sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Balanço 2016 Meta de Leitura

Já faz alguns anos que publico uma lista de metas anuais para as minhas leituras. Creio que desde 2013.
Nunca cumpri todas elas. Em alguns anos fui melhor, em outros fui pior. Geralmente me ajudam a escolher as leituras, ou a sequência de leituras. Mas ao mesmo tempo, ler de acordo com uma lista diminui a quantidade de livros que leio (não sei porque muda tanto o ritmo).
Em 2016 fui bastante fiel nas leituras de acordo com as metas. Creio que a média mensal é menor do que 1 livro por mês para os que não estavam na lista. Infelizmente descartei a maioria das listas, mas se olhar nos balanços mensais ainda dá para contar.
Por outro lado, fiz listas de 14, 16 e até 20 livros por mês sendo que na maioria deles li por volta de 6. Não considero uma média ruim, mas muito abaixo dos 14 que eu precisava para atingir 150 no ano. E então esta primeira meta eu não atingi. E não foi por pouco. Faltou bastante. Por conta disso, estou revendo a quantidade de livros a ler por ano. Apesar de não atingir a meta, percebi que prefiro ler menos livros por ano.
O maior desafio desta pasta anteriores é que são livros digitais e tenho o uso do computador compartilhado com outras pessoas e outras atividades. Tanto quanto possível me dediquei a ler os livros desta pasta, mas são muitos e de leitura demorada. Acabei acostumando a passar menos tempo no computador e por isso se tornou impossível terminar os livros da pasta. E isso foi uma escolha minha. Apesar de querer atingir a meta, também queria fazer outras tantas coisas. Então li os meus livros no quarto, assisti as corridas da Nascar e usei o computador para gravar os DVDs. Mas também li muitos livros da Agatha Christie, mais do que no ano passado. Terminando estes da Agatha ainda tenho alguns estudos e depois falta pouca coisa para terminar. Coloquei mais livros para terminar destas pastas, mas não acredito que seja inviável, mesmo que eu não termine.
A minha lista de espera finalmente está congelada. Não acrescentei nenhum livro em nenhum outro lugar. Infelizmente ainda tenho algumas outras listas anotadas em agendas antigas que preciso passar a limpo. Apesar de ser uma lista imensa, se eu só lesse os livros desta lista e de fato lesse os 150 que pretendia, teria atingido a meta. Mas esta foi outra meta que que eu escolhi não me dedicar. Coloquei sempre os livros desta lista na votação e me obriguei a ler os livros desta lista mesmo quando não votados. Se não fosse por isso talvez não tivesse avançado nada. Mas apesar de estar longe de ter apenas os 250 que eu queria, diminuí quase 20 livros. Ainda vou apagar alguns itens que não vou ler e persistir nos que estão na lista para talvez atender. Ainda é algo bem pouco provável.
Outra meta que avançou bastante com as minhas escolhas foram os livros comprados em 2011. Em algum momento em 2011 eu resolvi deixar os livros no plástico para eu ter noção dos livros que ainda não tinha lido. Até pouco tempo atrás (tipo o fim de 2015) eu estava lendo livros que comprei em 2010, havia tirado do plástico e colocado o meu nome nele. Este ano, embora não tenha lido todos os livros comprados em 2011, cheguei bem perto de terminar, tirei vários livros do plástico e até já me desfiz de alguns deles que não pretendo reler. Como 2012 deve ter sido o ano em que mais comprei, não devo conseguir ler tudo em um ano. Não estou muito preocupada em atingir, mas também listei isso em uma meta.
Eu tinha a intenção de cadastrar na estante do skoob todos os livros que eu baixei na internet. Mesmo depois de umas tantas arrumações, ainda acho livros duplicados. Então dei preferência para ler os livros que já estavam cadastrados como vou ler no skoob, mas só tenho a versão digital para organizar a minha lista de desejados para os livros que eu não tenho como conseguir de outras formas. E assim eu iria diminuir a lista de vou ler mas não tenho. Também poderia adquirir os livros que já estão cadastrados em vou ler. Mas aqui pouca coisa mudou. Os poucos livros que diminuí desta lista foram aquisições por trocas ou livros que já estavam na minha lista de espera e os encontrei para ler. Agora que já diminuiu bastante (considerando os últimos dois anos) posso atingir a meta, mas também quero cadastrar todos os que tenho no computador como vou ler; então vou deixar esta meta também de lado por um tempo.
