quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Fiquei um Mês anotando quantas páginas eu lia por dia

 Acho que o título é significativamente autoexplicativo. Mas complementando o que não coube no título, eu queria saber quanto eu estava conseguindo ler e se eu estava indo bem.
É muito bom fazer isso nos momentos em que você não está conseguindo ler muito, a tal ressaca literária, por exemplo.
Acho que eu me decepcionei com meu ritmo de leitura em Maio e tudo desandou desde então. Ainda não voltei no meu ritmo normal de leitura, mas já estou bem melhor do que estava antes. Por isso quis contar do que está me deixando voltar ao normal.
O dia que eu consegui ler mais eu li 425 páginas. Consegui ler porque era um romance do Wattpad, a formatação ajuda a fazer parecer mais rápido de ler. Não sei exatamente como que funciona a paginação, então pode até mesmo estar errado.
Apenas em um dia eu não li nada. Foram compromissos e o próprio desânimo que às vezes temos com as leituras em andamento.
A média de páginas lidas foram 103. O que é bem mais do que eu imaginava. Mas considerando o tanto que eu vinha lendo em junho e julho, está bom.
A moda (quem não entende de estatística, ignora esta frase) foi de 41 páginas com 3 repetições. O que representa bem a leitura deste período.

Acho relevante informar que eu não inventei nada. Muitas pessoas fazem isso, faz muito tempo. E é uma das técnicas que ajuda a se manter fiel nas leituras. 
Eu não esperei começar um mês. Anotei do dia 19 de agosto a 18 de setembro.
Anotei diariamente a quantidade de páginas lidas por dia.
Como eu faço leitura de livros diferentes ao mesmo tempo, anotava individualmente as páginas de cada livro e depois somava o total do dia. 
Apesar de ter sido um mês, a maior parte dos livros que eu li foram diferentes volumes da mesma coleção. Então o ritmo lento pode estar relacionado à leitura desta coleção. Nos dias que eu li outros livros, consegui ler uma quantidade um pouco maior de páginas, mas em geral, fiquei na mesma média.

Concluindo, estou longe de estar lendo no meu ritmo normal. De acordo com o aplicativo do skoob, estive atrasada em 4000 páginas no ritmo de leitura para atingir a minha meta. Mas pelo menos estou conseguindo ler todos os dias, pelo menos um pouco, por minha escolha. 
E você? O que faz para conseguir ler nos piores dias que vão se estendendo dia após dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.