terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O Que Eu Pretendo Ler em Março/23

Em breve começarei a atualizar sobre o balanço mensal de 2023, mas já adianto que não estou conseguindo zerar a lista de TBR. Por isso, a lista de março também será curta para tentar dar conta dos que ficaram para trás.

Livros Físicos: Nestes estou bem atrasada em leituras. Então não adianta colocar muita coisa. A prioridade será terminar as leituras iniciadas nos meses anteriores e ler apenas um livro que já estava na minha Lista de Próximas Leituras: 1. Planejamento Estratégico. Provavelmente vou passar a maior parte do mês nesta leitura, mas depois tenho outras opções menos difíceis de avançar na leitura.


Edições kindle: Agora focando apenas mas minhas metas, mesmo que não tenho conseguido terminar todas as leituras previstas, preciso tentar ler um pouco mais desta lista: 2. State of Fear,  3. Casamento Hathaway e 4. Corrida para Mulheres Iniciantes. Deste grupo não iniciei nenhum deles, mas pelo menos 2 não devem ser leituras demoradas.


Listas de Leitura: Para terminar uma das pastas mais vazias, separei os dois que faltam: 5. Metamorfose? e 6. Mananciais no Deserto. Deste grupo tenho a intenção de ler pelo menos mais um, mas vou deixar para escolher conforme avanço nas leituras.

Trilogias e séries: De novo, pode ser exagero, mas preciso tentar algo que está na minha lista, a série Os Hathaways: 7. Desejo à Meia-Noite; 8. Sedução ao Amanhecer; 9. Tentação ao Pôr-do-sol; 10. Manhã de Núpcias e 11. Paixão ao Entardecer. Esta série parece ser fácil de ler. Não era minha prioridade, mas vai ajudar com as edições kindle que eu esqueço que tenho.

Disse que seria pouco, mas estou achando que 11 são muitos. Se eu for disciplinada, consigo escolher outros livros de listas para conseguir um bom avanço nos próximos meses. Mas acho que estou acertando nas escolhas fora da TBR por livros que me ajudam nas metas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Balanço Mensal - Fevereiro/2022

Continuo publicando com atraso, mas cada vez estou com as informações melhores. Espero conseguir ler bem o ano todo.

Leituras de Fevereiro




Lidos: 1917; Quero Ler: 493; Tenho: 506; Meta: 72
Não foi um mês tão maravilhoso como Janeiro, mas estou indo bem.
Das minhas leituras não me esforcei tanto para terminar muita coisa então quase terminei o terceiro volume d'A Revolta de Atlas. 
Dos e-books que li o foco tem sido concluir com as séries da lista e foquei em ler Coração Maligno que conclui a trilogia Archie Sheridan & Grethem Lowell. Esta série tem mais volumes, mas no Brasil apenas estes 3 primeiros que eu finalmente conclui.
Do que eu tenho listado, cortei também uma outra série do Bilionário, mas são e-books curtos, então não sei se seriam publicados em volumes, por isso nem contei. 
Ainda das séries estou lendo a série de A Seleção que praticamente terminei. E também li a Trilogia Verão e comecei a trilogia Faeriewalker. Esperava terminar mais não avancei muito. 
Pretendia ter lido um pouco das revistas e edições kindle, mas novamente não priorizei. Estou bem animada com as leituras que estou fazendo e por isso não quero tentar mudar a rotina, ainda que prejudique a expectativa nas outras leituras que eu tinha listado.

Andamento das Metas 


1) Ler 100 livros. 31/100
2) Trocar 20 livros. 1/20
3) Terminar 3 séries da lista. 2/3
4) Diminuir 20 livros da Lista de Espera. 4/20
5) Ler 30 livros da minha estante (físicos). 3/30
6) Atualizar metas anteriores.

Estou bem perto de terminar a meta 3 para começar a focar nas outras.
Tive um avanço óbvio na meta 1, mas só por enquanto.
Consegui fazer algumas leituras da Lista de Espera, mas está difícil dizer que consigo cumprir. Será o esforço desesperador do fim de ano.
Já a meta 6, eu preciso melhorar nos próximos meses para manter sob controle.

Próximas Leituras


Continuo atrasada nas minhas leituras "planejadas" mas estou tentando chegar um pouco mais perto destes que estão listados. Ainda não peguei nos que estão na TBR por sorteio: Terra em Chamas e Planejamento Estratégico que é o próximo que eu devo pegar. A minha pilha de leitura está com 28 livros. E estou com 358 livros cadastrados como não lidos.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. O Messias de Duna
6. Os Filhos de Duna
7. O Imperador-Deus de Duna
8. Um Dia
9. A Revolta de Atlas
10. Terra em Chamas
11. Planejamento Estratégico

Entradas e Saídas


Entradas: Ainda comprei mais um livro de colorir para as crianças, mas não fiz nenhuma troca. Como estou lendo bastante, não estou me segurando e baixei bastante coisa. Foram mais 60 livros novos em fevereiro.

Saídas: Como pode ser visto, apaguei mais 14 arquivos, que eu li. Continuo organizando as pastas e removendo arquivos duplicados. E com isso, já diminuí o meu total de arquivos, mesmo com o tanto que eu baixei. 

Balanço de arquivos: 2919. (+51)

Acho que eu consigo focar nas minhas metas e nas listas de próximas leituras, mas continuo com muito descontrole dos meus arquivos. E em algum momento devo voltar para olhar para isso.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Sexta e Décima Sétima Semanas 2022

 Eu não gosto de ter que juntar tudo, mas como está atrasado, será bom juntar os resumos quando não tiver muito o que contar. E foi o que aconteceu. Entre 16 e 22 de abril eu não consegui terminar nada. Mas continuei em algumas leituras, principalmente tentando achar um livro que eu consiga avançar um pouco mais. E na força do "vou terminar" eu consegui terminar algumas coisas entre 23 e 29 de abril.

Dançando Pelada. Mais um livro da Georgia Nicholson, desta vez ela está na expectativa de uma excursão de escola, sem os pais, em Paris. A Georgia é engraçada de um jeito bobo. Brinca de falar francês só para impressionar o professor, mas se ela se esforçasse um pouco poderia ser excelente aluna. Mas ela acha que seu papel é desafiar a inspetora e proporcionar a alegria da escola. Terminei de ler em 25 de abril e avaliei com 2 estrelas.

Caindo Sem Paraquedas. O último volume da série de Georgia Nicholson. Ela está na expectativa de sua mudança para a Nova Zelândia, final do ano letivo e sem saber se continua namorando. Parte das confusões da Georgia voltam para a assombrar e ela precisa se resolver. Enfim, as coisas acabam dando mais certo do que parecia possível. Dei uma desanimada com a série a partir do terceiro volume, achei que poderia melhorar, mas no fim acabei avaliando com 2 estrelas também. Acho que o que não funcionou foi o período que eu li, talvez tivesse aproveitado se eu fosse adolescente. Terminei de ler em 27 de abril.

Foram leituras fáceis, que não justifica o tempo que eu demorei para ler. Mas tentei também fazer outras coisas que eram importantes e focar em outras metas. Pelo menos terminei com uma série curta e mais alguns arquivos de qualidade duvidosa. Com as outras leituras que eu separei para as próximas semanas espero conseguir terminar outras coisas.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Darlington Retrô

 Darlington é uma pista muito parecida com tantos outros ovais, com um formato assimétrico, parecido com o da prova de Dover que foi na outra semana, mas tem a tradição de ser uma prova retrô. A pintura dos carros, o traje dos pilotos e da equipe, são homenagens que remetem a versões tradicionais de pintura e estilo dos carros de antigamente. A pintura a ser usada, inclusive, costuma ser divulgada meses antes.

Mas o grande ponto é que tem muita gente devendo uma vitória para se classificar e já não tem muitas vagas em aberto já que a maioria conseguiu apenas uma vitória. Larson largou na frente. Mas Keselowski que precisa de vitória largou bem para trás e ainda se meteu e confusão no começo. Quem ganhou o primeiro segmento foi Logano, depois de mais algumas bandeiras amarelas curtas por rodadas ou raspadas no muro. E por incrível que pareça, praticamente todos que tiveram problemas tiveram chance de se recuperar ainda neste primeiro segmento.

O segundo segmento foi mais calmo e as paradas foram em bandeira verde. E quem parou um pouco antes teve alguma vantagem, mas juntou o pelotão de novo. E na sede por ultrapassagens de quem estava bem, Kyle Busch não conseguiu evitar bater em Keselowski depois que Keselowski bateu no muro, e foi fim de prova para os dois. Larson já tinha abandonado por problema de aquecimento no motor. E nas paradas pela bandeira amarela, novamente juntou todo mundo e deu oportunidade para quem estava mais pro fim do pelotão. Os carros da Trackhouse vieram com muita força nesta temporada. Com exceção de quando quebram eles estão lutando entre os primeiros. E desta vez, novamente quem esteve na frente foi o Chastain que conseguiu ultrapassar Truex e ganhou o segundo segmento.

Na relargada para o terceiro segmento, disputando a liderança, Chastain se desequilibrou e bateu trazendo nova bandeira amarela. Depois a prova seguiu sem bandeiras amarelas. Inclusive a parada prevista ocorreu um pouco cedo, com todos tentando obter vantagem, em bandeira verde. E novamente os carros estavam embolados, alguns muito mais rápidos passando todos no pelotão e os que estavam na frente adiando a parada e tentando se manter na prova. E quando Bowman foi para o muro, Reddick novamente teve uma chance para a vitória já que estava na liderança. Na relargada todos estavam ansiosos, considerando a melhor chance e acabou acontecendo um engarrafamento e menos 5 carros na prova. Acho que foi uma das provas com mais abandonos da temporada até agora. Mesmo os que continuaram, depois desta batida, eram poucos na volta do líder. E a vitória foi para Joey Logano, bem no estilo Dick Vigarista, jogando Byron para o muro na abertura da última volta. E Byron equilibrou o carro o suficiente para não ter a bandeira amarela, mas não conseguiu cruzar a linha de chegada. Achei que teria prorrogação. E Logano deixou bem claro que ele precisava devolver depois de ter sido jogado no muro algumas voltas antes.

Outra coisa que ficou clara é que esse carro novo não funciona tão bem colado no muro e causou prejuízo para muita gente. E a escolha do traçado faz bastante diferença no desempenho de cada carro, considerando as forças aerodinâmicas atuantes.

E os ânimos estão alterados desde que restam pouca vagas e muitos postulantes.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Quinta Semana 2022

 As minhas metas geralmente são ousadas, mas o resultado costuma compensar. Estou bem confiante em avançar com estas leituras de metas antigas sem comprometer o avanço das metas deste ano. E estou conseguindo ler coisas interessantes que mudam as minhas prioridades de leitura. Entre 9 a 15 de abril consegui terminar algumas leituras e acabei iniciando outra série.

