sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Em 2021, em 2022...

 Eu achei que colocaria em dia todas as anotações que eu tinha de 2021, mas 2022 terminou e ainda tinha muita coisa rascunhada por aqui. Agora estou tendo que correr atrás para colocar em dia também as minhas anotações de 2022. Não sei se conseguirei alcançar o período atual, mas vou tentar trazer tanto quanto possível. Para isso eu preciso saber algumas coisas:

Quais assuntos são mais interessantes. 

Resumos: Eu quero deixar todos os resumos dos livros porque sei que não dou conta de fazer resenha de tudo. E estes resumos são mais diários de leitura, são agradáveis para eu ler, mesmo quando não me lembro bem dos assuntos.

Retrospectiva: Os balanços anuais, os inventários, assim como os avanços da minha faxina para reduzir a quantidade de excessos que eu tenho também são importantes. Mas eu percebo que eu perco a mão quando estou escrevendo, fica tudo um pouco parecido, com cara de diário e pouca coisa acrescento. É o que eu gosto de registrar para comparar, de um ano para o outro, se estou avançando ou rodando no mesmo lugar. Quando não vejo mais razão de avançar, paro de comentar. Mas não sei se interessa continuar contando sobre o que eu estou satisfeita nestes casos que parei de publicar. Teve algum balanço que eu parei de fazer? Não sei, interessa se eu estou tentando reduzir roupa de cama, mesa e banho? As louças da cozinha? As contas da casa?

Balanço mensal: Quando eu já escrevo o texto com todas as informações durante o mês eu acho que fica bom. Quando eu começo a refazer através das minhas anotações, eu sinto que não fica tão interessante de ler. Eu releio muitas vezes o que eu escrevo e, algumas vezes eu saio editando textos antigos que ficaram ruins ou repetitivos. Posso melhorar nisso. Não pretendo parar de fazer estes balanços, seja das leituras, seja dos produtos terminados, mas gostaria de saber o que é mais interessante para eu tentar anotar durante o mês e não perder a informação na hora de finalizar o texto e publicar, independente de publicar logo em seguida ou meses depois. Eu deveria colocar a capa dos livros? Deveria descrever completamente os produtos? As fotografias ajudam em alguma coisa?

Estes textos que eu coloco que são apenas reflexões (como o diário da quarentena, o diário de uma feia, as experiências de leitura que são mais pessoais) são interessantes? Eu devia contar um pouco mais da minha vida de forma pessoal? Eu controlo muito o que eu quero expor, e tento escrever apenas quando sinto necessário. Mas não consigo ter o compromisso diário de escrever. Muitas vezes, além das entradas serem curtas, significa texto mais espontânea, sem pesquisa alguma e sujeito a erros de revisão. Por isso faço de forma mais esporádica. Estou devendo alguma coisa que não concluí? Deveria fazer com mais frequência? Algum ponto de vista é ruim, outro é melhor? Porque isso me ajuda a organizar os pensamentos e construir o texto de forma mais interessante. Não acho que vou escrever um livro, mas se juntar tudo o que eu escrevi pode sair uma história interessante.

Resenhas: Acho que vou continuar fazendo, mas sempre poucas. Mas se estiver muito chato posso colocar só no skoob e parar de publicar aqui também. De produtos eu não quero mais fazer. Me sinto fazendo propaganda gratuitamente. Não sirvo para isso. Só se for para comentar como tirei o produto da minha vida. Na maioria das vezes é uma libertação. Ainda tenho algumas resenhas rascunhadas que pretendo publicar, mas não vou colocar expectativas de novas a menos que seja um pedido específico.

Projetos: Eu tenho ainda muitos projetos, alguns até já fotografei, mas dá muito trabalho escrever sobre. Então não tenho publicado nada. Preciso saber que tipo de projeto é mais interessante, se precisa de um passo a passo. Ou se deveria esquecer tudo isso, porque realmente dá bem mais trabalho que os outros textos.

Por fim, apesar de ter me esforçado para terminar com os meus textos de 2021 ainda estou muito atrasada com os texto de 2022. Devo tirar alguma coisa para atualizar mais rápido? Devo avançar cronologicamente as publicações e deixar só os resumos atrasados mesmo que fique tudo como publicado na mesma data? Eu não tenho um público regular, então sei que não importa muito em estar atualizado. Mas quando alguém pega para ler, geralmente consulta um etiqueta e lê em sequência, por isso é importante manter a ordem cronológica das publicações. Por enquanto estou apenas com as listas de expectativas de leitura em dia, mas logo elas devem ficar mais próximas dos balanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.