sábado, 25 de fevereiro de 2023

Darlington Retrô

 Darlington é uma pista muito parecida com tantos outros ovais, com um formato assimétrico, parecido com o da prova de Dover que foi na outra semana, mas tem a tradição de ser uma prova retrô. A pintura dos carros, o traje dos pilotos e da equipe, são homenagens que remetem a versões tradicionais de pintura e estilo dos carros de antigamente. A pintura a ser usada, inclusive, costuma ser divulgada meses antes.

Mas o grande ponto é que tem muita gente devendo uma vitória para se classificar e já não tem muitas vagas em aberto já que a maioria conseguiu apenas uma vitória. Larson largou na frente. Mas Keselowski que precisa de vitória largou bem para trás e ainda se meteu e confusão no começo. Quem ganhou o primeiro segmento foi Logano, depois de mais algumas bandeiras amarelas curtas por rodadas ou raspadas no muro. E por incrível que pareça, praticamente todos que tiveram problemas tiveram chance de se recuperar ainda neste primeiro segmento.

O segundo segmento foi mais calmo e as paradas foram em bandeira verde. E quem parou um pouco antes teve alguma vantagem, mas juntou o pelotão de novo. E na sede por ultrapassagens de quem estava bem, Kyle Busch não conseguiu evitar bater em Keselowski depois que Keselowski bateu no muro, e foi fim de prova para os dois. Larson já tinha abandonado por problema de aquecimento no motor. E nas paradas pela bandeira amarela, novamente juntou todo mundo e deu oportunidade para quem estava mais pro fim do pelotão. Os carros da Trackhouse vieram com muita força nesta temporada. Com exceção de quando quebram eles estão lutando entre os primeiros. E desta vez, novamente quem esteve na frente foi o Chastain que conseguiu ultrapassar Truex e ganhou o segundo segmento.

Na relargada para o terceiro segmento, disputando a liderança, Chastain se desequilibrou e bateu trazendo nova bandeira amarela. Depois a prova seguiu sem bandeiras amarelas. Inclusive a parada prevista ocorreu um pouco cedo, com todos tentando obter vantagem, em bandeira verde. E novamente os carros estavam embolados, alguns muito mais rápidos passando todos no pelotão e os que estavam na frente adiando a parada e tentando se manter na prova. E quando Bowman foi para o muro, Reddick novamente teve uma chance para a vitória já que estava na liderança. Na relargada todos estavam ansiosos, considerando a melhor chance e acabou acontecendo um engarrafamento e menos 5 carros na prova. Acho que foi uma das provas com mais abandonos da temporada até agora. Mesmo os que continuaram, depois desta batida, eram poucos na volta do líder. E a vitória foi para Joey Logano, bem no estilo Dick Vigarista, jogando Byron para o muro na abertura da última volta. E Byron equilibrou o carro o suficiente para não ter a bandeira amarela, mas não conseguiu cruzar a linha de chegada. Achei que teria prorrogação. E Logano deixou bem claro que ele precisava devolver depois de ter sido jogado no muro algumas voltas antes.

Outra coisa que ficou clara é que esse carro novo não funciona tão bem colado no muro e causou prejuízo para muita gente. E a escolha do traçado faz bastante diferença no desempenho de cada carro, considerando as forças aerodinâmicas atuantes.

E os ânimos estão alterados desde que restam pouca vagas e muitos postulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.