A Rainha de Provence. Estava curiosa que deste ponto passasse a contar a saga do ponto de vista dos franceses, já que Provença é no sul da França. Mas depois dos conflitos das rainhas-mães até a maioridade dos seus filhos, estes cresceram e se casaram com irmãs, da Provence. Para o rei da França o casamento ocorreu antes e com a filha mais velha. Para o rei inglês a contratação do casamento foi bem complicado. Suas irmãs se casaram e enviuvaram antes dele. E sua rainha é mais caprichosa. Ouso dizer que a França teve mais sorte na sua escolha de casamento. Mas está chegando o reinado de Felipe IV na França e logo a história vai se misturar com os Reis Malditos. Terminei de ler 09 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Quatro Louras. Pretendia ler todos estes livros quando estavam populares nas comédias românticas, mas acabei não empolgando. Este livro é da mesma autora de Sex and the City, mas eu achei que a escrita dela não funciona tão bem para o livro como funciona para a televisão. As 4 louras tem suas histórias contadas individualmente, mas estas histórias estão entrelaçadas e vão se juntando em algum momento. São mulheres em momentos diferentes da vida e de relacionamentos. E todas vivem dilemas complicados. Acho que alguns dramas são um pouco deprimentes e alguns personagens com moral duvidosa. Terminei de ler em 11 de abril e avaliei com 2 estrelas.

Nas Folhas de Chá. Este é um livro mais infantil, da mesma autora de Pilar e Detetives do Prédio Azul. Gabriela começa a trocar cartas com uma menina da China por conta de um contato entre sua avó e possivelmente o avô da outra menina. Elas passam a trocar mensagens por e-mail, comentam sobre a vida delas mais também sobre as diferenças de cultura. É bem raro imaginar algo como isso acontecendo, mas é possível. As meninas conseguem combinar um jeito de seus avós se encontrarem e acabam unindo mais suas famílias. Terminei de ler em 11 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Gatos, Fios-Dentais e Amassos. Outra série adolescente, com Georgia Nicholson, uma garota de 14 anos que só quer saber de se divertir. Ela é bem maluquinha e, como a maioria dos adolescentes, um tanto egoísta. O título do livro é uma fala da personagem na história. Não quer dizer que vai contar sobre gatos, fios dentais e amassos. Mas neste livro o desafio da Georgia é o primeiro beijo e ficar boa nessa de beijar. É engraçadinho. Terminei de ler em 12 de abril e avaliei com 3 estrelas. 

Ok, Estou Usando Calcinhas Gigantes. Segundo livro da Georgia, agora que já domina a arte do beijo, Georgia que conseguir um namorado. De preferência melhor que o namorado da amiga, antes de se mudar para a Nova Zelândia. A insegurança de sair com alguém sem definir se é um namoro é a principal preocupação neste livro. Terminei de ler em 13 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Nocauteada pelos Meus Nunga-Nungas. Mais um livro da Georgia Nicholson, mas desta vez, além das confusões usuais que a Georgia gosta de causar na escola, ela também está tentando resolver a vida amorosa de seu gato e arrumando briga com os vizinhos. Neste volume comecei a achar cansativa a leitura. É um diário em que ela narra suas aventuras, mas são coisas mais a toa, sem um propósito válido. Terminei de ler em 13 de abril e avaliei com 2 estrelas.

Bem menos que nas semanas anteriores. Ainda estou lendo outras coisas, principalmente tentando avançar em Dexter, mas não queria perder o ritmo das leituras rápidas. Pretendo terminar os livros da Georgia Nicholson, mas confesso que deu uma desanimada, vou tentar ler outras coisas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Balanço Mensal - Janeiro/2022

 E já era sem tempo voltar a contar sobre as minhas metas de leitura. Todo começo de ano consigo ler bastante, até vir a ressaca. Mas primeiro preciso comemorar as vitórias diante dos meus planos de leitura para 2022.

Leituras de Janeiro


Lidos: 1902; Quero Ler: 495; Tenho: 505; Meta: 57
Foi um total impressionante de 16 livros sendo que apenas um deles é um livro infantil e não tão curto assim.
Eu me dediquei em terminar as leituras de livros físicos que estavam em andamento, e terminei Príncipe das Trevas e o volume 2 de A Revolta de Atlas. Este último pretendo terminar a trilogia em fevereiro, mas da Saga Plantagenetas, não tenho esta ambição já que não tenho todos os volumes. Minha intenção é avançar um pouco mais nesta série e terminar os livros que eu tenho até o fim de 2022. E o outro livro meu que li foi o Diário de um Bárbaro Covarde que estava na pilha de doação das crianças e eu quis ler antes de enviar para a escola.
Demais livros eu li em e-book. Terminei os livros da série House of Night, inclusive os livros extras. Era pra ter terminado no ano passado mas não consegui. Li uma trilogia de livros mais romance de banca de Big Girls Loving que eu posso contar nos resumos. E comecei a ler a série de A Seleção. Eu tinha estes volumes em uma das minhas listas e agora vou atrás dos demais apenas para completar, intercalando com outras leituras das minhas listas. 
Pretendia ter lido um pouco das revistas e edições kindle, mas novamente não priorizei. A esperança é conseguir reduzir outras listas para poder me dedicar mais a estas outras metas.

Andamento das Metas 


1) Ler 100 livros. 16/100
2) Trocar 20 livros. 1/20
3) Terminar 3 séries da lista. 1/3
4) Diminuir 20 livros da Lista de Espera. 0/20
5) Ler 30 livros da minha estante (físicos). 3/30
6) Atualizar metas anteriores.

Boa parte eu já comentei no começo, terminei uma série e li bastante dos meus livros comparado com meses anteriores. O que eu não comentei foi sobre um livro que consegui enviar por troca. Infelizmente, pode ser que eu não consiga realizar muitas trocas este ano. Vou fazer o que está ao meu alcance e torcer para dar certo.
A primeira meta que pretendo atingir são as 3 séries. Quero terminar mais uma em fevereiro e outra até abril. Depois devo voltar a focar nos livros que estão na lista de espera e as metas de anos anteriores.

Próximas Leituras


São muitas as leituras que estão listas, mas vou seguir com a lista de anos anteriores mais os novos da TBR que são Terra em Chamas, mas eu quero reler os primeiros volumes de Crônicas Saxônicas, e Planejamento Estratégico que é o próximo que eu devo pegar. Estou tentando fazer as leituras mais difíceis no começo, mas ano passado isso não deu muito certo que eu praticamente parei de ler em Maio. A minha pilha de leitura está com 28 livros. E estou com 358 livros cadastrados como não lidos.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. O Messias de Duna
6. Os Filhos de Duna
7. O Imperador-Deus de Duna
8. Um Dia
9.  A Revolta de Atlas
10. Terra em Chamas
11. Planejamento Estratégico

Entradas e Saídas


Entradas: Eu solicitei um livro por troca: Ada ou Ardor, não tenho pressa em lê-lo, e a fila está gigantesca. Também aproveitei a necessidade de comprar livros para a escola e comprei a mais outro volume da coleção Crianças Famosas. Não estou preocupada em acumular neste momento e sei que baixei muito mais do que devia. Estou com 52 livros novos em janeiro.

Saídas: Como pode ser visto, apaguei 13 arquivos, o que não é pouco. Mas também reorganizei algumas pastas e consegui remover arquivos duplicados. Enviei um livro para troca. E doei 8 livros infantis para a biblioteca da escola. 

Balanço de arquivos: 2868.

Nem todos os meses vão ser assim, mas com certeza este foi um bom mês.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Quarta Semana 2022

 Tendo que escolher entre ler ou escrever, tenho escolhido ler. E estou bem animada em terminar com a meta antiga de vou ler mais não tenho fazendo as leituras mais rápidas que eu tenho disponível. E entre 2 e 8 de abril consegui terminar muita coisa.

A Garota dos Meus Sonhos. Neste livro, Jake conhece Caroline apartando uma briga de namorados, mas a amizade entre eles acaba mudando conforme se conhecem. Ao invés de reatar o namoro com Miranda, Jake está cada vez mais ocupado em fazer Caroline feliz. Li em 02 de abril e avaliei com 4 estrelas.

O Amor Pode Esperar. Desta vez temos outro tipo de triângulo amoroso. Alison prefere sacrificar o relacionamento que estava se formando com Sam quando percebe o interesse de Isabella. Apesar de Sam corresponder o sentimento de Alison, também tem sentimentos por Isabella e concorda em permitir que ela tenha esta experiência em seus últimos dias de vida. É bem triste... Eu ficava esperando o momento que Sam iria se trair ou que Isabella fosse descobrir o que se passava com Alison. Li em 02 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Meus Três Namorados. Fiquei preocupada com este título, já que não parece ético em um livro adolescente apresentar uma situação em que a menina tem 3 namorados e fica enganando os outros. Mas é uma grande confusão na verdade. Ela teve um namorico com um rapaz no ano anterior e já nem pensava mais nele. Quando foi para o acampamento de verão ela estava afastada do namorado, e não esperava que ele fosse aparecer para visitar. Só que chegando lá, ela conheceu um terceiro rapaz interessante. E acabou tendo que passar um fim de semana com os três sem que um saiba dos interesses do outro. Uma grande confusão. Li em 03 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Um Verão Inesquecível. Sabe que diz que amor de verão não sobe a serra? Pois é, eles se conheceram num acampamento de verão, namoraram, mas quando voltaram cada um pra sua cidade, trocaram telefone... Mas não esperavam mais se ver. Quando Sara precisou ir morar com o pai, e mudar de cidade, lógico que ela sabia que Josh morava perto e poderiam se encontrar, mas se ele nunca ligou, deve ter perdido o número ou não queria revê-la, certo? Mas então estão estudando na mesma escola. É bem interessante os desencontros e entender qual sentimento é verdadeiro entre os personagens. Li em 03 de abril e avaliei com 4 estrelas.

O Amor Chegou de Surpresa. Outro romance fofinho. Gigi sempre foi apaixonada por Jack e melhor amiga do seu irmão Ethan. Depois de fazer uma viagem, entre encontros e desencontros, parece que o irmão que ela sempre procurou era o errado. Li em 04 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Juntos para Sempre. Apesar de ser apaixonada por Dean, Natalie está decepcionada porque seu signo não combina com o dele. E de certa forma, luta contra este sentimento na certeza que não vai dar certo. Eu sei que acreditar cegamente em signos é besteira, mas também desistir de algo (ou de alguém) por causa disso, também é besteira. Li em 04 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Ensaio de um Beijo. Esse livro eu achei um pouco esquisito. Normalmente, quando alguém gosta de teatro, vai se envolver com estas atividades desde sempre, não vai esperar o último ano da escola para tentar o papel principal. Apesar de se sair bem, Naomi está muito insegura do que está assumindo e, mesmo assim, se deixa envolver pelo Dylan sem nem mesmo o conhecer. E Dylan é um personagem confuso. Li em 05 de abril e avaliei com 2 estrelas.

