Depois de 3 anos tendo por meta trocar 12 livros, em 2021 escolhi colocar como meta de troca 20 livros. Nos últimos anos, consegui trocar mais de 12 livros, mas nunca cheguei a 24. Então, espero realmente ultrapassar a meta, como nos outros anos, mas não muito mais do que o estabelecido. E para tornar isto viável, preciso ler mais os meus livros que estão parados na estante. Junto com a proposta das trocas, estou me esforçando com as minhas leituras e vai dar para perceber nestas atualizações.
Todo começo do ano deixo a estante pausada para não ter problemas, mas consegui 9 livros por doação e pretendia utilizar para fazer créditos de trocas. Para testar a troca liberei a estante e em pouco tempo recebi duas solicitações. Um deles, livro que eu não li, Hibisco Roxo, não parecia ser um livro tão concorrido. Mas enquanto atualizava a página já recebi a solicitação. Este livro eu tenho como acessar de outras formas e não pretendo ler por agora. Também vejo como um livro atemporal que não preciso ter pressa para ler. E o outro livro do pacote de doação foi Tempo entre Costuras, que eu já tive, não tenho mais, e que passei para frente, apesar de ter gostado da leitura, não me vejo lendo novamente. Acho que este é o principal motivo para eu colocar um livro para troca, não pretendo ler de novo.
Alguns dias depois aproveitei para atualizar a lista dos meus livros porque recebi de volta dois livros que estavam emprestados e eles também foram solicitados em poucas horas. Um deles também foi um livro recebido por troca. Troquei As Altas Montanhas de Portugal, um livro do mesmo autor de As Aventuras de Pi. Este livro é bem interessante, ele parece ser um livro histórico-contemporâneo que entrelaça a história de 3 personagens em diferentes momentos na mesma região de Portugal mas tem um toque curioso de fantasia que foi o que me deixou desanimada e não quis manter. E o último livro deste pacote O Pacto, de Joe Hill. Confesso que foi um livro que me surpreendeu, eu gostei e até considerei manter, mas percebi que eu não iria reler.
Janeiro foi um mês longo, e bom para trocas. No fim do mês recebi solicitação por Um Bom Tricô. Um livro que eu gostei e devorei numa madrugada. Emprestei para várias pessoas porque achei que valia a pena a leitura. Mas assim como outros do gênero, dificilmente pegaria para ler novamente. São livros de prazer para uma leitura. E enviei no fim do mês.
Em fevereiro tive a sorte de receber mais uma solicitação, já no fim do mês para Sobre Homens e Lagostas. Este livro eu não li, e também não tenho um interesse em ler em breve. Por isso, ao ter recebido a solicitação, já enviei. Também estava no pacote de doação de janeiro.
No começo de março recebi solicitação para O Canto do Pássaro. Este livro também estava no pacote da doação que recebi em janeiro e havia acabado de ler. Foi um dos poucos que me senti tentada a ler antes de disponibilizar para troca. E, por sorte, deu tempo. Eu já contei sobre ele nos resumos de 2021, se passa durante a Primeira Guerra e é uma história de amor. Bem interessante.
Como comprei muitos livros em Março fui pressionada a retomar as trocas. E escolhi alguns livros que a princípio eu não pensava em trocar e disponibilizei. A resposta foi bem rápida e já estava com duas solicitações.
Casa Grande & Senzala coloquei para troca por 2 créditos porque é um livro caro, muito bom. Mas que não me vejo lendo novamente. Se for solicitado o uso na escola, prefiro adquirir uma versão digital, mesmo que hoje ainda não exista, preciso contar com esta possibilidade. E estou repensando todos os livros que havia decidido guardar.
O outro livro solicitado foi O Sorriso do Diabo. Não pretendia trocar porque é um livro de bolso, mas a edição que tenho estava novinha e não tem sido fácil achar à venda. A usuária me atormentou de perguntas, mas confio que tenho um bom exemplar para fazer esta troca com sucesso.
Abril começou agitado. Recebi solicitação para mais um dos livros que foram doados para este fim: Gorazde. Apesar de me interessar por livros de guerra, este não fiz a menor questão de ler e fiquei feliz de poder enviar. Acabei descobrindo que está esgotado e um usado estão pedindo Cem reais, então eu podia ter pedido mais. Mas o meu objetivo não é enriquecer, é passar pra frente ou iria virar reciclagem.
Outro livro solicitado em abril eu tinha acabado de ler Antes do Baile Verde. Desta vez fui anotando qualquer coisa que fosse relevante para a troca durante a leitura e assim que disponibilizei já foi solicitado. O livro é muito bom. Consegui ele através de uma troca, mas trocaria de novo se sentisse vontade de ter. Como fiz com os outros livros da Lygia Fagundes Telles. Acredito que seja um dos melhores livros de Contos dela.
Então tive a chance de fazer uma doação, foram 5 livros que eu enviei: Alice no País do Espelho, Marianas, Crepúsculo, O Horror de Red Hook e Lohan: Aprendiz de Mago. Alice é um livro que eu tenho há muito tempo. Não vale a pena trocar, financeiramente falando, porque é uma edição de bolso. Mas assim como outras edições da L&PM eles tem uma boa tradução e são bem fiéis ao original. Apesar de existirem muitas opções, esta tem um bom custo x benefício. O Horror de Red Hook também é um livro que não vale a pena vender ou trocar porque é uma edição de bolso curta que era vendida por 5 reais, também da L&PM. Mas como enviava junto com outros, passa a ser uma opção interessante.