Finalmente aprendi a controlar e não comprei muitos livros. Tenho mantido uma Lista de Desejos e procurado adquirir estes livros através de trocas. Apesar de ter lido muitos livros meus, comparado com anos anteriores, ainda não consegui diminuir significativamente a proporção de livros lidos x livros não lidos por conta das trocas. Em alguns momentos aumentou um pouco, em outros diminuiu e tem ficado um pouco acima de 100. Já esteve em 130, então até que está bom. E eu falei sobre a minha experiência de trocas aqui e aqui. Depois destes dois momentos ainda passei por alguns perrengues com uma troca que se complicou e novamente desanimei. Ainda no primeiro semestre de 2017, pretendo levar alguns livros para trocar  e doar para outras pessoas que conheço e que gostam de ler. Ainda falando sobre os livros que tenho, doei alguns livros infantis e guardei outros que já não são tão aproveitados. Não comprei muitos livros infantis, mas tenho comprado muitos livros de atividades e estamos fazendo quase todo dia. Logo terei mais arrumado o canto dos livros infantis. O resultado é que a proporção de livros lidos entre os tenho nunca foi tão baixa (embora ainda seja muito alta). Ainda vou batalhar mais um tempo para atingir pelo menos 50%. Observe que de qualquer forma eu me desfaço apenas de livros que já li, então preciso controlar esta relação para não exagerar.
Ler todos os livros cadastrados como meta é algo que eu já aprendi a fazer. Quase atingi este ano e já não saio cadastrando um monte de coisa. Creio que a partir de agora consigo facilmente em um momento ou em outro. Então também perdeu o sentido este tipo de meta. Só é positivo para eu não sair colocando tudo como meta. Mas até estou me abrindo para aproveitar melhor este recurso do skoob. Já imaginou eu poder colocar todos os livros que tenho como meta? E se eu colocar todos os da lista de espera? Só não consigo usar as releituras.
Considerando a lista de livros da Agatha Christie, eu deveria ler quase 5 livros por mês para conseguir terminar em 2016. Em muitos meses, não li sequer 5 livros, quanto mais 5 livros da Agatha Christie. A verdade é que eu não encontrei todos os livros listados e estou considerando todos os livros que eu tenho. Ainda tenho muitos e alguns duplicados. Consegui ler muitos, pouco mais de 20, mas ainda falta um tanto. Sendo sincera, talvez eu precise de ainda uns dois anos para terminar, pode ser que eu consiga pegar para ler e terminar em pouco mais de dois meses. Não sei. Pretendo terminar esta lista e também estou com listas de mais dois autores. Sem tantas outras cobranças, quero tentar atingir esta meta também.
Empolgada por ter terminado ao menos 5 séries tentei priorizar para terminar os livros que faltam da série Pitt de Anne Perry. Alguns títulos também estavam na lista de Espera. Foi uma espécie de meta parcial assim como a dos livros da Agatha Christie em relação aos livros da pasta Anteriores. E, claro, esta também não deu certo. Estou com a intenção de tentar esta meta de novo, mas não quero me apressar. Por isso, troquei pelos livros que faltam do Sidney Sheldon.
Acho que apesar do improviso e de saber que esta meta era natural, ter 1300 livros lidos foi ainda outra meta que tentei atingir. Por ter passado menos tempo lendo e ter lido livros mais densos, em determinados momentos nem esta meta parecia que eu ia atingir. Mas consegui me organizar e terminar o que estava empacado. Consegui pegar leituras curtas que já estavam cadastradas. Quando admiti que precisava diminuir o meu ritmo de leitura, esta meta ficou para trás. Parecia fácil de atingir, mas algumas leituras que fiz não têm edições cadastradas no skoob. Não tenho nenhum livro duplicado, mas vou tentar esta meta de novo.
Eu li muito menos este ano. E muitas metas se tornaram impraticáveis. Mas nem por isso deixaram de ser as minhas metas. Ainda pretendo ter metas anuais e devo aproveitar muita coisa para as minhas metas de 2017. Inclusive, não serei ambiciosa e quase copio igual as metas 2016. As metas que eu disse que não seriam mais relevantes saíram. Eu usava uma meta de ter mais livros lidos do que eu vou ler cadastrados que atingi em 2014 e mantive desde então muito abaixo do estipulado. Atingir 100% já não é relevante e em breve, também não pretendo me preocupar com as metas relacionadas a lista de espera ou quantidade de livros vou ler. Então vou comemorar cada uma das metas sem abraçar outras tantas para avançar sempre. Eu aprendi bastante e o que eu estava precisando. E ainda quero aprender a ter menos metas, a ter menos livros, a ter menos listas.
Já renovei estas informações no meu caderno de organização e estou marcando as listas conforme vou diminuindo. Também vou manter o acompanhamento no balanço mensal, agora com menos informações. Em breve mostro as alterações no meu Caderno de Organização. Pela quantidade de páginas que sobrou, poderia estar usando o mesmo, mas preferi usar outro. Se desta vez, todos os usos funcionarem, vou conseguir acabar com o primeiro caderno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.