Só Podia ser Você. Lembra um pouco com A Nova Cinderela, os personagens conversam pela internet mas não sabem quem são. Mas quando se encontram, parece que é a pessoa errada. De qualquer forma, Rebecca não teria tentado arrumar companhia para o baile de outra forma. Li em 05 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Meu Primeiro Namorado. Acho interessante mostrar a personagem que planejou o ensino médio e, não contando com a possibilidade de um namorado (sem ter taxativamente descartado), não consegue lidar em conciliar seu planejamento e um namorado. É uma fase complicada, não tenho dúvidas, conciliar responsabilidades também é complicado, mas Amy é bastante imatura para lidar com a situação. Li em 06 de abril e avaliei com 2 estrelas. 

Jogos de Amor. O menos adolescente dos livros da Coleção. Carly está insegura com o comportamento da amiga Heather que costuma sair com todos os seus ex-namorados. E na tentativa de garantir um namorado estável para a amiga antes de sair com o Crush. É interessante como que a amizade sobrevive, mesmo de uma forma tóxica, e como a falta de autoestima permite que determinados comportamentos são aceitos. Talvez na adolescência aconteça sem tanta malícia, sem noção das consequências, mas para algumas pessoas que demoram para amadurecer, o comportamento persiste por muito tempo. Li em 06 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Dez Razões para Amar. Pura ironia, neste livro a personagem se apaixona pelo cara errado, e o idolatra, não vendo os erros que ele comete. Ainda por cima tenta se convencer que um namoro pode ser pragmático, sem apego ou comprometimento. É ainda mais distante do que uma amizade. Enfim, sempre tem um melhor amigo para mostrar que pode ser diferente. Li em 07 de abril e avaliei com 3 estrelas.

O Segredo de Malory. Mais uma história profunda. Malory se viu envolvida em uma situação de crime e por isso precisa ser protegida da justiça mudando constantemente de endereço e de escola, muitas vezes deixando tudo para trás. Ela não se apega a nada. Mas o que fazer quando um garoto se apega a ela? É possível aceitar algum tipo de atenção sabendo que terá que sumir da vida dele a qualquer instante? Não sei quão comum são pessoas com esta vida incerta, se escondendo, existem. Mas tentar não ser notada eu conheço um pouco. E é esquisito quando alguém te vê. Li em 08 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Um resumo completo de praticamente todos os volumes da Coleção Primeiro Amor. Acho que ainda tem mais, mas por enquanto preciso retomar as minhas outras leituras esperadas no mês. Estou feliz com o quanto consegui avançar. Mesmo diminuindo o ritmo a partir de agora, ainda vou ter leituras para terminar na próxima semana.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Dover 1

Dover é uma pista de concreto com uma grande inclinação. Entra naquele grupo de ovais que são muito parecidos, só muda o comprimento. Este é um oval de uma milha. Depois de Talladega e Bristol Dirt, chega a ser uma prova sem graça. Mas é curioso como são poucos pilotos que tem mais de uma vitória nele, ao invés de permitir vitórias mais aleatórias.

Para esta prova, mesmo tendo muitas provas pela frente, já começa a ser grande a pressão para uma vitória, garantindo a participação na fase final. E alguns dos favoritos ainda não possuem uma vitória. A situação de Chase Elliott e Ryan Blainey é relativamente tranquila em pontos. Mas Kevin Harvick e Brad Keselowski dependem de vitória. Denny Hamlin, que tem uma vitória, está com poucos pontos. Se passar de 16 vencedores, pode ser cortado. Então veja que a pressão está aumentando.

E a prova foi interrompida com 80 voltas no primeiro segmento no domingo por chuva, bandeira vermelha. Só foi retomada na segunda, meio dia (uma hora no Brasil). Por mais que falem que estão acostumados, mexe com a cabeça dos pilotos estas mudanças na programação. Alguns já tem que estar em Darlington na quinta. Nada demais aconteceu nas primeiras 80 voltas, teve trocas de líderes, mas ninguém abandonou a prova ou teve o carro avariado. Denny Hamlin que é um piloto que vai bem nesta pista estava na frente, com um ótimo carro, mas perdeu a posição na parada de box. Depois literalmente perdeu a roda e a liderança na parada de box. E a Nascar tem sido severa em situações como essa.

Pista de concreto também significa desgaste de pneus. E os pneus foram grande fonte de preocupações para as equipes.

O terceiro segmento teve um longo período de bandeira verde, com muitas ultrapassagens, alguns avançando e outros progressivamente ficando para trás. O líder conseguiu tirar vantagem e deixou apenas 15 carros na volta do líder. Mas em seguida o ciclo de paradas em verde e em sequência uma bandeira amarela bagunçou tudo. Quem parou ficou uma volta atrás e, mesmo tirando a volta na parada dos líderes na bandeira amarela, ficaram em desvantagem na relargada. E essa foi uma corrida em que as relargadas fizeram a diferença. Kyle Busch fez ótimas relargadas, mas Chase Elliott também fez a diferença.

Definitivamente não era o dia do Hamlin, foi atingido por Cody Ware e com o carro avariado não conseguiu avançar. Keselowski também não conseguiu avançar e marcou poucos pontos. Quem surpreendeu foi Ryan Preece. Ele perdeu a vaga para temporada inteira mas está participando de algumas provas com o carro 15. Ano passado esse era um dos carros que pouco pontuava e terminava sempre em posições depois de 30. Nas duas corridas que participou Preece conseguiu ficar entre os 20 primeiros na maior parte da prova e terminou pouco depois disso.

Fiquei satisfeita com a vitória de Elliott, não achava que ele conseguiria, a primeira vitória do ano achei que seria em circuito misto. Mas ficou claro, mais uma vez, como que o que está impedindo mais vitórias é a insegurança, já que ele tem um carro bom e vem errando pouco, tanto que é o líder de pontos no campeonato.

E estão abertas poucas vagas por pontos para os demais postulantes, podendo até vencedores de provas ficarem de fora se passarem de 16.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Terceira Semana 2022

 E mais um mês de muitas leituras se passou. Apesar do ritmo intenso que venho tentando manter, ainda foi possível avançar bastante entre 26 de março e 1 de abril. Não mantive a minha média de leituras de livros que deveria para atender as metas, mas devo conseguir recuperar em poucas semanas. Resolvi focar para terminar com a meta de vou ler mas não tenho < 100. E este foi o momento escolhido para começar, então peguei livros curtos e li muito.

Sociedade Secreta: Escolhas de Formatura. O último volume da série publicada no Brasil. Diante de tantas conspirações, um possível sequestro, uma sociedade secreta dentro da sociedade secreta e também alguns romances e traições, parece que finalmente Amy vai conseguir se formar, se não for expulsa da universidade antes disso. Pois é, eu acabei gostando de tudo o que eu li nesta série. Bem intrigante. Terminei de ler em 26 de março e avaliei com 3 estrelas.

Cinderela. Mais um livro da escola que tive que ler logo que chegou. É a mesma versão de sempre, da Disney, com o texto curto para a criança tentar ler, mas ainda não foi o momento, precisa de ajuda dos pais. Lemos em 28 de março e avaliei com 4 estrelas.

A Bela e a Fera. Também livro da escola que pegou emprestado. Este é um livro com som que vai narrando a história com o texto para a criança acompanhar. Mas a escola empresta sem bateria, então só funciona como um livro de leitura. Acho interessante este tipo de livro, mas não é muito estimulante pela minha percepção. Prefiro edições mais simples do que com as narrações. Inclusive, a bateria dura pouco e o áudio começa a ficar com um chiado, incômodo de ouvir. Lemos em 29 de março e avaliei com 3 estrelas.

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver. Espero sinceramente conseguir estudar mais este ano e o assunto que tem sido mais fácil para estudar tem sido os de crescimento pessoal. Achei interessante como o livro apresenta um guia de leitura que recomenda a releitura de tempos em tempos, por isso fiz a resenha, para quando for reler poder comparar as impressões da leitura anterior. Terminei de ler em 30 de março e avaliei com 5 estrelas.

Poderosa. É uma série adolescente que mistura com sobrenatural, não tive oportunidade de ler na época da escola, mas foi muito popular anos atrás. Fez eu me lembrar d'A Mediadora, mas é outro tipo de sobrenatural, Joana consegue mudar a linha do tempo. E se mete em muitas confusões. Foi uma leitura rápida e interessante. Terminei de ler em 31 de março e avaliei com 4 estrelas.

Poderosa 2. A continuação da Poderosa, depois de tentar resolver os conflitos em casa, Joana acaba mudando a vida de sua avó. Mas é bem complicado reverter algo que suas palavras ditam. E tem gente desconfiada destes poderes obscuros e quem é a pessoa por trás das mudanças na história. Ser chamada na Diretoria ou ser conhecida como heroína pode ser um problema. Li em 31 de março e avaliei com 4 estrelas.

Coração Dividido. Este é um dos livros da Coleção Primeiro Amor que são histórias curtas para adolescentes (geralmente do ponto de vista feminino). Neste volume, a família está se mudando de Nova Iorque para um sítio no interior do meio oeste. É bem algo que se parece com um filme que você já viu. A garota precisa ir pra escola, mas passa a ter que ajudar na propriedade. E seus colegas de escola também vivem em fazendas. E claro, com um romance fofinho. Li em 1 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Mais que um Amigo. Também da Coleção Primeiro Amor, neste volume dois amigos fazem uma aposta de se entregarem para encontrar um "amor verdadeiro" até o baile da escola. É narrado pelos dois personagens alternadamente e, como é de se esperar, eles descobrem um amor onde menos esperavam. Li em 1 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Um dos motivos que atrasam os resumos é muita coisa para escrever. Pelas minhas contas ainda preciso e muitas leituras para terminar com a lista de vou ler mas não tenho, mas vou tentar priorizar estes que são mais rápidos para não atrapalhar as outras metas. Acho que até julho eu termino. Enquanto isso, as outras leituras estão mais devagar.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Em 2021, em 2022...

 Eu achei que colocaria em dia todas as anotações que eu tinha de 2021, mas 2022 terminou e ainda tinha muita coisa rascunhada por aqui. Agora estou tendo que correr atrás para colocar em dia também as minhas anotações de 2022. Não sei se conseguirei alcançar o período atual, mas vou tentar trazer tanto quanto possível. Para isso eu preciso saber algumas coisas:

Quais assuntos são mais interessantes. 

Resumos: Eu quero deixar todos os resumos dos livros porque sei que não dou conta de fazer resenha de tudo. E estes resumos são mais diários de leitura, são agradáveis para eu ler, mesmo quando não me lembro bem dos assuntos.

