segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Resumo da Nona Semana 2022

 Como fevereiro é um mês curto, a última semana de fevereiro é mais março do que fevereiro. Então sem tentar resumir o mês, continuo lendo muito, focando em terminar os livros da Kiera Cass, avançar na trilogia de março (Faeriewalker) e terminar A Revolta de Atlas. E já preciso retomar mais uma série para terminar este ano. Entre 26 de fevereiro e 4 de março, foi isso que eu li.

A Coroa. Mais um livro de A Seleção. Tive muitos altos e baixos com esta série. Em geral eu acho boa, mas sinto que a autora não sabia muito bem onde queria chegar e que tipo de público atingir. Fica claro que a autora precisa criar uma adversidade, como a questão das castas e dos rebeldes nos livros anteriores. Mas a tentativa de explorar um The Bachelorette mostra uma versão distorcida do feminismo, já que coloca a força bruta como um estopim para a Eadlyn demonstrar suas fraquezas. Enfim, achei muito bom explorar uma Seleção para escolher o consorte da Princesa Regente, achei interessante também contar como ficou o país anos depois das mudanças realizadas por Maxon e America. Terminei de ler em 26 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.

A Revolta de Atlas (A=A). Eu tive muitos altos e baixos lendo este livro em 3 volumes. O primeiro foi até fácil de ler, mas muito doido. Teve um pouco de romance mas a narrativa era boa. O segundo já foi um pouco pedante. Começamos a torcer pela Hank e pela Dagny mas eles têm uma moral duvidosa. Ou até falta de moral da forma como se relacionam como as outras pessoas como se elas fossem robôs (ou outros seres sem sentimento), mas a verdade é que eles não conhecem mesmo estes valores morais. A visão da sociedade é bem questionável e perto do real. Neste terceiro volume conhecemos a sociedade modelo e descobrimos onde vão para os criminosos desaparecidos, qual era seu plano mirabolante e que é John Galt. Mas novamente me assusta a excessiva individualidade. Só para os leigos, é uma obra de ficção tomando por base uma teoria que a autora tenta apresentar de forma romanceada. Assim como muitos já fizeram. Então não chega a ser uma distopia pós apocalíptica que tenta imaginar o futuro, como 1984 (ou alguma outra que você conheça). Terminei de ler em 01 de março e avaliei com 4 estrelas.

Três Semanas com Meu Irmão. Este é um livro de não ficção do Nicholas Sparks com seu irmão Micah. Sempre tive muito receio deste livro pelo cunho religioso que o autor coloca em suas obras. E sempre envolto em muito sofrimento. A religião também está ligada ao amor, não funciona como pilar apenas nos momentos ruins. E histórias que demonstram uma fé religiosa devem ter também um final feliz. Sem querer dar spoiler dos livros do autor, mesmo quando os finais são felizes eu sinto que são tristes. Mas neste livro o autor conta destas 3 semanas que esteve com o irmão, não deixa de ser uma busca espiritual. Mas me impressionou o tanto que o autor conta de sua biografia: sua infância, seus pais e seus filhos. Eu não sei se ele consegue passar a mensagem que gostaria, mas sei que seus livros foram muito populares e caíram no gosto do público pelas adaptações. O autor acabou se tornando milionário antes do que imaginava e pôde escolher não mais escrever, mas não sei se faria sentido continuar publicando. Acredito que sim. Terminei de ler 03 de março e avaliei com 4 estrelas.

Punk 57. Acho que eu já estava me cansando das minhas leituras e fui influenciada por algum vídeo na internet e resolvi conhecer esta autora. É curioso o encontro e desencontro dos personagens que se comunicam por cartas e mantêm a promessa de não se conhecerem pessoalmente. Sei que muita gente não gosta destes dramas com personagens complexos (eu diria quebrados), mas também é um romance. Apesar dos personagens serem adolescentes, o livro tem aviso de gatilho e não deveria ser lido por adolescentes. Terminei de ler em 4 de março e avaliei com 4 estrelas.

Foram mais leituras que eu imaginava. Estou animada com este avanço das metas. Se o ano todo for assim, vou cumprir todas as metas. Realisticamente falando, mesmo que não cumpra, estou feliz com as minhas escolhas. Avancei em algumas leituras que devo terminar na próxima semana também. Mas os resumos estão ficando trabalhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.