sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Caderno de Organização 2017

Desta vez quero mostrar mais no começo do ano o que eu estou anotando e o que é o meu caderno de organização. Mostrei no ano passado o que eu estava fazendo e como esperava com isso manter num lugar só o que eu antes usava vários papeizinhos e ainda aproveitar as minhas agendas antigas. Só para ter uma ideia, esta agenda veio com 196 páginas, usei e descartei em 2 anos 50 páginas. Tenho muitas coisas anotadas nela e que pretendo usar e descartar dentro do possível. Não acredito que vá chegar a usar tudo, mas depois penso conseguir descartar muitas páginas até o fim do ano, quando começar a fazer o meu balanço. As minhas anotações e estes balanços acabam sendo meio que diários. 
Como já adiantei, apesar de ainda ter espaço na agenda que eu estava usando, preferi retomar a que eu vinha usando no ano anterior que é esta agenda de 2013. Ao invés de aumentar as seções para ter mais coisa sob controle, acabei diminuindo as que eu não consegui usar direito como contei nos meus balanços. Eu fiz um balanço das principais seções que eu vinha trabalhando. Mantive as listas com as provas que eu quero acompanhar pela televisão, os livros que eu pretendo ler em cada mês de acordo com o meu planejamento, a minha lista de livros desejados que já não cresce mais, a lista de séries em andamento e a lista dos livros da Agatha Christie que falta eu ler.
Além destas listas, tenho uma seção para eu trabalhar as minhas metas, que pouco cresceu em 2016, mas que eu consegui cortar algumas coisas em 2017. A grande lista que eu deixei aqui no blog está com prazo para expirar no começo do ano. De tempos em tempos eu revejo tudo o que tenho anotado, o que eu realizo eu risco da lista e acrescento novas coisas no final. Cheguei a considerar aproveitar estas novas coisas para fazer outra lista, mas por enquanto estou pensando em manter essa mesma lista com o que falta e mais umas 20 coisas que anotei novas. Como não tinha a lista na íntegra no caderno de 2016, muitas vezes voltei nesta agenda para consultar. Por isso, achei que era melhor eu usar esta agenda até que eu tenha realizado a maior parte das coisas que anotei ou descartado o que eu não mais pretendo fazer antes de sair copiando a lista em outro lugar. Por enquanto, ainda tenho muitas coisas que pretendo fazer.
Desta lista, ainda tiro ideias de outra lista que eu tenho: To Do List. São tarefas curtas que me ajudam a lembrar coisas do dia a dia, tipo: consulta médica, pagar uma conta, buscar roupa na lavanderia, separar alguma coisa que eu fiquei de levar para alguém, coisas do tipo que eu não faço todo mês ou toda semana e se eu não anotar eu esqueço.
Também mantive uma seção que anoto as ideias de coisas que eu quero fazer mas que ainda não são metas, quer dizer, não têm exatamente uma solução ou eu não sei exatamente aonde vou chegar. Muitas destas ideias depois vêm para cá.
Pode parecer repetitivo manter estas 3 seções com tarefas, mas se eu fizesse uma lista só, não acharia nada. É muita anotação mas é o que está funcionando. Este é o último ano que pretendo me dedicar a uma grande lista de tarefas. Pretendo diminuir até quase acabar com esta seção. E só manter as outras duas listas: de tarefas curtas e de ideias que devem ser trabalhadas. Quando estas ideias são desenvolvidas eu descarto a anotação, assim como quando eu percebo que não vai dar em nada.
Novamente fiz a seção para eu escrever sobre alimentação, que me ajuda a me organizar para controlar os alimentos que compro, não estocar demais, provar novas receitas e melhorar os hábitos alimentares.
E a maior seção é a que eu anoto os livros que eu li no ano. Como já de cara reduzi a expectativa de leitura nas minhas metas, provavelmente não vai ser uma lista grande como em anos anteriores, mas ainda tenho muitas listas de leitura anotadas neste caderno que eu pretendo diminuir.
A divisórias das seções funcionava bem com aqueles marcadores, mas foram ficando todos curvos por carregar na bolsa. acabei optando por fazer as divisórias de maneira ainda mais simples: dobrei a parte inferior da página e anotei o título. Como são poucas seções ainda estou tendo facilidade em achar o que eu preciso. Conforme for diminuindo as minhas listas, vai ficar ainda mais fácil.
Neste momento ainda não consigo ser tão minimalista para não precisar anotar. Ainda sinto esta necessidade e consigo aproveitar os resultados. Mas eu falo mais sobre esta perspectiva no Material da Vez, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.