Retrospectiva: Os balanços anuais, os inventários, assim como os avanços da minha faxina para reduzir a quantidade de excessos que eu tenho também são importantes. Mas eu percebo que eu perco a mão quando estou escrevendo, fica tudo um pouco parecido, com cara de diário e pouca coisa acrescento. É o que eu gosto de registrar para comparar, de um ano para o outro, se estou avançando ou rodando no mesmo lugar. Quando não vejo mais razão de avançar, paro de comentar. Mas não sei se interessa continuar contando sobre o que eu estou satisfeita nestes casos que parei de publicar. Teve algum balanço que eu parei de fazer? Não sei, interessa se eu estou tentando reduzir roupa de cama, mesa e banho? As louças da cozinha? As contas da casa?

Balanço mensal: Quando eu já escrevo o texto com todas as informações durante o mês eu acho que fica bom. Quando eu começo a refazer através das minhas anotações, eu sinto que não fica tão interessante de ler. Eu releio muitas vezes o que eu escrevo e, algumas vezes eu saio editando textos antigos que ficaram ruins ou repetitivos. Posso melhorar nisso. Não pretendo parar de fazer estes balanços, seja das leituras, seja dos produtos terminados, mas gostaria de saber o que é mais interessante para eu tentar anotar durante o mês e não perder a informação na hora de finalizar o texto e publicar, independente de publicar logo em seguida ou meses depois. Eu deveria colocar a capa dos livros? Deveria descrever completamente os produtos? As fotografias ajudam em alguma coisa?

Estes textos que eu coloco que são apenas reflexões (como o diário da quarentena, o diário de uma feia, as experiências de leitura que são mais pessoais) são interessantes? Eu devia contar um pouco mais da minha vida de forma pessoal? Eu controlo muito o que eu quero expor, e tento escrever apenas quando sinto necessário. Mas não consigo ter o compromisso diário de escrever. Muitas vezes, além das entradas serem curtas, significa texto mais espontânea, sem pesquisa alguma e sujeito a erros de revisão. Por isso faço de forma mais esporádica. Estou devendo alguma coisa que não concluí? Deveria fazer com mais frequência? Algum ponto de vista é ruim, outro é melhor? Porque isso me ajuda a organizar os pensamentos e construir o texto de forma mais interessante. Não acho que vou escrever um livro, mas se juntar tudo o que eu escrevi pode sair uma história interessante.

Resenhas: Acho que vou continuar fazendo, mas sempre poucas. Mas se estiver muito chato posso colocar só no skoob e parar de publicar aqui também. De produtos eu não quero mais fazer. Me sinto fazendo propaganda gratuitamente. Não sirvo para isso. Só se for para comentar como tirei o produto da minha vida. Na maioria das vezes é uma libertação. Ainda tenho algumas resenhas rascunhadas que pretendo publicar, mas não vou colocar expectativas de novas a menos que seja um pedido específico.

Projetos: Eu tenho ainda muitos projetos, alguns até já fotografei, mas dá muito trabalho escrever sobre. Então não tenho publicado nada. Preciso saber que tipo de projeto é mais interessante, se precisa de um passo a passo. Ou se deveria esquecer tudo isso, porque realmente dá bem mais trabalho que os outros textos.

Por fim, apesar de ter me esforçado para terminar com os meus textos de 2021 ainda estou muito atrasada com os texto de 2022. Devo tirar alguma coisa para atualizar mais rápido? Devo avançar cronologicamente as publicações e deixar só os resumos atrasados mesmo que fique tudo como publicado na mesma data? Eu não tenho um público regular, então sei que não importa muito em estar atualizado. Mas quando alguém pega para ler, geralmente consulta um etiqueta e lê em sequência, por isso é importante manter a ordem cronológica das publicações. Por enquanto estou apenas com as listas de expectativas de leitura em dia, mas logo elas devem ficar mais próximas dos balanços.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Talladega 1

 Provavelmente esta era uma das provas mais esperadas da temporada. Todos estavam ansiosos para saber como o carro novo, com o difusor traseiro se comportaria em superspeedways.

Quem conseguiu a primeira posição para largada foi Christopher Bell. Mas logo nas primeiras voltas, Daniel Suárez já mostrou que estava lá para disputar a vitória e conseguiu a primeira posição. No primeiro segmento, Logano forçou troca de pelotão, jogou alguns carros para trás que tiveram que reduzir e perderam contato. Mas também foi Logano quem conseguiu que uma terceira linha tenha sido formada e ganhado força para tentar o avanço. Depois perdeu força e foi se afastando até virar uma minhoca. Em seguida também começaram as paradas em verde, organizadas informalmente em grupos pelos fabricantes e o pelotão que ficou na frente foi o pelotão da Chevrolet. Mas a vantagem era tão pequena que os Toyotas alcançaram em algumas voltas. Faltando 5 voltas para terminar o primeiro segmento Logano tentou ser mais agressivo, outros pilotos reagiram e Daniel Hemric balançou, tentou corrigir e acabou batendo em Chase Briscoe e Chris Buescher, tirando eles da prova. Não foi um big one, mas começou a desequilibrar a prova. E quem ganhou o segmento foi Bubba Wallace.

No segundo segmento Erik Jones trocou 2 pneus e conseguiu a liderança. Conseguiu manter por um bom tempo, mas enfim, numa bandeira amarela com novas paradas ficou para trás. Apesar da bandeira amarela ter sido por conta de um carro lento na pista, na relargada teve outra bandeira amarela com vários carros batidos. De novo, forçando um pouco, Logano escapou e não conseguiu controlar o carro, voltando para o pelotão e jogando para a grama mais dois carros e os que estavam atrás. E quem ganhou o segundo segmento foi  Byron, com 24 carros na volta do líder de 28 carros que continuavam na prova.

No terceiro segmento muitos fizeram uma estratégica de não trocar pneus, ou trocar apenas 2 e conseguir uma posição melhor na pista. E por muitas voltas os líderes eram os que antes estavam para trás. Teve um movimento do Almirola para formar um pelotão por fora, Hamlin apoiou com força e Chastain meio apoiou e meio bloqueou e quase teve um grande evento. As paradas em verde apenas que espalharam os carros na pista e dividiram as esperanças. Chegou a ter uma colisão na saída do box, mas sem bandeira amarela, só que Bell ficou para trás. Com 7 voltas para o final, os carros se perderam, quebraram o pelotão formando 3 ou 4 linhas e todo mundo trocando de lado de forma aleatória. Na abertura da última volta, Erik Jones estava na frente e parecia que a vitória era certa. Mas quando os carros voltaram a trocar de linhas de forma aleatória, de novo, sem ninguém para empurrar, Jones perdeu energia e quem disparou na frente e venceu foi Chastain de novo na temporada. 

Só pra constar, Chastain não está colecionando amigos, pelo contrário, está longe de ser estimado pelos colegas de profissão. Nesta prova, ele se indispôs com Hamlin porque jogou os dois carros da 23XI para fora da prova, em um movimento, jogando um em cima do outro. Mas o espetáculo de lançar a melancia na pista para comemorar a vitória foi muito aplaudido. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Segunda Semana 2022

 Por que eu estou em fevereiro de 2023 contando sobre o que eu li em março de 2022 ainda é um mistério para mim. Após esta pequena reflexão, estou feliz com o que estava lendo e consegui terminar entre 19 a 25 de março. De novo, muitas leituras e algum avanço nas minhas metas que espero não fiquem tudo para dezembro concluir.

Big Rock. Sei que é uma fórmula muito usada, mas eu ainda não me cansei de ler estes romances de namoro de mentira que vira amor. A personagem feminina é bem discreta e vai se deixando envolver e a química do casal é muito forte. Mas existem muitos outros parecidos, pode não ser o seu gosto. Terminei de ler em 19 de março e avaliei com 3 estrelas.

As Crianças Aprendem o que Elas Vivenciam. No esforço de ler os livros que estão parados na minha lista peguei mais este para ler. Se tinha alguma coisa que era importante eu saber para ensinar para a minha filha mais velha, provavelmente já está tarde, mas sempre tem algo que te desperta para melhorar. Não preciso contar muito porque já tem resenha aqui. Mas um dos aspectos mais importância é a construção da autoestima da criança. Terminei de ler em 22 de março e avaliei com 3 estrelas.

Dadá. Este foi mais um livro recebido pela Leiturinha que "precisava" ser lido logo que chegou. É sobre uma figura que é um pouco homem e um pouco cavalo. Não é bem como eu esperava, mas é diferente de outras coisas que eu já li. Lemos dia 22 de março e avaliei com 5 estrelas.

Querido e Devotado Dexter. Retomando mais uma série. E fico curiosa para assistir a série de televisão depois. Este é o segundo volume, Dexter é um técnico forense de laboratório e guarda dentro de si um Vigilante das Trevas, que sente prazer em matar de formas sangrentas (mas com muito método, removendo todas as evidências). Nesta história Dexter está sendo vigiado por um colega de trabalho e procura fortalecer um disfarce para ocultar suas atividades obscuras. É claro que nem tudo dá certo, as coisas se complicam e somos tentados a torcer para um assassino. Terminei de ler em 23 de março e avaliei com 3 estrelas.

Sociedade Secreta: Ritos de Primavera. Este é o terceiro volume da série. Amy está cada vez mais enrolada com as atividades da Sociedade Secreta e uma ameaça de expulsão dos novos membros, enquanto que um dos membros pode estar envolvido em muito mais coisa do que parece. Mesmo seus amigos mais próximos estão tomando atitudes conflitantes e não é muito fácil saber em quem confiar. É curioso, depois de todas as críticas que fiz, que eu gosto desta série. Terminei de ler em 24 de março e avaliei com 4 estrelas.

Consegui ler mais um livro da minha estante que estava parado e finalmente estou retomando a leitura de Dexter. São muitos volumes mas em teoria ainda tenho tempo para terminar esta série e pelo menos mais uma das outras previstas. Também está sendo bom terminar a série de Sociedade Secreta como se fosse a trilogia do mês (de abril, no entanto) e avançar nos livros da Lista de Espera. Só que, provavelmente vou reduzir o ritmo de leitura nas próximas semanas.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Diário de uma feia 2

 Tenho muita história para contar. A maioria é pessoal demais para ser escrita. Mas acredito que sou apenas mais uma num grupo enorme de pessoas que se sente deixada de lado por um motivo besta.

Antigamente as mães diziam que algumas meninas nascem para casar, e outras para trabalhar fora. Felizmente a opção de trabalhar não está mais relacionada a ter ou não um marido para a sustentar. Espero que minhas filhas não tenham que ouvir isso de alguém.

