terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Balanço 2016 Séries em Andamento

Desde o ano passado venho mantendo uma lista de séries (ou simplesmente continuações) de livros que eu tenha iniciado e não concluí. O propósito é não deixar o total aumentar e aos poucos terminar as séries que estão pendentes há mais tempo.
Apesar da lista que eu já tinha, anotei em uma aba do meu caderno de organização todas as que eu tinha listado. Não é uma listagem tão apurada e sei que tem furos. Mas a maioria das omissões deliberadas se tratam de escolhas de encerrar a leitura só com os volumes já concluídos. Não quero ler mais nada. Ao longo do ano, fui anotando as séries que eu iniciei e marquei as que concluí. Acabo priorizando terminar as que eu iniciei em 2016.
Em 2016 eu iniciei as séries:
  • A Bicicleta Azul;
  • A História da Vida Privada;
  • Grandes Novelas;
  • Beijada por um Anjo;
  • Trilogia Erótica Bela Adormecida;
  • Dragões de Éter;
  • Diários do Lago;
  • Bilionário Chekov;
Por outro lado, concluí algumas que já estavam listadas:
  • Crônicas do Mundo Emerso;
  • Bruxas Mayfair;
  • Travis;
E também das iniciadas em 2016 já concluí:
  • Beijada por um Anjo;
  • Trilogia Erótica Bela Adormecida;
  • A Bicicleta Azul;
  • Grandes Novelas;
O meu total de séries em andamento estava em 65. Atualmente, está em 66. Não quero deixar voltar a 70. Se possível, diminuir gradativamente até não precisar mais anotar. Para isso, venho listando 5 para terminar. Um dos que terminei em 2016 era da lista de 2014 para terminar em 2015. Em relação à lista que eu visava para 2016, não terminei nenhum. Os desafios que escolhi eram grandes. Mas ainda assim, terminei outras 2 séries além destas da lista de 5 para Terminar.
Avancei bastante em uma série longa (Crônicas Vampirescas) e também li alguns volumes de outras séries. Ainda tenho muitas séries que falta apenas um volume para terminar e geralmente são estas que termino primeiro. Vou continuar investindo em terminar as séries que sobraram de 2016 e já escolhi as 5 de 2017. Espero obter sucesso em ambas.
De todos os controles que faço no caderno de organização, este é o primeiro balanço. Ainda vou fazer mais um com os projetos e as metas de leitura.
Em relação à minha forma de controle das séries em andamento, algumas coisas deram certo e outras nem tanto. Eu não tenho muita noção de todas as séries que eu iniciei e nem tenho cadastrado as continuações. Uma das séries que eu dei por concluída em 2016, por exemplo, eu não achei as continuações em edições brasileiras (ou em português) e nem me arriscaria a ler no original (francês). Também não tenho uma única lista de livros por ler, então fico intercalando entre elas. O resultado é que nenhuma avança muito bem. Tem algumas coisas que eu quero mudar. Em breve vou editar a nova lista de 5 séries para terminar. Também vou consolidar todas as listas em uma e priorizar o término das séries que eu já tenho as continuações em relação à séries novas que pretendo começar. Aos poucos estou simplificando as minhas listas de leitura e juntando tudo numa só. Espero não reabrir nenhuma série e conseguir avançar nas leituras listadas. Gostaria de terminar 2017 com menos de 60 séries em andamento de acordo com a minha lista. Parece fácil, mas garanto que não é muito. Não faço ideia de quantos livros seriam se eu tivesse apenas uma lista, mas juntando estes livros no total, alguns estavam duplicados. O resultado é que com isso estou conseguindo reduzir em todas as istas. E o melhor é que não estou começando novas listas de leituras (apenas de tarefas). Recomendo fortemente que, quem gosta de ler e anota suas leituras, organize as continuações de livros que já leu par anão distanciar muito as leituras. Na maioria das vezes, é difícil lembrar a leitura que passou.
Fazer uma seção para eu registrar me ajudou a persistir no que eu me comprometi, mas ainda estou muito longe de diminuir o total para um valor administrável.

2 comentários:

  1. Adorei o post e me inspirou a fazer uma grande lista das séries que eu ainda não conclui. Ano passado até gravei um vídeo com cinco delas para terminar e finalizei só duas: Harry Potter e a trilogia Legend. Ano passado comecei O Senhor dos Anéis e As Crônicas do Mundo Emerso, que pretendo terminar em 2017, assim como algumas outras que já estão na estante há temos. Torço para que suas leituras rendam que que continuar essas série traga boas surpresas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nine,
      Também achei que funciona fazer as duas coisas. A lista foi uma discussão do facebook, mas escolher 5 para terminar eu me inspirei na sua lista. Ainda não estou satisfeita com as séries que não sei se quero terminar. Publica a sua lista também...
      Obrigada pela visita! Beijinhos,

      Excluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.