quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A Limpa das Roupas de Cama, Mesa e Banho

Não consigo jogar fora algo que ainda tem condições de uso. E sempre vi as toalhas de banho e os lençóis serem eternos. Então tenho todos os lençóis de solteiro de infância. O que foi muito bom para aproveitar os lençóis de flanela que eu tinha e hoje acho difícil de encontrar. Também tenho travesseiros, mantas e cobertores dessa época. E algumas vezes eu uso. Nem preciso me preocupar com produtos para reposição que sempre tenho opções.
Como foi difícil encarar esta organização. Comecei no início de 2017 e parei várias vezes. Pensei que conseguiria fazer, mas sempre desistia.
Eu fiz uma primeira organização com as toalhas de banho, separei o que estava ok para uso e o que precisava de algum ajuste. Em seguida, os que achei que valia a pena costurar, eu separei numa pilha para passar na máquina. Não tive coragem de tirar nada de uso. E só mexi nelas porque precisava tentar mudar de lugar para guardar. Já contei sobre alguns reaproveitamentos. Um deles foi de toalhas de banho. Também acabei separando um jogo de lavabo que vou aproveitar para fazer artesanato. De resto, estou tentando usar sempre os mesmos jogos para depois descartar e pegar outros para uso. O descartar aqui, muitas vezes é aproveitar para outros fins, já que tenho alguns produtos novos guardados que nunca usei.
Já as toalhas de mesa e os panos da cozinha simplesmente cansei da maioria deles. Sério, se eu perdesse, ou queimasse, ou levasse para algum lugar e a pessoa não me devolvesse, eu não sentiria a menor falta. Claro que ainda tenho panos que nunca usei, bem como algumas toalhas de pouco uso. Mas as do dia a dia estão me enjoando de eu não querer mais ver. Só descartei uma luva que estava se desmanchando por dentro. Mudei a dobra e a forma de organizar para abrir mais espaço na gaveta e ter mais facilidade de encontrar o que eu preciso.
Quando troquei a mesa da sala, precisei me desfazer das toalhas de mesa que não me serviam mais. Acabei tirando 4 toalhas e comprei apenas 2 de tamanho maior. Nisso, também precisei rever os meus outros panos de cozinha e também descartei alguns poucos.
Agora posso dizer que tenho mais do que eu preciso, mas posso dar por terminada a separação de panos de cozinha.
Os lençóis, principalmente os de solteiro, também precisava organizar. Têm alguns que estão muito gastos. Separei um que estava com um furo e renovei as capas de colchão impermeáveis. Percebi que com o tempo elas vão deformando e já não vestem direito o colchão. Um tempo depois, precisei separar duas fronhas que estavam desgastadas e rasgando sem ter como costurar. E separar não doeu. Acabei usando estes tecidos para substituir o forro do sofá que estava rasgando. Ainda usei mais alguns retalhos para outros projetos. E sinceramente, ainda continuo tendo muitos lençóis a mais do que eu preciso mesmo.
E quando pude me desfazer dos lençóis e mantas de bebês consegui tirar muita coisa e reorganizar as demais que eu tenho. Coloquei todos os cobertores no baú da cama e já não tenho problemas de espaço.
Como tem sido difícil separar e conter. Foram mais de 3 anos, aos poucos tirando uma coisa aqui e outra ali, mas estou dando por terminado. Precisei descartar um dos cobertores de casal que rasgou e agora já não tenho mais produtos guardados novos sem que tenha sido usados uma vez sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.