Crepúsculo eu gostei muito quando li, não estava conseguindo ler muita coisa, e comprei a edição com a capa do filme. Depois que terminei Amanhecer me dei conta que eu não iria reler e não precisava ter comprado. Mas a história fez tanto sucesso que existem milhares de exemplares disponíveis para troca. Os outros livros da série Crepúsculo que eu troquei foram para colecionadores procurando edições antigas.
Marianas eu recebi do autor, autografado. É um livro de fantasia sobre sereias bem interessante. Mas o que eu gostei na história foi a escrita do autor, que até procurei outros livros dele para ler. Não li outros livros de sereias para comparar, mas me pareceu original. Só que para o autor é mais importante que este livro circule e chame a atenção do que ficar parado na minha estante, por isso pedi para enviar.
E o outro livro que eu também não consigo trocar porque é pouco conhecido é Lohan. Outra indicação do autor, mas este eu comprei numa promoção bem barato. Apesar de falar de magia, pela idade do garoto me lembrou mais Eragon do que HP ou Crônicas do Mundo Emerso, por exemplo. Mas é um ambiente bem RPG.
E a outra troca que realizei em abril foi O Último Chefão. Eu comentei sobre ele no resumo da semana quando li este ano, é uma boa história, mas não tem ligação com o outro livro de máfia, o Poderoso Chefão, como eu esperava. Então apesar de ter gostado eu preferi passar para frente já que estou com a estante muito cheia e não consigo reduzir.
Em maio recebi solicitação para o livro As Viagens. Outro livro que estava parado faz tempo. Um livro de bolso que eu comprei, li e não pretendo ler de novo. Eu tinha muita curiosidade com a história de Marco Polo. É uma obra muito antiga, por isso teve muita interferência dos tradutores que mudaram a versão original. Mas é muito menos do que eu esperava e por isso optei por colocar para troca. Achei que não trocaria nenhuma das edições de bolso que eu tinha, mas no fim das contas estou conseguindo trocar várias.
Outro livro que recebi solicitação em maio foi O Garoto do Cachecol Vermelho. Foi um livro que recebi em uma troca, gostei, mas tenho certeza que não leria novamente. É um livro nacional então acho importante divulgar permitindo que mais pessoas leiam.
E em seguida, ainda em maio, também recebi solicitação pelo livro seguinte: A Garota das Sapatilhas Brancas. Apesar de ser sequência de O Garoto do Cachecol Vermelho, a história deste não acontece depois. São passagens de antes, durante e depois mas com outros pontos de vista. É um livro para fã, já que traz de volta um pouco mais dos personagens que passamos a gostar e acompanhar no outro livro. Em 2021 saiu mais um volume com os personagens desta história, mas agora a irmã do Garoto do Cachecol Vermelho. Pretendo ler em algum momento, mas não está nas minhas prioridades.
Com a situação da pandemia, greve dos correios e a volta às aulas presenciais, tive que reorganizar a minha rotina e as trocas (e as leituras) foram ficando esquecidas.
E nem só de trocas diminuo os livros da estante. Consegui enviar mais 2 livros para uma amiga que estava tentando comprar de sebo os livros que eu tinha em casa. Foram os últimos volumes que eu tinha de Crepúsculo, acredito que seja Eclipse e A Breve Segunda Vida de Bree Tanner. Continuo convicta que não pretendo ler de novo. São muitos os livros que existem e um pouco limitado o espaço que eu posso manter estes livros guardados.
Em novembro recebi uma solicitação para Jogando por Pizza. Outro livro que eu gostei mas sei que não leria de novo. A edição tem uma capa bem bonita, ao mesmo tempo que é uma edição econômica, sem orelhas. Este foi um dos livros que me fez ter vontade de ler todas as obras do John Grisham.
Por fim, a última troca do ano foi A Garota dos Pés de Vidro. Este livro contemporâneo utiliza realismo mágico, o que surpreendentemente me agradou. A edição é muito bonita, mas tenho a impressão que não leria novamente.
Não tem sido fácil realizar trocas. O preço dos livros novos e usados aumentou muito e o custo do envio também tem influenciado na opção por trocas. Por conta disso, continuo tentando trocar, mas tenho realizado cada vez mais doações.
Lembrando que a minha meta em 2021 era trocar 20 livros. Consegui trocar apenas 17, apesar de ter realizado outros envios e ter diminuído a quantidade de livros para troca. Aqueles livros que recebi em doação no começo do ano, em grande maioria, já foram doados. Mas ainda tenho 3 dos 11 em casa. Nas tarefas de fim de ano as crianças também separaram livros para doação e delas saiu uma pilha de 8 livros que foram para a biblioteca da escola. Achei que foram boas escolhas.
E pela primeira vez, não consigo concluir a meta de trocas, mas consegui retirar mais livros da estante que em anos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.