Dover é uma pista de concreto com uma grande inclinação. Entra naquele grupo de ovais que são muito parecidos, só muda o comprimento. Este é um oval de uma milha. Depois de Talladega e Bristol Dirt, chega a ser uma prova sem graça. Mas é curioso como são poucos pilotos que tem mais de uma vitória nele, ao invés de permitir vitórias mais aleatórias.
Para esta prova, mesmo tendo muitas provas pela frente, já começa a ser grande a pressão para uma vitória, garantindo a participação na fase final. E alguns dos favoritos ainda não possuem uma vitória. A situação de Chase Elliott e Ryan Blainey é relativamente tranquila em pontos. Mas Kevin Harvick e Brad Keselowski dependem de vitória. Denny Hamlin, que tem uma vitória, está com poucos pontos. Se passar de 16 vencedores, pode ser cortado. Então veja que a pressão está aumentando.
E a prova foi interrompida com 80 voltas no primeiro segmento no domingo por chuva, bandeira vermelha. Só foi retomada na segunda, meio dia (uma hora no Brasil). Por mais que falem que estão acostumados, mexe com a cabeça dos pilotos estas mudanças na programação. Alguns já tem que estar em Darlington na quinta. Nada demais aconteceu nas primeiras 80 voltas, teve trocas de líderes, mas ninguém abandonou a prova ou teve o carro avariado. Denny Hamlin que é um piloto que vai bem nesta pista estava na frente, com um ótimo carro, mas perdeu a posição na parada de box. Depois literalmente perdeu a roda e a liderança na parada de box. E a Nascar tem sido severa em situações como essa.
Pista de concreto também significa desgaste de pneus. E os pneus foram grande fonte de preocupações para as equipes.
O terceiro segmento teve um longo período de bandeira verde, com muitas ultrapassagens, alguns avançando e outros progressivamente ficando para trás. O líder conseguiu tirar vantagem e deixou apenas 15 carros na volta do líder. Mas em seguida o ciclo de paradas em verde e em sequência uma bandeira amarela bagunçou tudo. Quem parou ficou uma volta atrás e, mesmo tirando a volta na parada dos líderes na bandeira amarela, ficaram em desvantagem na relargada. E essa foi uma corrida em que as relargadas fizeram a diferença. Kyle Busch fez ótimas relargadas, mas Chase Elliott também fez a diferença.
Definitivamente não era o dia do Hamlin, foi atingido por Cody Ware e com o carro avariado não conseguiu avançar. Keselowski também não conseguiu avançar e marcou poucos pontos. Quem surpreendeu foi Ryan Preece. Ele perdeu a vaga para temporada inteira mas está participando de algumas provas com o carro 15. Ano passado esse era um dos carros que pouco pontuava e terminava sempre em posições depois de 30. Nas duas corridas que participou Preece conseguiu ficar entre os 20 primeiros na maior parte da prova e terminou pouco depois disso.
Fiquei satisfeita com a vitória de Elliott, não achava que ele conseguiria, a primeira vitória do ano achei que seria em circuito misto. Mas ficou claro, mais uma vez, como que o que está impedindo mais vitórias é a insegurança, já que ele tem um carro bom e vem errando pouco, tanto que é o líder de pontos no campeonato.
E estão abertas poucas vagas por pontos para os demais postulantes, podendo até vencedores de provas ficarem de fora se passarem de 16.
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