quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Item 100: Fazer Biscoitos com a Ágata

Durante alguns anos da faculdade, eu fazia aqueles biscoitos cookies. Mas como eu não sou muito de comer biscoitos caseiros (tipo sequilho) nunca tentei fazer biscoitos. Uns anos atrás a minha irmã inventou de fazer biscoitos e coincidentemente poucos meses depois a Ágata também fez biscoitos na escola. Acabou que eu fiquei com vontade de tentar uma receita para fazer biscoitos. 
Fui procurando uma receita que eu gostasse e ao mesmo tempo fui comprando os cortadores de biscoitos, a assadeira baixa e as coisas do tipo. 
Eu não lembro se já tinha comprado os cortadores de biscoitos quando fiz esta lista de tarefas, mas acredito que não.
Discutimos muito em casa as bases da alimentação infantil. Apesar de não termos grandes problemas alimentares, ainda temos consumo elevado de produtos industrializados do tipo biscoitos, bolos e sucos. Eu acho que é uma quantidade aceitável. Consigo controlar para que não substitua uma refeição e consigo controlar para que não ocorra todo dia. Mas ainda acho que suco é melhor que refrigerante e é um suco que eu escolho. Os bolos e biscoitos eu também escolho das marcas que confio mais, entre os mais saborosos e com menos aditivos e menos gordura. Esta longe de estar ótimo, mas eu queria que aos poucos recebesse melhor os produtos feitos em casa. 
Costumo fazer alguns bolos mas em geral estes outros industrializados são mais bem recebidos. Então ainda queria testar a aceitação de biscoitos mais caseiros, com farinha integral, farinha de aveia, açúcar mascavo e coisas assim.
Acabou que o tempo foi passando e eu não fiz biscoitos. Não encontrei nenhuma receita que me agradasse para fazer com os cortadores. Eu queria fazer um biscoito que fosse gostoso de comer e relativamente simples de fazer. 
E então que eu coloquei entre as tarefas do calendário do advento e quando chegou perto do Natal a Ágata começou a reclamar que precisava dos biscoitos para deixar para o papai noel e eu fui parar todas as outras coisas que eu tinha que preparar na cozinha para deixar os biscoitos prontos a tempo do papai noel trazer os presentes de natal.
Diante da pressa, preferi fazer a receita clássica de biscoitos cookies como eu costumava fazer na época da faculdade. Comprei os ingredientes e fizemos em casa. A Ágata ajudou a separar os ingredientes conforme eu ia lendo a receita. Experimentou alguns deles crus (e adorou açúcar mascavo...). Acompanhou cada ingrediente que acrescentava na vasilha e depois ajudou a colocar a massa nas assadeiras. 
Quando ficaram prontos, não ficou exatamente do jeito que eu queria (eu perdi um pouco a mão...). Mas retirei da assadeira e experimentamos. Ficou bem saboroso, mas esfarelento. Acabou grudando uns aos outros, também por falta de prática, e tivemos que quebrar em pedaços menores. 
Separei uma porção para o papai noel e o resto deixei para comermos no lanche. A Ágata ficou brava, regulando, com medo de faltar para o papai noel, mas a receita rende bastante. 
Depois do natal ainda tínhamos biscoitos que sobraram para comer mais alguns dias. 
Apesar de ter cumprido o item em 23 de dezembro de 2016, quero repetir a receita para tentar acertar melhor. Também gostaria de tentar uma receita de biscoito que possa usar o cortador. Mas não pretendo repetir este tipo de item na minha lista de organização. 
O Calendário do Advento já me ajudou a garantir que teríamos este tipo de lembrança da infância para esta criança. Também tenho outras experiências para trazer mas provavelmente não vou repetir na lista de tarefas. 

Um comentário:

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.