quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Balanço 2016 Alimentação

Esta nem é uma seção padronizada que uso, mas felizmente, acompanhando ela de um mês a outro, percebo que consegui enriquecer a minha alimentação, organizar os produtos que tenho armazenados, melhorar as minhas listas de compras, aumentar as opções de cardápio e acabar com os produtos mais antigos. 
Logo no começo, listei muitos produtos de consumo lento que pretendia terminar. Apenas alguns deles foram parar em 5 para terminar. Consegui terminar alguns outros além dos da lista e tenho pouco para acrescentar numa possível lista para 2017 o que significa que já não tenho produtos antigos.
Depois, em cada mês, comentei o meu avanço e as minhas metas. Logo de começo eu ainda estava bastante pesarosa por conta dos bichos. Foram vários esforços para trocar os potes e eliminar determinados alimentos que eu costumava comprar e depois tinha dificuldade em armazenar. Creio que lá por abril terminei de substituir os potes. E desde então não voltei a encontrar besouros, nem moscas, nem nenhum verme do tipo. Neste momento eu congelei o espaço dos alimentos abertos e os tipos de alimentos que eu aceito ter em estoque.
Depois de abril, ainda estava fazendo grandes esforços para reduzir a quantidade de produtos e organizando o que eu esperava que fossem os produtos permitidos ter em casa. E então em agosto eu resolvi fazer outra alteração na minha despensa e organizar a minha cozinha. Como reduzi o espaço de armazenamento, ficou tudo entulhado, mas organizado. Eu fui consumindo e consegui manter apenas aquele espaço sem ficar avançando. E então eu defini qual o espaço que haveria e quais os produtos industrializados que eu teria em casa e que caso acabasse seria colocado na lista de compras.
Comentei a pouco tempo que consegui inserir novas opções de preparos na rotina semanal e melhorei um pouco nosso padrão de alimentação. E conforme vou tentando melhorar devo cortar mais um tanto de receitas do meu caderninho.
E nesse meio tempo eu comecei a sentir falta de um tempo para fazer exercício. Aumentei a quantidade de coisas que eu faço a pé, mas ainda assim é muito pouco. Precisava encontrar uma forma de fazer exercício mesmo na minha rotina. 
Voltei a controlar a alimentação e diminuir as porções de comida, principalmente besteiras. Tenho tentado aumentar os alimentos naturais (saladas) e os integrais para equilibrar melhor. Tenho evitado lanches e doces, mesmo quando comemos fora. Se for comparar pelo peso, meio que se manteve em relação ao ano passado, mas a maior parte do ano estive coisa de 2 a 3 quilos acima do que eu gostaria de estar pesando.
Ainda temos como padrão a ida ao supermercado apenas uma vez na semana aos domingos pela manhã. Tenho feito a lista de compras ao longo da semana e na sexta também escolho as receitas que vou testar ou que quero fazer, e por elas acrescento os itens na lista de compras. E com as mudanças na rotina estou menos sobrecarregada e até consigo preparar algo durante semana. Até o começo do ano isto seria inimaginável.
Ainda pretendemos comprar os alimentos mais perto do momento de consumo e então diminuir a quantidade de produtos que temos congelado. Acredite que já faz uns dois meses que estou com uma gaveta do freezer vazia.
Este acompanhamento da alimentação eu devo continuar fazendo. Ainda não tenho certeza se tenho produtos parados que justifique fazer uma nova lista de 5 para terminar, mas talvez eu faça. A maior prioridade, que eu discuti o ano todo mas não resolvi foi escolher um exercício para fazer de forma regular.
E depois de mais uma aba de balanço 2016 que falta eu comentar, vou mostrar o meu caderno de organização de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.