Mas a verdade que muitas meninas, desde pequenas, 4-5 anos, ou até mesmo desde o nascimento, tiveram que conviver com essa constante cobrança de aprender a se virar, a servir os outros, porque não pode contar com a possibilidade de se casar. Enquanto que outras, são preparadas desde pequenas para brilhar, para atrair a atenção, conseguir uma boa posição (e geralmente um bom casamento). Filmes e livros que começam com esta premissa são muitos.

E eu fui mais uma que teve que passar toda a infância e adolescência ouvindo, e sendo convencida, de que não servia para arrumar um marido e precisava estar preparada para me virar sozinha. Isso não deveria ser um problema. As meninas de hoje são preparadas para se virarem sozinhas. Mas todo um mundo de autoconhecimento e autocuidado me foi proibido. Parece uma bobagem, mas não poder escolher uma roupa que te valoriza, ou uma forma que faz seu cabelo ficar mais bonito, ou até poder escolher se quer usar maquiagem ou não, são importantes para se autoconhecer. E eu sempre ouvi que isso não é pra mim, afinal, eu já era inteligente, não precisa perder tempo com essas coisas, que não tinha solução. Que tal? Não tinha dinheiro meu para escolher com o quê gastar, usava as roupas que sobravam de irmãs e primas mais velhas. Quando tinha a oportunidade de escolher uma roupa nova para comprar era difícil, nada ficava bem, a moda não me servia, e eu não tinha poder de decisão. Também não podia escolher corte de cabelo e nem os produtos a usar. Mesmo que tenha cabelos cacheados e minhas irmãs cabelos lisos, usávamos os mesmos produtos.

Uma coisa é não se importar com a aparência, outra bem diferente é não ter autonomia sobre quem você é. Ser feia pode ser ser colocada numa situação em que não permitem que você possa se conhecer. Afinal, vai que você descobre que na verdade é bonita?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Bristol Dirt

 E então o terceiro oval curto em sequência, mas numa prova na lama. Eu gosto da ideia de provas na lama para a categoria de caminhonetes, mas em autódromos pavimentados, cobrir de caminhões de barro para fazer uma pista eu não gosto muito da ideia. Fora que o autódromo fica inutilizado por meses para cobrir, realizar esta prova e depois remover toda a lama para fazer a outra prova. Enfim, decisões da nascar.

As provas na lama também resgatam um pouco das origens das corridas de veículos, com o adicional que o desempenho do carro não diferencia muito, já que o segredo é saber os momentos de acelerar, o traçado que melhor funciona e o tanto que deixa o carro escorregar. Mas não se enganem, eles mudam muito pouco no carro que realiza as outras provas. Com exceção do pneu que é medida de segurança, acho que nem ajuste de suspensão é feito, no máximo levanta um pouco o carro.

E assim como os circuitos mistos, as provas na lama têm seus especialistas. Larson sempre vai muito bem, Bell também é entusiasta destas provas e Logano ganhou a prova no ano passado. Outro ponto curioso é que aparecem figuras novas. Equipes que não tem contrato fixo de temporada completa com um piloto, aproveitam para contratar pilotos especialistas neste tipo de prova e que possam fazer a diferença.

Por conta do acúmulo de lama no carro, as paradas de fim de segmento precisam ser feitas em bandeira vermelha, com tempo mínimo de parada para que isto não seja vantagem. E a última característica típica desta prova é que quando ocorre uma batida, não é tão fácil mudar a trajetória e reduzir a velocidade (por conta do menor atrito que faz o carro deslizar mais), então é comum ter alguns big ones. Com vários carros envolvidos nas batidas.

Mas esta prova teve outros destaques, Reddick e Briscoe disputaram intensamente do começo ao fim as primeiras posições. Mas Ty Dillon e Cole Custer também estavam rápidos.

O primeiro segmento já começou travado. Cole Custer precisou parar para limpar a grade do radiador, pouco depois foi a vez de Almirola, mas com bandeira amarela. E então todo mundo teve que parar para limpar a grade também. Mas depois disso não foram muitas as ultrapassagens e Larson chegou na frente.

No segundo segmento Briscoe, Suárez e Chastain optaram por não fazerem paradas e largaram na frente. Mas Larson estava com o carro muito bom e assumiu o segundo lugar na relargada e foi pra frente do Suárez. Bowman rodou, teve bandeira amarela e em seguida na relargada outra batida e Harvick teve que abandonar a prova. Depois foram sequências de batidas e Briscoe venceu o segundo segmento.

E para o terceiro segmento poucos quiseram fazer uso da parada. Só que a bandeira vermelha permaneceu por bastante tempo por conta de chuva. Na relargada a pista estava bastante diferente e os ajustes já não estavam funcionando para os mesmos carros. E mais meia dúzia de bandeiras amarelas e outra bandeira vermelha interrompendo a prova por chuva. Nas últimas 15 voltas parecia que seria a primeira vitória de Tyler Reddick, mas Chase Briscoe tentava se aproximar de todas as formas possíveis. E eis que na última volta Briscoe perdeu a traseira e encostou em Reddick, os dois giraram e quem cruzou na frente, por muito pouco de vantagem foi Kyle Busch. E atingiu mais um recorde de temporadas consecutivas com vitórias.

E foi um show de gentilezas no fim da prova. Briscoe fez questão de se desculpar com Reddick e agradecer a disputa limpa. Ambos se divertiram mas infelizmente a vitória não foi para nenhum deles. Considerando o tanto que o Reddick é enfezado, a conduta do Briscoe certamente o desarmou. Ele até esperou terminar a entrevista para depois cumprimentar, frente às câmeras. Muito pouco o estilo da Nascar, mas talvez o começo de uma nova era com mais gentilezas (kkkkkkk.... duvido!).

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Primeira Semana 2022

 Acho que já fazia tempo desde a última vez que alcancei 40 livros lidos ainda em março. Esta semana de 12 a 18 de março eu reduzi um pouco o ritmo de leitura, na verdade, desde que a Nascar retornou, então não consegui terminar muita coisa. Mas terminei com as edições da Kiera Cass e pude retomar uma das séries que estava parada.

Sirensong. Ainda não entendi a lógica dos nomes dos livros desta trilogia Faeriewalker, mas neste terceiro volume fica bem claro quais os interesses do príncipe e quais as consequências da viagem de Dana ao reino das Fadas. Acho que eu esperava mais, não sei. Não gostei do destino de Ethan, eu tinha dúvidas de seus reais interesses. Terminei de ler em 12 de março e avaliei com 3 estrelas.

A Sereia. Depois de uma enxurrada de livros de A Seleção fiquei na expectativa de que neste livro tivessem semelhanças, mas surpreendentemente considero este livro com um enredo bem melhor. Ele aborda mais reflexões e sentimentos do que ações quando comparado com os livros da Seleção. Este eu gostaria de ler a continuação ou outro livro do mesmo universo de suas sereias, mas não está entre minhas prioridades. É curioso como reforça o papel ambivalente da sereia, em muitos lugares fazendo parecer boa, quando na verdade a convivência com os seres terrestres é tóxica. Terminei de ler 13 de março e avaliei com 3 estrelas.

Sociedade Secreta: Sob a Rosa. Não sei por que eu tenho esta mania de começar livros parecidos e parar no primeiro volume. Quando retomo a leitura acabo confundindo as histórias. Mas vamos lá: você acredita mesmo nisso de sociedade secreta? Pelo menos nesta série de livros, a existência de uma sociedade secreta não é um tabu já que todos os alunos, de uma forma ou de outra, podem fazer parte de alguma sociedade. Claro que tem aquelas mais exclusivas, mas são várias sociedades de interesses diferentes e que acabam funcionando como um órgão de classe ou algo parecido na sociedade antiga. Mas todo o conceito da sociedade secreta me soa injusto e mal intencionado: a pessoa é escolhida para ter um tratamento especial (não tem mérito ou pode até ser um demérito) e te obriga a conviver com as pessoas que são "parecidas" com você, escolhendo as suas amizades e até mesmo os relacionamentos. Neste livro até que esses não são problemas, mas a Amy se mete em várias confusões do tipo. Terminei de ler 16 de março e avaliei com 3 estrelas.

Como disse, um pouco menos do que vinha lendo nas semanas anteriores. Mas não posso ser muito ambiciosa neste começo do ano, ainda tenho muitas metas para cumprir e estou lendo poucos livros da minha estante.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Metas de Uso - Produtos de Beleza 2023

 Estou atrasada com tudo, mas logo vou começar a colocar os balanços com os produtos terminados e acho que é importante mostrar o que eu estou focando em terminar. Escolhi os produtos de acordo com a minha realidade, considerando o tanto que eu tenho em excesso e o quanto eu venho usando no período de um ano.

Deixei muita coisa sem cumprir das metas anteriores. E assim como das metas de leituras, quero focar em terminar elas ao invés de me sobrecarregar com metas novas sem ser repetitiva. Então pretendo retomar as metas anteriores e focar nestes produtos para terminar. Já adianto que nesta lista já tem mais produto do que o quanto eu costumo usar em um ano, então não devo concluir, mas se pelo menos eu reduzir, não colocando mais produtos iguais na mesma meta, já será um grande avanço. Esta meta vai ser mais parar me impedir de colocar mais coisa do que eu costumo usar.

Eu gostei de ter feito o inventário em 2022, mas percebi que preferia ter feito com fotos. Dá mais trabalho, agora já estou com tudo guardado e seria inviável refazer só para fotografar. Eu fiz o inventário entre outubro e novembro, não lembro exatamente o mês. Pretendo fazer o de 2023 por esta época. E espero que tenha conseguido reduzir bastante a lista até lá. Ficar sem comprar está ficando cada vez mais fácil.

Acredito que o motivo de eu não estar conseguindo avançar com o uso da colônia é que não estou tão confortável com o cheiro. Quero tentar usar a que seria a próxima para ver se me acostumo e, se for o caso substituo a que estou usando. Não sei se jogaria fora ou deixaria para usar em outro momento que pareça mais fácil. Esta meta até que é bem fácil, por que não preciso acabar com nenhum produto, só testar o uso de outro.

Também tem me parecido mais razoável colocar a expectativa de testar usar um item de maquiagem mais regularmente do que de fato acabar com o produto. Estou na expectativa de usar sombra de olhos em uma das vezes que a minha filha quiser fazer a maquiagem eu faria junto com ela usando as minhas. Também parece ser bem fácil esta meta.

Já tentei terminar alguns esmaltes nas metas anteriores e, mesmo chegando perto, ainda não aconteceu. Como tenho deixado as meninas escolherem o esmalte para eu usar não consigo focar em apenas um para terminar. O que eu pretendo fazer é reduzir as opções de escolha delas para tentar terminar pelo menos 1. E tem um que eu acho que consigo terminar este ano.

Não vou colocar aqui qual será a meta para hidratante porque estou usando um fraco gigante que já estava na meta de anos anteriores e tenho certeza que não consigo terminar mais de um. Quero realmente focar nele e usar até o fim antes de pensar no próximo que vou escolher usar. 

