quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Resumo da Segunda Semana 2021

Eu sinto que ainda esteja atrasada nas publicações, mas as leituras estão indo muito bem, obrigada. Depois de uma semana meio parada de descanso e retomada, voltei a ler num ritmo mais acelerado. As leituras que já estavam iniciadas, livros infantis e os indispensáveis para cumprir as metas do ano. Será um pouco confuso fazer a contagem mensal, mas eu precisava mudar os meus desafios. E na semana de 8 a 14 de janeiro, terminei bastante coisa.

Lendas Brasileiras: Cabra Cabriola. Eu comprei os volumes que faltavam desta coleção de folclore no ano passado. Alguns havia lido, mas foram solicitados novamente neste começo de ano. Cabra Cabriola é um pouco parecido com a história do Homem do Saco que assusta as crianças. E eu usei muito esta lenda para fazer andar próximo na calçada, ou dar a mão enquanto anda na rua. Não gosto de ficar assustando criança, mas existem situações em que é importante tomar ação rápida. Li em 08 de janeiro e avaliei com 5 estrelas.

Lendas Brasileiras: Boto Rosa. Outro aspecto valioso destes livros é que algumas lendas vão mudando ao longo do tempo e já não entendemos o sentido delas. Nesta recontagem do Boto Rosa, Mauricio usou os personagens da Turma da Tina e do Rolo. Lemos no dia 08 de janeiro e avaliei com 5 estrelas.

Lendas Brasileiras: Cobra Honorato. Esta é uma das lendas que eu não conhecia, mas a parte interessante é a presença dos animais. Parece com outros enredos, um animal, sequestra uma mulher, nascem gêmeos, um bom e um mau... Lemos em 08 de janeiro e avaliei com 5 estrelas.

Lendas Brasileiras: Mula Sem Cabeça. Outra lenda bem conhecida mas com diferentes versões. Esta versão do Maurício achei meio como Lobisomem. Mas é uma lenda bem brasileira, enquanto a do Lobisomem tem interferência de fora. Lemos em 08 de janeiro e avaliei com 5 estrelas.

Como Ficar Sozinho. Pelo título, imaginei um livro de auto-ajuda. Mas o autor me surpreendeu. O primeiro ensaio, uma aula-magna achei meio confuso, se eu estivesse assistindo a palestra teria saído do salão sem saber se valeu a pena. Mas os ensaios seguintes mostraram muito da humanidade do autor e do preparo para cada uma de suas histórias. Pretendo procurar os livros dele de ficção no estilo romance porque gostei da escrita do Jonathan  Franzen. Terminei em 09 de janeiro e avaliei com 4 estrelas.

Tricerátopo e seus Amigos. Curioso como as crianças gostam de dinossauros. Neste, são apresentados os dinossauros com seus nomes e as formas geométricas recortadas completam a forma dos dinossauros nas páginas. Este livro também veio pelo Leiturinha. Apesar de não ter mais a assinatura, temos muitos em casa ainda não cadastrados que estou colocando aos poucos. Lemos dia 10 de janeiro e avaliei em 4 estrelas.

Cartas do Papai Noel. Fiquei curiosa com este livro por indicação da Andréa Bistafa. Mesmo que o natal tenha passado, não vou esperar até o fim do ano para ler. São cartas ilustradas que o autor fez para seus filhos, em nome do papai noel. E nestas cartas ele cria aventuras, personagens e até um alfabeto! Como o autor teve 4 filhos e começou a correspondência quando o mais velho estava com 3 anos, esta correspondência é relativamente extensa. Gostei muito. Terminei no dia 11 de janeiro e avaliei com 4 estrelas.

O Poderoso Chefão. Este foi um livro que estava na TBR, eu pretendia ter terminado ano passado mas não dei conta. Tenho em casa o vídeo, mas gostaria de ler os livros primeiro. Neste livro, com algumas voltas no tempo, é contado o período da sucessão do Don Corleone, como e por que aconteceu. Não estou certa de como o conteúdo do livro se corresponde com o livro, bem como os volumes. Mas ainda tenho mais um livro da série, O Último Chefão, que eu espero que seja o seguinte. Terminei de ler em 12 de janeiro e avaliei com 4 estrelas.

Com ajuda dos livros infantis consegui ler bastante, mas fiquei satisfeita pelos livros que estavam parado e consegui terminar. Já emendei em outras leituras que estavam à espera, a retomada da série Irmão Lobo e da série Deixados para Trás. E então vamos ver até onde consigo chegar. Metas menos ambiciosas, mas ainda muitos livros à espera de sua vez para ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.