quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Balanço 2016 Diário de Leitura

Hoje eu sei dizer que este nome é infeliz. O Diário de Leitura que eu venho fazendo no blog pode ser de dois jeitos: Com os resumos semanais de leituras concluídas, ou Uma resenha em forma de Diário em que vou comentando a experiência de leitura dia a dia.
Mas nestes balanços 2016 estou comentando sobre tudo o que eu vim anotando no meu caderno de organização e fazendo um balanço do que deu certo e o que não.
A ideia da seção Diário de Leitura eu completamente copiei da Tatiana Feltrin (no vídeo que ela mostra o Caderno de Organização dela) achando que iria me ajudar a acompanhar as leituras cada vez que eu paro alguma coisa para retomar depois. Mas eu tentei manter o registro diário e não consegui manter a rotina por mais de dois meses. Acabava furando. Tentei 3 vezes e percebi que não era apenas questão de hábito, não iria funcionar.
O método que eu usava antes e me adaptei bastante é anotar num papel que deixo solta na minha mesa ou anotar do lado no canto da página que está por perto. O que não era nada organizado, por isso tentei copiar o que funciona. Mas tem uma coisa que é muito diferente entre eu e ela: eu leio muita coisa ao mesmo tempo e no mesmo dia chego a pegar 5 livros em momentos diferentes. Para a maioria das pessoas isso é péssimo. Claro que às vezes preciso parar uma leitura e quando resolvo retomar preciso voltar algumas páginas ou até começar de novo, mas geralmente não é assim. 
Então perto da metade do ano eu resolvi mudar o meu Diário de Leitura (com entradas diárias) para Leituras em andamento. Lá listei o nome de cada livro que estou lendo e a última página em que parei. Quando pego ele para ler de novo, risco a página marcada e anoto ao lado a página que parei. Não importa em que dia aconteceu isso. Depois que termino o livro, risco o nome da lista para não me confundir e me perder. Se já não houver espaço para anotar a página do lado, risco o livro como se tivesse acabado e anoto de novo mais pra baixo na lista com a página mais recente.
Achei muito mais fácil para ter noção dos livros cuja leitura já foi iniciada e que falta terminar. Mas não serve para ter noção se eu li todos os dias ou qual a média de páginas que eu venho lendo. Para isso, eu confio no contador do skoob e nas anotações das leituras realizadas no ano que eu conto no balanço de Leituras 2016. Esse segundo modo durou também uns dois meses e então eu parei de anotar. Não sei por que. Tentei mais um pouco e então percebi que não iria funcionar. Eu tenho disciplina para várias coisas, mas gosto da flexibilidade de não fazer por vários dias e depois tirar o atraso. Então percebo que não sirvo para diário. Sobre o cumprimento da metas eu conto em outro momento.

Sobre os Diários de Leitura que publico aqui, os resumos eu vou manter. Realmente gosto mais de fazer desta forma do que tentando fazer resenha de tudo. Mesmo que pouca gente leia.
As resenhas em forma de diário eu penso em descontinuar. Vou fazer só resenha mesmo e deixo a versão diário para os resumos semanais.
Por serem assuntos fixos, além dos resumos semanais quero fazer uma frequência para as resenhas. Ainda não sei qual.
Os balanços mensais de leituras também continuam, mas preciso mudar as minhas metas significativamente. Dependendo das mudanças de formato, penso em colocar outras coisas por aqui.
Em 2017 quero começar a fazer os meus inventários. Já fiz muitas limpezas e não tenho mais tanta coisa como antes, mas ainda tenho muita coisa sobrando. E os livros e as trocas vão entrar nessa. Como diminuí as compras, o meu total de livros deve diminuir, mas devagar. Com o inventário e a organização da estante vou gastar menos tempo escolhendo as leituras e procurando os livros que quero ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.