Como o produto para os lábios, estatisticamente, eu termino um por ano, ainda estou terminando de usar o do ano passado, então dificilmente termino mais um até o fim do ano. Mas coloquei um dos outros que já está usado e que é antigo na lista dos 5 produtos para terminar.

Desta vez não coloquei sabonetes na lista, também, porque tenho itens listados de metas anteriores que não terminei e quero usar em 2023. Mas listei um sabonete líquido nos 5 produtos para terminar.

Foi desafiador fazer esta lista e será mais desafiador ainda conseguir cumprir. Como tem muitos itens incertos, listei 6 com a expectativa de terminar com 5 deles já que eu não sabia qual deles deixar de fora. E alguns itens são de uso das meninas, mas que sou eu quem resolve sobre usar. 

1. Repelente Off-kids. Um deles é o repelente que elas usaram bem pouco no último ano e eu gostaria que acabasse logo porque já está ficando velho (e provavelmente vencido). 

2. Loção Cremosa Natura Framboesa (mini). Os cremes aqui de casa tem função relaxante no caso de pancadas, machucados e picadas de mosquito. Sei que o ideal é usar pomada, mas quando o machucado é leve o creme cumpre a mesma função. Estou com dois frascos abertos das meninas e gostaria de terminar com esta miniatura que já está mais gasta. E também tenho outras opções de reserva quando estes dois acabarem. Não descarto pegar para o meu uso, até terminar caso termine a minha loção antes do fim do ano.

3. Protetor Solar Labial Avon. Como meu protetor atual está bem no fim, preciso substituir por outro dos tantos que tenho guardados. Provavelmente não consigo terminar até o fim do ano, mas é o que eu estarei usando na maior parte do tempo. Minha expectativa é usar o suficiente para poder desmontar a embalagem até o fim do ano.

4. Shower Gel O Boticário Floratta Rose. Eu já não venho usando sabonete líquido faz algum tempo, mas estava em promoção e eu comprei muito barato. Acho que é uma boa opção para se precisar usar em viagens, ou intercalar com outro em barra quando estiver cansada do cheiro. Dependendo de quando acabar o sabonete que está em uso, consigo terminar este e, pelo menos, começar o último dos que ficou faltando das metas anteriores ainda este ano.

5. Óleo finalizador para os cabelos Muriel Abacate. O meu creme de pentear está acabando e eu pretendo usar este óleo até comprar outro. Apesar de estar novo, é provável que eu termine com folga.

(reserva) 6. Spray Mousse Modeladora. Eu realmente gostaria de acabar com este produto que já está bem antigo, mas aparentemente funcionando bem, enquanto meu cabelo está curto. Não sei quanto eu vou conseguir usar e pode ser que eu tenha que descartar seu usar até o final. É difícil ter certeza do quanto tem de produto nestes frascos, por isso coloquei como um item reserva.

Bastante coisa listada se lembrar do tanto que sobrou das metas anteriores. Se eu conseguir cumprir, pelo menos, as metas "novas" já será um ano muito bom. E vamos ver como sai o inventário de 2023.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Martinsville 1

 E a Nascar foi para outro oval curto em sequência de Richmond. Cada vez mais eu penso o que faz sentido e chego menos perto de uma conclusão. As provas regionais, ou de formação de pilotos, que agora são conhecidas como ARCA depois que a Nascar comprou sua concorrente, ocorrem em sua grande maioria em ovais mais curtos. São poucas provas e acontecem em localidades relativamente próximas para reduzir o custo. E me parece que esta escolha por fazer uma sequência de provais em ovais curtos é uma volta às raízes para pilotos e equipes.

Martinsville é um oval praticamente plano, tem duas retas mais longas e as curvas 1 e 2 tem raio constante e a 3 e 4 também. Para entender melhor, pensa em um clipe de papel. É o formato da pista vista de cima.

Quem largou na frente foi o Elliott e parecia que esta seria finalmente a sua primeira vitória da temporada. Dominou todo o primeiro segmento que terminou sem bandeiras amarelas.

Enquanto a prova da Xfinity teve recorde de bandeiras amarelas na pista e prorrogação, a primeira bandeira amarela que não por fim de segmento apareceu no terceiro segmento.

E o segundo segmento também foi bem limpo, algumas ultrapassagens, ainda restavam 20 pilotos na volta do líder e só um abandono. Na última volta o Suárez devolveu um toque que havia tomado no primeiro segmento, mas nada suficiente para tirar a primeira posição do Elliott.

Mas no terceiro segmento as coisas precisavam acontecer. E as paradas foram em bandeira verde! Algumas ultrapassagens na pista. E se não fossem por erros nas paradas e punições a prova poderia ter acabado como começou. E enfim teve uma bandeira amarela faltando 70 voltas para o final, alguns pararam para 2 pneus apenas, outros não pararam para poder tirar uma volta que estava em atraso. A relargada foi limpa e parecia que ia ficar nisso. Byron assumiu a frete do pelotão no início do terceiro segmento e parecia que a vitória seria dele. Com 8 voltas para o final Todd Gilliland foi para o muro e outra bandeira amarela deixou a vitória de Byron em suspenso. Para sorte dele poucos fizeram a parada e a relargada em prorrogação não teve confusão. E em mais duas voltas limpas, ele conseguiu a vitória.

Teve muito toque e ultrapassagem mas a prova foi relativamente limpa e sem confusão no final. Nem chegou a ter discussões calorosas no final.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Resumo da Décima Semana 2022

 Continuo com muitas leituras em andamento e quero aproveitar bastante esta empolgação para avançar nas metas sem ficar cansada de ler. Parece até que estou fazendo os 30 dias de Tartaruga. Mas voltando das leituras, agora que terminei A Revolta de Atlas estou voltando para a saga dos Plantagenetas e quero terminar com a minha lista de livros comprados em 2011 (já se vão 11 anos).  Também estou tentando terminar os livros da Kiera Cass e a trilogia do mês, mas isso é muito para avançar em apenas uma semana. Entre 5 e 11 de março consegui terminar mais alguns livros.

A Batalha das Rainhas. Estou lendo esta longa história esperando o momento que se encontre com alguma outra que eu já li como a série Os Reis Malditos ou A Guerra das Mulheres (que é bem depois, na época de Napoleão), mas são períodos diferentes. Foi curioso conhecer sobre o reinado de João Sem Terra (que me lembrava os conflitos da animação sobre Robin Hood), mas agora conhecemos a disputa de duas rainhas (da Inglaterra e da França) até que seus filhos alcancem a maioridade. Um ponto importante é que toda a narrativa segue a "dinastia" dos Plantagenetas, então é narrado do ponto de vista dos ingleses. Uma coisa que eu gosto bastante é que os personagens são realísticos no sentido que mostram seus defeitos e suas fraquezas ao invés de serem mostrados apenas pelo ponto de vista de suas qualidades e realizações. Terminei de ler em 06 de março e avaliei com 4 estrelas.

Shadowspell. O segundo volume da trilogia Faeriewalker. Dana está escondida nos túneis para se proteger da rainha Faerie. Mas enquanto não termina a disputa para escolha de qual será o regente de Avalon, não se sabe qual a maior ameaça para Dana. E um curioso personagem, Erlking, está atrás de Dana, mas não se sabe exatamente quais são as suas intenções. Finalmente algumas coisas começam a se esclarecer e começamos a entender de que lado eles estão. Terminei de ler em 08 de março e avaliei com 4 estrelas.

Um Desfile Especial. Livro infantil emprestado da escola. Ao mesmo tempo que eu acho ótimo que a escola consiga fazer estes empréstimos, eu me ressinto da oportunidades "perdidas" para livros mais interessantes. Minha filha mais nova ainda não consegue ler sozinha, mas está numa idade que as histórias precisam ter mais enredo. Estes livros de personagens como a Barbie, ou as princesas, são bons para motivar a ver as figuras e recontar a história com suas palavras. Como a contadora de história, sinto que esta história não acrescenta nada, como se estivesse lendo mais do mesmo. Mas dos livros que recentemente li, este pelo menos está bem escrito e sem defeitos. Li em 08 de março e avaliei com 4 estrelas.

Pegando Fogo. Acho que foi o primeiro livro da Abbi Glines que eu li e descobri que comecei da forma errada. Esperava um romance hot, mas fofinho. Eu me preocupo com a necessidade de reproduzir comportamentos tóxicos e relacionamentos abusivos de forma fofa, mas entendo que algumas pessoas realmente são tão carentes que para elas isso se parece amor. Espero não ser destas pessoas. Este foi apenas uma passatempo descompromissado, pretendo ler outros livros da autora que são melhor avaliados antes de sair criticando gratuitamente. Terminei de ler em 09 de março e avaliei com 3 estrelas.

A Prometida. Mais um livro da Kiera Cass. Este não tem mais ligação com os personagens de A Seleção embora a capa seja parecida. Recentemente vi a continuação em uma livraria, mas não sei se estou motivada a continuar. A autora explica bem pouca coisa e fica difícil compreender do que se trata sem o conjunto da obra, mas parece ser menos superficial. Até agora foi o livro que eu menos gostei da autora. Terminei de ler em 10 de março e avaliei com 2 estrelas.

Novamente muitas leituras terminadas. Mas estou escolhendo livros mais jovens que consigo ler mais rápido. Ainda tenho outras leituras em andamento que pretendo terminar na semana que vem. Alguns estou gostando tanto que me dei ao trabalho de fazer algumas anotações para guardar.

Até que eu li bastante de novo. E olha que continuo tentando terminar a trilogia e os livros da Kiera Cass e em breve quero retomar mais uma série. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Inventário Higiene e Beleza 2022

 Eu evitei fazer o inventário nos últimos 2 anos, mas precisava atualizar a minha lista antes de me planejar para estabelecer novas metas. Eu também não me esforcei para tentar cumprir nenhuma das metas nos últimos 2 anos e isso fica bem claro nos meus balanços de terminados no mês. Mas consegui terminar alguns produtos bem interessantes neste período, sem dar muita importância para isso. Ainda tenho sabonetes e cremes hidratantes em excesso. E ainda tenho amostras de produtos que ocupam um espaço que poderia usar para produtos que eu tenho certeza que vou usar. Não vou reproduzir a lista completa, mas quero fazer algumas considerações sobre cada grupo de produtos.

Produtos em uso: 54. É bastante, parece irreal. Alguns destes produtos, apesar de estarem abertos, e portanto em uso, eu quase não uso e quando acabar não pretendo substituir. Esses são produtos que eu gostaria de acabar logo. Alguns produtos também são duplicados: tenho mais de um frasco de shampoo em uso sendo que posso usar apenas um por vez. Também são produtos que não requerem substitutos porque na verdade o substituto também  está nesta lista. Quando eu conseguir remover estes itens terei um quantitativo representativo. É bom que não seja muito alto e que eu consiga reduzir as minhas necessidades por produtos.

