domingo, 5 de fevereiro de 2023

Metas de Leitura para 2023

 Estou com muitos balanços atrasados, mas o tempo está passando, já comecei a mostrar as minhas expectativas de leitura de 2023 e agora preciso começar a fazer o balanço, certo? Mas para quais metas?

Andei revisando minhas antigas listas de metas em 2022 e percebi que eu estava bem perto de atingir várias metas. Que eu não tenho certeza de quais livros eu tenho, mesmo que tenha tido o cuidado de registrar todos eles no Skoob. Mas já me peguei comprando livro repetido, ou ler digital um livro que eu tenho físico. Sim, é horrível e eu espero não fazer isso de novo. O meu desespero tem sido tão grande que estou com pressa de finalizar tudo o possível e reduzir a quantidade de livros que eu tenho. Como tem sido difícil realizar trocas, tirei esta meta, mas estou tentando focar em terminar leituras que sejam mais fáceis de trocar ou doar. Ainda não sei muito bem como vou fazer estas doações, mas elas vão acontecer em 2023, sem pressão.

A quantidade de livros lidos no ano não pode ser uma cobrança depois de ter ficado "devendo" em anos seguidos. Sei que provavelmente vou passar de 100, mas vou manter no que seja razoável e não me faça pressão.

Uma meta que tem dado muito certo é de tentar terminar apenas 3 séries por ano. Claro que algumas séries não terminam nunca a publicação, os livros estão esgotados e alguns eu não sei se realmente pretendo ler o que falta, mas até que sobrem só estas incertezas, ainda posso tentar terminar muita coisa da minha lista. E ela não tem crescido, já que na medida do possível já tento terminar o que eu tenho começado sem arrastar de um ano para outro. Além das 3 da meta, ainda tenho mais algumas leituras de série que foram meta em anos anteriores e que eu não terminei. Uma das séries que eu quero retomar e terminar é Duna, então sei que não será fácil. Mas Deixados para Trás também não foi e eu terminei.

A minha lista de espera eu ainda pretendo reduzir, ela está em "patamares menores nunca antes vistos" apesar de ter juntado as duas em uma. Não estou certa se esqueci de tirar alguma coisa, conforme ela for diminuindo será mais fácil conferir. Em janeiro de 2023 estava com 327 opções de leitura para eu escolher. Não estou com uma meta, mas espero conseguir reduzir em 20. Mas vou conseguir controlar o avanço desta meta com o controle das metas anteriores. Ainda não consegui deixar a lista com menos de 200.

Continuo tentando ler em média 30 livros da minha estante por ano. Em 2022, se você ainda não viu, eu fiquei devendo. Mas é porque eu resolvi relaxar, já tinha cumprido muitas metas. Vou tentar ler sempre alguns livros da minha filha para poder avançar mais rápido, então na verdade seriam 15 livros meus e 15 da minha filha. Esta proporção me parece mais fácil. Ainda lembrando que preciso completar os 9 que fiquei devendo de 2022.

Apesar de não listar como meta vinha tentando ler 2 edições kindle por mês nos últimos anos. A minha esperança era terminar com os arquivos que não posso transferir e formatar o kindle velho para minha filha poder usar. Mas eu nunca cheguei a me esforçar. Fiz algumas leituras em 2022, no kindle novo. Então coloquei na meta tentar ler 25 edições kindle em 2023 para tentar terminar mais este projeto.

Falando de projetos, ainda tenho muitos que não coloquei nas metas. Um deles é terminar os livros do Clube O Prazer de Ler. Eu vinha lendo direitinho em 2022 e ia terminar com eles, mas então peguei uma leitura mais demorada, desanimei e estava quase por abandonar. Agora faltam só 3, um deles iniciado que eu coloquei na meta de Janeiro. Só no balanço mensal que vou contar se consegui terminar.

Outro projeto que eu não coloquei nas metas é terminar com as revistas. Sempre tento incluir pelo menos uma revista por mês, mas desde as minhas férias em Agosto não peguei em mais nenhuma. Agora faltam poucas e eu pretendo terminar com elas em 2023. Pode ser que eu coloque como prioridade em alguma lista mensal em breve.

Sempre tento controlar os arquivos que eu tenho duplicado e nunca sei onde está. Já apaguei muita coisa, removi muitas pastas, mas também tenho tentado focar na Lista de Espera para escolher os arquivos. Não coloquei como meta porque sei que às vezes pode ser bem complicado quando você é obrigado a realizar uma leitura para cumprir uma meta. Algumas vezes o momento passou e posso nunca mais ter vontade de ler aquele livro. Então estou focando em organizar as pastas numa ordem amigável que eu consiga reduzir e evitar ter arquivos duplicados. Eu sei que os números mostram o contrário, que o total só está subindo, mas tem muita coisa mal organizada. Melhorou muito em 2022, mas preciso melhorar mais ainda em 2023. E mesmo não sendo meta, vou tentar atualizar no balanço como estou indo nesta organização.

Não estou pensando em fazer os 30 Dias de Tartaruga. Sempre me ajuda bastante em avançar nas leituras, mas acabei deixando muita coisa para fazer e com cada vez menos tempo, vou priorizar outras atividades e menos leitura. Acho que esta quantidade 100 livros por ano esta bom e se eu continuar lendo mais do que isso, não faço outras coisas que me propus a fazer, como assistir filmes, costurar, testar receitas novas, fazer projetos de faça você mesmo com as crianças e principalmente, gastar os materiais que eu tenho dos projetos parados.

Por fim, também quase como meta ao contrário, coloquei na lista a intenção de concluir com as metas dos anos anteriores. Por incrível que pareça foi bem fácil terminar com os livros comprados em 2011 e vou ler mas não tenho < 100. Eu vou falar sobre isso em breve, depois de atualizar os balanços e os resumos. Mas eu vim trazendo esta meta não cumprida na minha lista faltando 10 livros para terminar em um dos casos. Não vou precisar me esforçar muito para terminar pelo menos mais duas delas. Tentei colocar menos metas novas para tentar continuar perseguindo estas metas antigas. E olha que eu já estou arrastando 3 metas de 2022 que eu não atingi.

Eu sei que é muita coisa. Mas ainda estou naquela expectativa de manter uma lista curta e ir diminuindo as maiores e eliminando uma por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.