Sei lá por quê eu tenho guardado os boletins da escola. Tenho as carteirinhas de qualquer coisa que tinha foto. E também vários exames e receitas médicas. Eu não tenho um motivo justificável para guardar nem para jogar fora. Então resolvi limitar os espaços com os documentos e jogar fora o que fosse possível.
A Grande Faxina de Férias, desta vez, começou pelos documentos. Por incrível que pareça, já não tenho tanta coisa guardada que justifique uma grande faxina, mas tenho muitas coisas pequenas que ainda não encarei para arrumar, como descrevi antes.
Comecei a faxina separando o que certamente poderia descartar. Uma das coisas que eu sabia que poderia descartar mas ainda permaneciam naquela pasta eram as contas e faturas do cartão de crédito com mais de 5 anos.
Antes disso, eu já havia separado o documento eletrônico referentes a holerites e aproveitei para cancelar o recebimento de alguns informes e extratos. Extrato do banco com a movimentação eu já não recebia, mas ainda recebia de investimentos. Uma das coisas que precisei fazer foi cancelar o recebimento da fatura para valores baixos, principalmente se a fatura, ou conta, está em débito automático. Isso diminui bastante a papelada que eu recebo. Algumas contas eu não recomendo o cadastro do débito automático. E cartão de crédito é uma delas.
Depois desta separação, ainda tinha uma pilha de papéis para queimar. Em geral documentos do banco que não preciso mais guardar mas também não convém jogar fora. Essa pilha me deu um pouco mais de trabalho.
Outra coisa que eu guardava por inércia e aproveitei para limpar eram os cartões e cartas recebidos pelos correios. A pessoa te enviou e ok. Pode jogar fora. Como eu ainda tinha os dos presentes de casamento, acabei esperando montar o álbum para descartar. E por isso, fiquei com um monte de papel guardado não sei por quê. Foi uma grande pilha de papel que descartei.
Primeiro recolhi todas as pilhas de papel pela casa e no armário, tirei da pasta o que não preciso mais guardar, joguei fora pilhas de papéis inúteis, guardei uma pilha pequena de papéis que posso usar para rascunho, separei um envelope com papéis para queimar e ainda sobrou uma pequena pilha de papéis para guardar.
A maioria dos exames e receituário médico que eu tinha também descartei, junto com os cartões. Como quero organizar as embalagens de presentes, ainda terei a oportunidade de mexer nestes cartões de novo, mas não pretendo fazer isto agora.
Mas não só disso fazia a minha papelada organizada. Também separei mais um tanto de papel que vou aqui chamar de diversos.
Estou satisfeita que a quantidade de papéis tenha diminuído. Se eu estivesse disposta a fazer uma organização mais apurada, poderia ter diminuído ainda mais. Como também vai diminuir a quantidade de papéis que recebo, não devo ter esse tipo de problema, mas não posso descuidar.
Outra modalidade de papéis que organizei foram os desenhos e livros de atividades. Eu já vinha diminuído, mas agora descartei vários. Ao longo deste ano, preciso continuar trabalhando nestes livrinhos para continuar diminuindo.
Ainda tenho milhões de bugigangas guardadas que eu não sei o que fazer. Se eu fosse um pouco mais desapegada teria o escritório muito mais em ordem. Mas cada vez que faço uma arrumação, diminuo um pouco o que está acumulado e me desapego de algumas coisas que tinha a tendência de acumular.
Essa foi a primeira limpeza de férias que eu terminei.
A Grande Faxina de Férias, desta vez, começou pelos documentos. Por incrível que pareça, já não tenho tanta coisa guardada que justifique uma grande faxina, mas tenho muitas coisas pequenas que ainda não encarei para arrumar, como descrevi antes.
Comecei a faxina separando o que certamente poderia descartar. Uma das coisas que eu sabia que poderia descartar mas ainda permaneciam naquela pasta eram as contas e faturas do cartão de crédito com mais de 5 anos.
Antes disso, eu já havia separado o documento eletrônico referentes a holerites e aproveitei para cancelar o recebimento de alguns informes e extratos. Extrato do banco com a movimentação eu já não recebia, mas ainda recebia de investimentos. Uma das coisas que precisei fazer foi cancelar o recebimento da fatura para valores baixos, principalmente se a fatura, ou conta, está em débito automático. Isso diminui bastante a papelada que eu recebo. Algumas contas eu não recomendo o cadastro do débito automático. E cartão de crédito é uma delas.
Depois desta separação, ainda tinha uma pilha de papéis para queimar. Em geral documentos do banco que não preciso mais guardar mas também não convém jogar fora. Essa pilha me deu um pouco mais de trabalho.
Outra coisa que eu guardava por inércia e aproveitei para limpar eram os cartões e cartas recebidos pelos correios. A pessoa te enviou e ok. Pode jogar fora. Como eu ainda tinha os dos presentes de casamento, acabei esperando montar o álbum para descartar. E por isso, fiquei com um monte de papel guardado não sei por quê. Foi uma grande pilha de papel que descartei.
Primeiro recolhi todas as pilhas de papel pela casa e no armário, tirei da pasta o que não preciso mais guardar, joguei fora pilhas de papéis inúteis, guardei uma pilha pequena de papéis que posso usar para rascunho, separei um envelope com papéis para queimar e ainda sobrou uma pequena pilha de papéis para guardar.
A maioria dos exames e receituário médico que eu tinha também descartei, junto com os cartões. Como quero organizar as embalagens de presentes, ainda terei a oportunidade de mexer nestes cartões de novo, mas não pretendo fazer isto agora.
Mas não só disso fazia a minha papelada organizada. Também separei mais um tanto de papel que vou aqui chamar de diversos.
Estou satisfeita que a quantidade de papéis tenha diminuído. Se eu estivesse disposta a fazer uma organização mais apurada, poderia ter diminuído ainda mais. Como também vai diminuir a quantidade de papéis que recebo, não devo ter esse tipo de problema, mas não posso descuidar.
Outra modalidade de papéis que organizei foram os desenhos e livros de atividades. Eu já vinha diminuído, mas agora descartei vários. Ao longo deste ano, preciso continuar trabalhando nestes livrinhos para continuar diminuindo.
Ainda tenho milhões de bugigangas guardadas que eu não sei o que fazer. Se eu fosse um pouco mais desapegada teria o escritório muito mais em ordem. Mas cada vez que faço uma arrumação, diminuo um pouco o que está acumulado e me desapego de algumas coisas que tinha a tendência de acumular.
Essa foi a primeira limpeza de férias que eu terminei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.