Produtos em estoque na suíte: 78. Estes são, em sua maioria, produtos reserva. Ainda tenho muitas miniaturas e os meus excessos. Gostaria de reduzir para não ser maior do que a quantidade de produtos em uso.

Produtos em estoque no banheiro social: 29. Eu acabei contando separado, mas em geral estes são só produtos reserva das meninas, muita coisa que elas ganharam em aniversário, por exemplo. Até que não é muito, mas eu gostaria que fosse um pouco menos.

Maquiagem infantil: 18. Esta lista já começa desatualizada. Comprei mais alguns itens pouco depois do inventário. Mas não deve mudar muito de um ano para outro.

Maquiagem: 31. Eu acho que a minha quantidade é excessiva, pelo tanto que eu não uso. Preciso realmente terminar com alguns itens para deixar numa quantidade aceitável.

Perfumes: 29. Já mostrei a minha coleção de perfumes, mas faltou mostrar outras 5 das meninas. E também está desatualizado. O ideal seria ter por volta de 5 itens apenas. Claro que como muitas são miniaturas, consigo reduzir quase pela metade se focar em usar só elas até acabar.

Esmaltes e afins: 37. Nem tudo faz sentido ter. Removedor de esmalte e alicate de cutícula sempre é bom ter um por perto, mas a quantidade de esmaltes poderia ser bem menor do que os 26 que eu listei. Gostaria de terminar com 1 ou 2 por ano apenas e tenho certeza que consigo reduzir a uns 8 que eu consigo usar.

Muitos produtos em excesso, certo? Já fiquei apavorada achando que deveria ter menos, mas agora estou conseguindo monitorar e não acho que tenha muito mais do que eu tinha antes. Principalmente, eu melhorei os meus critérios para contabilizar os produtos sem esquecer de nenhum. Da outra vez que eu fiz o inventário, cometi mais imprecisões. Sei que comprei alguns itens que não precisava, mas hoje as meninas usam mais maquiagem e pintam as unhas mais do que a 5 anos atrás, portanto eu entendo que o meu estoque diminuiu. Em 2018 eu contabilizei 274 itens, aproximadamente. Mas descobri vários que eu havia esquecido de contar, então meu total provavelmente era por volta de 300. Neste inventário de 2022 contei 276 e diminuindo. É muito difícil ser preciso já que sempre tem produtos acabando ou novos sendo recebidos. O que eu devo escolher como meta para 2023?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Richmond

 E então a Nascar seguiu para provas em ovais curtos como Richmond. Qualquer oval que tenha menos de 1 milha de extensão é considerado curto. Mas Richmond tem um traçado muito parecido com os ovais de 1 milha ou 1,5 milha, inclinação nas curvas e raio das curvas "constante".

A corrida começou meio parada, alguns toques sem danos nos carros. Kurt Busch parou na pista, teve que sair da prova bem no começo, mas não atrapalhou a vida de ninguém. E quem largou bem e ganhou o primeiro segmento foi Ryan Blaney. Ainda não parece que este seja um ano para ver Blaney campeão, mas não posso ignorar o tanto que ele está consistente.

A corrida estava tão parada que as paradas do segundo segmento foram em bandeira verde. E alguns pilotos optaram por ficar o máximo que aguentaram na pista para esperar uma bandeira amarela, já que quem já tinha parado estaria uma volta atrás. A bandeira amarela não veio, mas foi possível deixar alguns carros para trás sem precisar fazer a ultrapassagem. É curioso ver os carros passando para tirar uma volta do atraso ao invés de ultrapassar pela liderança. Mas com a diferença de velocidade do carro com pneus novos é suficiente para que os líderes sejam ultrapassados. Quando os líderes pararam, os outros pararam também, então a vantagem foi ter feito uma parada a menos e possivelmente economizaram um jogo de pneus. E com a estratégia de uma parada a menos, Truex ganhou o segundo segmento.

E mesmo com as duas bandeiras amarelas do terceiro segmento, só Cody Ware bateu e abandonou e novamente a estratégia de parada que fez a diferença. Quem esteve melhor colocado e poupou os pneus foi quem tem mais velocidade para tomar a liderança com 5 voltas para o final e vencer a prova. Só que a classificação de Denny Hamlin ainda é péssima. Esta vitória deu a segurança da classificação para os playoffs mas está longe de ser um bom campeonato.

E quem também foi bem e liderou boa parte do terceiro segmento foi William Byron. Aos poucos ele está se destacando, até mais do que Bell, mas não está sendo um campeonato sólido. Vamos aguardar.

Não tenho dúvidas de que Chastain ainda vai conseguir muitas vitórias na Nascar, mas em parte por conta da vitória da semana anterior no Circuito das Américas, ele esteve ainda mais agressivo, jogando os adversários contra os retardatários sem preocupação com consequências ou retaliação. É um comportamento perigoso dependendo de em quem ele resolver bater. Até o ano passado, quando ele tentava ser mais agressivo era ele quem ficava prejudicado.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Resumo da Nona Semana 2022

 Como fevereiro é um mês curto, a última semana de fevereiro é mais março do que fevereiro. Então sem tentar resumir o mês, continuo lendo muito, focando em terminar os livros da Kiera Cass, avançar na trilogia de março (Faeriewalker) e terminar A Revolta de Atlas. E já preciso retomar mais uma série para terminar este ano. Entre 26 de fevereiro e 4 de março, foi isso que eu li.

A Coroa. Mais um livro de A Seleção. Tive muitos altos e baixos com esta série. Em geral eu acho boa, mas sinto que a autora não sabia muito bem onde queria chegar e que tipo de público atingir. Fica claro que a autora precisa criar uma adversidade, como a questão das castas e dos rebeldes nos livros anteriores. Mas a tentativa de explorar um The Bachelorette mostra uma versão distorcida do feminismo, já que coloca a força bruta como um estopim para a Eadlyn demonstrar suas fraquezas. Enfim, achei muito bom explorar uma Seleção para escolher o consorte da Princesa Regente, achei interessante também contar como ficou o país anos depois das mudanças realizadas por Maxon e America. Terminei de ler em 26 de fevereiro e avaliei com 3 estrelas.

A Revolta de Atlas (A=A). Eu tive muitos altos e baixos lendo este livro em 3 volumes. O primeiro foi até fácil de ler, mas muito doido. Teve um pouco de romance mas a narrativa era boa. O segundo já foi um pouco pedante. Começamos a torcer pela Hank e pela Dagny mas eles têm uma moral duvidosa. Ou até falta de moral da forma como se relacionam como as outras pessoas como se elas fossem robôs (ou outros seres sem sentimento), mas a verdade é que eles não conhecem mesmo estes valores morais. A visão da sociedade é bem questionável e perto do real. Neste terceiro volume conhecemos a sociedade modelo e descobrimos onde vão para os criminosos desaparecidos, qual era seu plano mirabolante e que é John Galt. Mas novamente me assusta a excessiva individualidade. Só para os leigos, é uma obra de ficção tomando por base uma teoria que a autora tenta apresentar de forma romanceada. Assim como muitos já fizeram. Então não chega a ser uma distopia pós apocalíptica que tenta imaginar o futuro, como 1984 (ou alguma outra que você conheça). Terminei de ler em 01 de março e avaliei com 4 estrelas.

Três Semanas com Meu Irmão. Este é um livro de não ficção do Nicholas Sparks com seu irmão Micah. Sempre tive muito receio deste livro pelo cunho religioso que o autor coloca em suas obras. E sempre envolto em muito sofrimento. A religião também está ligada ao amor, não funciona como pilar apenas nos momentos ruins. E histórias que demonstram uma fé religiosa devem ter também um final feliz. Sem querer dar spoiler dos livros do autor, mesmo quando os finais são felizes eu sinto que são tristes. Mas neste livro o autor conta destas 3 semanas que esteve com o irmão, não deixa de ser uma busca espiritual. Mas me impressionou o tanto que o autor conta de sua biografia: sua infância, seus pais e seus filhos. Eu não sei se ele consegue passar a mensagem que gostaria, mas sei que seus livros foram muito populares e caíram no gosto do público pelas adaptações. O autor acabou se tornando milionário antes do que imaginava e pôde escolher não mais escrever, mas não sei se faria sentido continuar publicando. Acredito que sim. Terminei de ler 03 de março e avaliei com 4 estrelas.

Punk 57. Acho que eu já estava me cansando das minhas leituras e fui influenciada por algum vídeo na internet e resolvi conhecer esta autora. É curioso o encontro e desencontro dos personagens que se comunicam por cartas e mantêm a promessa de não se conhecerem pessoalmente. Sei que muita gente não gosta destes dramas com personagens complexos (eu diria quebrados), mas também é um romance. Apesar dos personagens serem adolescentes, o livro tem aviso de gatilho e não deveria ser lido por adolescentes. Terminei de ler em 4 de março e avaliei com 4 estrelas.

Foram mais leituras que eu imaginava. Estou animada com este avanço das metas. Se o ano todo for assim, vou cumprir todas as metas. Realisticamente falando, mesmo que não cumpra, estou feliz com as minhas escolhas. Avancei em algumas leituras que devo terminar na próxima semana também. Mas os resumos estão ficando trabalhosos.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Metas de Leitura para 2023

 Estou com muitos balanços atrasados, mas o tempo está passando, já comecei a mostrar as minhas expectativas de leitura de 2023 e agora preciso começar a fazer o balanço, certo? Mas para quais metas?

Andei revisando minhas antigas listas de metas em 2022 e percebi que eu estava bem perto de atingir várias metas. Que eu não tenho certeza de quais livros eu tenho, mesmo que tenha tido o cuidado de registrar todos eles no Skoob. Mas já me peguei comprando livro repetido, ou ler digital um livro que eu tenho físico. Sim, é horrível e eu espero não fazer isso de novo. O meu desespero tem sido tão grande que estou com pressa de finalizar tudo o possível e reduzir a quantidade de livros que eu tenho. Como tem sido difícil realizar trocas, tirei esta meta, mas estou tentando focar em terminar leituras que sejam mais fáceis de trocar ou doar. Ainda não sei muito bem como vou fazer estas doações, mas elas vão acontecer em 2023, sem pressão.

A quantidade de livros lidos no ano não pode ser uma cobrança depois de ter ficado "devendo" em anos seguidos. Sei que provavelmente vou passar de 100, mas vou manter no que seja razoável e não me faça pressão.

Uma meta que tem dado muito certo é de tentar terminar apenas 3 séries por ano. Claro que algumas séries não terminam nunca a publicação, os livros estão esgotados e alguns eu não sei se realmente pretendo ler o que falta, mas até que sobrem só estas incertezas, ainda posso tentar terminar muita coisa da minha lista. E ela não tem crescido, já que na medida do possível já tento terminar o que eu tenho começado sem arrastar de um ano para outro. Além das 3 da meta, ainda tenho mais algumas leituras de série que foram meta em anos anteriores e que eu não terminei. Uma das séries que eu quero retomar e terminar é Duna, então sei que não será fácil. Mas Deixados para Trás também não foi e eu terminei.

