Como uma pessoa exagerada e apegada que resiste em se entregar no minimalismo, eu estou, faz alguns anos, controlando as compras mas acumulando livros não lidos na estante.
Quando eu lembro de publicar o balanço do mês, eu vou colocando alguns balanços com as metas e inclusive algumas contagens que eu tenho. Mas um valor que nunca está aparente e que numa conversa colocaram como sendo relevante é a quantidade de livros não lidos.
Por que livros que eu quero ler são muitos, lista de livros desejados é talvez maior ainda; mas livros que eu tenho e não lidos também é uma lista grande, que eu gostaria que fossem menos de 100, ou pelo menos a metade do meu total de livros. Você imagina quanto seja isso?
Agora é o momento da vergonha. Eu tenho por volta de 500 livros. Varia mês a mês mais por conta de trocas, eventualmente alguns presentes, do que por conta de compras. Mas eu tenho muitos livros infantis não cadastrados e/ou livros que eu eventualmente compro para as meninas e posso não ter cadastrado. Então dizer que eu tenho 500 livros é bem perto da verdade.
Destes 500, um pouco mais de 100 livros eu já li. E este também é um valor que varia bastante porque muitos dos livros que eu leio depois coloco para troca e o que eu recebo em troca demoro muito para ler. Mesmo que leia uns 30 livros por ano, o total de livros lidos nos últimos 3 anos variou entre 96 e 108. Então acredito que dizer que eu tenho 100 livros lidos em casa é bem perto da verdade.
O resultado agora está claro: eu tenho cerca de 400 livros não lidos em casa.
É aceitável?
Entendo que não. Eu tenho até vergonha disso. Principalmente porque eu vejo que eu leio bastante coisa e vou me desfazendo, compro bem pouco, mas continuo na mesma.
Como todo ano eu me proponho novas metas, em 2022 começarei a olhar com mais fervor para este indicador. Não quero que continue sendo tão alto e está na hora de começar a diminuir.
Vou controlar melhor este total. A minha intenção era reduzir a minha lista de espera primeiro e depois tentar reduzir as minhas metas bizarras. Como continuo fazendo trocas, tinha esperança de só focar em reduzir isso depois. Mas eu avanço muito devagar nas minhas metas e estou sempre longe de cumprir os meus desafios. Não vou conseguir fazer avanço significativo até terminar a próxima meta, mas vou informar nos balanços o meu total de livros não lidos e ano que vem passarei a focar para reduzir esta meta.
Reforçando enquanto não publico os balanços atrasados, o ponto de partida está em 358 livros não lidos pela minha contagem. Ao longo do ano, além dos livros lidos, e os livros recebidos em trocas, posso ter que cadastrar livros que eu havia esquecido, e somar na contagem. Então é provável que fique o ano todo igual, pouco maior ou pouco menor.
As minhas metas bizarras estão descontroladas (por isso são bizarras). E longe de conseguir um bom resultado. Mas eu acredito ser possível mudar este cenário em alguns anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.