarto sem dó. E diminuiu um pouco do que tínhamos e não estávamos usando. Ainda tenho estoque de revistas para outros projetos e as atividades da escola.
Se quiser procurar outros modelos de calendário para fazer em casa pode ver as outras versões que já fiz em anos anteriores com o marcador natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.