A minha lista de espera eu ainda pretendo reduzir, ela está em "patamares menores nunca antes vistos" apesar de ter juntado as duas em uma. Não estou certa se esqueci de tirar alguma coisa, conforme ela for diminuindo será mais fácil conferir. Em janeiro de 2023 estava com 327 opções de leitura para eu escolher. Não estou com uma meta, mas espero conseguir reduzir em 20. Mas vou conseguir controlar o avanço desta meta com o controle das metas anteriores. Ainda não consegui deixar a lista com menos de 200.

Continuo tentando ler em média 30 livros da minha estante por ano. Em 2022, se você ainda não viu, eu fiquei devendo. Mas é porque eu resolvi relaxar, já tinha cumprido muitas metas. Vou tentar ler sempre alguns livros da minha filha para poder avançar mais rápido, então na verdade seriam 15 livros meus e 15 da minha filha. Esta proporção me parece mais fácil. Ainda lembrando que preciso completar os 9 que fiquei devendo de 2022.

Apesar de não listar como meta vinha tentando ler 2 edições kindle por mês nos últimos anos. A minha esperança era terminar com os arquivos que não posso transferir e formatar o kindle velho para minha filha poder usar. Mas eu nunca cheguei a me esforçar. Fiz algumas leituras em 2022, no kindle novo. Então coloquei na meta tentar ler 25 edições kindle em 2023 para tentar terminar mais este projeto.

Falando de projetos, ainda tenho muitos que não coloquei nas metas. Um deles é terminar os livros do Clube O Prazer de Ler. Eu vinha lendo direitinho em 2022 e ia terminar com eles, mas então peguei uma leitura mais demorada, desanimei e estava quase por abandonar. Agora faltam só 3, um deles iniciado que eu coloquei na meta de Janeiro. Só no balanço mensal que vou contar se consegui terminar.

Outro projeto que eu não coloquei nas metas é terminar com as revistas. Sempre tento incluir pelo menos uma revista por mês, mas desde as minhas férias em Agosto não peguei em mais nenhuma. Agora faltam poucas e eu pretendo terminar com elas em 2023. Pode ser que eu coloque como prioridade em alguma lista mensal em breve.

Sempre tento controlar os arquivos que eu tenho duplicado e nunca sei onde está. Já apaguei muita coisa, removi muitas pastas, mas também tenho tentado focar na Lista de Espera para escolher os arquivos. Não coloquei como meta porque sei que às vezes pode ser bem complicado quando você é obrigado a realizar uma leitura para cumprir uma meta. Algumas vezes o momento passou e posso nunca mais ter vontade de ler aquele livro. Então estou focando em organizar as pastas numa ordem amigável que eu consiga reduzir e evitar ter arquivos duplicados. Eu sei que os números mostram o contrário, que o total só está subindo, mas tem muita coisa mal organizada. Melhorou muito em 2022, mas preciso melhorar mais ainda em 2023. E mesmo não sendo meta, vou tentar atualizar no balanço como estou indo nesta organização.

Não estou pensando em fazer os 30 Dias de Tartaruga. Sempre me ajuda bastante em avançar nas leituras, mas acabei deixando muita coisa para fazer e com cada vez menos tempo, vou priorizar outras atividades e menos leitura. Acho que esta quantidade 100 livros por ano esta bom e se eu continuar lendo mais do que isso, não faço outras coisas que me propus a fazer, como assistir filmes, costurar, testar receitas novas, fazer projetos de faça você mesmo com as crianças e principalmente, gastar os materiais que eu tenho dos projetos parados.

Por fim, também quase como meta ao contrário, coloquei na lista a intenção de concluir com as metas dos anos anteriores. Por incrível que pareça foi bem fácil terminar com os livros comprados em 2011 e vou ler mas não tenho < 100. Eu vou falar sobre isso em breve, depois de atualizar os balanços e os resumos. Mas eu vim trazendo esta meta não cumprida na minha lista faltando 10 livros para terminar em um dos casos. Não vou precisar me esforçar muito para terminar pelo menos mais duas delas. Tentei colocar menos metas novas para tentar continuar perseguindo estas metas antigas. E olha que eu já estou arrastando 3 metas de 2022 que eu não atingi.

Eu sei que é muita coisa. Mas ainda estou naquela expectativa de manter uma lista curta e ir diminuindo as maiores e eliminando uma por ano.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Guardar suas coisas em uma mala

 Tenho visto muitos vídeos de pessoas que estão se mudando de casa, e o esforço para não transportar coisas que não pretendem manter. E isso me fez refletir o tanto de coisa que eu tenho em casa, tentando reduzir, que eu não me esforço de verdade, porque não tenho uma necessidade eminente. Não sei se dá para entender o raciocínio. Essas pessoas têm tentado acabar com vários produtos e diminuir as coisas guardadas em um mês. E a comparação que eu consigo fazer é que elas acabam em um mês com o que eu gasto um ano para terminar.

O que eu venho contando das minhas metas bizarras, é que muita coisa que eu venho tentando reduzir e que sei que tenho em excesso, talvez eu nunca seja capaz de terminar (o que é a parte bizarra destas metas). E olha como isso fica martelando na minha cabeça como um compromisso que eu não consigo me livrar. Parte do escrever de tempos em tempos sobre isso é justamente para desocupar a minha mente. Mas lá no fundo, continua me incomodando.

Se eu tentasse separar tudo o que eu tenho e que gostaria de levar comigo, tenho certeza que deixaria a maior parte disso para trás. Então porque não me livro logo de tudo isso? Em parte ainda é por culpa de comprar o que eu não preciso e continuar gerando lixo. O que eu sei que alguma pessoa aproveitaria eu dou, mas dar por dar, para se livrar do que eu não uso mais, eu não consigo. Porque acaba virando lixo na casa de outra pessoa.

E agora eu vislumbro o meu ideal, em termos de quantidade, naquilo que eu levaria se tivesse que me mudar. Até 2010 eu sabia que não poderia acumular coisas porque teria que me mudar. Depois que casei e comprei o apartamento que moro entrei no conformismo de que posso ter o que eu quero, considero importante, e não tenho mais esse desespero de ter tudo para caber em poucas caixas e malas. 

Cada um tem o seu tempo e o seu momento. Penso seriamente em me desfazer de algumas coisas para acelerar este ideal e reduzir a preocupação com as obrigações que eu venho me colocando com estas metas. Pelo menos com as leituras, estou conseguindo reduzir uma meta por vez e já faço metas mais curtas de atingir. Agora preciso também ter este foco com os meus inventários e já não me cobrar tanto.

Para 2023, espero conseguir encerrar um inventário. E então batalhar para terminar mais um e passar a focar em um novo. E quem sabe um dia coloco minha vida em ordem. Mas o fato é que sempre temos coisas para melhorar e alguns problemas só aparecem quando sua vista se desobstrui de outras coisas. E além disso, pessoas mudam, gostos mudam e aos poucos podemos ter outros interesses que façam mais sentido do que as metas antigas. Seja como for, vou tentar dar a mesma seriedade que dei às metas de leitura para as outras metas de produtos e, quem sabe, diminuir a pressão que eu sinto nas minhas pretensões de consumo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Circuito das Américas Texas

Agora que a Nascar tem tentado variar mais os estilos das provas ao longo da temporada, já estava ansiosa pela primeira prova em circuito misto. E o mais interessante desta pista é que ela recebe também a fórmula um. Demorei um pouco para me acostumar com a designação da pista, quando ouvia Circuito das Américas, confundia com Circuito de Road America que também é um circuito misto. Mas este Circuito das Américas fica no Texas, mas também tem um oval no Texas. Pois e, não confundam.

Apesar dos circuitos mistos terem seus favoritos que podem não ser os favoritos para as outras provas, sempre podemos esperar um bom desempenho de Chase Elliott e Austin Cindric. E Cindric já tem uma vitória nesta temporada. E Elliott vem tendo uma boa temporada, mas até agora sem vitórias. Já não parece ser tão soberano nas provas de circuito misto como foi em 2019/2020.

Quem largou na frente foi Ryan Blaney, outro piloto com bom histórico em circuitos mistos, mas logo na primeira volta foi ultrapassado pelo Daniel Suárez. Não sabia o que esperar do Suárez, mas confirmou a impressão positiva da equipe Trackhouse com a vitória no primeiro segmento. 

Muitos pilotos pararam no fim do primeiro segmento para ter uma melhor posição de largada para o segundo segmento. E logo na primeira volta, tinha muito carro para pouca pista e o Suárez rodou. Os pilotos que pararam antes tiveram vantagem e não houve muitas ultrapassagens. Cindric, Chastain e Allmendinger batalharam pela liderança. No fim do segundo segmento novamente muitos pilotos optaram por parar para ter uma posição melhor no segmento final. E a vitória do segundo segmento ficou para Denny Hamlin na estratégia de parada.

O terceiro segmento também foi agitado, com algumas rodadas e muitas bandeiras amarelas, mas Ross Chastain assumiu a frente e foi perseguido pelo Allmendinger até o final. Disputou também com Chase Briscoe em uma chegada polêmica nas manobras finais de ultrapassagem mas conseguiu sua primeira vitória na Cup Series.

Também não foi um bom dia para o Kyle Busch. Foi jogado para fora pelo Elliott no começo da prova e depois no final foi jogado para fora de novo na última volta.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Terminados em Dezembro 2021

 Infelizmente ainda estão atrasados os balanços e não vou conseguir melhorar tão cedo. Mas eu fico feliz de rever o que eu venho conseguindo avançar, sem muito esforço.


Produtos Terminados:
Fim de ano a rotina é tão atrapalhada que ainda que eu use muita coisa e pegue produtos novos para usar, não consigo terminar muita coisa. 
Acho que o único item que eu terminei foi um sabonete, mas ele não tem embalagem e não era o último da caixa. E meio que ele será o último dos sabonetes que estavam na meta deste ano. Infelizmente, não consegui nem esta meta que parecia a mais fácil, mas pelo menos fica pouca coisa para o próximo ano.
Espero não encontrar mais nenhuma miniatura de hotel, mas agora eu estou usando embalagens bem grandes de shampoo e condicionador.

Andamento das Metas:
------------------------------

Produtos Novos:
-----------------------------

Em dezembro sempre fico com a expectativa de ganhar algum produto de natal ou aniversário. Não sei por quê, mas este ano eu só ganhei roupa. Em parte foi bom para o meu controle. Agora só falta o inventário. E tentar organizar os produtos para colocar mais coisa em uso e liberar mais uma gaveta.