sábado, 4 de fevereiro de 2023

Guardar suas coisas em uma mala

 Tenho visto muitos vídeos de pessoas que estão se mudando de casa, e o esforço para não transportar coisas que não pretendem manter. E isso me fez refletir o tanto de coisa que eu tenho em casa, tentando reduzir, que eu não me esforço de verdade, porque não tenho uma necessidade eminente. Não sei se dá para entender o raciocínio. Essas pessoas têm tentado acabar com vários produtos e diminuir as coisas guardadas em um mês. E a comparação que eu consigo fazer é que elas acabam em um mês com o que eu gasto um ano para terminar.

O que eu venho contando das minhas metas bizarras, é que muita coisa que eu venho tentando reduzir e que sei que tenho em excesso, talvez eu nunca seja capaz de terminar (o que é a parte bizarra destas metas). E olha como isso fica martelando na minha cabeça como um compromisso que eu não consigo me livrar. Parte do escrever de tempos em tempos sobre isso é justamente para desocupar a minha mente. Mas lá no fundo, continua me incomodando.

Se eu tentasse separar tudo o que eu tenho e que gostaria de levar comigo, tenho certeza que deixaria a maior parte disso para trás. Então porque não me livro logo de tudo isso? Em parte ainda é por culpa de comprar o que eu não preciso e continuar gerando lixo. O que eu sei que alguma pessoa aproveitaria eu dou, mas dar por dar, para se livrar do que eu não uso mais, eu não consigo. Porque acaba virando lixo na casa de outra pessoa.

E agora eu vislumbro o meu ideal, em termos de quantidade, naquilo que eu levaria se tivesse que me mudar. Até 2010 eu sabia que não poderia acumular coisas porque teria que me mudar. Depois que casei e comprei o apartamento que moro entrei no conformismo de que posso ter o que eu quero, considero importante, e não tenho mais esse desespero de ter tudo para caber em poucas caixas e malas. 

Cada um tem o seu tempo e o seu momento. Penso seriamente em me desfazer de algumas coisas para acelerar este ideal e reduzir a preocupação com as obrigações que eu venho me colocando com estas metas. Pelo menos com as leituras, estou conseguindo reduzir uma meta por vez e já faço metas mais curtas de atingir. Agora preciso também ter este foco com os meus inventários e já não me cobrar tanto.

Para 2023, espero conseguir encerrar um inventário. E então batalhar para terminar mais um e passar a focar em um novo. E quem sabe um dia coloco minha vida em ordem. Mas o fato é que sempre temos coisas para melhorar e alguns problemas só aparecem quando sua vista se desobstrui de outras coisas. E além disso, pessoas mudam, gostos mudam e aos poucos podemos ter outros interesses que façam mais sentido do que as metas antigas. Seja como for, vou tentar dar a mesma seriedade que dei às metas de leitura para as outras metas de produtos e, quem sabe, diminuir a pressão que eu sinto nas minhas pretensões de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.